Lisboa ou Porto: qual cidade portuguesa tem mais a sua cara?
História, gastronomia e vinho: qual o estilo, onde ficar e o roteiro de um dia perfeito entre os contrastes de Lisboa e a tradição do Porto

Portugal viveu um ano histórico no turismo em 2024. O país recebeu cerca de 30 milhões de turistas estrangeiros, gerando receitas superiores a 27,7 bilhões de euros, um crescimento de 8,8% em relação ao ano anterior, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística.
No ranking geral das nacionalidades que mais visitam Portugal, os brasileiros ocupam o sétimo lugar – e o segundo, se considerar apenas os países fora da Europa, com os Estados Unidos. à frente. E a cidade favorita de quem parte desse lado do Atlântico lusófono? Lisboa.

De acordo com o levantamento da Kayak, a capital portuguesa foi a segunda cidade mais buscada por viajantes do Brasil em 2024, ficando atrás apenas de Buenos Aires.
Enquanto isso, o Porto tem se destacado como um destino cada vez mais procurado por aqueles que desejam explorar as vinícolas do Vale do Douro, desfrutar de experiências enogastronômicas e vivenciar a atmosfera local, sua rica herança cultural, além das paisagens deslumbrantes.
Na prática, pouco mais de três horas de carro separam Lisboa e Porto, tornando as duas cidades acessíveis dentro de um mesmo roteiro de viagem. Seus estilos distintos e atrações únicas, no entanto, podem pedir uns dias a mais para cada uma, dependendo de quem visita. E é para isso que fizemos este guia, para ajudar a entender qual lado de Portugal tem mais a sua cara.
- LEIA TAMBÉM: Quer saber mais sobre viagens, gastronomia, moda e estilo? Cadastre-se para receber a newsletter gratuita do Lifestyle do Seu Dinheiro
O estilo de Lisboa
Lisboa é uma capital que consegue ser histórica e contemporânea ao mesmo tempo. Espalhada sobre colinas com vista para o Tejo, ela preserva suas raízes, nos bairros antigos, na arquitetura tradicional e na cultura do fado, mas se abre de forma natural para o novo. Hoje, é um polo criativo e cosmopolita cheio de diversidade.
Leia Também
Escapada com luxo: 5 hotéis que são refúgios exclusivos próximos de São Paulo
Brasil é o 19º passaporte mais poderoso do mundo em índice; EUA saem do top 10
A cidade tem recebido cada vez mais imigrantes, o que se reflete na gastronomia, na arte, nas ruas e nas conversas. Essa mistura faz com que Lisboa ofereça um pouco de tudo, do clássico ao moderno, do simples ao sofisticado, da tradição portuguesa à inovação internacional. É uma cidade vibrante, que agrada tanto quem procura história quanto quem busca tendências e novidades.
O estilo do Porto
O Porto é uma cidade que valoriza profundamente sua história. A herança portuguesa está preservada nas construções, nos costumes, no ritmo do dia a dia. Ao contrário da capital, o Porto tem um clima mais tranquilo, quase interiorano, mesmo sendo uma das maiores cidades do país.

Mas isso não quer dizer que falte movimento. Às margens do rio, a cidade vive em torno da cultura, da boa comida e, especialmente, do vinho. O enoturismo é parte importante da experiência, e o clima nas áreas históricas é sempre animado, com restaurantes, visitantes e moradores compartilhando o mesmo espaço. O Porto é feito de tradição, mas com um charme que segue atual, natural e cativante.
LEIA TAMBÉM: Roma de dia, Roma de noite: dois mundos em uma cidade — e como vivê-los ao máximo
Um dia perfeito em Lisboa
O dia ideal em Lisboa começa no Hello, Kristof, café do casal Charlie e Malaylack Teixeira. Conhecido por seus expressos e coados feitos com grãos selecionados de cooperativas sustentáveis de todo o mundo, o espaço oferece um ambiente tranquilo e uma seleção de revistas internacionais curada pelos próprios proprietários.
Com trilha sonora sempre certeira e a união de cafés bem feitos, pratos com opção de brunch e boa leitura, o café virou sinônimo de tranquilidade, com três endereços na cidade hoje. Nossa indicação é visitar o da Bica, que deu origem a essa história..
Hello, Kristof: Rua do Poço dos Negros, 103, Bica.

Se o dia começa na Bica, uma caminhada rápida conduz até a Rua Augusta, via movimentada com lojas e artistas de rua. No caminho, vale observar o clássico Elevador de Santa Justa. Ao fim da rua, o Arco da Rua Augusta leva à Praça do Comércio, um dos pontos mais emblemáticos de Lisboa. Por ali vale a pena dar uma volta para observar o movimento e conhecer um pouco da história da cidade.

O tour histórico segue para Alfama, bairro mais antigo e berço do fado, com suas ruas estreitas e casas tradicionais. Quem quiser pode subir até o Castelo de São Jorge, um dos endereços mais emblemáticos de Lisboa, com uma história milenar e uma das vistas mais disputadas da cidade. Opção extra no roteiro, vale para quem estiver com tempo.
Castelo de São Jorge: Rua de Santa Cruz do Castelo, Castelo.

No almoço, o Time Out Market é parada obrigatória para experimentar diferentes versões da cozinha portuguesa em um só lugar. Entre as mais de 40 opções, fica difícil destacar algumas. Ainda assim, vale guardar espaço para o bolinho de bacalhau recheado com queijo da Serra da Estrela da Croqueteria ou para o arroz com pato d’O Frade.
Uma pedida rápida é o “prego” servido no pão com batatas crocantes em vários quiosques por ali – nossa recomendação é o d’A Marisqueira Azul, que é simples, bem feito e saborosíssimo.
Time Out Market: Avenida 24 de Julho, 49, Cais do Sodré.
À tarde, um dia perfeito pede uma visita a Belém, que reúne importantes pontos turísticos, todos próximos ao rio, como o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém, o Padrão dos Descobrimentos e o MAAT, o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia. Por lá, um destaque da programação de 2025 inclui a retrospectiva da carreira do fotógrafo Jeff Wall, em cartaz até setembro. Ao fim da visita, vale experimentar in loco o tradicional pastel de Belém.

Mosteiro dos Jerónimos: Praça do Império, Belém.
Padrão dos Descobrimentos: Avenida Brasília, Belém.
MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia: Avenida Brasília, Belém.
Pastéis de Belém: Rua de Belém, 84-92, Belém.
À noite, a região da Avenida da Liberdade concentra boas opções. O Solar dos Presuntos é referência em pratos clássicos. Para drinks, o speakeasy Red Frog (único representante português na lista global The 50 Best Bars) oferece coquetéis autorais em um clima intimista. Outra opção é o rooftop SEEN, no topo do Hotel Tivoli, uma das vistas mais exclusivas da cidade.
Solar dos Presuntos: Rua das Portas de Santo Antão, 150, Restauradores.
Red Frog: Rua do Salitre, 5A, Avenida da Liberdade.
SEEN Lisboa (Hotel Tivoli): Avenida da Liberdade, 185, Avenida da Liberdade.
Um dia perfeito no Porto
Um bom começo de dia no Porto é no Majestic, café centenário e considerado um dos mais bonitos do mundo. Com ambiente histórico e atendimento formal, é o tipo de lugar que impressiona, seja no pequeno-almoço completo, no tradicional chá das 5, ou a quem só deseja um espresso e um croissant.
Café Majestic: Rua de Santa Catarina, 112, Santo Ildefonso.
A partir dali, a caminhada pelo centro histórico revela a alma do Porto. A Sé, a Estação de São Bento e as ruelas que levam até a Ribeira mostram diferentes camadas da cidade. Antes de seguir até o rio, vale uma parada em um dos lugares mais fotografados da cidade: a lateral da Igreja do Carmo. O painel de azulejos em tons de azul e branco é um dos cenários mais icônicos do Porto.

Sé do Porto: Terreiro da Sé, Sé.
Estação de São Bento: Praça de Almeida Garrett, Sé.
Ribeira: Cais da Ribeira, Ribeira.
Igreja do Carmo: Rua do Carmo, 1, Cedofeita.
Para o almoço, vale atravessar a ponte Dom Luís I, que é uma passagem e um monumento por si, até a Vila Nova de Gaia, onde ficam os restaurantes à beira do Douro e as caves de vinho do Porto.
Uma boa opção é parar para almoçar com vista para o rio na Taberninha do Manel, um dos locais que ainda equilibram tradição e preço justo. Depois da refeição, vale visitar alguma das caves para conhecer a história do vinho do Porto e fazer uma degustação (as mais famosas são a Calém e a Graham’s).
Ponte Dom Luís I: ligação entre Ribeira (Porto) e Vila Nova de Gaia.
Restaurante Taberninha do Manel: Avenida Diogo Leite, 308, Vila Nova de Gaia.
Cálem: Avenida de Diogo Leite, 344, Vila Nova de Gaia.
Graham’s: Rua do Rei Ramiro, 514, Vila Nova de Gaia.
Na volta à cidade, uma parada para experimentar a francesinha no Café Santiago é quase obrigatória. O sanduíche, coberto por queijo e molho quente, é também um dos símbolos gastronômicos locais. Outra opção é o Mercado do Bolhão, que foi restaurado recentemente e mistura bancas tradicionais com produtos frescos e pequenos comércios locais. A dica ali é tomar uma taça de vinho verde enquanto observa a movimentação.
Café Santiago: Rua de Passos Manuel, 226, Santo Ildefonso.
Mercado do Bolhão: Rua Formosa, 322, Bolhão.
Depois do pôr do sol, uma boa pedida é seguir para a Capela Incomum, um wine bar instalado dentro de uma antiga capela do século 19. O ambiente é super acolhedor e a carta de vinhos privilegia rótulos portugueses. É um clima ótimo para fechar o dia com calma e uma boa taça na mão.
Capela Incomum: Travessa do Carregal, 77, Cedofeita.
Onde ficar em Lisboa
Lisboa oferece diferentes zonas estratégicas para se hospedar, cada uma com um ritmo e estilo próprios. A escolha ideal depende do tipo de viagem e da experiência que se busca na cidade, portanto dividimos as recomendações em três estilos, para quem busca opções mais ligadas à história da cidade, fãs da sofistidação ou de espaços mais contemporâneos.
Histórico
Para quem deseja sentir o clima mais antigo da cidade, com fácil acesso a pontos turísticos e atmosfera lisboeta clássica, os bairros do Chiado, Baixa e Bairro Alto são apostas certeiras.
A sugestão é o Bairro Alto Hotel, um cinco estrelas com localização imbatível, serviço impecável e vista para o Tejo, ou o Palácio das Especiarias, em pleno Chiado. Ele tem quartos decorados com temática colonial e um charme quase cenográfico. O Tesouro da Baixa também é uma boa pedida, com ambiente aconchegante e localização prática para explorar a cidade a pé.
Bairro Alto Hotel: Praça Luís de Camões, 2, Bairro Alto.
Palácio das Especiarias: Rua da Horta Seca, 11, Chiado.
Tesouro da Baixa: Rua Dom Duarte, 3, Baixa.
Sofisticado
Se o que busca é luxo, conforto e localização central, a icônica avenida arborizada de Lisboa reúne algumas das melhores opções da cidade. O Tivoli Avenida Liberdade é um clássico lisboeta, com rooftop panorâmico e hotelaria de alto padrão. O Altis Avenida combina sofisticação, design contemporâneo e localização central. O Heritage Avenida Liberdade, por sua vez, ocupa um prédio do século 18 com interiores elegantes e atmosfera discreta.
Tivoli Avenida Liberdade: Avenida da Liberdade, 185, Santo António.
Altis Avenida Hotel: Rua 1º de Dezembro, 118, Avenida da Liberdade.
Heritage Avenida Liberdade: Avenida da Liberdade, 28, Santo António.
Design e modernidade
Quando se fala em acomodações mais contemporâneas e descoladas, há boas opções no Cais do Sodré. O LX Boutique é um hotel com identidade própria, decoração criativa e uma vista linda do Tejo. Já o Convent Square Lisbon, instalado em um antigo convento restaurado, traz conforto e originalidade em um edifício histórico totalmente renovado.
LX Boutique Hotel: Rua do Alecrim, 12, Cais do Sodré.
Convent Square Lisbon: Praça Dom Pedro IV, 59, Baixa.
Onde ficar no Porto
O Porto também oferece regiões com perfis bem definidos, cada uma revelando uma faceta diferente da cidade. Há opções para quem busca charme histórico, conforto com vista para o Douro ou uma experiência mais contemporânea em bairros tranquilos.
Histórico e central
Para quem quer estar no coração da cidade, com fácil acesso aos principais pontos turísticos, lojas e restaurantes, o centro histórico é a melhor escolha. O Infante Sagres é um clássico da hotelaria portuguesa, com interiores elegantes e localização privilegiada. Já a Casa da Companhia, na charmosa Rua das Flores, une conforto contemporâneo e atmosfera de época.
Hospes Infante Sagres Porto: Praça D. Filipa de Lencastre, 62.
Casa da Companhia, Vignette Collection: Rua das Flores, 69;
Sofisticação com vista
Em Vila Nova de Gaia, o destaque vai para hospedagens com vista para o Douro e fácil acesso às caves de vinho do Porto. O The Yeatman é referência em luxo, com spa premiado, gastronomia estrelada e vista panorâmica da cidade. Já o Forte de Gaia, instalado em um edifício histórico, entrega conforto e exclusividade em ambiente discreto.
The Yeatman Hotel: Rua do Choupelo.
Forte de Gaia, Autograph Collection: Rua de Serpa Pinto, 60.
Design e modernidade
Para quem busca uma hospedagem contemporânea, com serviços atualizados e ambientes funcionais, a região de Boavista e Lapa oferece boas opções. O Renaissance Porto Lapa aposta em uma estética elegante e jovem, com rooftop e piscina. O Vincci, instalado em um antigo mercado de peixe restaurado, combina arquitetura marcante e praticidade.
Renaissance Porto Lapa Hotel: Rua de Cervantes, 169.
Vincci Porto: Alameda Basílio Teles, 29.
Afinal, qual cidade escolher?
Lisboa é a escolha certa para quem busca uma cidade aberta, dinâmica e em constante movimento. É um destino que combina patrimônio histórico com leveza contemporânea, onde tradição e inovação convivem naturalmente. É ideal para quem gosta de contrastes, e de se surpreender a cada esquina.

Já o Porto é um mergulho na alma portuguesa. Menor, mais introspectiva, mas também intensa, a cidade tem um ritmo próprio, vistas e sabores intensos. É o destino para quem valoriza autenticidade e tempo desacelerado.
No fim das contas, como em muitas grandes duplas do turismo, o ideal mesmo é não escolher. Se a viagem de carro citada anteriormente não for uma opção, um trem liga Lisboa ao Porto em cerca de três horas, o suficiente para que, numa mesma viagem, se experimente a sofisticação solar da capital e a poesia urbana do norte.
Verão no fim do mundo: um guia para Ushuaia na alta temporada
De pinguins no Canal Beagle a trekkings na Laguna Esmeralda, confira dicas para se aventurar por Ushuaia durante a alta temporada
Check-in nas alturas: hotel mais alto do mundo será inaugurado em Dubai
Ciel Dubai Marina inaugura em novembro, com cerca de 377 metros de altura; edifício também abriga a piscina de borda infinita mais alta do planeta
De Minas a Paris, 6 destinos de turismo movido a queijo
As diferentes localizações pelo mundo se destacam por trazer autenticidade por meio de história e sabor do queijo
Guarulhos entra (por pouco) em ranking de aeroportos mais conectados do mundo
O maior e mais movimentado aeroporto do Brasil caiu da 46ª posição em 2024 para a 48ª de 50, na lista global Megahubs 2025, da OAG
Duas horas em dois minutos: ponte mais alta do mundo é inaugurada na China
A recém-construída ponte Huajiang Grand Canyon, na província de Guizhou, sul da China, reduz trajeto sobre o rio Beipan de duas horas para dois minutos
Cresce interesse latino por viagens ao Brasil, mas buscas nos EUA caem, diz pesquisa
América do Sul e Europa lideram ranking que mede buscas por voos ao Brasil; interesse americano e britânico caiu com relação a 2024
Estudo aponta a cidade mais feliz do mundo para turistas; e a campeã é…
Comida saudável, facilidade para andar a pé e áreas verdes são algumas das vantagens oferecidas pelo destino segundo estudo do BookRetreats em parceria com psicóloga instrutora em Harvard
O voo mais longo do mundo: viagem entre Xangai e Buenos Aires vai durar 29 horas — se não houver atrasos
Nova rota, considerada a mais longa do mundo, fará parada em Auckland e terá preços a partir de US$ 1.715 na classe econômica
Os “assentos em pé” estão mesmo sendo cogitados por companhias? Agência de checagem derruba mito
Na última semana, houve especulações sobre a possibilidade de viajar de pé em aviões; confira os projetos já apresentados e se eles serão de fato concretizados
Vai para a Copa do Mundo 2026? Confira os melhores aeroportos da América do Norte e veja por onde chegar
Pesquisa de satisfação com passageiros incluiu aeroportos nos Estados Unidos e Canadá, onde acontecerá a tão aguardada competição de futebol
De turistas a investidores: como brasileiros estão redefinindo Miami entre férias, segurança e retorno financeiro
Com tíquete médio de quase US$ 1 milhão e maioria das compras à vista, o brasileiro redefine sua relação com a cidade, priorizando a segurança do capital e a rentabilidade em dólar na antiga capital das férias
Não chame de cruzeiro: como são os “megaiates” dos hotéis de luxo?
As marcas por trás dos hotéis mais exclusivos do mundo agora querem conquistar os oceanos com megaiates que têm helipontos, suítes gigantes, chefs com estrela Michelin e tíquetes que chegam à casa dos milhões
Dubai é a bola da vez: reservas de brasileiros no destino crescem 82% em 2025
Cidade é o destino internacional que mais cresceu em reservas feitas por brasileiros no último ano, diz estudo; atraente, também cresce na área de turismo de negócios e como moradia de super-ricos
Passageiros elegem Latam e Azul como companhias 5 estrelas em premiação internacional
O grupo Latam recebe o reconhecimento pelo quarto ano consecutivo e a Azul volta ao reconhecimento máximo após três anos de fora
Quer mudar de país? Ranking aponta o melhor lugar para se viver como estrangeiro e o campeão é…
Lazer, possibilidade de trabalho remoto e cultura amigável são alguns dos indicativos que levaram o país ao topo do ranking Expat Insider 2025
Um roteiro pela Escócia para os amantes do uísque, de Highlands a Campbeltown
Um guia de hotéis, destilarias e restaurantes que oferecem um conhecimento profundo sobre a história e a produção de uísque na Escócia
Uma Disney da Netflix? Onde empresa quer chegar com complexos anunciados para 2025
Anunciadas para 2025, Netflix Houses vão colocar fãs dentro de séries e filmes favoritos, mas experiência ainda não é parque de diversão; saiba o que esperar
Orlando para morar e Orlando para visitar: um guia de regiões para turistas e futuros moradores
Na cidade da Disney, conheça os bairros mais procurados por turistas e as regiões que atraem famílias brasileiras em busca de segurança, educação e estabilidade
Quer dormir no antigo palácio do Rei do Marrocos? Prepare-se para um preço digno de realeza
O Royal Mansour Marrakech é um hotel construído a mando rei marroquino Mohammed VI, que não poupou dinheiro para os hóspedes se sentirem parte da realeza
Um roteiro em Cotswolds, a Inglaterra rural que sobreviveu ao tempo; como ir, o que explorar, preços e mais
No sudoeste britânico, essa região preserva o que se tem de mais tradicional na cultura inglesa, entre arquitetura medieval e paisagens bucólicas