🔴VEM AÍ ONDE INVESTIR NO 2º SEMESTRE – DE 1 A 4 DE JULHO – INSCREVA-SE GRATUITAMENTE

Oferecimento:

BTG Pactual
Ricardo Preto

Ricardo Preto

Ricardo Preto é mestre pela UTFPR e um viajante profissional, apaixonado por arte, gastronomia e turismo.

PORTUGAL SOB MEDIDA

Lisboa ou Porto: qual cidade portuguesa tem mais a sua cara?

História, gastronomia e vinho: qual o estilo, onde ficar e o roteiro de um dia perfeito entre os contrastes de Lisboa e a tradição do Porto

Ricardo Preto
Ricardo Preto
29 de maio de 2025
8:16 - atualizado às 18:16
Ponte Dom Luis I e o MAAT: tradição e modernidade tão o tom em Porto e Lisboa
Ponte Dom Luis I e o MAAT: tradição e modernidade tão o tom em Porto e Lisboa - Imagem: istock/fcafotodigital e StockPhotosArt

Portugal viveu um ano histórico no turismo em 2024. O país recebeu cerca de 30 milhões de turistas estrangeiros, gerando receitas superiores a 27,7 bilhões de euros, um crescimento de 8,8% em relação ao ano anterior, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística.

No ranking geral das nacionalidades que mais visitam Portugal, os brasileiros ocupam o sétimo lugar – e o segundo, se considerar apenas os países fora da Europa, com os Estados Unidos. à frente. E a cidade favorita de quem parte desse lado do Atlântico lusófono? Lisboa.

Elevador da Bica, Lisboa
Elevador da Bica, Lisboa

De acordo com o levantamento da Kayak, a capital portuguesa foi a segunda cidade mais buscada por viajantes do Brasil em 2024, ficando atrás apenas de Buenos Aires.

Enquanto isso, o Porto tem se destacado como um destino cada vez mais procurado por aqueles que desejam explorar as vinícolas do Vale do Douro, desfrutar de experiências enogastronômicas e vivenciar a atmosfera local, sua rica herança cultural, além das paisagens deslumbrantes.

Na prática, pouco mais de três horas de carro separam Lisboa e Porto, tornando as duas cidades acessíveis dentro de um mesmo roteiro de viagem. Seus estilos distintos e atrações únicas, no entanto, podem pedir uns dias a mais para cada uma, dependendo de quem visita. E é para isso que fizemos este guia, para ajudar a entender qual lado de Portugal tem mais a sua cara.

O estilo de Lisboa

Lisboa é uma capital que consegue ser histórica e contemporânea ao mesmo tempo. Espalhada sobre colinas com vista para o Tejo, ela preserva suas raízes, nos bairros antigos, na arquitetura tradicional e na cultura do fado, mas se abre de forma natural para o novo. Hoje, é um polo criativo e cosmopolita cheio de diversidade.

Leia Também

A cidade tem recebido cada vez mais imigrantes, o que se reflete na gastronomia, na arte, nas ruas e nas conversas. Essa mistura faz com que Lisboa ofereça um pouco de tudo, do clássico ao moderno, do simples ao sofisticado, da tradição portuguesa à inovação internacional. É uma cidade vibrante, que agrada tanto quem procura história quanto quem busca tendências e novidades.

O estilo do Porto

O Porto é uma cidade que valoriza profundamente sua história. A herança portuguesa está preservada nas construções, nos costumes, no ritmo do dia a dia. Ao contrário da capital, o Porto tem um clima mais tranquilo, quase interiorano, mesmo sendo uma das maiores cidades do país.

Porto
Porto

Mas isso não quer dizer que falte movimento. Às margens do rio, a cidade vive em torno da cultura, da boa comida e, especialmente, do vinho. O enoturismo é parte importante da experiência, e o clima nas áreas históricas é sempre animado, com restaurantes, visitantes e moradores compartilhando o mesmo espaço. O Porto é feito de tradição, mas com um charme que segue atual, natural e cativante.

LEIA TAMBÉM: Roma de dia, Roma de noite: dois mundos em uma cidade — e como vivê-los ao máximo

Um dia perfeito em Lisboa

O dia ideal em Lisboa começa no Hello, Kristof, café do casal Charlie e Malaylack Teixeira. Conhecido por seus expressos e coados feitos com grãos selecionados de cooperativas sustentáveis de todo o mundo, o espaço oferece um ambiente tranquilo e uma seleção de revistas internacionais curada pelos próprios proprietários.

Com trilha sonora sempre certeira e a união de cafés bem feitos, pratos com opção de brunch e boa leitura, o café virou sinônimo de tranquilidade, com três endereços na cidade hoje. Nossa indicação é visitar o da Bica, que deu origem a essa história..

Hello, Kristof: Rua do Poço dos Negros, 103, Bica.

Elevador da Santa Justa
Elevador de Santa Justa

Se o dia começa na Bica, uma caminhada rápida conduz até a Rua Augusta, via movimentada com lojas e artistas de rua. No caminho, vale observar o clássico Elevador de Santa Justa. Ao fim da rua, o Arco da Rua Augusta leva à Praça do Comércio, um dos pontos mais emblemáticos de Lisboa. Por ali vale a pena dar uma volta para observar o movimento e conhecer um pouco da história da cidade.

Praça do Comércio
Praça do Comércio

O tour histórico segue para Alfama, bairro mais antigo e berço do fado, com suas ruas estreitas e casas tradicionais. Quem quiser pode subir até o Castelo de São Jorge, um dos endereços mais emblemáticos de Lisboa, com uma história milenar e uma das vistas mais disputadas da cidade. Opção extra no roteiro, vale para quem estiver com tempo.

Castelo de São Jorge: Rua de Santa Cruz do Castelo, Castelo.

Timeout Market
Timeout Market

No almoço, o Time Out Market é parada obrigatória para experimentar diferentes versões da cozinha portuguesa em um só lugar. Entre as mais de 40 opções, fica difícil destacar algumas. Ainda assim, vale guardar espaço para o bolinho de bacalhau recheado com queijo da Serra da Estrela da Croqueteria ou para o arroz com pato d’O Frade.

Uma pedida rápida é o “prego” servido no pão com batatas crocantes em vários quiosques por ali – nossa recomendação é o d’A Marisqueira Azul, que é simples, bem feito e saborosíssimo.

Time Out Market: Avenida 24 de Julho, 49, Cais do Sodré.

À tarde, um dia perfeito pede uma visita a Belém, que reúne importantes pontos turísticos, todos próximos ao rio, como o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém, o Padrão dos Descobrimentos e o MAAT, o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia. Por lá, um destaque da programação de 2025 inclui a retrospectiva da carreira do fotógrafo Jeff Wall, em cartaz até setembro. Ao fim da visita, vale experimentar in loco o tradicional pastel de Belém.

Maat
Maat

Mosteiro dos Jerónimos: Praça do Império, Belém.
Padrão dos Descobrimentos: Avenida Brasília, Belém.
MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia: Avenida Brasília, Belém.
Pastéis de Belém: Rua de Belém, 84-92, Belém.

À noite, a região da Avenida da Liberdade concentra boas opções. O Solar dos Presuntos é referência em pratos clássicos. Para drinks, o speakeasy Red Frog (único representante português na lista global The 50 Best Bars) oferece coquetéis autorais em um clima intimista. Outra opção é o rooftop SEEN, no topo do Hotel Tivoli, uma das vistas mais exclusivas da cidade.

Solar dos Presuntos: Rua das Portas de Santo Antão, 150, Restauradores.
Red Frog: Rua do Salitre, 5A, Avenida da Liberdade.
SEEN Lisboa (Hotel Tivoli): Avenida da Liberdade, 185, Avenida da Liberdade.

Um dia perfeito no Porto

Um bom começo de dia no Porto é no Majestic, café centenário e considerado um dos mais bonitos do mundo. Com ambiente histórico e atendimento formal, é o tipo de lugar que impressiona, seja no pequeno-almoço completo, no tradicional chá das 5, ou a quem só deseja um espresso e um croissant.

Café Majestic: Rua de Santa Catarina, 112, Santo Ildefonso.

A partir dali, a caminhada pelo centro histórico revela a alma do Porto. A Sé, a Estação de São Bento e as ruelas que levam até a Ribeira mostram diferentes camadas da cidade. Antes de seguir até o rio, vale uma parada em um dos lugares mais fotografados da cidade: a lateral da Igreja do Carmo. O painel de azulejos em tons de azul e branco é um dos cenários mais icônicos do Porto.

Igreja do Carmo
Igreja do Carmo

Sé do Porto: Terreiro da Sé, Sé.
Estação de São Bento: Praça de Almeida Garrett, Sé.
Ribeira: Cais da Ribeira, Ribeira.
Igreja do Carmo: Rua do Carmo, 1, Cedofeita.

Para o almoço, vale atravessar a ponte Dom Luís I, que é uma passagem e um monumento por si, até a Vila Nova de Gaia, onde ficam os restaurantes à beira do Douro e as caves de vinho do Porto.

Uma boa opção é parar para almoçar com vista para o rio na Taberninha do Manel, um dos locais que ainda equilibram tradição e preço justo. Depois da refeição, vale visitar alguma das caves para conhecer a história do vinho do Porto e fazer uma degustação (as mais famosas são a Calém e a Graham’s).

Ponte Dom Luís I: ligação entre Ribeira (Porto) e Vila Nova de Gaia.
Restaurante Taberninha do Manel: Avenida Diogo Leite, 308, Vila Nova de Gaia.
Cálem: Avenida de Diogo Leite, 344, Vila Nova de Gaia.
Graham’s: Rua do Rei Ramiro, 514, Vila Nova de Gaia.

Na volta à cidade, uma parada para experimentar a francesinha no Café Santiago é quase obrigatória. O sanduíche, coberto por queijo e molho quente, é também um dos símbolos gastronômicos locais. Outra opção é o Mercado do Bolhão, que foi restaurado recentemente e mistura bancas tradicionais com produtos frescos e pequenos comércios locais. A dica ali é tomar uma taça de vinho verde enquanto observa a movimentação.

Café Santiago: Rua de Passos Manuel, 226, Santo Ildefonso.
Mercado do Bolhão: Rua Formosa, 322, Bolhão.

Depois do pôr do sol, uma boa pedida é seguir para a Capela Incomum, um wine bar instalado dentro de uma antiga capela do século 19. O ambiente é super acolhedor e a carta de vinhos privilegia rótulos portugueses. É um clima ótimo para fechar o dia com calma e uma boa taça na mão.

Capela Incomum: Travessa do Carregal, 77, Cedofeita.

Onde ficar em Lisboa

Lisboa oferece diferentes zonas estratégicas para se hospedar, cada uma com um ritmo e estilo próprios. A escolha ideal depende do tipo de viagem e da experiência que se busca na cidade, portanto dividimos as recomendações em três estilos, para quem busca opções mais ligadas à história da cidade, fãs da sofistidação ou de espaços mais contemporâneos.

Histórico

Para quem deseja sentir o clima mais antigo da cidade, com fácil acesso a pontos turísticos e atmosfera lisboeta clássica, os bairros do Chiado, Baixa e Bairro Alto são apostas certeiras.

A sugestão é o Bairro Alto Hotel, um cinco estrelas com localização imbatível, serviço impecável e vista para o Tejo, ou o Palácio das Especiarias, em pleno Chiado. Ele tem quartos decorados com temática colonial e um charme quase cenográfico. O Tesouro da Baixa também é uma boa pedida, com ambiente aconchegante e localização prática para explorar a cidade a pé.

Bairro Alto Hotel: Praça Luís de Camões, 2, Bairro Alto.
Palácio das Especiarias: Rua da Horta Seca, 11, Chiado.
Tesouro da Baixa: Rua Dom Duarte, 3, Baixa.

Sofisticado

Se o que busca é luxo, conforto e localização central, a icônica avenida arborizada de Lisboa reúne algumas das melhores opções da cidade. O Tivoli Avenida Liberdade é um clássico lisboeta, com rooftop panorâmico e hotelaria de alto padrão. O Altis Avenida combina sofisticação, design contemporâneo e localização central. O Heritage Avenida Liberdade, por sua vez, ocupa um prédio do século 18 com interiores elegantes e atmosfera discreta.

Tivoli Avenida Liberdade: Avenida da Liberdade, 185, Santo António.
Altis Avenida Hotel: Rua 1º de Dezembro, 118, Avenida da Liberdade.
Heritage Avenida Liberdade: Avenida da Liberdade, 28, Santo António.

Design e modernidade

Quando se fala em acomodações mais contemporâneas e descoladas, há boas opções no Cais do Sodré. O LX Boutique é um hotel com identidade própria, decoração criativa e uma vista linda do Tejo. Já o Convent Square Lisbon, instalado em um antigo convento restaurado, traz conforto e originalidade em um edifício histórico totalmente renovado.

LX Boutique Hotel: Rua do Alecrim, 12, Cais do Sodré.
Convent Square Lisbon: Praça Dom Pedro IV, 59, Baixa.

Onde ficar no Porto

O Porto também oferece regiões com perfis bem definidos, cada uma revelando uma faceta diferente da cidade. Há opções para quem busca charme histórico, conforto com vista para o Douro ou uma experiência mais contemporânea em bairros tranquilos.

Histórico e central

Para quem quer estar no coração da cidade, com fácil acesso aos principais pontos turísticos, lojas e restaurantes, o centro histórico é a melhor escolha. O Infante Sagres é um clássico da hotelaria portuguesa, com interiores elegantes e localização privilegiada. Já a Casa da Companhia, na charmosa Rua das Flores, une conforto contemporâneo e atmosfera de época.

Hospes Infante Sagres Porto: Praça D. Filipa de Lencastre, 62.
Casa da Companhia, Vignette Collection: Rua das Flores, 69;

Sofisticação com vista

Em Vila Nova de Gaia, o destaque vai para hospedagens com vista para o Douro e fácil acesso às caves de vinho do Porto. O The Yeatman é referência em luxo, com spa premiado, gastronomia estrelada e vista panorâmica da cidade. Já o Forte de Gaia, instalado em um edifício histórico, entrega conforto e exclusividade em ambiente discreto.

The Yeatman Hotel: Rua do Choupelo.
Forte de Gaia, Autograph Collection: Rua de Serpa Pinto, 60.

Design e modernidade

Para quem busca uma hospedagem contemporânea, com serviços atualizados e ambientes funcionais, a região de Boavista e Lapa oferece boas opções. O Renaissance Porto Lapa aposta em uma estética elegante e jovem, com rooftop e piscina. O Vincci, instalado em um antigo mercado de peixe restaurado, combina arquitetura marcante e praticidade.

Renaissance Porto Lapa Hotel: Rua de Cervantes, 169.
Vincci Porto: Alameda Basílio Teles, 29.

Afinal, qual cidade escolher?

Lisboa é a escolha certa para quem busca uma cidade aberta, dinâmica e em constante movimento. É um destino que combina patrimônio histórico com leveza contemporânea, onde tradição e inovação convivem naturalmente. É ideal para quem gosta de contrastes, e de se surpreender a cada esquina.

Porto
Porto

Já o Porto é um mergulho na alma portuguesa. Menor, mais introspectiva, mas também intensa, a cidade tem um ritmo próprio, vistas e sabores intensos. É o destino para quem valoriza autenticidade e tempo desacelerado.

No fim das contas, como em muitas grandes duplas do turismo, o ideal mesmo é não escolher. Se a viagem de carro citada anteriormente não for uma opção, um trem liga Lisboa ao Porto em cerca de três horas, o suficiente para que, numa mesma viagem, se experimente a sofisticação solar da capital e a poesia urbana do norte.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
LUXURY TRAVEL REPORT

Sem redes sociais nem ChatGPT, viajantes de luxo buscam roteiros autênticos e personalizados, diz pesquisa

18 de junho de 2025 - 9:01

Menos influenciadores, mais consultores: conclusões do Luxury Travel Report apontam preferências no turismo de altíssima renda

NO TOPO DO MUNDO

E o “Oscar da aviação” de Melhor Companhia Aérea em 2025 vai para…

17 de junho de 2025 - 11:42

Em sua 26ª edição, os Skytrax World Airline Awards reconhecem os maiores nomes da indústria da aviação em 2025, com domínio asiático nas principais categorias

CRUZEIRO-IATE DE LUXO

O luxo desembarca na hotelaria marítima: veja o primeiro ‘hotel-iate’ da rede Four Seasons (com preços)

16 de junho de 2025 - 14:32

Chamado de Four Seasons 1, o híbrido de cruzeiro-iate começa a temporada em janeiro de 2026, no mar do Caribe

ULTRA-LUXO NO ALÉM-MAR

Cruzeiro de luxo: como é viajar na maior suíte all-inclusive do mundo; veja preços e fotos

12 de junho de 2025 - 17:30

Nova suíte Skyview Regent é uma das 12 categorias disponíveis na embarcação Seven Seas Prestige, que começa a temporada em dezembro de 2026

LOVE IS IN THE AIR

6 destinos românticos fora do óbvio para visitar no próximo Dia dos Namorados

12 de junho de 2025 - 9:03

Alguns locais foram palcos de histórias épicas de amor, que são conhecidas até hoje

PREPARE O BOLSO

É o fim do ‘duty-free’ no Japão? Governo estuda acabar com a isenção de impostos para turistas

10 de junho de 2025 - 17:31

Estratégia de “tax free” foi usada pelo para atrair viajantes estrangeiros e movimentar a economia

IMPOSTO AO TURISTA

Ver a Aurora Boreal vai ficar (ainda) mais caro: Noruega cria novas taxas para frear turismo de massa

6 de junho de 2025 - 11:05

Os impostos serão aplicados diretamente no preço de reservas de hotéis e demais tipos de acomodações

EXPERIÊNCIA DE LUXO

Natureza sem perrengue: por que o glamping cresce cada vez mais no Brasil, dos cânions gaúchos à Amazônia

6 de junho de 2025 - 8:01

O Seu Dinheiro foi atrás de alguns dos hotéis que protagonizam o cenário de glamping nacional para entender o status atual da tendência do “camping com glamour”

SOLDADO ABATIDO

Turista danifica dois soldados do exército de terracota chinês

5 de junho de 2025 - 8:46

Homem saltou sobre poço de 5,4 metros de profundidade na última sexta (30) e balançou estátuas, que apresentaram “diversos graus” de dano; caso segue sob investigação

ANTI-OVERTOURISM

Sinal vermelho em Ibiza: governo espanhol determina restrições para carros de turistas; entenda

4 de junho de 2025 - 12:47

A ilha recebe uma quantidade massiva de turistas todos os anos, tornando-se propícia para engarrafamentos

SELEÇÃO PREMIUM

Quais são os 10 melhores hotéis do mundo em 2025 e quanto custa se hospedar neles

4 de junho de 2025 - 11:06

Seleção de guia francês considera as opiniões de profissionais do ramo hoteleiro e de turistas de diferentes países

NA COSTA DO PACÍFICO

San Francisco ou Los Angeles: qual cidade da Califórnia tem mais a ver com você?

2 de junho de 2025 - 9:41

As duas cidades mais proeminentes do estado são responsáveis por encantar os turistas, cada uma à sua maneira

SAINDO DA POLÔNIA

Novo trem noturno vai atender demanda aquecida do destino da vez no verão europeu

29 de maio de 2025 - 17:52

O serviço começa a funcionar no dia 27 de junho e vai até final de agosto, marcando exatamente a alta temporada

SEM PRESSA

Turquia começa a multar viajantes que levantam antes da hora do desembarque em aviões

28 de maio de 2025 - 11:59

Todos os voos que pousarem no país estão sujeitos às regras

LUSO COM TUDO INCLUSO

Quanto custa se hospedar em um all-inclusive 5 estrelas no Algarve, em Portugal?

27 de maio de 2025 - 8:16

Brasileiros são uma das nacionalidades que mais visitam Portugal a lazer, e a região mais cobiçada pelos turistas é o sul do país, com praias paradisíacas a perder de vista 

PASSAPORTE EM MÃOS?

Estes são os 10 destinos mais populares para as férias de julho, segundo a Tripadvisor

25 de maio de 2025 - 16:35

No Summer Travel Index, a empresa de turismo considerou as preferências dos viajantes dos Estados Unidos

MUDANÇA NO ORÇAMENTO

Como a mudança no IOF vai afetar as suas viagens para fora do Brasil 

23 de maio de 2025 - 10:21

Receita Federal padronizou o imposto para 3,50%, um “baque” para os viajantes que usam contas em moedas estrangeiras, como Wise e Nomad

BIKE PROTAGONISTA

Ciclismo de luxo: 7 hotéis com serviços especializados para bicicletas, da Provença ao Rio de Janeiro

23 de maio de 2025 - 8:01

Priorizando os ciclistas, estas propriedades oferecem desde serviços de lavanderia especializada até rotas personalizadas

O BRASIL ‘NA FILA DO PÃO’

São Paulo é a 303ª melhor entre as 1000 cidades mais populosas do mundo; veja o ranking da Oxford

22 de maio de 2025 - 10:01

Estudo considera 27 indicadores para classificar as melhores entre as mil cidades mais populosas do mundo

PAGAR PRA VER

Prepare o bolso: essas são as 10 cidades com taxas de turismo mais caras do mundo 

21 de maio de 2025 - 14:15

Cobrança é feita na hora de pagar a acomodação e pode vir em valor fixo ou representar um percentual das diárias

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar