🔴 OURO DISPARA 55% EM 2025: AINDA DÁ PARA INVESTIR? – SAIBA COMO SE EXPOR AO METAL

Dani Alvarenga

Repórter de fundos imobiliários e finanças pessoais no Seu Dinheiro. Estudante de Jornalismo pela Universidade de São Paulo (ECA-USP).

VOTAÇÃO ACIRRADA

Trump tem vitória no Senado com avanço de megaprojeto de gastos, e Elon Musk solta o verbo: “Completamente insano”

Apesar da vitória, a votação não foi fácil. O projeto vem sendo criticado pela oposição e também por aliados, incluindo o CEO da Tesla

Donald Trump Elon Musk
Imagem: Shutterstock (Montagem: Seu Dinheiro)

Um dos mais importantes projetos de Donald Trump está um passo mais perto de chegar à sua mesa. O presidente dos Estados Unidos teve uma nova vitória no Senado, que aprovou uma moção para o debate final do pacote de leis orçamentárias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O megaprojeto sobre impostos e gastos no país é considerado fundamental para a agenda da atual gestão de Trump. Isso porque inclui isenções fiscais e o aumento dos gastos com as Forças Armadas e com a segurança nas fronteiras, o que pode trazer fôlego para a política de deportação do republicano.

O pacote de 940 páginas busca estender os cortes de impostos de 2017, que foram a principal conquista legislativa de Trump durante seu primeiro mandato como presidente, além de cortar outros impostos.

Apesar da vitória, a votação não foi fácil. O projeto foi aprovado com uma margem pequena, por 51 votos a favor e 49 contra. 

Todos os democratas e dois republicanos, os senadores Thom Tillis, da Carolina do Norte, e Rand Paul, do Kentucky, votaram contra.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um outro crítico ferrenho do pacote de gastos é o bilionário Elon Musk, que foi um dos principais aliados de Trump nos últimos anos. 

Leia Também

Após a aprovação no Senado, o CEO da Tesla se pronunciou sobre as medidas na rede social X (antigo Twitter).

“O mais recente projeto de lei do Senado destruirá milhões de empregos nos Estados Unidos e causará imensos danos estratégicos ao nosso país! É completamente insano e destrutivo. Ele dá esmolas às indústrias do passado, enquanto prejudica severamente as indústrias do futuro”.

Porém, essa não é a primeira vez que Musk critica as medidas de Trump. Em maio, o bilionário chegou a afirmar que estava decepcionado com o presidente dos Estados Unidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O pacote no detalhe

O projeto de lei é uma prioridade de longa data de Trump. Isso porque a legislação promete estender cortes de impostos que chegam ao fim em breve.

A nova legislação propõe aumentar o teto da dívida dos Estados Unidos — ou seja, o limite de dinheiro que o governo pode tomar emprestado para pagar as próprias contas.

Além disso, o projeto determina cortes em programas de assistência social, incluindo restrições e requisitos ao Medicaid — o programa de saúde social no país —, para estender US$ 3,8 trilhões em isenções fiscais. 

A proposta tiraria o seguro saúde de milhões de pessoas mais pobres no país. Segundo o Congressional Budget Office, 7,8 milhões de cidadãos ficariam sem o serviço devido aos cortes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O texto final também inclui um aumento no financiamento para hospitais rurais. A medida entrou no projeto após alguns moderados republicanos argumentarem que a proposta original prejudicaria seus eleitores.

Além disso, conta com mudanças no Programa de Assistência Nutricional Suplementar (Snap), que fornece benefícios alimentares para americanos de baixa renda.

Uma votação apertada para Trump

A votação do megaprojeto no Senado levou horas. O pacote só foi aprovado depois que três republicanos resistentes desistiram e votaram a favor das medidas.

Ainda assim, o vice-presidente JD Vance viajou ao Capitólio na noite de sábado para oferecer um voto de desempate no Senado, onde teria o voto decisivo em caso de impasse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, os líderes do partido conseguiram negociar o apoio da maioria sem a ajuda dele. O senador Ron Johnson, um crítico ferrenho do projeto de lei, acabou mudando seu voto de “não” para “sim”. 

A alteração no posicionamento foi o que garantiu a vitória de Trump, dando ao pacote 51 votos a favor.

Trump declarou que o progresso do pacote no Senado foi uma “grande vitória” em uma postagem nas redes sociais. O presidente aproveitou também para atacar os republicanos que rejeitaram o projeto de lei.

A aprovação foi uma vitória também para John Thune, o líder da maioria no Senado, que prometeu entregar o projeto de lei para Trump assinar até 4 de julho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, as horas de incerteza durante a votação e as discussões de última hora indicam que o caminho até a mesa do presidente será mais complicado do que o esperado.

Os próximos passos para o projeto de Trump

A votação processual de sábado prepara a votação final do Senado sobre o megaprojeto, que provavelmente ocorrerá hoje ou na segunda-feira.

Os democratas, liderados pelo líder da minoria no Senado, Chuck Schumer , estão forçando que o projeto de 940 páginas seja lido em voz alta neste domingo (29).

“Ficaremos aqui a noite toda se for preciso para ler”, escreveu Schumer no sábado (28) no X.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Caso seja aprovado, o texto volta a ser analisado pela Câmara, já que o texto passou por modificações.

Em maio, a Câmara dos Representantes dos EUA chegou a aprovar o plano com uma pequena margem. Agora, o governo deve enfrentar uma nova batalha.

Isso porque alguns republicanos da Câmara já sinalizaram que são contra alguns pontos da nova versão do texto — principalmente em relação aos cortes no Medicaid.

Enquanto isso, Trump continua pedindo que o pacote seja aprovado antes do prazo, em 4 de julho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“O presidente Trump está comprometido em cumprir suas promessas, e não aprovar este projeto de lei seria a maior traição”, disse a Casa Branca em uma declaração no sábado.

*Com informações da CNBC, BBC News e Money Times.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
ESTADOS UNIDOS

Ata do Fed revela que muitos dirigentes queriam manter juros inalterados até o fim do ano e alerta para risco nas ações de tecnologia

19 de novembro de 2025 - 19:20

Dirigentes divergiram na última reunião sobre a necessidade de novos cortes nas taxas de juros, citando inflação elevada

NOVO RECORDE

O novo menor país da história a disputar uma Copa tem o tamanho de Curitiba e não tem nenhum jogador nascido em seu território

19 de novembro de 2025 - 15:06

Com apenas 158 mil habitantes e 444 km², Curaçao se torna o menor país a disputar uma Copa — e o primeiro a chegar ao Mundial sem nenhum jogador nativo

NOVO MONZA

O carro que definiu uma geração está de volta — e você não vai reconhecê-lo

19 de novembro de 2025 - 9:20

O carro que dominou o país na passagem dos anos 1980 para os 1990 volta repaginado e pronto para disputar um novo mercado

ÚLTIMO AMISTOSO DO ANO

Brasil x Tunísia: veja onde assistir ao amistoso e saiba o horário da partida

18 de novembro de 2025 - 15:01

Confira onde e quando assistir ao amistoso entre Brasil x Tunísia, que faz parte da preparação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2026

FORJADO NA GUERRA

Antes de Atlético-MG x Lanús, estádio da final da Copa Sul-Americana 2025 virou palco de uma guerra por um território que também é do Brasil

17 de novembro de 2025 - 20:22

Antes de receber Atlético-MG x Lanús na final da Copa Sul-Americana 2025, o Defensores del Chaco foi cenário de guerra, confronto territorial e reconstrução histórica

ESTADOS UNIDOS

Casa Branca vê baixo risco de derrota sobre tarifas na Suprema Corte, diz Bessent

16 de novembro de 2025 - 16:53

A decisão, aguardada para as próximas semanas, pode afetar cerca de US$ 200 bilhões em receitas alfandegárias já cobradas

AGORA VAI?

EUA quer concluir acordo sobre terras raras com a China até o Dia de Ação de Graças, diz secretário do Tesouro

16 de novembro de 2025 - 15:32

No mês passado, os EUA concordaram em não impor tarifas de 100% sobre as importações chinesas até fechar um novo acordo

NOVA VISÃO

Menos Apple (AAPL34), mais Google (GOGL34): Berkshire Hathaway vira a mão em sua aposta nas big techs

15 de novembro de 2025 - 12:55

Essa foi a última apresentação do portfólio antes do fim da gestão de 60 anos de Warren Buffett como diretor executivo

DE OLHO NA INFLAÇÃO

EUA recuam em tarifas: Trump assina isenção para café, carne e frutas tropicais

15 de novembro de 2025 - 9:00

A medida visa conter a pressão dos preços dos alimentos nos EUA e deve ser positiva para as exportações brasileiras

K.O.

Ao som de música tema de Rocky, badalado robô humanoide russo vai a ‘nocaute’ logo na estreia; assista ao tombo

14 de novembro de 2025 - 11:23

A queda do robô AIDOL, da Rússia, durante uma apresentação em uma feira de tecnologia gerou repercussão. A empresa responsável explicou o incidente e compartilhou a recuperação do humanoide

ENTRE DADOS E DELÍRIOS

Sinais? Nave? Mistério? O que realmente sabemos sobre o cometa 3I/Atlas

13 de novembro de 2025 - 20:16

Enquanto estudos confirmam que o 3i/Atlas apresenta processos naturais, rumores sobre “sinais” e origem alienígena proliferam nas redes sociais

PONTO CEGO

A maior paralisação da história dos EUA acabou, mas quem vai pagar essa conta bilionária?

13 de novembro de 2025 - 17:42

O PIB norte-americano deve sofrer uma perda de pelo menos um ponto percentual no quarto trimestre de 2025, mas os efeitos do shutdown também batem nos juros e nos mercados

TOUROS E URSOS #247

Revolução ou bolha? A verdade sobre a febre da inteligência artificial

12 de novembro de 2025 - 12:45

Paula Zogbi, estrategista-chefe da Nomad, e Enzo Pacheco, analista da Empiricus, falam no podcast Touros e Ursos sobre o risco de bolha e a avaliação das empresas ligadas à IA

NOVA APOSTA

SoftBank embolsa US$ 5,8 bilhões com venda das ações da Nvidia — bolha nas ações de IA ou realização de lucros?

11 de novembro de 2025 - 11:45

O conglomerado japonês aposta forte na tecnologia e já tem plano para o dinheiro que entrou em caixa

IAPOCALIPSE

‘Fim do mundo’ por IA já assusta os donos de big techs? Mark Zuckerberg, Elon Musk e Jeff Bezos se dividem entre bunkers e planos interplanetários

11 de novembro de 2025 - 8:29

Preparação para o “apocalipse” inclui bunkers luxuosos, ilhas privadas e mudança para Marte – e a “vilã” pode ser a própria criação dos donos das big techs

QUEM VAI FICAR COM ELA?

O adeus do oráculo: Warren Buffett revela em carta de despedida o destino final de sua fortuna bilionária

10 de novembro de 2025 - 16:40

Essa, no entanto, não é a última carta do megainvestidor de 95 anos — ele continuará se comunicando com o mercado por meio de uma mensagem anual de Ação de Graças

CHURRASCO ESTÁ CARO

Trump diz que irá investigar se empresas elevaram preço da carne bovina no país – JBS (JBSS32) e MBRF (MBRF3) estão entre os alvos

10 de novembro de 2025 - 15:26

Casa Branca diz que JBS, Cargill, Tyson Foods e National Beef, controlada pela MBRF, são alvos da investigação. São as quatro maiores empresas frigoríficas do país

A VIRADA DE JARED

Este bilionário largou a escola com 15 anos, começou a empreender aos 16 e está prestes a liderar a Nasa

10 de novembro de 2025 - 14:45

Aliado de Elon Musk e no radar de Donald Trump, Jared Isaacman é empresário e foi o primeiro civil a realizar uma caminhada espacial

NO BOLSO DOS GRINGOS

Trump quer dar um presentinho de R$ 10,6 mil aos norte-americanos — e isso tem tudo a ver com o tarifaço

10 de novembro de 2025 - 9:10

O presidente norte-americano também aproveitou para criticar as pessoas que se opõem ao tarifação, chamando-as de “tolas”

ACHADO MILIONÁRIO

Ele foi cavar uma piscina e encontrou um tesouro no próprio jardim — e vai poder ficar com tudo

6 de novembro de 2025 - 18:05

Morador encontrou barras e moedas de ouro avaliadas em R$ 4,3 milhões enquanto construía uma piscina

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar