Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
NÃO VAI DEIXAR BARATO

A revanche de Elon Musk — e ele não está sozinho: Tesla, BYD e BMW colocam a União Europeia na justiça contra a taxação de carros elétricos 

Processo no Tribunal Europeu de Justiça também inclui outras fabricantes de EVs que produzem na China e exportam para a Europa

Elon Musk, CEO da Tesla, após visita à China
Elon Musk, CEO da Tesla - Imagem: Montagem Seu Dinheiro

Difícil imaginar a Tesla, de Elon Musk, e a chinesa BYD do mesmo lado, mas foi o que a União Europeia (UE) conseguiu. As tarifas sobre carros elétricos importados da China colocou as duas gigantes do setor, a BMW e outras fabricantes, contra o bloco. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo documento publicado nesta segunda-feira (27) no site do Tribunal Europeu de Justiça, as empresas vão “colocar a UE na justiça” contra novos impostos. 

Tudo indica que um grande embate judicial está a caminho, já que o porta-voz da Comissão Europeia, Olof Gill, declarou que o bloco “está preparado para defender o caso perante a justiça conforme o necessário”. 

Mais do que uma questão tarifária, o processo marca um novo capítulo na disputa entre a União Europeia e Elon Musk, que já se expressou diversas vezes contra a regulamentação europeia de tecnologia e redes sociais e apoiou o partido alemão de direita, AfD. 

É importante mencionar que o bilionário é um dos grandes conselheiros de Donald Trump e tem potencial de influenciar a política norte-americana, o que torna essa disputa ainda mais delicada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Relembre a taxação da União Europa contra os carros elétricos chineses

No final de outubro, a UE revisou as tarifas sugeridas para veículos elétricos (EVs, na sigla em inglês) importados da China, após uma longa investigação sobre os supostos subsídios concedidos pelo governo chinês.  

Leia Também

NOVO VÍRUS

Modelo de IA cria genoma inédito capaz de eliminar superbactérias

TEMPLO INCOMUM

Igreja Sem Sombra vira atração turística por arquitetura inusitada

As autoridades mostraram preocupação com um possível desequilíbrio entre os automóveis chineses e os EVs fabricados por empresas europeias, como Volkswagen e Stellantis. Isso porque, recebendo subsídios do governo chinês, as montadoras chinesas conseguem oferecer preços mais competitivos ao consumidor final e ganhar muito espaço no mercado. 

No final das contas, as tarifas ficaram definidas em 7,8% para a Tesla; 20,7% para a BMW (que produz as versões elétricas do Mini Cooper e do Mini Aceman na China); 35% para a SAIC e 17% para a BYD, além de outros impostos para demais montadoras chinesas com atuação no bloco.

Essas taxas se somam a um outro imposto “padrão” de 10% para as importações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em comunicado, a BMW afirmou que as tarifas da UE sobre veículos elétricos a bateria "não fortalecem a competitividade dos fabricantes europeus", mas sim "prejudicam o modelo de negócios de empresas globalmente ativas" e "limitam o fornecimento de carros elétricos aos clientes europeus, podendo até mesmo desacelerar a descarbonização do setor de transporte".

A empresa alemã afirmou ainda considerar "preferível” um acordo por meio de negociação, para evitar um conflito comercial que, no final, só tenha perdedores.

*Com informações do Financial Times, da Reuters e da Bloomberg.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
imagem da Ponte das Correntes que atravessa o rio Dánubio em Budapeste, na Hungria, vista de cima 5 de agosto de 2026 - 14:28
Imagem criada por IA de um executivo dentro de um barco de madeira, remando na direção da B3. Em vez de água, ele navega sobre dólares. 3 de agosto de 2026 - 19:45
Wall Street diante de um gráfico vermelho de queda 31 de julho de 2026 - 19:31
federal reserve bola de cristal 29 de julho de 2026 - 17:24
Ponte Internacional Gordie Howe 29 de julho de 2026 - 15:49
O presidente da Argentina, Javier Milei, veste terno escuro e camisa azul. Na montagem, que traz a bandeira da Argentina ao fundo, ele acena. 28 de julho de 2026 - 19:05
Gráfico do mercado de ações em fundo escuro com uma seta ao centro apontado para cima bolsa ibovespa balanços microcaps 27 de julho de 2026 - 12:27
Novas notas de euro cédulas Europa 24 de julho de 2026 - 17:30
print do youtube contendo a logo da spacex no topo, elon musk ao centro e a logo da nasdaq na parte inferior, em evento de ipo da spacex 24 de julho de 2026 - 17:29
Janet Yellen, ex-presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) e ex-secretária do Tesouro dos EUA. 23 de julho de 2026 - 19:48
O presidente dos EUA, Donald Trump, e os impactos para a bolsa brasileira. ação 23 de julho de 2026 - 19:11
23 de julho de 2026 - 10:59
Museu do Louvre Galeria de Apolo 22 de julho de 2026 - 14:26
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar