🔴 IA CASH: AÇÕES DE COMPUTAÇÃO QUÂNTICA COM MAIOR POTENCIAL JÁ COMEÇARAM A SUBIR-  SAIBA MAIS

Carolina Gama

Formada em jornalismo pela Cásper Líbero, já trabalhou em redações de economia de jornais como DCI e em agências de tempo real como a CMA. Já passou por rádios populares e ganhou prêmio em Portugal.

MUNDO EM ALERTA

EUA entram na guerra de Israel contra o Irã: o que está em jogo após o ataque histórico com aval de Trump 

O presidente norte-americano anunciou neste sábado (21) uma ofensiva contra instalações nucleares, incluindo Fordow — uma usina que fica em uma região montanhosa e a 90 metros de profundidade

Carolina Gama
21 de junho de 2025
22:49 - atualizado às 23:45
Imagem feita por inteligência artificial retrata Donald Trump com terno azul escuro e gravata azul clara ao lado de Benjamin Netanyahu, com terno nas mesmas cores. Ao fundo as bandeiras dos EUA e de Israel.
Donald Trump (esquerda) e Benjamin Netanyahu (direita) - Imagem: Aurora / Grok

Donald Trump disse que levaria duas semanas para tomar uma decisão sobre o envolvimento direto dos EUA no conflito entre Israel e Irã, mas a pressão de Benjamin Netanyahu e dos falcões de Washington fez o republicano entrar na guerra. Esse é o primeiro ataque direto dos norte-americanos contra Teerã em pelo menos 45 anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A primeira atitude do Irã foi uma declaração de guerra: qualquer militar ou cidadão norte-americano passou a ser considerado um alvo viável legítimo — um sinal de que o conflito pode escalar para níveis não mensurados até o momento. 

Israel, por sua vez, anunciou restrições severas de circulação, com escolas e locais de trabalho fechados. As exceções são setores da economia considerados essenciais.  

Segundo especialistas, as saídas para Teerã são poucas e perigosas. A mais temida delas é o bloqueio do Estreito de Ormuz — uma possibilidade que já estava no radar do mercado, especialmente de petróleo, no caso de acirramento do conflito. 

O Estreito de Ormuz é o corredor marítimo mais importante do mundo para o transporte de petróleo — as projeções da consultoria de energia Vortexa indicam que cerca de 20 milhões de barris de petróleo bruto, condensado e combustíveis passam pela região diariamente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A via tem 33 quilômetros de largura por onde transitam navios vindos do Golfo Pérsico em direção do Mar Arábico — o trecho mais estreito tem apenas 3,2 quilômetros de largura, o que torna a passagem congestionada e perigosa. 

Leia Também

Outra opção é o Irã retornar à mesa de negociações e assinar um acordo para colocar fim à guerra com Israel. A questão é que Teerã seria pressionada a abandonar completamente seu programa nuclear, abrindo caminho para que rivais busquem uma mudança de regime sem medo de consequências. 

O Irã argumenta que seu programa nuclear tem fins pacíficos.

A terceira possibilidade é que o governo iraniano ordene ataques ainda mais agressivos contra Israel como uma resposta imediata ao envolvimento dos EUA no conflito. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As consequências dessa decisão, no entanto, são graves: além de dar ainda mais argumentos para uma reação israelense sem precedentes, pode contratar o envolvimento de vez dos norte-americanos na guerra. 

  • Vale lembrar que o presidente dos EUA, Donald Trump, não declarou até o momento guerra contra o Irã. Para isso, ele precisa de autorização do Congresso. Segundo fontes da Casa Branca, os ataques deste sábado (21) foram pontuais. 

Até a publicação dessa matéria, o Irã ainda não havia se manifestado ou respondido à ofensiva norte-americana e Trump ainda não havia se pronunciado oficialmente. 

Outra possibilidade é o Irã direcionar ataques contra bases e pessoal dos EUA por meio de uma rede de grupos armados na região, particularmente no Iraque, o que pressionaria a opinião pública norte-americana. 

  • Os ataques diretos do Irã contra os EUA são quase inviáveis por conta da distância entre os dois países.

Embora os falcões do Congresso norte-americano defendam a guerra, a base nacionalista America First de Trump segue firmemente contrária a qualquer envolvimento dos EUA em conflitos no exterior por considerarem sem relação com interesses domésticos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Irã contra Israel e EUA

A influência regional do Irã sofreu reveses no último ano, colocando o país em uma posição geopoliticamente vulnerável.

Há muito tempo, Teerã depende do Hezbollah para dissuadir ataques israelenses diretos, mas o grupo armado libanês ficou significativamente enfraquecido após travar uma guerra total contra Israel no ano passado.

Além disso, o Irã perdeu outro aliado com a deposição do ex-presidente da Síria, Bashar al-Assad, em dezembro de 2024.

Um ataque para entrar para a história

O conflito entre Israel e Irã começou no último dia 13, mas a data que entrará para a história é o sábado, 21 de junho. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesta noite, em tom de comemoração, Trump publicou na rede Truth Social que concluiu o "ataque bem-sucedido" às três instalações nucleares no Irã, incluindo Fordow, Natanz e Esfahan

"Todos os aviões estão agora fora do espaço aéreo iraniano", disse.

Segundo o presidente norte-americano, uma "carga completa de bombas" foi lançada na instalação principal, Fordow. 

  • A usina de Fordow está localizada em uma região montanhosa e profunda, entre 80 e 90 metros para dentro da terra, justamente para evitar ataques aéreos. Apenas os EUA tinham bombas capazes de perfurar o solo nesta profundidade e explodir, eliminando as centrífugas de enriquecimento de urânio. A comunidade internacional temia que um ataque como esse gerasse um vazamento radioativo.  

"Todos os aviões estão em segurança a caminho de casa. Parabéns aos nossos grandes guerreiros norte-americanos. Não há outro exército no mundo que pudesse ter feito isso. Agora é a hora da paz! Agradecemos a sua atenção a este assunto", finalizou Trump.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pouco mais de uma hora depois, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, fez um discurso televisionado no qual agradeceu o apoio e a coragem dos EUA ao atacar as instalações nucleares iranianas.

"Primeiro vez a guerra, depois a paz", disse Netanyahu. "Nesta noite, Trump e os EUA agiram com muita força", acrescentou.

*Com informações da CNBC e da CNN Internacional

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
NO TOPO DO MUNDO

O caminho ao Canadá: vistos, cidadania, desafios e estratégias para brasileiros

29 de setembro de 2025 - 8:16

Especialistas detalham o caminho, os custos e as estratégias para brasileiros que planejam imigrar para o Canadá em meio a novas regras e um cenário mais competitivo

LÁ VAMOS NÓS DE NOVO...

“Você está demitido”: Trump volta a colocar Powell sob a sua mira

28 de setembro de 2025 - 15:41

Recentemente, uma decisão da Suprema Corte indicou que o presidente dos EUA não tem autoridade para destituir autoridades do Fed à vontade

FALTA MENOS DE UM ANO...

Copa do Mundo 2026: anfitriões fogem do costume e anunciam três mascotes — mas não é a primeira vez que isso acontece

28 de setembro de 2025 - 11:22

Copa do Mundo 2026 surpreende com três mascotes oficiais, representando Canadá, Estados Unidos e México. Mas, embora seja raro, essa não é a primeira vez que o torneio tem mais de um personagem símbolo

UM PASSO PARA TRÁS

Argentina recua no desmonte do ‘cepo cambial’ e volta a impor restrição à compra de dólar

26 de setembro de 2025 - 19:45

O controle argentino é um conjunto de controles às negociações do dólar que historicamente manteve a moeda americana em nível artificial

MADE FOR U.S.A

Trump assina ordem executiva que autoriza permanência do TikTok nos EUA

25 de setembro de 2025 - 19:31

O republicano afirma que, entre os investidores envolvidos na operação, estão Michael Dell e Rupert Murdoch, com a Oracle tendo “grande envolvimento” no negócio.

AJUDA ESTÁ A CAMINHO

Investidores sentem breve alívio com apoio dos EUA à Argentina, mas crise está longe do fim; quais os próximos passos de Milei?

25 de setembro de 2025 - 17:02

Linha de swap cambial anunciada pelos EUA pode ajudar Milei e seus aliados, que correm contra o tempo para ocupar mais cadeiras no Congresso argentino

ENTRE RISOS E REFLEXÕES

Ig Nobel 2025 premia pesquisas sobre vacas listradas, morcegos embriagados e um molho cacio e pepe elevado ao nível da perfeição

25 de setembro de 2025 - 16:47

Na 35ª edição do Ig Nobel, a premiação mais inusitada da ciência mostra mais uma vez como perguntas estranhas podem render prestígio — e boas risadas

UMA AJUDINHA

Trump ao resgate de Milei: EUA discutem linha de swap de US$ 20 bilhões com a Argentina, diz secretário do Tesouro

24 de setembro de 2025 - 14:35

Após a sinalização de que Trump poderia ajudar o projeto liberal de Milei, os ativos financeiros argentinos passaram a se recuperar

MUNDO EM TRANSFORMAÇÃO

O que a China deixou para trás ao abrir mão de privilégios na OMC

24 de setembro de 2025 - 13:21

Pequim não abandonou o status de país em desenvolvimento, mas renunciou ao SDT — tratamento especial e diferenciado — para reforçar seu papel como potência global

JOGO DIPLOMÁTICO

Na ONU, Lula defende a soberania do Brasil e critica tarifas dos EUA, enquanto Trump adota tom amistoso e cita “química” com o presidente brasileiro

23 de setembro de 2025 - 14:46

Em sua fala, o chefe do Executivo brasileiro afirmou que o mundo assiste à consolidação de uma “desordem internacional” e que a autoridade da ONU está “em xeque”

MELHOR DO MUNDO

Bola de Ouro 2025: O trio de (mais de) R$ 2 bilhões — quanto valem os jogadores mais votados no prêmio de melhor do mundo vencido por Dembélé

22 de setembro de 2025 - 18:25

Ousmane Dembélé leva a Bola de Ouro 2025 e forma, ao lado de Lamine Yamal e Vitinha, um pódio que ultrapassa a marca dos R$ 2 bilhões em valor de mercado

PRIMEIRO DESDE 1955

Por que Lula discursa antes de Donald Trump na ONU?

22 de setembro de 2025 - 14:16

Tradição iniciada nos primeiros anos da ONU garante ao Brasil a abertura da Assembleia Geral, posição que neste ano coloca Lula antes de Donald Trump

GEOPOLÍTICA

Reino Unido, Austrália e Canadá reconhecem Estado Palestino em anúncio histórico antes da Assembleia da ONU

21 de setembro de 2025 - 13:58

Decisão coordenada aprofunda o isolamento diplomático de Netanyahu; Estados Unidos seguem contrários à medida

EM BUSCA DE ALTERNATIVAS

Acordo do Mercosul com EFTA abre portas para países ricos, mas não resolve impacto do tarifaço dos EUA

21 de setembro de 2025 - 12:15

Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein ampliam oportunidades comerciais para o Brasil, mas especialistas veem efeito limitado diante das barreiras impostas por Washington

A MAIS CARA DA HISTÓRIA

Quanto você pagaria para assistir à Copa do Mundo de 2026? Supercomputador projeta ingressos mais caros de todos os tempos

21 de setembro de 2025 - 11:30

Projeções indicam que ingressos para a Copa de 2026 podem custar quase 300% mais que em 2022, com a final chegando a R$ 34,2 mil

BOLSO CHEIO

Trump engorda fortuna em US$ 500 milhões no segundo mandato — e já é o presidente dos EUA que mais lucrou no cargo, segundo a Forbes

20 de setembro de 2025 - 12:30

Enquanto em seu primeiro governo Trump perdeu dinheiro com a pandemia, agora aproveita o boom dos criptoativos para engordar sua fortuna

ÚLTIMOS CAPÍTULOS?

Trump afirma que acordo sobre o futuro do TikTok nos EUA progrediu após ligação com Xi Jinping

19 de setembro de 2025 - 17:30

Detalhes finais devem ser acertados na reunião entre os líderes das maiores potências mundiais, prevista para acontecer em seis semanas, na Coreia do Sul

ALVO NAS COSTAS

Trump não dá o braço a torcer e pede à Suprema Corte ordem de emergência para remover Lisa Cook do Fed

18 de setembro de 2025 - 19:31

Advogados da diretora do banco central dos Estados Unidos dizem que o pedido de demissão é ilegal e ameaça a economia do país

BRUNCH NOS EUA

Senadores dos EUA se organizam para anular tarifas a produtos brasileiros, que levam preços do café e da carne bovina às alturas

18 de setembro de 2025 - 18:32

Parlamentares democratas e um republicano dizem que tarifas são “impostos corruptos” e “abuso ilegal” do poder presidencial

BRASIL ENTRE OS MELHORES

Europa ou o resto do mundo, quem é melhor? Começa amanhã a Laver Cup 2025, que tem João Fonseca pelo Brasil e Lemann como sócio de Federer

18 de setembro de 2025 - 11:10

Com estreia de João Fonseca pelo Time Mundo e participação de Jorge Paulo Lemann, Laver Cup 2025 começa nesta sexta-feira (19) em São Francisco

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar