🔴TRÊS ROBÔS CRIADOS A PARTIR DE IA “TRABALHANDO” EM BUSCA DE GANHOS DIÁRIOS – ENTENDA AQUI

Seu Dinheiro

Seu Dinheiro

No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.

VERMELHO É A COR MAIS QUENTE

China será a grande vencedora do desarranjo econômico global provocado por Donald Trump, diz Panamby Capital

Relatório da gestora destaca desorganização gerada pelas tarifas de Trump, crescimento da influência chinesa e boas perspectivas para Brasil e ativos emergentes.

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
2 de maio de 2025
18:11 - atualizado às 18:12
Donald Trump, presidente dos EUA, e Xi Jinping, presidente da China
Donald Trump, presidente dos EUA, e Xi Jinping, presidente da China - Imagem: Shutterstock

A mais recente Carta de Gestão da Panamby Capital, referente a abril de 2025, destaca a crescente desorganização econômica global provocada pelas políticas tarifárias adotadas pelos Estados Unidos, especialmente sob a administração do presidente Donald Trump

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com a gestora, a principal beneficiada desse cenário é a China, que, após anos tentando estabelecer uma nova ordem econômica global, teria "ganhado esse presente" dos próprios norte-americanos.

“Há anos os chineses buscam estabelecer uma nova ordem econômica global, e a ganharam de presente”, afirma o relatório divulgado nesta sexta-feira (2).

EUA: instabilidade institucional e sinais claros de desaceleração

A asset aponta uma forte decepção com os primeiros 100 dias do novo governo americano, que frustrou expectativas ao se concentrar apenas na imposição de tarifas comerciais, sem avanços em desregulação ou cortes de impostos. O resultado foi a quebra de confiança no ambiente institucional e nos modelos de negócios globais.

A gestora destaca que o Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA caiu 0,3% no primeiro trimestre de 2025, ante expectativa de alta de 0,1%, refletindo os impactos das tarifas e o fenômeno conhecido como front loading — a antecipação de compras para evitar aumentos de preços. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O consumo interno até cresceu 1,8%, mas essa expansão é considerada insustentável e os analistas esperam uma desaceleração acentuada nos próximos meses.

Leia Também

“Mesmo que tudo fosse revertido agora, a confiança já foi rompida”, avaliam os gestores da Panamby.

Outro dado preocupante foi a queda no número de vagas abertas nos EUA, com base em informações do Bureau of Labor Statistics, indicando incerteza entre empregadores.

China: nova potência da ordem global

O relatório da Panamby é categórico ao afirmar que a China é a grande vencedora do desarranjo provocado pelos EUA. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A perda de credibilidade das instituições americanas e o "atentado ao rule of law" estariam empurrando países asiáticos — e, em menor intensidade, blocos como Europa e América Latina — para a órbita de influência chinesa.

“Com o atentado às instituições americanas e ao rule of law, os países asiáticos estão se alinhando à gravidade da atração chinesa”, diz o texto.

Além disso, segundo a carta, enquanto os EUA enfrentam turbulência, os mercados emergentes vêm colhendo os frutos da fuga de capitais. 

A Panamby observa que moedas como o iene japonês e o franco suíço se valorizaram 5% e 7% em abril, respectivamente. O ouro também teve forte demanda, subindo mais de 5% no mês, como ativo de proteção em meio à incerteza.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Nesse ambiente, os EUA tendem a perder mais e o resto do mundo perde menos, mas o resultado final é ruim para todos”, avalia a gestora.

Brasil: atividade aquecida e crédito privado resiliente

O Brasil também foi destaque positivo no relatório da Panamby. Apesar de juros reais ainda elevados, a atividade econômica segue robusta. O país gerou 456 mil empregos no primeiro trimestre, segundo o Ministério do Trabalho, enquanto os salários registraram alta média de 9% ao ano nos últimos dois anos, segundo o IBGE.

A inflação, por outro lado, preocupa: o IPCA-15 saltou de 3,77% em abril de 2024 para 5,49% em abril de 2025, com pressão especialmente em serviços e alimentos. Ainda assim, o mercado vê espaço para cortes futuros da taxa Selic, o que contribuiu para a valorização do Ibovespa (+4%) e do mercado de crédito privado.

A gestora encerra sua análise recomendando cautela estratégica. Apesar de um possível arrefecimento das medidas tarifárias dos EUA, a confiança internacional foi abalada e o ambiente de negócios global se tornou mais hostil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A conclusão é que muito ainda está por vir”, reforça a carta.

*Com informações do Estadão Conteúdo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
AMÉRICA LATINA

Eleições na Bolívia testam resistência de 20 anos de hegemonia política

17 de agosto de 2025 - 13:25

Crise econômica, racha no MAS e ausência de Evo Morales transformam a eleição deste domingo em uma disputa aberta e histórica

ESG EM RISCO

Efeito Trump sobre investimento verde deve ser temporário, mas há receios de retração

17 de agosto de 2025 - 10:34

A Net-Zero Banking Alliance sofreu sucessivas baixas logo no começo de 2025 e ainda há o receio de possíveis mudanças das agendas de instituições multilaterais, como o Banco Mundial

MADE IN USA

Agenda de tarifas do Trump: próximas semanas reservam novas taxas sobre chips e aço que podem chegar a 300%

16 de agosto de 2025 - 9:40

Presidente dos EUA fala em taxações que podem começar mais baixas e subir depois, mirando semicondutores e metais em setores estratégicos da economia

DIPLOMACIA EM CENA

Trump e Putin não selam acordo sobre guerra na Ucrânia; Zelensky entrará nas negociações

16 de agosto de 2025 - 8:50

Enquanto Trump tenta mostrar força como negociador e Putin busca legitimar seus ganhos de guerra, Zelensky chega a Washington para não perder espaço na mesa de conversas

ORÁCULO DE OMAHA

Nem Apple, nem UnitedHealth: a maior posição da Berkshire Hathaway, de Warren Buffett, é outra

15 de agosto de 2025 - 12:30

Documento regulatório divulgado na quinta-feira (14) mostrou as atualizações de carteira do megainvestidor e deu indícios sobre suas apostas

DE OLHO NA ILHA

Cidadania australiana para brasileiros: caminhos, desafios e as novas regras para viver legalmente no país

15 de agosto de 2025 - 8:16

Com taxas mais altas e regras mais duras, brasileiros precisam de estratégia para conquistar cidadania na Austrália

SEM TRÉGUA À VISTA

Trump volta a criticar Brasil e diz que país “tem sido um parceiro comercial horrível” para os EUA

14 de agosto de 2025 - 17:37

Presidente norte-americano também classificou o processo contra Jair Bolsonaro como “execução política” e defendeu tarifa de 50% sobre produtos brasileiros

MEMO DO HOWARD MARKS

‘Guru’ de Warren Buffett vê sinais preocupantes no S&P 500 e volta a questionar: há uma bolha na bolsa americana?

14 de agosto de 2025 - 16:31

Cofundador da Oaktree Capital analisa o otimismo em relação ao mercado de ações dos EUA e destaca porque é preciso ter cautela

GUERRA FRIA RELOADED

Poderia ser irônico se não fosse verdade: encontro entre Trump e Putin chama atenção pelo local

13 de agosto de 2025 - 19:35

Os dois líderes devem se reunir na sexta-feira (15) em uma tentativa de estabelecer um cessar-fogo na Ucrânia que leve ao fim da guerra, mas europeus não estão confiantes nos propósitos do presidente norte-americano

CORTOU NA RAIZ

Vitória de Milei: inflação da Argentina cai para o menor nível desde 2020 e se mantém abaixo de 2% pelo terceiro mês seguido

13 de agosto de 2025 - 18:37

Dado reflete a busca do governo argentino por estabilidade em meio a reformas profundas e acordo com o FMI

NO ALVO

Lula e Moraes na mira: governo Trump acusa Brasil de censura e deterioração dos direitos humanos

12 de agosto de 2025 - 19:09

Documento do Departamento de Estado dos EUA critica atuação do STF, menciona o presidente brasileiro e amplia pressão sobre Brasília em meio a mudanças na política externa norte-americana

VAI RESOLVER NA JUSTIÇA

Powell vai parar nos tribunais? Se depender de Trump, sim. Aqui está o motivo

12 de agosto de 2025 - 13:35

O republicano disse nesta terça-feira (12) que está considerando permitir um grande processo contra o chefe do banco central norte-americano

PAREM A GUERRA!

Relógio de Trump faz “tic-taco” e China ganha mais tempo para negociar as tarifas com os EUA

11 de agosto de 2025 - 17:25

O decreto foi assinado pelo republicano poucas horas antes da meia-noite, quando a pausa nas tarifas deveria expirar

INTERNACIONAL

Quem era Miguel Uribe, o pré-candidato de oposição ao governo da Colômbia morto após ser baleado em comício

11 de agosto de 2025 - 10:37

Filho de uma família influente na política colombiana, Miguel Uribe buscava a indicação de seu partido para concorrer à presidência no ano que vem

SEM 'JEITINHO'

Green Card, vistos e cidadania americana: o que mudou após Donald Trump?

11 de agosto de 2025 - 8:16

Com cerco migratório como bandeira, Donald Trump mudou o jogo para quem quer obter vistos e cidadania nos EUA; saiba o que mudou, como se proteger e quais caminhos continuam abertos para morar e trabalhar legalmente no país

ENCONTRO MARCADO

Trump e Putin se preparam para negociar cessar-fogo na guerra da Ucrânia; republicano quer Zelensky na mesa, mas acordo preocupa Kiev

10 de agosto de 2025 - 18:22

O encontro vem na esteira do fim do prazo de Trump para que Putin concordasse com um cessar-fogo; entenda o que está em jogo agora

CORRIDA DA TECNOLOGIA

China pressiona EUA para aliviar controle sobre exportação de chips de IA em meio às negociações do tarifaço de Trump

10 de agosto de 2025 - 12:51

Essa não é a primeira vez que Pequim indica a exportação de chips como um ponto-chave para as negociações

GUERRA COMERCIAL

Um beco sem saída? Vice-secretário de Trump culpa Moraes pela crise entre EUA e Brasil

10 de agosto de 2025 - 9:55

Christopher Landau afirmou que o ministro destruiu a relação historicamente próxima do Brasil com os Estados Unidos

ALÔ, COMPANHEIRO

Putin liga para…Lula? Veja o que o presidente russo falou sobre guerra na Ucrânia em meio às pressões de Trump pelo fim do conflito

9 de agosto de 2025 - 16:22

Na conversa, que durou cerca de 40 minutos, os líderes russo e brasileiro também compartilharam informações sobre as negociações com os Estados Unidos

BRILHO TARIFADO

Ouro continua renovando recordes — e a culpa agora é do tarifaço de Trump

8 de agosto de 2025 - 15:07

Decisão da alfândega dos EUA surpreende mercado, atinge em cheio refinadores suíços e ameaça fluxo global do metal

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar