Os carros e as inovações que você precisa conhecer: 10 destaques automobilísticos da maior feira de tecnologia do mundo
Carros voadores, painel com holografia e até uma cidade que parece saída de uma história de ficção científica foram as atrações do segmento automotivo da CES 2025

A indústria automotiva está totalmente associada à tecnologia no presente e no futuro. Por isso, a CES (Consumer Electronic Show), maior feira de tecnologia do mundo, atrai tantos olhares das montadoras de automóveis e fabricantes de componentes para carros, que investem para mostrar o que estão fazendo.
A edição deste ano, sempre realizada em janeiro em Las Vegas, EUA, contou com 4.500 expositores.
Desses, uma parte era dedicada à mobilidade, com empresas direta ou indiretamente ligadas ao ecossistema automotivo.
Além dos avanços dos veículos elétricos e até de carros voadores, desenvolvimentos importantes em SDV, os automóveis definidos por software, e em Inteligência Artificial vão nortear os próximos passos na adequação da direção assistida e autônoma.
Confira a seguir os carros e acessórios que se destacaram na feira.
1 - Futuros modelos elétricos
A Honda apresentou a nova linha de protótipos Honda 0 Series, com lançamento previsto para 2026.
O modelo 0 Saloon possui design esportivo e interior espaçoso, utilizando uma nova arquitetura EV e um sistema operacional chamado Asimo OS, de mobilidade personalizada.
Leia Também
O conceito incorpora tecnologias de condução automatizada de nível 3 – na qual o motorista não precisa manter as mãos no volante, mas precisa ficar atento.
Já o Honda 0 SUV contará com recursos de ponta e integrará sensores giroscópicos 3D.

A Honda busca uma futura mobilidade sem acidentes, utilizando inteligência artificial para aprimorar a direção automatizada.
Estão sendo desenvolvidos sistemas avançados para facilitar a condução automatizada e impulsionar veículos baseados em software, em parceria com a Renesas Electronics Corporation.
Além disso, a próxima geração da Série 0 contará com uma nova arquitetura eletrônica centralizada para gerenciar diversos sistemas do veículo.
2 - GWM apresentou SUV que vem para o Brasil
A fabricante chinesa GWM participou pela primeira vez da Consumer Electronics Show com o novo SUV híbrido premium Wey 07, que chegará ao Brasil ainda este ano.
O Wey 07 é destacado por sua inteligência artificial NOA (direção com piloto automático) e pelo sistema de direção inteligente Coffee Pilot Ultra, que permite condução autônoma em diversas condições, sem precisar de mapas de alta definição.

Seus passageiros podem controlar cinco telas por gestos, o veículo possui um refrigerador inteligente e um sistema de som com 23 alto-falantes. Com uma bateria de 52,3 kWh, o SUV tem autonomia de 1.300 km e consumo de 15,4 km/l de combustível.
A GWM também apresentou a Souo S2000, sua primeira motocicleta Touring, equipada com um motor flat-eight de 2.000 cm³ e tecnologia avançada para navegação.

Ainda em seu estande, a GWM exibiu o chassi HI4, uma arquitetura híbrida de tração integral e layout distribuído de dois motores, o que resulta em uma tração integral de série-paralela.
3 - Toyota cria cidade que parece saída da ficção científica
A participação da marca japonesa foi além dos carros e sistemas de conectividade: trata-se do lançamento de uma cidade laboratório, que mais parece algo tirado de um filme de ficção científica!
A Toyota concluiu a construção da Fase 1 da Woven City (algo como cidade entrelaçada e também que remete às origens da Toyota, como fabricante de tecido), um projeto que servirá como campo de testes para mobilidade, com lançamento planejado para este semestre.

A Woven City, localizada onde funcionava uma antiga fábrica da Higashi-Fuji, tem como objetivo melhorar a qualidade de vida por meio de um design centrado no ser humano.
O projeto busca unir inventores e empresas, permitindo o teste e validação de novas tecnologias de mobilidade – por exemplo, veículos autônomos, carros voadores, drones e robôs domésticos, entre outros.
Moradores conhecidos como Weavers terão um papel vital e a comunidade inicial contará com cerca de 100 pessoas, expandindo para 360 ao longo do tempo.

A Woven City também vai servir como um laboratório para a transformação da Toyota em uma empresa de mobilidade, abrangendo o movimento de bens e pessoas e conta com a parceria com diversas empresas para impulsionar a inovação.
4 - Hyundai cria display holográfico no para-brisa dos carros
A Hyundai Mobis é uma das principais fornecedoras de componentes da marca coreana e que faz parte do grupo.
Na CES 2025, apresentou o primeiro display holográfico de para-brisa completo do mundo, uma evolução significativa em comparação aos tradicionais heads-up displays (HUDs).

O sistema, instalado no elétrico Kia EV9, utiliza projetores escondidos e um filme óptico especial no para-brisa, permitindo imagens mais brilhantes e ângulos de visão reduzidos para eliminar distrações.
O display é dividido em três zonas, duas para o motorista e uma para o passageiro, permitindo que o motorista veja informações como velocidade e mapas 3D em tempo real, enquanto o passageiro pode acessar informações do veículo ou se entreter com vídeos e jogos.
A tecnologia, desenvolvida em parceria com a Zeiss, é esperada para chegar ao mercado até 2027, representando uma inovação sem telas físicas, transformando o para-brisa em uma tela transparente para exibição de informações essenciais.
5 - Película abaixo do para-brisa da BMW chega este ano
A BMW apresentou o Panoramic Vision, novo conceito de head-up display que projeta informações visíveis em uma superfície impressa na seção inferior do para-brisa, visível para todos os ocupantes.
As informações de direção mais importantes são projetadas diretamente na linha de visão do motorista.

O volante multifuncional utiliza a abordagem shy-tech, na qual os botões relevantes são iluminados para destacar suas funções.
O sistema estará disponível para novos modelos BMW a partir do final deste ano. A montadora também apresentou a atualização do Operating System X, seu sistema operacional baseado em uma estrutura de software do Android Open Source Project (AOSP).
Oferece uma capacidade ainda maior de atualização e upgrade do que o sistema anterior.
Leia também
- Com mercado aquecido, fabricantes de carros se preparam para lançar mais de 100 novos modelos em 2025
- Vai comprar um carro novo? Saiba como não errar na hora de negociar e aprenda a fugir das armadilhas
- Webmotors, iCarros, NaPista e mais: Por que os bancos estão cada vez mais envolvidos com as plataformas de compra e venda de carros
6 - Zeekr apresenta três carros e suas parcerias estratégicas
A Zeekr, marca global do grupo Geely, apresentou na CES 2025 seus novos veículos elétricos: o Zeekr 001 FR, um crossover de alto desempenho, o Zeekr 009, uma minivan de luxo, e o Zeekr Mix, um monovolume familiar.

A marca enfatizou seu design atrativo e os avanços em tecnologia, como atualizações nas plataformas de infotainment e navegação inteligente.
A parceria com a Qualcomm foi ampliada, incorporando a plataforma Snapdragon Cockpit, que trará recursos de entretenimento, navegação avançada e interações de voz.

A Zeekr também anunciou o Zeekr RT, o primeiro veículo autônomo de produção em massa, destinado a testes com a Waymo (de carros autônomos).
Além disso, a colaboração com a NVIDIA para um controlador de direção inteligente, baseado na plataforma Drive AGX Thor, visa garantir uma condução autônoma segura e eficiente.
A Zeekr já comercializa dois modelos no Brasil e planeja oferecer soluções de carregamento de 800V para melhorar a experiência dos motoristas.
7 - Os carros voadores estão chegando — e não vão demorar
A XPeng Aeroht, divisão da chinesa XPeng Motors, apresentou um carro voador modular que combina um avião de carga com um veículo terrestre, com autonomia superior a 1 mil km.
Com previsão de produção em massa a partir de 2026, o modelo pode realizar até seis voos por tanque e bateria cheios.
A empresa já recebeu 2.000 pré-encomendas a um custo de US$ 280 mil e planeja produzir mil unidades anualmente até o final de 2025.
O carro voador é feito de fibra de carbono, possui seis rotores e um cockpit panorâmico, e pode ser operado manual ou automaticamente.

O modelo também inclui tecnologias de navegação e controle avançadas, permitindo que o usuário aprenda a operá-lo.
O primeiro voo demonstrativo ocorreu em 2024, quando o veículo executou manobras de aceleração, subida, descida e pouso com sucesso.
8 - Veículo elétrico que mais parece uma nave e recarrega com a luz solar
A Aptera Motors apresentou seu veículo elétrico solar (sEV), marcando um avanço significativo na mobilidade sustentável.
Com a capacidade de até 640 km de autonomia em uma carga e até 64 km diários movidos apenas pela luz solar, o sEV promete reduzir a dependência do carregamento convencional.
O veículo de três rodas exibe design aerodinâmico, assinado pelo estúdio Pininfarina, com quatro painéis solares integrados e uma estrutura leve de fibra de carbono, que simplificam a construção do veículo.

O estande da Aptera na CES, uma startup californiana, permitiu que os visitantes interagissem com o veículo e a equipe, enquanto a empresa já contabilizou quase 50 mil interessados em pagar US$ 40 mil pela novidade, potencializando seu caminho para a produção em massa e um futuro movido a energia solar.
A promessa é que será lançado ainda este ano.
9 - Bebês calmos, motoristas menos estressados
A Evenflo, fabricante de cadeirinhas para bebês, apresentou uma nova tecnologia chamada SensorySoothe, que visa acalmar os bebês que choram e diminuir o estresse dos pais.
Essa inovação está incorporada nos assentos de carro e pode ser controlada através de um aplicativo, comandos de voz e botões de fácil acesso.

O recurso oferece combinações de luzes e sons adequados para o desenvolvimento infantil, proporcionando uma experiência relaxante durante as viagens.
A tecnologia estará disponível em uma nova linha de assentos a partir de fevereiro nos EUA, sendo a primeira opção de assento infantil com luzes e sons integrados.
10 - Câmeras térmicas agregam segurança a carros e outros veículos autônomos
A Imagry, especializada em tecnologia de direção autônoma, anunciou uma parceria com a Adasky, que desenvolve câmeras térmicas avançadas.
Essa colaboração integra as câmeras térmicas à plataforma autônoma, melhorando a segurança em condições de baixa visibilidade, à noite, por exemplo.

As câmeras térmicas conseguem detectar pedestres e outros perigos que são invisíveis para câmeras convencionais, aumentando a percepção em situações adversas, como neblina e escuridão total.
A união das tecnologias permite um comportamento de direção autônoma mais seguro e confiável, essencial para veículos de passageiros.
Tanto a Adasky quanto a Imagry destacam a importância dessa inovação para garantir uma navegação segura em diversos ambientes, mostrando que a tecnologia térmica pode superar os limites das câmeras diurnas.
US Open 2025: Depois de ‘virar a chave’ na estreia, Bia Haddad Maia enfrenta Viktorija Golubic hoje; veja horário e onde assistir
Bia Haddad Maia busca embalar no US Open depois de quebrar sequência de derrotas em sua estreia no Grand Slam
Oneflip: o método que ‘hipnotiza’ a inteligência artificial — e é quase impossível de defender ou rastrear
A boa notícia é que o método de invasão analisado exige conhecimento técnico avançado e algum nível de acesso ao sistema onde opera o modelo de inteligência artificial
Natal em risco? Depois de café, suco de laranja e manga, tarifaço dos EUA também pode atingir panetone
Quem aponta este problema iminente é a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias, Pães e Bolos Industrializados (Abimapi)
Filho do bilionário George Soros entra na mira de Trump e pode cair na lei antimáfia — e o motivo tem a ver com o Brasil
O presidente norte-americano ameaçou nesta quarta-feira (27) acusar Alex Soros na lei de organizações corruptas e influenciadas por extorsão
Taylor Swift, Travis Kelce e um anel de noivado avaliado em quase R$ 3 milhões
Anel de noivado de Taylor Swift, com diamante raro de 8 quilates, transforma a joia em peça única e repercute até no mercado financeiro
US Open 2025: após vitória em estreia João Fonseca enfrenta campeão olímpico nesta quarta (27); veja onde assistir
João Fonseca, invicto em estreias de Grand Slam, enfrenta Tomas Machac, campeão olímpico, na segunda rodada do US Open 2025, nesta quarta-feira (27)
Os EUA vão virar a Turquia? O cenário traçado por Paul Krugman, bancos e corretoras após crise no Fed
Depois que o republicano demitiu a diretora Lisa Cook e ela decidiu se defender na justiça, especialistas passaram a questionar a independência do BC norte-americano e tentar saber até onde o chefe da Casa Branca pode ir nessa história
O que está em jogo para Trump com a demissão de Lisa Cook, diretora do Fed?
As tentativas de interferência do republicano no banco central norte-americano adiciona pressão sobre a autarquia, que vem sendo cobrada pelo início da queda de juros nos EUA
Bia Haddad Maia enfrenta ‘carrasca’ em estreia no US Open; veja quanto ela vai faturar caso consiga a revanche e onde assistir
Brasileira Bia Haddad estreia no US Open 2025 em busca do maior prêmio da história do tênis; só por entrar na quadra ela vai receber US$ 110 mil
Quem é a mulher que quer desafiar a ordem de demissão de Trump
Apesar de Trump afirmar que a decisão tem efeito imediato, a diretora do Federal Reserve diz que não pretende sair do cargo
João Fonseca estreia hoje no US Open; veja quanto ele vai faturar se vencer o melhor tenista sérvio depois de Djokovic
Brasileiro João Fonseca estreia no US Open 2025 em busca do maior prêmio da história do tênis; só por entrar na quadra ele vai receber US$ 110 mil
Mísseis hipersônicos: Como os EUA ficaram para trás no mais novo estágio da corrida armamentista com China e Rússia
A guerra entre Ucrânia e Rússia revela contrastes geopolíticos, com destaque para o uso de mísseis hipersônicos no conflito
Lançamento da Starship está previsto para este domingo (24); entenda por que este teste da SpaceX é tão decisivo e saiba como assistir
Após falhas explosivas, o colossal foguete de Elon Musk decola neste domingo em uma missão crucial para os planos do empresário de chegar à Lua e a Marte
Quem é Lisa Cook, a diretora do Fed acusada de fraude pelo governo Trump
Confirmada pelo Senado em 2023 para um mandato que se estende até 2038, Cook se juntou ao banco central em 2022 vinda de uma carreira como pesquisadora acadêmica
Mais um marco na carreira: Roger Federer é o mais novo bilionário do pedaço — e foi graças a um tênis
Mesmo tendo se aposentado em 2022, o tenista continua faturando alto com os negócios fora da quadra
US Open 2025: onde assistir aos jogos de Bia Haddad Maia e João Fonseca na busca pelo título inédito
O US Open 2025 terá a maior premiação da história de uma competição de tênis
R$ 50 bilhões a mais na conta em poucas horas e sem fazer nada: Elon Musk dá a receita
Os mais ricos do mundo ficaram ainda mais ricos nesta sexta-feira após o discurso de Jerome Powell, do Fed; veja quanto eles ganharam
China tenta “furar barreira” dos navios dos EUA na Venezuela com um investimento bilionário
A China Concord Resources Corp (CCRC) iniciou o desenvolvimento de dois importantes campos de petróleo na Venezuela. A ideia é obter 60 mil barris de petróleo bruto por dia até o final de 2026.
Gatilho para os mercados: o maior evento de política monetária dos EUA deve abrir oportunidades de ganho na bolsa
Jerome Powell usou o Simpósio de Jackson Hole para chegar o mais perto até agora de declarar o início do afrouxamento monetário nos EUA e isso pode mexer muito com o seu bolso; entenda como
Powell em Jackson Hole: um resumo dos principais pontos do discurso que abalou os mercados globais
Powell se despediu do evento mais importante da política monetária como presidente do Fed com uma sinalização sobre o corte de juros, um recado para Trump e as lições aprendidas sobre a inflação