Os carros e as inovações que você precisa conhecer: 10 destaques automobilísticos da maior feira de tecnologia do mundo
Carros voadores, painel com holografia e até uma cidade que parece saída de uma história de ficção científica foram as atrações do segmento automotivo da CES 2025
A indústria automotiva está totalmente associada à tecnologia no presente e no futuro. Por isso, a CES (Consumer Electronic Show), maior feira de tecnologia do mundo, atrai tantos olhares das montadoras de automóveis e fabricantes de componentes para carros, que investem para mostrar o que estão fazendo.
A edição deste ano, sempre realizada em janeiro em Las Vegas, EUA, contou com 4.500 expositores.
Desses, uma parte era dedicada à mobilidade, com empresas direta ou indiretamente ligadas ao ecossistema automotivo.
Além dos avanços dos veículos elétricos e até de carros voadores, desenvolvimentos importantes em SDV, os automóveis definidos por software, e em Inteligência Artificial vão nortear os próximos passos na adequação da direção assistida e autônoma.
Confira a seguir os carros e acessórios que se destacaram na feira.
1 - Futuros modelos elétricos
A Honda apresentou a nova linha de protótipos Honda 0 Series, com lançamento previsto para 2026.
O modelo 0 Saloon possui design esportivo e interior espaçoso, utilizando uma nova arquitetura EV e um sistema operacional chamado Asimo OS, de mobilidade personalizada.
Leia Também
O conceito incorpora tecnologias de condução automatizada de nível 3 – na qual o motorista não precisa manter as mãos no volante, mas precisa ficar atento.
Já o Honda 0 SUV contará com recursos de ponta e integrará sensores giroscópicos 3D.

A Honda busca uma futura mobilidade sem acidentes, utilizando inteligência artificial para aprimorar a direção automatizada.
Estão sendo desenvolvidos sistemas avançados para facilitar a condução automatizada e impulsionar veículos baseados em software, em parceria com a Renesas Electronics Corporation.
Além disso, a próxima geração da Série 0 contará com uma nova arquitetura eletrônica centralizada para gerenciar diversos sistemas do veículo.
2 - GWM apresentou SUV que vem para o Brasil
A fabricante chinesa GWM participou pela primeira vez da Consumer Electronics Show com o novo SUV híbrido premium Wey 07, que chegará ao Brasil ainda este ano.
O Wey 07 é destacado por sua inteligência artificial NOA (direção com piloto automático) e pelo sistema de direção inteligente Coffee Pilot Ultra, que permite condução autônoma em diversas condições, sem precisar de mapas de alta definição.

Seus passageiros podem controlar cinco telas por gestos, o veículo possui um refrigerador inteligente e um sistema de som com 23 alto-falantes. Com uma bateria de 52,3 kWh, o SUV tem autonomia de 1.300 km e consumo de 15,4 km/l de combustível.
A GWM também apresentou a Souo S2000, sua primeira motocicleta Touring, equipada com um motor flat-eight de 2.000 cm³ e tecnologia avançada para navegação.

Ainda em seu estande, a GWM exibiu o chassi HI4, uma arquitetura híbrida de tração integral e layout distribuído de dois motores, o que resulta em uma tração integral de série-paralela.
3 - Toyota cria cidade que parece saída da ficção científica
A participação da marca japonesa foi além dos carros e sistemas de conectividade: trata-se do lançamento de uma cidade laboratório, que mais parece algo tirado de um filme de ficção científica!
A Toyota concluiu a construção da Fase 1 da Woven City (algo como cidade entrelaçada e também que remete às origens da Toyota, como fabricante de tecido), um projeto que servirá como campo de testes para mobilidade, com lançamento planejado para este semestre.

A Woven City, localizada onde funcionava uma antiga fábrica da Higashi-Fuji, tem como objetivo melhorar a qualidade de vida por meio de um design centrado no ser humano.
O projeto busca unir inventores e empresas, permitindo o teste e validação de novas tecnologias de mobilidade – por exemplo, veículos autônomos, carros voadores, drones e robôs domésticos, entre outros.
Moradores conhecidos como Weavers terão um papel vital e a comunidade inicial contará com cerca de 100 pessoas, expandindo para 360 ao longo do tempo.

A Woven City também vai servir como um laboratório para a transformação da Toyota em uma empresa de mobilidade, abrangendo o movimento de bens e pessoas e conta com a parceria com diversas empresas para impulsionar a inovação.
4 - Hyundai cria display holográfico no para-brisa dos carros
A Hyundai Mobis é uma das principais fornecedoras de componentes da marca coreana e que faz parte do grupo.
Na CES 2025, apresentou o primeiro display holográfico de para-brisa completo do mundo, uma evolução significativa em comparação aos tradicionais heads-up displays (HUDs).

O sistema, instalado no elétrico Kia EV9, utiliza projetores escondidos e um filme óptico especial no para-brisa, permitindo imagens mais brilhantes e ângulos de visão reduzidos para eliminar distrações.
O display é dividido em três zonas, duas para o motorista e uma para o passageiro, permitindo que o motorista veja informações como velocidade e mapas 3D em tempo real, enquanto o passageiro pode acessar informações do veículo ou se entreter com vídeos e jogos.
A tecnologia, desenvolvida em parceria com a Zeiss, é esperada para chegar ao mercado até 2027, representando uma inovação sem telas físicas, transformando o para-brisa em uma tela transparente para exibição de informações essenciais.
5 - Película abaixo do para-brisa da BMW chega este ano
A BMW apresentou o Panoramic Vision, novo conceito de head-up display que projeta informações visíveis em uma superfície impressa na seção inferior do para-brisa, visível para todos os ocupantes.
As informações de direção mais importantes são projetadas diretamente na linha de visão do motorista.

O volante multifuncional utiliza a abordagem shy-tech, na qual os botões relevantes são iluminados para destacar suas funções.
O sistema estará disponível para novos modelos BMW a partir do final deste ano. A montadora também apresentou a atualização do Operating System X, seu sistema operacional baseado em uma estrutura de software do Android Open Source Project (AOSP).
Oferece uma capacidade ainda maior de atualização e upgrade do que o sistema anterior.
Leia também
- Com mercado aquecido, fabricantes de carros se preparam para lançar mais de 100 novos modelos em 2025
- Vai comprar um carro novo? Saiba como não errar na hora de negociar e aprenda a fugir das armadilhas
- Webmotors, iCarros, NaPista e mais: Por que os bancos estão cada vez mais envolvidos com as plataformas de compra e venda de carros
6 - Zeekr apresenta três carros e suas parcerias estratégicas
A Zeekr, marca global do grupo Geely, apresentou na CES 2025 seus novos veículos elétricos: o Zeekr 001 FR, um crossover de alto desempenho, o Zeekr 009, uma minivan de luxo, e o Zeekr Mix, um monovolume familiar.

A marca enfatizou seu design atrativo e os avanços em tecnologia, como atualizações nas plataformas de infotainment e navegação inteligente.
A parceria com a Qualcomm foi ampliada, incorporando a plataforma Snapdragon Cockpit, que trará recursos de entretenimento, navegação avançada e interações de voz.

A Zeekr também anunciou o Zeekr RT, o primeiro veículo autônomo de produção em massa, destinado a testes com a Waymo (de carros autônomos).
Além disso, a colaboração com a NVIDIA para um controlador de direção inteligente, baseado na plataforma Drive AGX Thor, visa garantir uma condução autônoma segura e eficiente.
A Zeekr já comercializa dois modelos no Brasil e planeja oferecer soluções de carregamento de 800V para melhorar a experiência dos motoristas.
7 - Os carros voadores estão chegando — e não vão demorar
A XPeng Aeroht, divisão da chinesa XPeng Motors, apresentou um carro voador modular que combina um avião de carga com um veículo terrestre, com autonomia superior a 1 mil km.
Com previsão de produção em massa a partir de 2026, o modelo pode realizar até seis voos por tanque e bateria cheios.
A empresa já recebeu 2.000 pré-encomendas a um custo de US$ 280 mil e planeja produzir mil unidades anualmente até o final de 2025.
O carro voador é feito de fibra de carbono, possui seis rotores e um cockpit panorâmico, e pode ser operado manual ou automaticamente.

O modelo também inclui tecnologias de navegação e controle avançadas, permitindo que o usuário aprenda a operá-lo.
O primeiro voo demonstrativo ocorreu em 2024, quando o veículo executou manobras de aceleração, subida, descida e pouso com sucesso.
8 - Veículo elétrico que mais parece uma nave e recarrega com a luz solar
A Aptera Motors apresentou seu veículo elétrico solar (sEV), marcando um avanço significativo na mobilidade sustentável.
Com a capacidade de até 640 km de autonomia em uma carga e até 64 km diários movidos apenas pela luz solar, o sEV promete reduzir a dependência do carregamento convencional.
O veículo de três rodas exibe design aerodinâmico, assinado pelo estúdio Pininfarina, com quatro painéis solares integrados e uma estrutura leve de fibra de carbono, que simplificam a construção do veículo.

O estande da Aptera na CES, uma startup californiana, permitiu que os visitantes interagissem com o veículo e a equipe, enquanto a empresa já contabilizou quase 50 mil interessados em pagar US$ 40 mil pela novidade, potencializando seu caminho para a produção em massa e um futuro movido a energia solar.
A promessa é que será lançado ainda este ano.
9 - Bebês calmos, motoristas menos estressados
A Evenflo, fabricante de cadeirinhas para bebês, apresentou uma nova tecnologia chamada SensorySoothe, que visa acalmar os bebês que choram e diminuir o estresse dos pais.
Essa inovação está incorporada nos assentos de carro e pode ser controlada através de um aplicativo, comandos de voz e botões de fácil acesso.

O recurso oferece combinações de luzes e sons adequados para o desenvolvimento infantil, proporcionando uma experiência relaxante durante as viagens.
A tecnologia estará disponível em uma nova linha de assentos a partir de fevereiro nos EUA, sendo a primeira opção de assento infantil com luzes e sons integrados.
10 - Câmeras térmicas agregam segurança a carros e outros veículos autônomos
A Imagry, especializada em tecnologia de direção autônoma, anunciou uma parceria com a Adasky, que desenvolve câmeras térmicas avançadas.
Essa colaboração integra as câmeras térmicas à plataforma autônoma, melhorando a segurança em condições de baixa visibilidade, à noite, por exemplo.

As câmeras térmicas conseguem detectar pedestres e outros perigos que são invisíveis para câmeras convencionais, aumentando a percepção em situações adversas, como neblina e escuridão total.
A união das tecnologias permite um comportamento de direção autônoma mais seguro e confiável, essencial para veículos de passageiros.
Tanto a Adasky quanto a Imagry destacam a importância dessa inovação para garantir uma navegação segura em diversos ambientes, mostrando que a tecnologia térmica pode superar os limites das câmeras diurnas.
Miss Universo: Como funciona o negócio milionário que já foi de Trump — e agora causa revolta entre as misses
Entenda a engrenagem por trás do Miss Universo, concurso de beleza mais famoso do mundo que vem dando o que falar
Roubado por nazistas e quase destruído em um incêndio: a incrível história por trás do quadro de mais de R$ 1 bilhão
Tela de pintor austríaco Gustav Klimt se consagra como a segunda obra de arte mais cara já vendida em leilão; conheça a história por trás da tela
Montanhas e ruínas incas: o palco de Palmeiras x Flamengo na final da Copa Libertadores 2025
Entre montanhas e ruínas incas, o Monumental U recebe Palmeiras x Flamengo na Final da Copa Libertadores 2025, em um dos cenários mais impressionantes da América do Sul
Israel diz ter matado líder militar do Hezbollah em ataque a Beirute, no Líbano
Este foi o primeiro ataque israelense ao território do Líbano desde junho; Hezbollah fala em “escalada de ataques”
Final da Copa Sul-Americana 2025: veja horário e onde assistir a Atlético-MG x Lanús
Atlético-MG x Lanús decidem a Sul-Americana 2025 neste sábado, em Assunção; veja como chegam os finalistas e onde assistir
Ata do Fed revela que muitos dirigentes queriam manter juros inalterados até o fim do ano e alerta para risco nas ações de tecnologia
Dirigentes divergiram na última reunião sobre a necessidade de novos cortes nas taxas de juros, citando inflação elevada
O novo menor país da história a disputar uma Copa tem o tamanho de Curitiba e não tem nenhum jogador nascido em seu território
Com apenas 158 mil habitantes e 444 km², Curaçao se torna o menor país a disputar uma Copa — e o primeiro a chegar ao Mundial sem nenhum jogador nativo
O carro que definiu uma geração está de volta — e você não vai reconhecê-lo
O carro que dominou o país na passagem dos anos 1980 para os 1990 volta repaginado e pronto para disputar um novo mercado
Brasil x Tunísia: veja onde assistir ao amistoso e saiba o horário da partida
Confira onde e quando assistir ao amistoso entre Brasil x Tunísia, que faz parte da preparação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2026
Antes de Atlético-MG x Lanús, estádio da final da Copa Sul-Americana 2025 virou palco de uma guerra por um território que também é do Brasil
Antes de receber Atlético-MG x Lanús na final da Copa Sul-Americana 2025, o Defensores del Chaco foi cenário de guerra, confronto territorial e reconstrução histórica
Casa Branca vê baixo risco de derrota sobre tarifas na Suprema Corte, diz Bessent
A decisão, aguardada para as próximas semanas, pode afetar cerca de US$ 200 bilhões em receitas alfandegárias já cobradas
EUA quer concluir acordo sobre terras raras com a China até o Dia de Ação de Graças, diz secretário do Tesouro
No mês passado, os EUA concordaram em não impor tarifas de 100% sobre as importações chinesas até fechar um novo acordo
Menos Apple (AAPL34), mais Google (GOGL34): Berkshire Hathaway vira a mão em sua aposta nas big techs
Essa foi a última apresentação do portfólio antes do fim da gestão de 60 anos de Warren Buffett como diretor executivo
EUA recuam em tarifas: Trump assina isenção para café, carne e frutas tropicais
A medida visa conter a pressão dos preços dos alimentos nos EUA e deve ser positiva para as exportações brasileiras
Ao som de música tema de Rocky, badalado robô humanoide russo vai a ‘nocaute’ logo na estreia; assista ao tombo
A queda do robô AIDOL, da Rússia, durante uma apresentação em uma feira de tecnologia gerou repercussão. A empresa responsável explicou o incidente e compartilhou a recuperação do humanoide
Sinais? Nave? Mistério? O que realmente sabemos sobre o cometa 3I/Atlas
Enquanto estudos confirmam que o 3i/Atlas apresenta processos naturais, rumores sobre “sinais” e origem alienígena proliferam nas redes sociais
A maior paralisação da história dos EUA acabou, mas quem vai pagar essa conta bilionária?
O PIB norte-americano deve sofrer uma perda de pelo menos um ponto percentual no quarto trimestre de 2025, mas os efeitos do shutdown também batem nos juros e nos mercados
Revolução ou bolha? A verdade sobre a febre da inteligência artificial
Paula Zogbi, estrategista-chefe da Nomad, e Enzo Pacheco, analista da Empiricus, falam no podcast Touros e Ursos sobre o risco de bolha e a avaliação das empresas ligadas à IA
SoftBank embolsa US$ 5,8 bilhões com venda das ações da Nvidia — bolha nas ações de IA ou realização de lucros?
O conglomerado japonês aposta forte na tecnologia e já tem plano para o dinheiro que entrou em caixa
‘Fim do mundo’ por IA já assusta os donos de big techs? Mark Zuckerberg, Elon Musk e Jeff Bezos se dividem entre bunkers e planos interplanetários
Preparação para o “apocalipse” inclui bunkers luxuosos, ilhas privadas e mudança para Marte – e a “vilã” pode ser a própria criação dos donos das big techs