🔴 TOUROS E URSOS: LULA 3 FAZ 3 ANOS, OS DADOS ECONÔMICOS E A POPULARIDADE DO GOVERNO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

Dani Alvarenga

Repórter de fundos imobiliários e finanças pessoais no Seu Dinheiro. Estudante de Jornalismo pela Universidade de São Paulo (ECA-USP).

“ATINGIDOS COMO NUNCA”?

Agência vai na contramão de Trump e afirma que Irã pode voltar a enriquecer urânio nos próximos meses; confira a resposta de Teerã

Em meio a pronunciamentos dos governos iraniano e norte-americano neste fim de semana, o presidente francês, Emmanuel Macron, cobrou retorno do Irã à mesa de negociações

Dani Alvarenga
29 de junho de 2025
20:00 - atualizado às 20:01
Trump diante das bandeiras de Irã e Israel
Imagem: Montagem Seu Dinheiro

O tamanho do estrago feito pelo ataque dos Estados Unidos ao Irã segue levantando questionamentos. Durante entrevista neste domingo (29), Donald Trump afirmou que a mídia norte-americana está mentindo e que a última coisa que o governo iraniano irá fazer é desenvolver armas nucleares

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, a Agência de Vigilância Nuclear (AIEA) tem informações divergentes. Segundo o chefe da instituição, Rafael Grossi, o Irã possivelmente começará a enriquecer urânio “em questão de meses”.

Apesar de Trump assegurar que o programa nuclear de Teerã recuou em “décadas”, Grossi afirma que “ainda resta algo”.

“Eles podem ter, você sabe, eu diria que em questão de meses, alguns estágios de centrífuga girando e produzindo urânio enriquecido, ou menos que isso”, disse à CBS News.

Outro ponto que vem sendo questionado é se o Irã conseguiu ou não realocar parte ou toda a reserva de urânio, que estaria enriquecido a 60%, muito acima dos níveis permitidos para uso civil — mas ainda abaixo do necessário para construir armas nucleares.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Caso fosse posteriormente refinado, esse material seria suficiente para mais de nove bombas nucleares.

Leia Também

“Não sabemos onde esse material pode estar”, admitiu Grossi. “Uma parte pode ter sido destruída nos ataques, mas outra parte pode ter sido transferida. Por isso, em algum momento, será necessária uma explicação”.

Já Trump afirmou que não acredita que o urânio tenha sido movido. “O Irã não retirou nada antes do ataque, eles não sabiam que estávamos chegando”, disse em entrevista nesta tarde.

Trump soltou o verbo

Essas não foram as únicas declarações do presidente norte-americano, que voltou a comentar sobre o conflito neste domingo (29).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Durante entrevista à Fox News, Trump afirmou que o governo dos Estados Unidos fez “tudo o que podia” antes do ataque, mas Teerã queria enriquecer urânio. “Eu sempre disse que o Irã não poderia ter uma bomba nuclear”.

Trump afirmou ainda que o governo iraniano não deve continuar a desenvolver armas nucleares por “estarem exaustos”. Para o presidente, o país foi “atingido como nunca”, disse. 

Além disso, ele ressaltou a qualidade dos equipamentos e dos soldados americanos ao declarar que o ataque “destruiu as instalações como se fossem manteiga”.

Por fim, o presidente norte-americano disse que os Estados Unidos possuem sanções contra Teerã, mas, se o país mostrar que não vai fabricar armas, poderiam retirá-las.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Para fins pacíficos”: Irã nega desenvolvimento de arma nuclear

Enquanto Trump soltava o verbo, o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, enviou uma carta ao secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e ao presidente do Conselho de Segurança.

No documento, ele argumenta que o órgão deve reconhecer os Estados Unidos e Israel como responsáveis pelas agressões que resultaram no conflito de 12 dias. 

O chanceler também solicita que os países paguem uma compensação pelos danos. O teor da correspondência foi divulgado pelo Irã em uma publicação na rede X (antigo Twitter).

Além disso, o porta-voz do ministério das Relações Exteriores do Irã, Esmaeil Baghaei, afirmou que o país não tem planos de obter armas nucleares.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, reforçou que os iranianos possuem o direito de enriquecer urânio para fins civis. “Deixamos claro nas últimas duas ou três décadas que não buscamos armas nucleares. Nunca houve enriquecimento em nível militar no Irã”, declarou.

“Consultem os relatórios da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e me mostrem uma única evidência de que o programa nuclear iraniano se desviou de fins pacíficos. É um fato que ele continua totalmente pacífico”, disse.

Vale lembrar, no entanto, que o Parlamento do Irã suspendeu a cooperação do país com a agência.

“Os EUA estão indicando uma interpretação extremamente perigosa do Tratado de Não Proliferação Nuclear de que países em desenvolvimento não têm direito de usar energia nuclear para fins pacíficos. Isso é inaceitável para qualquer membro responsável do tratado”, argumentou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além dos comentários: medidas do Irã neste fim de semana

O governo iraniano não se limitou aos pronunciamentos. O Congresso do país aprovou a proibição do uso de ferramentas eletrônicas de comunicação pela internet sem licença, como a Starlink, de Elon Musk

A violação à lei pode ser punida com multa, açoitamento ou até dois anos de prisão. 

Além disso, o parlamento também determinou que qualquer atividade de inteligência, espionagem ou ação operacional em colaboração com o governo de Israel ou outros governos hostis ao Irã constitui corrupção.

A prática está sujeita à pena de morte. Ambas as decisões ainda aguardam a aprovação de um conselho superior.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Macron no meio do conflito

Em meio aos pronunciamentos do governo iraniano e de Donald Trump neste domingo, o presidente francês, Emmanuel Macron, cobrou o retorno do Irã à mesa de negociações “para tratar das questões balísticas e nucleares”.

Além disso, Macron reivindicou a retomada da cooperação com a AIEA durante uma ligação telefônica entre os dois líderes, segundo publicação do francês no X.

“É essencial manter o marco do Tratado de Não Proliferação Nuclear e retomar rapidamente os trabalhos da AIEA no Irã para garantir total transparência”, afirmou Macron. 

Ele também pressionou o Irã pela libertação de dois cidadãos franceses detidos no país. Ambos estão presos desde 2022, acusados de espionagem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A libertação de nossos compatriotas Cécile Kohler e Jacques Paris foi uma das mensagens centrais levadas a Pezeshkian”, disse. 

Por fim, o presidente francês apelou por estabilidade regional, destacando a importância do “respeito ao cessar-fogo [com Israel], para ajudar a restaurar a paz na região”. Ele concluiu a nota dizendo que continuará trabalhando nos próximos dias para alcançar os objetivos propostos.

*Com informações do Estadão Conteúdo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
QUEM VAI SE DAR BEM

5 setores e 8 empresas: as ações gringas para ficar de olho em uma potencial reconstrução da Venezuela

8 de janeiro de 2026 - 6:12

Além das janelas de oportunidade entre setores e empresas, o BTG Pactual também avaliou como mercados no Brasil, Argentina, Chile, Peru e Colômbia podem se beneficiar e se prejudicar após a queda de Maduro

VAI VIRAR MODA?

A torneira dos dividendos fechou: proibição de Trump ao setor de defesa pode pegar no Brasil e mexer com seu bolso?

7 de janeiro de 2026 - 19:36

Para que as empresas norte-americanas de defesa distribuam dividendos e recomprem ações, o republicano impôs condições; ele também defendeu um teto para a remuneração de executivos

O BRILHO OFUSCA O RISCO

Disparada do ouro é um alerta para os investidores globais, avisa Ray Dalio

6 de janeiro de 2026 - 19:50

O metal precioso encerrou o ano passado com o maior ganho desde pelo menos 1979, superando em muito o índice S&P 500

A BOLA DA VEZ

De olho na Venezuela, a grande aposta de Michael Burry agora é na ação de uma refinaria

6 de janeiro de 2026 - 17:29

O petróleo venezuelano está entre os mais pesados e com maior teor de enxofre do mundo, e apenas um número limitado de refinarias está equipado para processá-lo com eficiência

MUITA CALMA NESSA HORA

Chevron, Exxon e ConocoPhillips estão nas alturas após captura de Maduro, mas analistas recomendam cautela com as ações 

5 de janeiro de 2026 - 19:34

De acordo com especialistas, o momento não é de euforia e sim de pé no chão com a disparada dos papéis dessas companhias — e tudo por causa do petróleo

SINAL AMARELO

“Início de uma bolha”: Ray Dalio alerta que boom da IA em Wall Street pode esconder riscos iminentes

5 de janeiro de 2026 - 18:40

Índices dos EUA viveram três anos de altas impulsionadas pela inteligência artificial, mas sinais de instabilidade e tensões geopolíticas aumentam o risco de uma correção brusca

OURO NEGRO

Única petroleira americana na Venezuela está no país há mais de 100 anos e se prepara para os efeitos da queda de Maduro

5 de janeiro de 2026 - 13:54

Única petroleira americana atua no país há mais de um século e pode sair na frente com a abertura do setor após a queda de Nicolás Maduro

PAIS DEFENDE DIÁLOGO

“Violação clara do direito internacional”: China quer que os EUA libertem Maduro imediatamente

4 de janeiro de 2026 - 14:45

Governo chinês afirma que a ação dos EUA fere normas internacionais e pede que a crise seja resolvida por meio do diálogo

FIGURA IMPORTANTE DO CHAVISMO

Quem preside a Venezuela agora? Conheça Delcy Rodríguez, sucessora interina de Maduro; Trump cogita negociação

4 de janeiro de 2026 - 10:49

Rodríguez assume em meio à crise política e militar, enquanto Washington sinaliza negociação e Caracas reage

“AMBIENTE DESUMANO”

“Inferno na Terra”: prisão em que Maduro ficará já recebeu El Chapo, P.Diddy e ex-parceira de Epstein

4 de janeiro de 2026 - 9:51

Detido pelos Estados Unidos, o presidente venezuelano aguarda a tramitação das acusações em uma prisão federal de Nova York conhecida por abrigar réus de alta notoriedade e por suas duras condições internas

DEPOIS DA OPERAÇÃO QUE DEPÔS MADURO

“Precedente perigoso”: Conselho de Segurança da ONU se reúne na segunda (5) para tratar do ataque à Venezuela

4 de janeiro de 2026 - 8:53

Reunião foi convocada após ação militar dos EUA que resultou na prisão de Nicolás Maduro; secretário-geral da ONU alerta para “precedente perigoso”

'MAKE VENEZUELA GREAT AGAIN'

Trump divulga imagem de Maduro e diz que EUA vão governar Venezuela; confira os detalhes do pronunciamento

3 de janeiro de 2026 - 14:41

O presidente norte-americano revelou que a operação usou forças aéreas, terrestres e navais. Maduro e a esposa, Cilia Flores, estão sendo levados para Nova York

PAZ EM RISCO

Venezuela confirma ataque dos EUA e exige prova de vida de Maduro; veja as reações na América Latina

3 de janeiro de 2026 - 10:04

Líderes de diversos países da América Latina condenaram os ataques dos Estados Unidos nesta manhã, com exceção apenas do presidente da Argentina

É HOJE

Onde assistir à São Silvestre: a corrida centenária que para a Avenida Paulista

31 de dezembro de 2025 - 5:39

Edição de 100 anos acontece em 31 de dezembro; confira os horários das largadas e onde ver a transmissão ao vivo

TUDO ISSO? 

Quanto vale vencer a São Silvestre? Prêmio de 2025 é recorde 

29 de dezembro de 2025 - 16:55

A edição centenária da São Silvestre entra para a história ao pagar R$ 296 mil em prêmios

ALTA TENSÃO

Sem cessar-fogo temporário: a conversa de Putin e Trump sobre um acordo de paz com a Ucrânia, segundo o Kremlin

28 de dezembro de 2025 - 16:17

Após o telefonema entre os líderes políticos, o Kremlin informou que ambos os presidentes não apoiam a pressão de europeus; entenda

RETA FINAL DO CONFLITO?

Fim da guerra na Ucrânia? Por que Zelensky e Trump vão ligar para líderes europeus agora

28 de dezembro de 2025 - 14:06

O contato busca destravar negociações de paz enquanto impasse territorial segue no centro das discussões

VALE TUDO

Da soberania na IA até a proibição da camisinha: o que a China está preparando para 2026 

27 de dezembro de 2025 - 16:44

Bússola para a segunda maior economia do mundo, o plano quinquenal 2026-2030 mostra até onde Xi Jinping pode ir na busca pela supremacia chinesa

ORÁCULO DE OMAHA

Comprar a Berkshire Hathaway foi o maior erro de Warren Buffett; entenda o motivo

26 de dezembro de 2025 - 18:45

Mesmo após transformar a empresa em um conglomerado trilionário, o investidor diz que a compra inicial foi um erro estratégico

VAI TER DINHEIRO PARA TODO MUNDO?

O bilionário que tem mais de 100 filhos em 12 países diferentes — e que promete dividir sua herança com todos eles

26 de dezembro de 2025 - 14:18

Fundador do Telegram, Pavel Durov afirma ser pai de mais de 100 crianças em ao menos 12 países e diz que qualquer filho que comprove vínculo genético terá direito à herança

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar