Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
VAI PRA ONDE?

Presidente do conselho de administração da Petrobras (PETR4) deixa o cargo; entenda por que ele renunciou

A saída de Pietro Adamo Sampaio Mendes acontece em um momento no qual a estatal anuncia planos de voltar para os segmentos de gás de cozinha e distribuição

A Petrobras (PETR4) passará por mudanças após a renúncia de Pietro Adamo Sampaio Mendes dos cargos de presidente e membro do conselho de administração da estatal nesta quarta-feira (20).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O executivo deixa a liderança na Petrobras para assumir a diretoria da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) — sua aprovação foi confirmada pelo Senado na última terça-feira (19) para um mandato de 5 anos.

A indicação de Mendes havia sido informada pela estatal em dezembro do ano passado. O mandato foi aprovado com 46 votos favoráveis e um contrário no plenário. Agora, caberá ao governo oficializar a nomeação no Diário Oficial da União.

  • VEJA TAMBÉM: O que você precisa saber para investir agora? O Touros e Ursos, podcast do Seu Dinheiro, convida os principais especialistas do mercado para dar o veredito; assista aqui

Segundo o estatuto social da Petrobras, o conselho de administração pode eleger o substituto quando há vacância no cargo de presidente, válido até a próxima assembleia programada.

Em fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Petrobras afirma que Mendes deixou seu agradecimento aos colegas de conselho, à diretoria executiva liderada por Magda Chambriard e às equipes da estatal pela colaboração durante seu período à frente do conselho de administração.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O governo pode influenciar na escolha do novo presidente do conselho da Petrobras?

Especialmente por ser o acionista majoritário, o governo pode influenciar na escolha do presidente do conselho da estatal — a União, como controladora da companhia, indica a maioria dos membros do conselho que, por sua vez, elege a presidente e os diretores da petroleira. 

Leia Também

FALÊNCIA EM CURSO

Justiça oferece sobrevida à Oi (OIBR3) e estende suspensão de cobranças fora da recuperação judicial

PARCERIA BRASIL-CHINA

Patria Investimentos traz gigante chinesa da oftalmologia para a Opty em operação de R$ 530 milhões

A saída de Mendes acontece em um momento importante para a Petrobras, que recentemente anunciou o interesse em voltar ao segmento de gás de cozinha e de distribuição

A novidade deixou o mercado com o pé atrás já que são áreas que demandam muito investimento em logística e têm margem apertada. Além disso, sinalizações prévias do governo Lula de que o preço do botijão está elevado levantaram desconfiança entre investidores do uso político da estatal para baixar o valor do gás para o consumidor final.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fábrica de cloro-soda da Braskem em Maceió 11 de junho de 2026 - 11:54
Fachada do shopping JK Iguatemi 10 de junho de 2026 - 10:02
Imagem mostra a mina de Capanema, em Ouro Preto, Minas Gerais, e traz o logo da Vale na parte superior da imagem 9 de junho de 2026 - 14:27
Imagem de indústrias petroquímicas da Braskem 9 de junho de 2026 - 10:39
Sede do IRB(Re) 9 de junho de 2026 - 9:10
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar