🔴 ONDE INVESTIR EM OUTUBRO? MELHORES AÇÕES, FIIS E DIVIDENDOS – CONFIRA AQUI

Camille Lima

Camille Lima

Repórter de bancos e empresas no Seu Dinheiro. Bacharel em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Já passou pela redação do TradeMap.

ENTREVISTA EXCLUSIVA

No andar do plano 60-30-30: CEO do Inter (INBR32) no Brasil indica a chave para construir 30% de rentabilidade até 2027 

Em entrevista ao Seu Dinheiro, Alexandre Riccio conta quais as alavancas para atingir o ambicioso plano financeiro nos próximos anos 

Camille Lima
Camille Lima
26 de agosto de 2025
6:03 - atualizado às 10:26
Alexandre Riccio, CEO do Inter no Brasil. Imagem: Divulgação

Quando o Inter (INBR32) anunciou, em 2023, o ousado plano “60-30-30”, com a promessa de se tornar mais rentável do que os grandes bancos até 2027, o mercado não se deu por convencido. Mas, com mais da metade do prazo já cumprido, o banco deu passos concretos rumo às metas ambiciosas — e Alexandre Riccio, CEO do Inter no Brasil, vê potencial para acelerar ainda mais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Muita gente pergunta se o Inter vai desacelerar ou se já temos contas demais. Nós não enxergamos esse cenário. O que temos visto é até uma aceleração. Ainda há muito a ser conquistado”, disse Riccio, em entrevista exclusiva ao Seu Dinheiro.

“Não temos preocupações em relação ao tamanho do mercado. Há muito a ser entregue ali. Não precisamos entrar em novos mercados para encontrar um pote grande o suficiente para entregar a ambição do 60-30-30”, acrescentou.

O objetivo do Inter é chegar a 60 milhões de clientes, mantendo uma eficiência de 30% e alcançando um ROE de 30%, maior que o do Itaú, até o fim de 2027.

  • VEJA TAMBÉM: Descubra como os gigantes do mercado estão investindo: o podcast Touros e Ursos traz os bastidores toda semana; acompanhe aqui

Em que pé o Inter está em relação ao plano 60-30-30

O banco encontra-se mais ou menos na metade do caminho em direção ao plano de cinco anos — com alguns indicadores um pouco mais avançados que outros

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No fim do segundo trimestre, o banco digital havia percorrido cerca de 46% do terreno em direção aos 60 milhões de clientes, atingindo a marca de 40 milhões de clientes em agosto.

Leia Também

O índice de eficiência do banco também melhorou, atingindo 47,8% no 2T25, representando um avanço de mais de 60% em relação ao ponto de partida.

Quanto ao objetivo de rentabilidade, o Inter já percorreu 51,5% da trajetória para alcançar um ROE de 30%, com um retorno de 14,5% no fim de junho.

Lembrando que, quando o plano foi lançado, o banco partia de 23 milhões de clientes, uma eficiência de 75% e uma rentabilidade negativa de quase 2%. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A jornada do Inter (INBR32) rumo ao ROE de 30%

Poucos bancos hoje rodam com um ROE próximo de 30%. Trata-se de uma meta ambiciosa, especialmente se compararmos com o Itaú (ITUB4), cujo ROE é de 23%. Mas Riccio afirma que alcançar esse patamar no Inter é “totalmente factível”.

A chave para construir os 30% de rentabilidade está nos negócios não financeiros, afirmou o CEO.

Quando vemos bancos muito bem administrados operando um pouco acima de 20%, percebemos um elemento importante no modelo de negócio do Inter: os negócios não financeiros. Ao contrário de um banco, eles não demandam capital. Então, se eu tenho um banco bem administrado operando a 20% de ROE, e os negócios não financeiros trazem uma contribuição significativa das receitas, você constrói esses 10% adicionais”, disse ao Seu Dinheiro, em evento de inauguração do Inter Café.

Um dos principais motores dessa rentabilidade será o novo consignado privado, que tem grande aderência ao canal digital do Inter, especialmente entre os mais jovens, segundo o CEO.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O banco possui uma pequena fatia do mercado de crédito ao trabalhador, mas Riccio afirma que esse número pode crescer consideravelmente nos próximos meses.

Hoje, o Inter tem uma penetração de cerca de 5% do mercado de consignado privado, considerando o número absoluto de contratações divulgadas — que contabiliza também os tombamentos de carteiras, mesmo sem a originação efetiva de novos créditos. 

Já quando levamos em conta apenas as novas orientações do consignado privado no Brasil, o market share do Inter sobe para 10%, segundo o executivo.

Questionado sobre o tamanho da participação de mercado que o Inter almeja com o consignado privado, Riccio traçou um paralelo com o Pix, em que a fintech já detém cerca de 8% das transações no Brasil. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para ele, esse número de penetração é suficiente para gerar um aumento expressivo de receita, mesmo sem aumentar proporcionalmente a base de clientes, devido ao cross-selling de produtos. “A penetração de 8% em outros mercados nos levaria muito além das metas financeiras do 60-30-30”, afirmou.

A estratégia do Inter também inclui o crescimento da carteira de crédito, o ganho de margem financeira e o aumento do engajamento dos clientes. O Inter Shop, marketplace do banco digital, também entra como um pilar importante dessa estratégia.

“O crescimento da margem financeira será sempre um componente importante, mas a parte de serviços, onde o Inter é comissionado e não envolve risco de crédito, também cresce e tende a continuar crescendo à medida que evoluímos a execução do negócio.”

Selic de 15% ao ano não atrapalha os planos do Inter, diz CEO

Apesar do cenário macroeconômico conturbado, com a taxa básica de juros (Selic) a 15% ao ano e perspectivas de desaceleração econômica para os próximos meses, o CEO se diz confiante no potencial de crescimento do banco digital. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“É o cenário ideal? Definitivamente não. Nós também preferimos um juro mais baixo, que torna a economia mais forte e o crédito mais barato e que cabe no bolso”, afirmou.

No entanto, o CEO diz que a diversidade da carteira de crédito do banco — sendo dois terços colateralizada e um terço sem garantias — é um trunfo que o coloca em uma “posição privilegiada para poder crescer mesmo em um cenário de 15% de Selic”.

“Nós não precisamos ‘pisar no freio’ no crescimento. Além disso, nos créditos onde poderíamos ter uma preocupação maior, sem colateral, evoluímos muito na capacidade de operar a inadimplência e temos conseguido manobrar e crescer nos cenários com juros de 15% ao ano.”

Na visão de Riccio, o Brasil traz boas oportunidades para que o Inter mantenha a expansão, com mercados grandes e um ambiente regulatório favorável ao crescimento. “Estamos em um bom ambiente para crescer, então estamos construtivos com o cenário para o Inter.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Se estivermos vivendo um Brasil normal — e o Brasil normal é conturbado e com muito barulho —, o Inter precisa crescer de forma muito desproporcional. Não importa o que esteja acontecendo no macro. Não podemos nunca dizer que não crescemos por causa do Brasil, porque há uma assimetria tão grande entre nossas próprias expectativas e o que acontece no país, que temos que estar prontos para crescer.”

Expansão para Argentina e EUA

Embora tenha alguns lançamentos no pipeline, o Banco Inter pretende focar no amadurecimento dos produtos já existentes para fortalecer a principalidade dos clientes.

No radar para as próximas semanas está a estreia oficial da conta global na Argentina.

  • SAIBA MAIS: Receba uma carteira diversificada com recomendações de ativos para buscar ganho de capital apurada pela Empiricus Research; veja como

“Não será um banco digital completo para argentinos, mas o acesso do cliente argentino à conta global que o brasileiro já tem. Queremos levar esse produto para outras geografias”, afirmou Riccio. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os planos não param por aí: os esforços na Global Account do Inter também se estendem aos Estados Unidos. 

Recentemente, o banco lançou um cartão de crédito e débito para residentes no país, e pretende continuar ampliando sua oferta por lá.

“As próximas geografias serão mais uma consequência dessa continuidade do projeto”, acrescentou o CEO.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
MAIS NOTÍCIA RUIM DO AGRO

Cade decide apurar suposta prática de venda casada pelo Banco do Brasil (BBAS3)

11 de outubro de 2025 - 10:26

Pedido foi feito pela Associação Brasileira de Defesa do Agronegócio (Abdagro), que alega que o BB estaria condicionando a concessão de crédito agrário à contratação de seguro rural oferecido pela BrasilSeg

NO TOPO

Chegada ao alto escalão do Pão de Açúcar (PCAR3): André Coelho Diniz é eleito presidente do conselho

11 de outubro de 2025 - 9:20

Este último movimento começou a se desenvolver na segunda-feira (6), quando a empresa aprovou a destituição integral de seu conselho e elegeu novos nomes para compor a mesa

PROPAGANDA 'SEM BASE'

Wepink: Empresa de cosméticos de Virginia pode ter que pagar R$ 5 milhões por práticas abusivas; entenda o caso

10 de outubro de 2025 - 23:29

Ação do Ministério Público de Goiás visa responsabilizar a Wepink, de Virginia, por propaganda enganosa e censura de reclamações nas redes sociais

DINHEIRO NO BOLSO

Santander (SANB11) pagará R$ 1,7 bilhão em juros sobre o capital próprio

10 de outubro de 2025 - 19:48

Investidores com posição nas ações do banco em 21 de outubro de 2025 terão direito aos proventos

CRISE FINANCEIRA

Vitória para Ambipar (AMBP3): Tribunal de Justiça do RJ mantém proteção contra credores e nega pedido de banco para destravar dívidas

10 de outubro de 2025 - 18:53

Decisão dá mais fôlego para a empresa continuar sua reestruturação e diálogo com credores

NA MIRA DAS AUTORIDADES

Mais um golpe no Banco Master: INSS revoga autorização para consignado após reclamações de aposentados e pensionistas

10 de outubro de 2025 - 17:17

Além de enfrentar dificuldades para se capitalizar, o banco de Daniel Vorcaro agora perde o credenciamento para operar com aposentados e pensionistas

QUEDA LIVRE?

Raízen (RAIZ4) em uma derrocada sem fim: ações agora valem menos que R$ 0,90. O que pressiona a empresa desta vez?

10 de outubro de 2025 - 15:35

Embora a queda das ações chame atenção, os papéis RAIZ4 não são os únicos ativos da Raízen que estão sob pressão

A TODO VAPOR

Cyrela (CYRE3) e Direcional (DIRR3) entregam boas prévias, mas amargam queda na bolsa; veja a recomendação dos analistas

10 de outubro de 2025 - 12:30

Empresas avançaram em segmentos de expansão e registraram boas vendas e lançamentos mesmo com juros altos; MCMV dá fôlego no presente e futuro

PRESSÃO VENDEDORA

Venda irregular? Participação do CEO da Ambipar (AMBP3) encolhe com suposta pressão de credores

10 de outubro de 2025 - 11:58

Tércio Borlenghi Junior informou que a participação no capital social total da companhia caiu de 73,48% para 67,68%

ESTREIA NO BRASIL

App de delivery chinês Keeta começa a operar neste mês no litoral paulista, com investimento no país previsto em R$ 5,6 bilhões

10 de outubro de 2025 - 11:40

A marca internacional da Meituan estreia em Santos e São Vicente com mais de 700 restaurantes parceiros antes de expandir entregas pelo Brasil

RELUZINDO FEITO OURO

Aura Minerals (AURA33) brilha com produção recorde na prévia do 3T25 — e o Itaú BBA revela se ainda vale comprar as ações

10 de outubro de 2025 - 11:03

Segundo o CEO, Rodrigo Barbosa, a mineradora está bem posicionada em relação ao guidance de 2025

BARRADO NO BAILE?

Banco Central nega transferência de controle do BlueBank para Maurício Quadrado;  banco segue sob guarda-chuva do Master

10 de outubro de 2025 - 10:29

O mercado já havia começado a especular que a transferência poderia não receber o aval da autoridade monetária

AMOR EM QUATRO RODAS

Do vira-lata caramelo a um carro de luxo: amor pelos cães une Netflix, Chevrolet e Rolls-Royce

10 de outubro de 2025 - 10:08

Um casal americano encomendou um Rolls-Royce em homenagem ao próprio cachorro; no Brasil, a Chevrolet lançou o Tracker Caramelo, em parceria com o filme da Netflix

SIMPLIFICANDO

Na onda da simplificação, Natura (NATU3) anuncia incorporação da Avon Industrial

10 de outubro de 2025 - 9:18

Segundo fato relevante, o movimento faz parte da estratégia do grupo de simplificação e reorganização de sua estrutura societária e de governança, iniciada em 2022

EXPANSÃO DOS NEGÓCIOS

JHSF (JHSF3) acelera no mercado de luxo com aquisição de empresa administradora de iates e jatos

9 de outubro de 2025 - 19:52

BYS International opera na gestão de grandes embarcações, um mercado de luxo que deve dobrar até 2034

PRÉVIA OPERACIONAL

Cury (CURY3) bate recorde de geração de caixa no 3T25, e quem sai ganhando são os acionistas; saiba o que esperar agora, segundo o vice-presidente

9 de outubro de 2025 - 18:16

Em entrevista ao Seu Dinheiro, Leonardo Mesquita comentou sobre os resultados da prévia operacional do terceiro trimestre e indicou o foco da empresa para o fim deste ano

VAI DESABAR?

Ações da Tenda (TEND3) caem depois de prévia do operacional ficar abaixo das expectativas; hora de vender?

9 de outubro de 2025 - 14:44

Valor geral de vendas trimestrais da companhia caiu mais de 20% em comparação ao mesmo período no ano passado

REESTRUTURAÇÃO

Alta cúpula da Oi (OIBR3) oficialmente sai de cena, mas tele já tem nomes definidos para conduzir a transição

9 de outubro de 2025 - 9:44

O gestor judicial indicou os nomes que devem compor o novo comitê de transição da Oi; confira quem são os executivos

NOVA INJEÇÃO

Oncoclínicas (ONCO3) recebe aval de acionistas para novo aumento de capital bilionário; ações tombam mais de 18%

9 de outubro de 2025 - 9:15

O aumento de capital irá injetar até R$ 2 bilhões na companhia, pelo preço de R$ 3 por ação. Veja o que esperar da empresa

DO CARRINHO AO SOFÁ

Combo de streaming do Mercado Livre tem Netflix, Disney+, HBO Max e Apple TV em um só plano

8 de outubro de 2025 - 17:04

Novo plano do Mercado Livre combina streaming, benefícios financeiros e entrega rápida em um único pacote

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar