O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Enquanto a estatal discute um empréstimo de R$ 20 bilhões que pode não resolver seus problemas estruturais, o Papai Noel dos Correios resiste

Pode faltar dinheiro, pode sobrar ineficiência, pode até haver ameaça de privatização — mas, todo ano, sem falta, o Papai Noel dos Correios aparece para lembrar que a estatal ainda tem algo que funciona.
O contraste salta aos olhos: uma empresa que luta para entregar encomendas no prazo mantém viva, desde 1989, uma das maiores campanhas sociais do Brasil, adotando cartas de crianças em situação de vulnerabilidade.
Só que, no subsolo dessa história fofa, há um problema de proporções nada natalinas.
O governo estuda autorizar um empréstimo bilionário de R$ 20 bilhões para tentar resgatar os Correios. No mercado, porém, há quem considere que nem esse resgate seria suficiente para contornar a crise.
O modelo de negócio dos Correios nasceu em 1969, quando carta era comunicação e telegrama significava urgência. Depois vieram e-mail, WhatsApp, apps, nuvem, rastreamento instantâneo, e os Correios ficaram parados no tempo.
O resultado?
Leia Também
Serviços clássicos desapareceram. As receitas minguaram. O que sobrou foi o mercado de encomendas, onde a estatal compete com pesos pesados da iniciativa privada. E perde.
É aí que entra o paradoxo brasileiro: mesmo com a estatal à beira do colapso financeiro, o Papai Noel dos Correios continua sendo uma das campanhas sociais mais organizadas do país.
Funcionários leem cartas uma a uma, classificam os pedidos, mobilizam voluntários e rotas especiais para garantir que as adoções sejam convertidas em presentes distribuídos a tempo.
WEB SUMMIT RIO 2026
DISPUTA DAS FINTECHS
SINAL AMARELO
VALE BASE METALS
NOVA ERA NA PETROQUÍMICA?
PASSO DECISIVO
O BRASIL FICOU PEQUENO?
PLANO DE CRESCIMENTO
O EFEITO ORMUZ
RAIO-X DO SETOR
VAI PARAR PARA VER O JOGO?
PARCERIA DE GIGANTES
AMOR VESTE VERDE E AMARELO
NÃO AGRADOU
O RISCO PASSOU?
A SAFRA AMARGOU?
CONSTRUINDO O PRÓPRIO PISO
PRÓXIMA PARADA
EFEITO ORIENTE MÉDIO
PETRÓLEO E GÁS