Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
VIROU CUBA LIBRE

Fábrica da Coca-Cola suspende produção após suspeita de contaminação; entenda os riscos

Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) determina suspensão da produção em unidade no Ceará; 9 milhões de litros aguardam liberação após contato com álcool de grau alimentício

Coca-cola sendo servida num copo
Coca-cola sendo servida num copo - Imagem: Shutterstock

Uma fábrica da Solar, segunda maior fabricante de produtos da Coca-Cola no Brasil, foi temporariamente fechada nesta terça-feira (3) pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que levou o governo a suspender a produção de refrigerantes na unidade de Maracanaú, localizada no Ceará, foi um ingrediente inusitado no lugar errado: o etanol alimentício, normalmente usado para resfriar, pode ter ido parar dentro das garrafas.

A empresa e o governo afirmam que não há risco à saúde. Ainda assim, a produção foi paralisada e 9 milhões de litros de bebidas ficaram retidos para exames. A medida, segundo o Mapa, é preventiva. A Solar, por sua vez, garante que os produtos são “100% seguros”.

Como o etanol foi parar ali?

O etanol alimentício é um tipo de álcool com grau de pureza adequado para consumo humano, semelhante ao encontrado em bebidas destiladas. Na indústria, ele costuma ser usado em sistemas fechados de resfriamento, sem qualquer contato com o líquido engarrafado.

Mas, segundo a fiscalização do Mapa, durante o processo de produção na unidade do Ceará, houve um vazamento que permitiu o contato do refrigerante em elaboração com o fluido do sistema de resfriamento — o etanol alimentício.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Esta empresa usa o etanol alimentício e água no processo de resfriamento. Se tiver a presença de etanol alimentício [no refrigerante], não pode comercializar. Mas, se por acaso alguém consumir, não vai morrer”, disse o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, em coletiva na quarta-feira (4).

Leia Também

MERCADO IMOBILIÁRIO

MRV acerta venda de ativos nos EUA e avança em plano de US$ 380 milhões em desinvestimentos

ATENÇÃO, ACIONISTA

Dividendos obrigatórios: Rede D’Or aprova R$ 400 milhões em JCP; veja quem tem direito ao pagamento

“Se tiver etanol alimentício, aí virou uma cuba-libre”, brincou o ministro.

O que acontece agora?

A fábrica permanecerá fechada até que a Solar conclua os ajustes no processo industrial e comprove que os riscos foram eliminados. Segundo a empresa, as correções já estão em andamento.

Em nota, a fabricante dos produtos Coca-Cola afirmou:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Essa pausa foi realizada preventivamente, e estamos atualmente conduzindo testes rigorosos para comprovar a total segurança de nossos produtos. Estamos empenhados em retomar as atividades o mais rápido possível.”

O governo estima que o laudo com o resultado final deve sair em até cinco dias. Se for confirmada a contaminação pelo etanol, os 9 milhões de litros de refrigerante serão descartados. Caso contrário, o lote será liberado para comercialização.

Até o momento, o Ministério da Agricultura reforça que não há indícios de que outros lotes já distribuídos ao varejo tenham sido afetados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Hapvida, operadora de saúde, sendo analisada por um médico 22 de junho de 2026 - 13:27
brasil petróleo petrobras prio 22 de junho de 2026 - 12:49
Vale Xerém - RJ - CTSS (Centro Tecnológico de Soluções Sustentáveis).Foto da Fachada com a logo da Vale (VALE3) em destaque. 22 de junho de 2026 - 11:00
Trem com o logo da Rumo RAIL3 | Dividendos 22 de junho de 2026 - 10:24
Celular com logo Nubank 20 de junho de 2026 - 15:03
Escritório da Cosan (CSAN3). 19 de junho de 2026 - 19:30
Logo da BB Seguridade (BBSE3) 19 de junho de 2026 - 17:35
Nova sede do QuintoAndar, no bairro da Vila Leopoldina, zona oeste de São Paulo — Foto: Divulgação 19 de junho de 2026 - 14:03
CSN Cimentos IPO CSNA3 CMIN3 recompra de ações 19 de junho de 2026 - 13:04
Magda Chambriard em primeiro plano com painel branco atrás, com os dizeres Petrobras 18 de junho de 2026 - 16:35
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar