🔴 ONDE INVESTIR EM OUTUBRO? MELHORES AÇÕES, FIIS E DIVIDENDOS – CONFIRA AQUI

Bruna Charifker Vogel

Bruna Charifker Vogel

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo/USP e mestre em Estudos Latino Americanos e Caribenhos pela New York University/NYU, é redatora do Seu Dinheiro. Com mais de 15 anos de experiência em análise, fortalecimento e desenvolvimento de políticas públicas no Brasil e nos Estados Unidos, fez transição de carreira para o mercado financeiro, atuando nas áreas de comunicação interna, DEI, T&D, employer branding e cultura organizacional.

MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Brasil lidera com a ONU iniciativa para colocar justiça e humanidade no centro das negociações climáticas rumo à COP30

O Balanço Ético Global quer pressionar governos a apresentar novos planos climáticos mais justos e ambiciosos antes da COP30 e levar as demandas das comunidades mais afetadas para a mesa de negociação

Balanço ético global mudanças climáticas
Foto: Isabela Castilho/COP30 Brasil Amazonia -

O Brasil e a Organização das Nações Unidas (ONU) lançaram nesta terça-feira (17) o Balanço Ético Global (BEG), uma iniciativa inédita que busca colocar ética, justiça social e equidade no centro das decisões sobre a crise climática

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A proposta, que faz parte dos preparativos para a COP30, que será realizada em Belém em novembro, pretende reunir governos, sociedade civil, povos indígenas, cientistas e jovens ativistas para pressionar por ações climáticas mais ambiciosas e garantir que as vozes das comunidades mais vulneráveis sejam levadas diretamente às mesas de negociação internacionais.

Inspirado no primeiro Balanço Global do Acordo de Paris, que em 2023 avaliou o progresso e os desafios na implementação do tratado climático, o Balanço Ético Global visa enriquecer as análises técnicas com considerações sobre as implicações éticas das negociações climáticas.

“Costumo dizer que já temos praticamente todas as respostas técnicas para fazer o enfrentamento à mudança do clima e à perda de biodiversidade e, por que não dizer, aos problemas sociais graves. Precisamos do necessário compromisso ético para colocar nossa técnica e acelerar nossas decisões políticas com o objetivo de que façamos aquilo que, inclusive, já concordamos em fazer”, destacou a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, no evento de apresentação do documento.

A iniciativa, liderada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, é um dos quatro pilares de liderança da COP30. Ela faz parte do "mutirão" proposto pela presidência da COP30, visando mobilizar globalmente a ação e a ambição climáticas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O processo se baseia nas mais recentes e sólidas evidências científicas, provenientes tanto da academia quanto dos povos indígenas e comunidades tradicionais. 

Leia Também

Além disso, considera as necessidades das populações de cada país para o desenvolvimento de novos paradigmas, sempre alinhados à meta do Acordo de Paris de limitar o aquecimento global a 1,5ºC acima dos níveis pré-industriais.

“Essa inovadora abordagem traz uma nova dimensão ética, após 10 anos de Paris, com a necessidade de incluir em nossas discussões o fato de que as mudanças tecnológica, econômica e do clima nos obrigam a reivindicar o comportamento humano neste planeta e o comportamento humano entre os humanos. Esse debate reunirá pessoas fascinantes, que chamarão nossa atenção aos esforços que precisam ser feitos para o cumprimento das medidas necessárias ao combate à mudança do clima”, enfatizou o presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago. 

Participaram do briefing de apresentação do Balanço Ético Global a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva; o presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago; o Assessor Especial do Secretário-Geral da ONU para Ação Climática e Transição Justa, Selwin Hart; o embaixador do Brasil no Reino Unido, Antônio Patriota; e as co-organizadoras dos Diálogos da África, Wanjira Mathai, da Europa, Mary Robinson, e da América do Norte, Karenna Gore.  

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conceito e metodologia do Balanço Ético Global

O Balanço Ético Global visa harmonizar as discussões geradas por ele com a estrutura e os processos de negociação da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC). O objetivo é alinhar essas discussões à missão urgente de implementar os acordos climáticos estabelecidos na última década.

O balanço concentrará seus esforços nas decisões do Consenso dos Emirados Árabes Unidos. Essas decisões se baseiam no primeiro Balanço Global do Acordo de Paris e visam a meta de 1,5ºC, que inclui: triplicar a capacidade de energias renováveis, dobrar a eficiência energética e fazer a transição para o fim do uso de combustíveis fósseis e do desmatamento.

“Esse esforço será crítico. Neste ano, os países devem apresentar seus novos planos climáticos nacionais, as NDCs, como são conhecidas, no contexto do Acordo de Paris. É imperativo que esses planos reflitam totalmente os princípios destacados no Balanço Global e os elementos da justiça e equidade. É fundamental que o Balanço Ético Global e os encontros que ocorrerão ao longo das próximas semanas informem como essas NDCs devem ser e como serão implementadas”, afirmou Selwin Hart, Assessor Especial do Secretário-Geral da ONU para Ação Climática e Transição Justa.

Além disso, o balanço almeja impulsionar uma transformação ecológica e uma transição equitativa na produção e no consumo. Adicionalmente, busca mobilizar um financiamento climático anual de US$ 1,3 trilhão para auxiliar nações em desenvolvimento no planejamento e execução de suas transições.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No coração da iniciativa, está a percepção de que nenhuma solução técnica pode ser verdadeiramente eficaz sem uma mudança de comportamentos e trajetórias coletivas. Diante da crise climática e da urgência de assegurar o futuro da humanidade no planeta, o balanço tem como objetivo primordial facilitar o fortalecimento de valores culturais que impulsionem a necessária transformação ecológica.

O Balanço Ético Global será composto por seis Diálogos Regionais envolvendo a sociedade civil de diferentes partes do mundo: América do Norte, América Latina e Caribe, África, Europa, Ásia e Oceania. O primeiro diálogo ocorre durante a Semana Climática de Londres, que será realizada de 21 a 29 de junho. 

Os encontros reunirão líderes religiosos, artistas, representantes de povos indígenas, comunidades locais e afrodescendentes, jovens, cientistas, empresários, mulheres, formuladores de políticas públicas e ativistas. Os participantes serão selecionados para refletir a diversidade de identidades, geografias, setores e visões de mundo.

Em cada região, um coorganizador ajudará a promover e articular os princípios, objetivos, processos e resultados do balanço. Wanjira Mathai, Mary Robinson e Karenna Gore serão as coorganizadoras para os Diálogos da África, da Europa e da América do Norte, respectivamente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Esse é o valor do Balanço Ético Global: acontecerá de maneiras diferentes em cada região e será muito diverso. Levará aos líderes uma mensagem centrada na humanidade e urgente, que espero que eles escutem”, pontuou, no briefing, Mary Robinson.

No lançamento do documento, Wanjira Mathai enfatizou que o Balanço Ético Global pode transformar o discurso climático, focando em humanidade, equidade e justiça. Ele nos desafia a questionar não apenas "como", mas "por que" e "para quem" devemos mudar, unindo artistas, cientistas, líderes e cidadãos.

A partir dos Diálogos Regionais, serão incentivados Diálogos Autogestionados, a serem promovidos pela sociedade civil e governos nacionais e subnacionais, de modo a fortalecer o chamado global para a ação climática e pela implementação dos acordos firmados no âmbito da UNFCCC. 

A modalidade autogestionada seguirá a mesma metodologia e processo de documentação dos encontros oficiais, com propostas a serem priorizadas e recebidas pelas lideranças regionais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os Diálogos Regionais vão gerar seis relatórios regionais e um relatório-síntese, que na Pré-COP, em outubro, será submetido à Presidência da COP para consideração na formulação das decisões e envio a chefes de Estado e negociadores climáticos

Os resultados do processo estarão refletidos em um espaço na Zona Azul da COP30 — a área restrita e oficial onde ocorrem as negociações climáticas — com vídeos dos eventos, obras co-elaboradas nos Diálogos e possíveis produtos que surgiram em outros balanços éticos pelo mundo.

“A ética exige coragem para denunciar prioridades equivocadas e insistir em pactos de paz com a natureza. Manter viva a meta de 1,5 graus centímetros não é uma escolha política apenas, é uma obrigação moral diante das gerações futuras. O colapso climático não será gradual, será precipitado por pontos de inflexão, os chamados tipping points, que uma vez ultrapassados tornarão irreversível a degradação dos sistemas que sustentam a vida. A ética nos exige agir antes que isso seja tarde”, reforçou Antônio Patriota.

Círculo do Balanço Ético Global

O Círculo do Balanço Ético Global tem como líderes o presidente Lula e o secretário-geral da ONU, António Guterres. O comitê-executivo é formado pela presidência brasileira da COP30; equipe do Assessor Especial do Secretário-Geral da ONU para Ação Climática e Transição Justa, Selwin Hart; Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e Ministério das Relações Exteriores (MRE).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
PROPAGANDA 'SEM BASE'

Wepink: Empresa de cosméticos de Virginia pode ter que pagar R$ 5 milhões por práticas abusivas; entenda o caso

10 de outubro de 2025 - 23:29

Ação do Ministério Público de Goiás visa responsabilizar a Wepink, de Virginia, por propaganda enganosa e censura de reclamações nas redes sociais

DINHEIRO NO BOLSO

Santander (SANB11) pagará R$ 1,7 bilhão em juros sobre o capital próprio

10 de outubro de 2025 - 19:48

Investidores com posição nas ações do banco em 21 de outubro de 2025 terão direito aos proventos

CRISE FINANCEIRA

Vitória para Ambipar (AMBP3): Tribunal de Justiça do RJ mantém proteção contra credores e nega pedido de banco para destravar dívidas

10 de outubro de 2025 - 18:53

Decisão dá mais fôlego para a empresa continuar sua reestruturação e diálogo com credores

NA MIRA DAS AUTORIDADES

Mais um golpe no Banco Master: INSS revoga autorização para consignado após reclamações de aposentados e pensionistas

10 de outubro de 2025 - 17:17

Além de enfrentar dificuldades para se capitalizar, o banco de Daniel Vorcaro agora perde o credenciamento para operar com aposentados e pensionistas

QUEDA LIVRE?

Raízen (RAIZ4) em uma derrocada sem fim: ações agora valem menos que R$ 0,90. O que pressiona a empresa desta vez?

10 de outubro de 2025 - 15:35

Embora a queda das ações chame atenção, os papéis RAIZ4 não são os únicos ativos da Raízen que estão sob pressão

A TODO VAPOR

Cyrela (CYRE3) e Direcional (DIRR3) entregam boas prévias, mas amargam queda na bolsa; veja a recomendação dos analistas

10 de outubro de 2025 - 12:30

Empresas avançaram em segmentos de expansão e registraram boas vendas e lançamentos mesmo com juros altos; MCMV dá fôlego no presente e futuro

PRESSÃO VENDEDORA

Venda irregular? Participação do CEO da Ambipar (AMBP3) encolhe com suposta pressão de credores

10 de outubro de 2025 - 11:58

Tércio Borlenghi Junior informou que a participação no capital social total da companhia caiu de 73,48% para 67,68%

ESTREIA NO BRASIL

App de delivery chinês Keeta começa a operar neste mês no litoral paulista, com investimento no país previsto em R$ 5,6 bilhões

10 de outubro de 2025 - 11:40

A marca internacional da Meituan estreia em Santos e São Vicente com mais de 700 restaurantes parceiros antes de expandir entregas pelo Brasil

RELUZINDO FEITO OURO

Aura Minerals (AURA33) brilha com produção recorde na prévia do 3T25 — e o Itaú BBA revela se ainda vale comprar as ações

10 de outubro de 2025 - 11:03

Segundo o CEO, Rodrigo Barbosa, a mineradora está bem posicionada em relação ao guidance de 2025

BARRADO NO BAILE?

Banco Central nega transferência de controle do BlueBank para Maurício Quadrado;  banco segue sob guarda-chuva do Master

10 de outubro de 2025 - 10:29

O mercado já havia começado a especular que a transferência poderia não receber o aval da autoridade monetária

AMOR EM QUATRO RODAS

Do vira-lata caramelo a um carro de luxo: amor pelos cães une Netflix, Chevrolet e Rolls-Royce

10 de outubro de 2025 - 10:08

Um casal americano encomendou um Rolls-Royce em homenagem ao próprio cachorro; no Brasil, a Chevrolet lançou o Tracker Caramelo, em parceria com o filme da Netflix

SIMPLIFICANDO

Na onda da simplificação, Natura (NATU3) anuncia incorporação da Avon Industrial

10 de outubro de 2025 - 9:18

Segundo fato relevante, o movimento faz parte da estratégia do grupo de simplificação e reorganização de sua estrutura societária e de governança, iniciada em 2022

EXPANSÃO DOS NEGÓCIOS

JHSF (JHSF3) acelera no mercado de luxo com aquisição de empresa administradora de iates e jatos

9 de outubro de 2025 - 19:52

BYS International opera na gestão de grandes embarcações, um mercado de luxo que deve dobrar até 2034

PRÉVIA OPERACIONAL

Cury (CURY3) bate recorde de geração de caixa no 3T25, e quem sai ganhando são os acionistas; saiba o que esperar agora, segundo o vice-presidente

9 de outubro de 2025 - 18:16

Em entrevista ao Seu Dinheiro, Leonardo Mesquita comentou sobre os resultados da prévia operacional do terceiro trimestre e indicou o foco da empresa para o fim deste ano

VAI DESABAR?

Ações da Tenda (TEND3) caem depois de prévia do operacional ficar abaixo das expectativas; hora de vender?

9 de outubro de 2025 - 14:44

Valor geral de vendas trimestrais da companhia caiu mais de 20% em comparação ao mesmo período no ano passado

REESTRUTURAÇÃO

Alta cúpula da Oi (OIBR3) oficialmente sai de cena, mas tele já tem nomes definidos para conduzir a transição

9 de outubro de 2025 - 9:44

O gestor judicial indicou os nomes que devem compor o novo comitê de transição da Oi; confira quem são os executivos

NOVA INJEÇÃO

Oncoclínicas (ONCO3) recebe aval de acionistas para novo aumento de capital bilionário; ações tombam mais de 18%

9 de outubro de 2025 - 9:15

O aumento de capital irá injetar até R$ 2 bilhões na companhia, pelo preço de R$ 3 por ação. Veja o que esperar da empresa

DO CARRINHO AO SOFÁ

Combo de streaming do Mercado Livre tem Netflix, Disney+, HBO Max e Apple TV em um só plano

8 de outubro de 2025 - 17:04

Novo plano do Mercado Livre combina streaming, benefícios financeiros e entrega rápida em um único pacote

GOVERNANÇA CORPORATIVA

Quando o CEO precisa visitar a floresta: o segredo do sucesso, segundo conselheiros do Magalu (MGLU3) e da Suzano (SUZB3)

8 de outubro de 2025 - 16:30

Do chão da fábrica às salas de conselho, lideranças defendem que ouvir pessoas e praticar governança é o caminho para empresas sustentáveis no futuro

FILME DE TERROR

Com forte exposição à Ambipar (AMBP3), BlueBank, de Maurício Quadrado, busca comprador, diz site

8 de outubro de 2025 - 15:50

Papéis da empresa de soluções ambientais caíram 95% em 15 dias em meio a desconfiança do mercado

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar