🔴 ÚLTIMO DIA: FAÇA PARTE DA PRIMEIRA TURMA DA ESPECIALIZAÇÃO EXECUTIVA EM IA –  QUERO PARTICIPAR

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

PARCERIA CHINESA

Apple tem parceiro ‘inusitado’ para desenvolver inteligência artificial do iPhone na China – mas não é o DeepSeek

Big tech precisa reconquistar clientes e retomar as vendas do iPhone, que caíram no trimestre passado; a IA pode ser a solução para isso

Apple
Fachada de uma loja da Apple - Imagem: Shutterstock

Desenvolver funcionalidades de inteligência artificial (IA) para usuários chineses do iPhone é mais do que uma questão de manter a competitividade para a Apple. Já se tornou quase uma questão de sobrevivência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso porque a maior concorrente – a Samsung – não só anunciou um upgrade no Galaxy S25, como está fazendo toda a campanha de marketing em cima das novas aplicações de IA do smartphone, que é o modelo diretamente concorrente do iPhone.

Acontece que, para colocar as aplicações da Apple Intelligence para rodar na China, a empresa precisa recorrer a parcerias.

E é um parceiro bem “inusitado” que pode ajudar a big tech americana: o Alibaba.

Segundo o portal The Information, a empresa enviou para autorização das autoridades chinesas um relatório com as funcionalidades que foram desenvolvidas em conjunto com a gigante do e-commerce.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com uma fonte familiar à negociação, a decisão da Apple de escolher a Alibaba foi parcialmente motivada pela vasta quantidade de dados pessoais que a gigante do comércio eletrônico possui sobre os hábitos de compra e pagamento dos usuários, o que poderia ajudar a treinar modelos e fornecer serviços mais personalizados.

Leia Também

PERDEU O ENTUSIASMO

Intelbras (INTB3): ação ainda pode subir 22%, mas JP Morgan já não recomenda compra; confira os motivos

GORDURA NO CAPITAL?

Méliuz (CASH3) diz que tem capital demais e quer ‘cortar’ R$ 160 milhões da própria conta; entenda

Os desafios da Apple na China

Este não é o primeiro parceiro que a big tech tem em território chinês. 

Anteriormente, a fabricante do iPhone tinha se associado com o Baidu, que é um mecanismo de busca extremamente usado no país, como um “Google da China”.

Porém, a parceria foi encerrada pelos resultados não satisfatórios da companhia ao desenvolver modelos para a Apple Intelligence.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Antes de decidir pelo Alibaba, a Apple considerou também a Tencent, a Byte Dance (dona do TikTok) e a nova entrante DeepSeek.

No entanto, a IA chinesa foi desconsiderada por não ter equipe e experiência suficiente para atender um cliente do porte da big tech.

Vale lembrar que a Apple vive um momento difícil de vendas na China, perdendo participação de mercados para rivais domésticos, como a Huawei.

O lançamento dessas funcionalidades é essencial para que a empresa recupere o fôlego e atraia consumidores, já que a IA é um dos principais fatores de atratividade nos aparelhos tecnológicos atualmente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No trimestre passado, as vendas de iPhone caíram, mesmo este sendo sazonalmente o maior período de vendas da big tech.

Para o primeiro trimestre de 2025, a expectativa é retomar o crescimento, conforme a demanda pelo smartphone se recupera.

Até o momento, nem a Apple nem o Alibaba se pronunciaram sobre o assunto.

* Com informações da Reuters.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sabesp pressão da água 4 de setembro de 2026 - 10:30
Revolut. 3 de setembro de 2026 - 16:24
Escritório do Banco Master. 3 de setembro de 2026 - 12:42
Maurício Viotti, diretor executivo da da Wiz Co (WIZC3). Foto Divulgação 3 de setembro de 2026 - 12:33
3 de setembro de 2026 - 9:08
Imagem gerada por inteligência artificial mostra uma mulher caminhando em direção a uma agência do Banco do Brasil, com o sol por trás 2 de setembro de 2026 - 15:08
Cachorro preto com mancha branca no peito sentado em sofá. 2 de setembro de 2026 - 13:20
Luiz Inácio Lula da Silva e Flávio Bolsonaro eleições 2 de setembro de 2026 - 11:22
Cena do filme História de um Casamento com o logo da Azzas 2154 no meio 2 de setembro de 2026 - 10:19
Ações de saúde na B3 2 de setembro de 2026 - 10:19
Imagem criada por inteligência artificial contendo a logo da Vale, objetos de mineração e a bandeira da China 2 de setembro de 2026 - 6:01
hector nunez ceo grupo ri happy e, ao fundo, fachada da loja do morumbi 1 de setembro de 2026 - 14:30
31 de agosto de 2026 - 20:18
Fachada do Santander Brasil (SANB11). 31 de agosto de 2026 - 19:51
Bandeira de Minas Gerais, do Brasil e da Cemig em prédio 31 de agosto de 2026 - 10:52
Logo Natura (NATU3) e gráfico de ações ao fundo 31 de agosto de 2026 - 9:30
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar