O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Nasdaq é o grande vencedor da semana, enquanto índices da China e Taiwan foram os que mais perderam
Poucos foram os índices acionários no mundo a resistirem ao caos que as tarifas de Trump impuseram aos investidores de todo o globo. Para nossa sorte, o Ibovespa está entre eles — mesmo que de uma forma mais modesta, ao registrar uma alta de 0,33% na semana.
O verdadeiro destaque ficou para os índices norte-americanos que, mesmo estando bem no meio da confusão, conseguiram fechar o período com altas expressivas:
Por fim, a estrela da festa. O Nasdaq conseguiu subir quase 7,30% nos cinco pregões que presenciaram as reviravoltas causadas pelas tarifas.
Mas esses são um dos poucos índices acionários que saíram sem ferimentos da escalada da guerra comercial entre as duas principais economias globais.
Índices de China e Taiwan foram os mais penalizados pelos investidores. O Heng Seng, índice da Bolsa de Valores de Hong Kong, teve perdas que superam os 8%.
O Taiwan Weighted, Índice de Ações Ponderadas por Capitalização da Bolsa de Valores de Taiwan, também teve quedas nessa magnitude.
Leia Também
A Europa teve quedas um pouco menores, mas ainda assim o bloco terminou a semana no vermelho.
O Seu Dinheiro explicou um pouco mais sobre a loucura que foi essa semana para os mercados nesta reportagem. Abaixo, mostramos o desempenho dos principais índices acionários do mundo todo.
Abaixo, você consegue perceber o desempenho dos índices acionários dos principais países do mundo e como o Ibovespa se encaixa nisso.


Os gráficos foram gerados com dados do Investing.com, com ajuda de Inteligência Artificial.
Se a queda das ações chinesas pode ser facilmente explicada pelas tarifas de 145% aplicadas por Donald Trump, a queda das ações de Taiwan merecem nossa atenção, apesar de o motivo ser o mesmo.
Na segunda-feira (7), o índice acionário do país passou por uma das maiores quedas de sua história ao desabar mais 10%, foi o primeiro pregão no país desde o anúncio das tarifas recíprocas dos EUA. Era feriado por lá nos dois dias que seguiram o Dia da Libertação, como Donald Trump gosta de chamar.
Foi um desgosto: desde 1990 não se via uma desvalorização dessa magnitude no índice, de acordo com dados do serviço da London Stock Exchange Group (LSEG).
Na véspera, o principal órgão regulador financeiro de Taiwan informou que adotaria medidas emergenciais para enfrentar possíveis turbulências no mercado causadas pelas tarifas: durante toda esta semana, valeram restrições temporárias à venda a descoberto de ações.
O Goldman Sachs rebaixou Taiwan para "underweight" em suas alocações para o mercado asiático no domingo, citando alta exposição às exportações dos EUA e sensibilidade do mercado.
Apesar disso, as coisas se acalmaram com o anúncio de que o governo Trump pausaria as tarifas para todos mundo, menos a China. Assim, as negociações encerraram a última sexta-feira (12) com uma alta de 2,78% no pregão.
Ranking avalia desempenho ajustado ao risco em três anos e mostra preferência crescente do investidor por estratégias mais previsíveis
Certame oferece oportunidades para níveis fundamental, médio e superior; provas estão previstas para abril
Crianças da Lapônia, região situada no Círculo Polar Ártico, salvam a língua sámi de Inari da extinção
Bolada da Mega-Sena que será sorteada nesta terça-feira (24) teria potencial de gerar ganhos milionários mesmo em investimentos conservadores
Mpox registrou 1.056 casos confirmados e dois óbitos relacionados à doença no Brasil em 2025
Como a Mega-Sena só corre amanhã, a Lotomania e a Lotofácil são as loterias da Caixa com os maiores prêmios em jogo na noite desta segunda-feira (23); confira os valores.
Elon Musk, homem mais rico do mundo e dono da SpaceX e Tesla, afirma que quer construir os centros no espaço, com uso de energia solar
A competitividade dos produtos brasileiros vai aumentar, na visão do vice-presidente. “Algumas indústrias, se não exportarem, não sobrevivem”, disse
Relatório do Fórum Econômico Mundial aponta que até 22% dos empregos atuais serão impactados até 2030, com profissões qualificadas também na linha de corte
“Sei que os EUA têm alguma inquietação, que na verdade é com a China. Mas não queremos outra Guerra Fria”, declarou Lula, em viagem à Índia
A sobretaxa comercial será aplicada contra os países que “têm explorado os EUA por décadas”, escreveu Trump
Preços mundiais do cacau despencaram na última semana; veja como ficam os preços dos ovos de Páscoa
O sorteio de hoje (21) paga mais; entenda o adicional de final cinco e como concorrer a essa bolada
O India AI Impact Summit 2026 conta com a presença de CEOs de big techs e grandes figuras políticas de todo mundo
A Oi entrou na Justiça contra as gestoras estrangeiras, sob a alegação de abuso de poder de controle e direito
Lotofácil foi a única loteria da Caixa a ter ganhadores na rodada de quinta-feira (19), mas os sortudos terão direito a valores diferentes.
O destaque entre os imóveis do leilão do Santander é um apartamento no bairro Paraíso, bairro nobre de São Paulo
Processo do time vencedor do Super Bowl de 2026 tem o potencial de se transformar na maior venda da história da NFL
Todas as joias furtadas eram de ouro com diamantes; joalheria não possui seguro das peças
Os ganhadores do concurso 3615 da Lotofácil efetuaram suas apostas por meio dos canais eletrônicos da Caixa Econômica Federal.