Em busca de proteção: Ibovespa tenta aproveitar melhora das bolsas internacionais na véspera do ‘Dia D’ de Donald Trump
Depois de terminar março entre os melhores investimentos do mês, Ibovespa se prepara para nova rodada da guerra comercial de Trump

Os programadores da rádio que escuto pelas manhãs capricharam hoje.
O melhor esconderijo, a maior escuridão
Já não servem de abrigo
Já não dão proteção…
Os versos de Humberto Gessinger coincidiram com o momento em que coloquei os fones no ouvido e comecei a trabalhar.
Aleatório, com certeza. “Alívio Imediato” já soma 36 anos desde seu lançamento, mas parece ter sido gravada ontem.
Um dos fatos que a mantém tão atual é a disposição do presidente Donald Trump para implodir o que resta de uma ordem mundial cambaleante.
Leia Também
O presidente dos EUA já conseguiu provocar mais confusão geopolítica em pouco mais de dois meses do que em todo o seu primeiro mandato. E olha que foram quatro anos turbulentos aqueles.
Trump fala até em buscar um terceiro mandato, algo que a constituição norte-americana proíbe.
O que causa mais apreensão no momento é o “Dia D” de Donald Trump. Ele promete impor, a partir de amanhã, as chamadas “tarifas recíprocas”. Quer punir até os países com os quais os EUA têm superávit comercial há anos, como é o caso do Brasil.
No entanto, o inquilino da Casa Branca mantém o suspense até o último instante. Ninguém sabe direito o que virá. Talvez nem ele.
Na segunda-feira, em meio a tamanha falta de clareza, o Ibovespa fechou em queda de 1,25%. Ainda assim, o principal índice de ações da bolsa brasileira chegou ao fim de março em alta de 6,08%.
Trata-se de um excelente rendimento, de fato. Ainda mais em tempos como os atuais. Mas quem brilhou mesmo — reluziu, na verdade — foi o ouro.
É no metal precioso que os investidores vêm encontrando verdadeiro abrigo nos últimos meses. Ontem, o ouro encerrou o dia em US$ 3.123,98. É o maior nível de fechamento da história.
Em março, o metal acumulou alta de 6,54%. Liderou o ranking dos melhores investimentos do mês que acaba de terminar.
O ranking completo você confere no trabalho da Monique Lima.
Hoje, as bolsas internacionais ensaiam uma recuperação em meio a dados de atividade e emprego nas economias desenvolvidas. Mas Trump pode mudar isso a qualquer momento.
O que você precisa saber hoje
LUCRO ACIMA DA SELIC A 14,25%
POWERED BY EQI
Um título encontrado pela EQI Investimentos pode pagar até 17,15% ao ano sem IR. Com o ciclo de alta da Selic, investimentos atrelados à taxa básica tendem a pagar rendimentos mais atrativos.
DIÁRIO DOS 100 DIAS
O copo meio cheio de Haddad na guerra comercial de Trump. O ministro da Fazenda comentou sobre tarifas contra o Brasil horas antes de a guerra comercial do republicano pegar fogo.
VAI SUBIR NO TELHADO?
Banco Master: por que a aquisição pelo BRB é tão polêmica? Entenda por que a transação ganhou holofotes em toda a Faria Lima. A compra é vista como arriscada e deve ser barrada pelo Banco Central, dado o risco em relação aos “ativos problemáticos” do Banco Master.
EM BUSCA DE PROTEÇÃO
Casas Bahia (BHIA3) quer pílula de veneno para bloquear ofertas hostis de tomada de controle; ação quadruplica de valor em março. A varejista propôs uma alteração do estatuto para incluir disposições sobre uma poison pill dias após Rafael Ferri atingir uma participação de cerca de 5%.
GOVERNANÇA
Tanure vai virar o alto escalão do Pão de Açúcar de ponta cabeça? Trustee propõe mudanças no conselho; ações PCAR3 disparam na B3. A gestora quer mudar a administração em busca de uma “maior eficiência e redução de custos” — a começar pela destituição dos atuais conselheiros.
LUCRAR MAIS COM MENOS RISCO?
Itaú BBA revela as ações com baixa volatilidade que superam o retorno do Ibovespa — e indica seis papéis favoritos. O levantamento revelou que, durante 13 anos, as carteiras que incluíam ações com baixa volatilidade superaram a rentabilidade do principal índice da bolsa brasileira.
IR 2025
Declaração pré-preenchida do IR 2025 e novo serviço Meu Imposto de Renda (MIR) são liberados nesta terça (1). Embora o prazo de entrega da declaração de imposto de renda 2025 tenha começado em 17 de março, atrasos internos da Receita Federal levaram ao adiamento da liberação dos dois serviços para abril.
DESTAQUES DA BOLSA
Mais valor ao acionista: Oncoclínicas (ONCO3) dispara quase 20% na B3 em meio a recompra de ações. O programa de aquisição de papéis ONCO3 foi anunciado dias após um balanço aquém das expectativas no quarto trimestre de 2024.
BULL & BRISKET MARKET
Trump Media estreia na NYSE Texas, mas nova bolsa ainda deve enfrentar desafios para se consolidar no estado. Analistas da Bloomberg veem o movimento da empresa de mídia de Donald Trump mais como simbólico do que prático, já que ela vai seguir com sua listagem primária na Nasdaq.
MADE IN AMERICA
Família Trump entra no setor de mineração de bitcoin — American Bitcoin mira o topo da indústria. Donald Trump Jr. e Eric Trump ingressaram no setor de mineração de bitcoin e, em parceria com a Bitcoin Hut 8, buscam construir a maior empresa do ramo.
NO BANCO DOS RESERVAS
Ainda dá para ganhar com as ações do Banco do Brasil (BBAS3) e BTG Pactual (BPAC11)? Não o suficiente para animar o JP Morgan. O banco norte-americano rebaixou a recomendação para os papéis BBAS3 e BPAC11, de “outperform” (equivalente à compra) para a atual classificação neutra.
EFEITO DEPSEEK
Se cuida, ChatGPT: Microsoft quer menos dependência da OpenAI — e já tem solução para isso, que BTG vê com bons olhos. À medida que o Deepseek levanta questionamentos sobre a tese de Inteligência artificial nos EUA, a Microsoft aumenta a aposta em seu próprio modelo de linguagem.
BOM OU RUIM?
Como fica a garantia de R$ 250 mil dos CDBs de Banco Master e Will Bank caso a aquisição do grupo pelo BRB saia do papel? Papéis passariam para o guarda-chuva do BRB caso compra do Banco Master pela instituição brasiliense seja aprovada.
O MUNDO DOS RELÓGIOS
Watches and Wonders 2025: o que esperar da Rolex, Cartier e outras gigantes, no evento mais importante da relojoaria mundial. Feira acontece na Suíça, com participação das marcas mais importantes do mundo na indústria relojoeira.
PROGRAME-SE
10 estreias de abril no cinema e no streaming: The Last of Us, Black Mirror e mais. Do retorno de “Cidade dos Sonhos” aos cinemas à nova temporada de “The Last of Us”, reunimos os lançamentos de filmes e séries mais aguardados do mês.
Mexendo o esqueleto: B3 inclui Smart Fit (SMFT3) e Direcional (DIRR3) na última prévia do Ibovespa para o próximo quadrimestre; veja quem sai para dar lugar a elas
Se nada mudar radicalmente nos próximos dias, as duas ações estrearão no Ibovespa em 5 de maio
Fundos imobiliários: ALZR11 anuncia desdobramento de cotas e RBVA11 faz leilão de sobras; veja as regras de cada evento
Alianza Trust Renda Imobiliária (ALZR11) desdobrará cotas na proporção de 1 para 10; leilão de sobras do Rio Bravo Renda Educacional (RBVA11) ocorre nesta quarta (30)
Entregou a declaração com erro ou ficou faltando alguma informação? Veja como retificar
Aprenda a preencher a declaração retificadora e corrigir erros e omissões em declarações que já foram entregues, em um prazo de até cinco anos após o envio da declaração original
Conheça os 50 melhores bares da América do Norte
Seleção do The 50 Best Bars North America traz confirmações no pódio e reforço de tendências já apontadas na pré-lista divulgada há algumas semanas
Receita Federal paga nesta quarta-feira lote residual do Imposto de Renda; veja se o seu pix cai hoje
Mais de 279 mil contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram pendências recebem restituição do IR nesta quarta (30); confira como consultar e receber o valor
Corrida Inteligente: 10 gadgets que realmente fazem a diferença em 2025
Da prática física à experiência high-tech: wearables e dados transformam a corrida, impulsionando o mercado e atletas em busca de performance e saúde
Alguém está errado: Ibovespa chega embalado ao último pregão de abril, mas hoje briga com agenda cheia em véspera de feriado
Investidores repercutem Petrobras, Santander, Weg, IBGE, Caged, PIB preliminar dos EUA e inflação de gastos com consumo dos norte-americanos
Como fica a rotina no Dia do Trabalhador? Veja o que abre e fecha nos dias 1º e 2 de maio
Bancos, bolsa, Correios, INSS e transporte público terão funcionamento alterado no feriado, mas muitos não devem emendar; veja o que muda
Nova Ordem Mundial à vista? Os possíveis desfechos da guerra comercial de Trump, do caos total à supremacia da China
Michael Every, estrategista global do Rabobank, falou ao Seu Dinheiro sobre as perspectivas em torno da guerra comercial de Donald Trump
Donald Trump: um breve balanço do caos
Donald Trump acaba de completar 100 dias desde seu retorno à Casa Branca, mas a impressão é de que foi bem mais que isso
Trump: “Em 100 dias, minha presidência foi a que mais gerou consequências”
O Diário dos 100 dias chega ao fim nesta terça-feira (29) no melhor estilo Trump: com farpas, críticas, tarifas, elogios e um convite aos leitores do Seu Dinheiro
Governo confirma 2ª edição do “Enem dos concursos” com mais de 3 mil vagas; inscrições acontecem em julho
O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) amplia oferta de vagas federais com foco em democratização, inovação e fortalecimento da máquina pública
Petrobras (PETR4): produção de petróleo fica estável em trimestre marcado pela queda de preços
A produção de petróleo da estatal foi de 2,214 milhões de barris por dia (bpd) entre janeiro e março, 0,1% menor do que no mesmo período do ano anterior, mas 5,5% maior na comparação trimestral
Ironia? Elon Musk foi quem sofreu a maior queda na fortuna nos primeiros 100 dias de Trump; veja os bilionários que mais saíram perdendo
Bilionários da tecnologia foram os mais afetados pelo caos nos mercados provocado pela guerra tarifária; Warren Buffett foi quem ficou mais rico
Trump pode acabar com o samba da Adidas? CEO adianta impacto de tarifas sobre produtos nos EUA
Alta de 13% nas receitas do primeiro trimestre foi anunciado com pragmatismo por CEO da Adidas, Bjørn Gulden, que apontou “dificuldades” e “incertezas” após tarifaço, que deve impactar etiqueta dos produtos no mercado americano
Para Gabriel Galípolo, inflação, defasagens e incerteza garantem alta da Selic na próxima semana
Durante a coletiva sobre o Relatório de Estabilidade Financeira (REF) do segundo semestre de 2024, o presidente do Banco Central reafirmou o ciclo de aperto monetário e explicou o raciocínio por trás da estratégia
JP Morgan rebaixa Caixa Seguridade (CXSE3) para neutra após alta de 20% em 2025
Mesmo com modelo de negócios considerado “premium”, banco vê potencial de valorização limitado, e tem uma nova preferida no setor
Prio (PRIO3): banco reitera recomendação de compra e eleva preço-alvo; ações chegam a subir 6% na bolsa
Citi atualizou preço-alvo com base nos resultados projetados para o primeiro trimestre; BTG também vê ação com bons olhos
Santander (SANB11), Weg (WEGE3), Kepler Weber (KEPL3) e mais 6 empresas divulgam resultados do 1T25 nesta semana – veja o que esperar, segundo o BTG Pactual
De olho na temporada de balanços do 1º trimestre, o BTG Pactual preparou um guia com suas expectativas para mais de 125 empresas listadas na bolsa; confira
Bolsa de Metais de Londres estuda ter preços mais altos para diferenciar commodities sustentáveis
Proposta de criar prêmios de preço para metais verdes como alumínio, cobre, níquel e zinco visa incentivar práticas responsáveis e preparar o mercado para novas demandas ambientais