O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Anatel tem 24 horas para executar a ordem de suspensão da rede social; demais empresas de tecnologia e internet também devem ‘inviabilizar acesso’ ao X
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, acaba de ordenar a suspensão das operações do X (antigo Twitter) no Brasil.
A decisão veio após o X descumprir uma ordem do STF de designar um novo representante legal da empresa em território nacional dentro de 24 horas contadas entre os últimos dias 28 e 29.
No despacho oficial, Moraes afirma:
“Determino a suspensão imediata, completa e integral do funcionamento do X em território nacional, até que todas as ordens judiciais proferidas nos presentes autos sejam cumpridas, as multas devidamente pagas e seja indicado, em juízo, a pessoa física ou jurídica representante em território nacional. No caso de pessoa jurídica, deve ser indicado também o seu responsável administrativo”.
Agora, cabe à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) efetuar a suspensão da rede dentro das próximas 24 horas, como de protocolo.
Apple e Google também são citadas no despacho. Segundo o documento, as empresas devem “inserir obstáculos tecnológicos” para inviabilizar o uso do aplicativo X nos sistemas iOS e Android e retirá-lo de suas lojas.
Leia Também
A mesma ordem de “inviabilização” do acesso ao X também é dada às empresas de internet e telefonia móvel operantes no Brasil, como Claro, Oi, Tim, dentre outras.
O usuário que tentar burlar o bloqueio do X no Brasil não ficará impune.
Ainda de acordo com a ordem do STF, será aplicada uma multa diária de R$ 50 mil “às pessoas naturais e jurídicas” que se utilizarem de “subterfúgios tecnológicos” para acessarem o X, como o uso de VPN.
Este é o último desdobramento de um conflito que atingiu a esfera pública em meados de abril deste ano, mas que já transcorria, pelo menos, desde 2020.
Nos últimos anos, a rede social mostrou resistência ao cumprimento de diversas ordens judiciais emitidas pelo STF, solicitando informações pessoais de usuários e encerramento de contas investigadas em processos sobre fake news e ataques ao governo.
Segundo posicionamento do X, o motivo da resistência era o questionamento das reais intenções por trás das ordens judiciais que, de acordo com a empresa, não estão de acordo com o Marco Civil da Internet ou com a Constituição Federal brasileira.
O setor de Global Affairs do X publicou em sua conta na plataforma ontem (29) que já estaria no aguardo do bloqueio de suas operações, por não ter cumprido com a ordem judicial deliberadamente.
*Com informações de Broadcast
O trabalho do presidente Lula foi aprovado por 46%, contra 45% em março, e desaprovado por 49% dos entrevistados, ante 51%
Neste 19 de abril, lideranças reforçam a pressão por avanços na regularização territorial dos povos originários
Os dois políticos polarizam a disputa também no primeiro turno, ainda sem serem ameaçados por outros pré-candidatos
O presidente e Flávio Bolsonaro também são os pré-candidatos mais conhecidos pelos eleitores
Em evento do BBI, gestores afirmam que cenário global predomina e eleições ficaram no segundo plano
O prazo vale também para quem pretende tirar o título de eleitor pela primeira vez ou alterar o local de votação
Cláudio Felisoni, presidente do IBEVAR e professor da FIA Business School, fala no Touros e Ursos desta semana sobre um estudo que mensura os possíveis efeitos da redução da jornada no varejo e na economia
Segundo Lula, mais auxiliares podem deixar a Esplanada, mas ainda precisam avisá-lo
Licença-paternidade foi instituída no Brasil com a promulgação da Constituição de 1988. Mesmo com ampliação, benefício seguirá muito aquém do observado em países mais desenvolvidos.
Mesmo sem a confirmação oficial, integrantes do PSD começam a repercutir a escolha do governador de Goiás, em detrimento de Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul
O potencial de voto de Lula é um pouco maior e chega a 50%, enquanto Flávio Bolsonaro também tem 48% dos eleitores que admitem votar nele
O equívoco nasce de uma leitura imprecisa do artigo 224 do Código Eleitoral. O texto menciona, de fato, a necessidade de novas eleições caso a “nulidade” atinja mais da metade dos votos
Apesar da vantagem numérica do petista no primeiro turno entre os moderados, a disputa se acirra em uma eventual rodada decisiva
Decisão do STF limita verbas indenizatórias, suspende auxílios e tenta conter supersalários, embora preserve margem para penduricalhos na magistratura
A pena estipulada pelo TSE foi de 4 anos, retirando o ex-governador da corrida eleitoral deste ano e de 2030
Atual secretário-executivo da Fazenda tem perfil mais técnico e pode assumir a pasta com o desafio de tocar a agenda econômica em ano eleitoral
Além do efeito da bandeira do governo Lula na renda, levantamento mostra que a violência permanece no topo das preocupações dos entrevistados
Especialistas apontam que a observação detalhada da face e do áudio é o primeiro filtro de segurança, mas não é o único
Investigação da PF encontra mensagens do ministro do STF no WhatsApp do banqueiro que apontam para uma relação de pelo menos dois anos
Ex-governador de São Paulo e nome forte no Estado, Geraldo Alckmin também foi lembrado com elogios por Lula pela nova política da indústria brasileira