Eleições municipais 2024: Bolsonarismo e centro-direita mostram força nas prefeituras e elegem sete dos dez vereadores mais votados do país
Líder na votação para vereador, Lucas Pavanato apoiou Marçal em São Paulo; Na disputa para a prefeitura, Boulos vira maior trunfo da esquerda

O primeiro turno das eleições municipais de 2024 chegou ao fim na noite do último domingo (6) e confirmou um segundo confronto entre os candidatos em 15 capitais pelo país. Naturalmente, com a celeridade da apuração, já é possível tirar algumas reflexões sobre o cenário que se desenha.
Isso porque as eleições mostraram uma presença cada vez maior de partidos e candidatos alinhados à direita do espectro político, enquanto o campo da chamada esquerda vem perdendo força — e isso vale tanto para vereadores quanto para prefeitos.
Por exemplo, na lista dos dez vereadores mais votados do país, apenas três são de partidos de esquerda (PT e PSOL), enquanto os demais são de siglas identificadas com a direita ou centro-direita (PL, Podemos, PP e União Brasil). Veja:
- Lucas Pavanato (PL) - São Paulo: 161.386 votos
- Carlos Bolsonaro (PL) - Rio de Janeiro: 130.480 votos
- Ana Carolina Oliveira (Podemos) - São Paulo: 129.563 votos
- Dr. Murillo Lima (PP) - São Paulo: 113.820 votos
- Sargento Nantes (PP) - São Paulo: 112.484 votos
- Amanda Paschoal (PSOL) - São Paulo: 108.654 votos
- Rubinho Nunes (União Brasil) - São Paulo: 101.549 votos
- Luna Zarattini (PT) - São Paulo: 100.921 votos
- Luana Alves (PSOL) - São Paulo: 83.262 votos
- Dra Sandra Tadeu (PL) - São Paulo: 74.511 votos
Vale lembrar que a cidade de São Paulo é o maior colégio eleitoral do país, o que explica diversos candidatos entre as maiores votações.
- Eleições municipais podem facilitar ou ser entrave para privatizações; e-book gratuito elenca outros 3 pontos de atenção para investidores
Eleições mostram força do bolsonarismo — com toques de Marçal
Lucas Pavanato (PL) foi o vereador mais votado da cidade de São Paulo e de todo o Brasil nas eleições do último domingo.
Aos 26 anos, ele assume o cargo pela primeira vez e afirmou que pretende propor projetos baseados nos valores conservadores que o elegeram e provocou, dizendo que a oposição terá que "aguentar" seu estilo de fazer política.
Leia Também
Lula defende redução da jornada 6x1 em discurso do Dia do Trabalhador
O agora vereador também apoiou a candidatura de Pablo Marçal (PRTB) à Prefeitura de São Paulo, fazendo diversas publicações em suas redes sociais em favor do ex-coach durante a campanha.
Próximo do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), a quem classifica como "grande amigo", Pavanato disse que planeja reproduzir o estilo do parlamentar mineiro em São Paulo, mobilizando o eleitorado de direita em torno de temas importantes para esse segmento.
Já no Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro (PL), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), foi o vereador mais votado da cidade. O filho "02" de 41 anos do ex-presidente segue para o sétimo mandato consecutivo na Câmara Municipal carioca. Desde 2000, Carlos emenda mandatos consecutivos no Legislativo municipal do Rio.
Desde a posse de Carlos, todos os filhos do ex-presidente com idade suficiente para disputar cargos eletivos adentraram na carreira política: Flávio, senador pelo Rio, Eduardo, deputado federal por SP, e Jair Renan, eleito ontem, vereador de Balneário Camboriú (SC).
Destaques à esquerda
A vereadora mais votada do campo da esquerda foi Amanda Paschoal pelo PSOL e é considerada uma herdeira política da deputada federal Erika Hilton, do mesmo partido.
Assim como Hilton, a vereadora psolista também é transsexual e recebeu o dobro de votos que Erika obteve na eleição de 2020. Aos 32 anos, Amanda Paschoal é ativista e educadora e compõe a bancada de seis vereadores do PSOL na Câmara de São Paulo.
Ainda na capital paulista, o PT se consolidou como a maior sigla com oito vereadores eleitos, mantendo o mesmo número de parlamentares da eleição de 2020. O PSOL também manteve sua presença elegendo o mesmo número de vereadores.
No Rio de Janeiro, PT e PSOL têm quatro vereadores cada, sendo as maiores siglas de esquerda da Câmara carioca.
Eleições municipais: prefeituras
Por fim, a esquerda também não está tão forte nas eleições para o executivo municipal. Há uma predominância de partidos de direita ou centro-direita disputando as eleições no segundo turno — e, quando a esquerda aparece, há poucas chances de levar a prefeitura.
Um dos casos mais emblemáticos é a eleição para Fortaleza (CE), onde o candidato do PT, Evandro Leitão, e o candidato do PL, André Fernandes, reeditam a disputa de legendas de Bolsonaro e Lula em 2022.
Outra votação que chamam a atenção é o da eleição de Porto Alegre (RS), em que o segundo turno acontecerá entre Sebastião Melo, do MDB, e Maria do Rosário, um dos quadros históricos do PT.
De acordo com a pesquisa Quaest, publicada no último sábado (5), um eventual segundo turno aponta para uma vitória de Sebastião Melo sobre a candidata do PT, com 55% dos votos contra 31%.
Entre aqueles que se elegeram no primeiro turno, há um destaque para João Campos (PSB), único de centro-esquerda que manteve seu mandato. Nas demais capitais onde não haverá segundo turno, os eleitos são de siglas de centro-direita ou direita.
Mas o saldo para a esquerda pode melhorar sensivelmente se Guilherme Boulos (PSOL) conseguir derrotar Ricardo Nunes (MDB) em São Paulo.
De todo modo, trata-se de uma missão complicada, já que as pesquisas feitas ainda no primeiro turno mostravam o atual prefeito como vitorioso em um eventual embate contra o deputado, que tem o apoio do presidente Lula.
Veja a seguir o resultado nas capitais:
Cidade (Estado) - Resultado |
Aracaju (Sergipe) - Emilia Correa (PL) X Luiz Roberto (PDT) |
Belém (Pará) - Bruno Engler (PL) X Fuad Noman (PSD) |
Belo Horizonte (Minas Gerais) - Igor (MDB) X Delegado Eder Mauro (PL) |
Boa Vista (Roraima) - Arthur Henrique Brandão (MDB) |
Campo Grande (Mato Grosso do Sul) - Adriane Lopes (PP) X Rose Modesto (União) |
Cuiabá (Mato Grosso) - Abilio (PL) X Lúdio (PT) |
Curitiba (Paraná) - Eduardo Pimentel (PSD) X Cristina Graeml (PMB) |
Florianópolis (Santa Catarina) - Topázio Neto (PSD) |
Fortaleza (Ceará) - André Fernandes (PL) X Evandro Leitão (PT) |
Goiânia (Goiás) - Fred Rodrigues (PL) X Mabel (União) |
João Pessoa (Paraíba) - Cicero Lucena (PP) X Marcelo Queiroga (PL) |
Macapá (Amapá) - Dr. Furlan (MDB) |
Maceió (Alagoas) - João Henrique Caldas (PL) |
Manaus (Amazonas) - David Almeida (Avante) X Capitão Alberto Neto (PL) |
Natal (Rio Grande do Norte) - Paulinho Freire (União) X Natália Bonavides (PT) |
Palmas (Tocantins) - Janad Valcari (PL) X Eduardo Siqueira (Podemos) |
Porto Alegre (Rio Grande do Sul) - Sebastião Melo (MDB) X Maria do Rosário (PT) |
Porto Velho (Rondônia) - Mariana Carvalho (União) X Léo (Podemos) |
Recife (Pernambuco) - João Campos (PSB) |
Rio Branco (Acre) - Tião Bocalom (PL) |
Rio de Janeiro (Rio de Janeiro) - Eduardo Paes (PSD) |
Salvador (Bahia) - Bruno Reis (União) |
São Luís (Maranhão) - Eduardo Braide (PSD) |
São Paulo (São Paulo) - Ricardo Nunes (MDB) X Guilherme Boulos (PSOL) |
Teresina (Piauí) - Silvio Mendes (União Brasil) |
Vitória (Espírito Santo) - Silvio Mendes (União Brasil) |
*Com informações do Estadão Conteúdo e TSE
Lula é reprovado por 59% e aprovado por 37% dos paulistas, aponta pesquisa Futura Inteligência
A condição econômica do país é vista como péssima para a maioria dos eleitores de São Paulo (65,1%), com destaque pouco satisfatório para o combate à alta dos preços e a criação de empregos
Guerra comercial de Trump está prejudicando a economia do Brasil? Metade dos brasileiros acredita que sim, diz pesquisa
A pesquisa também identificou a percepção dos brasileiros sobre a atuação do governo dos Estados Unidos no geral, não apenas em relação às políticas comerciais
A resposta de Lula a Donald Trump: o Brasil não é um parceiro de segunda classe
O presidente brasileiro finalmente sancionou, sem vetos, a lei de reciprocidade para lidar melhor com casos como o tarifaço dos EUA
Prazo de validade: Ibovespa tenta acompanhar correção das bolsas internacionais, mas ainda há um Trump no meio do caminho
Bolsas recuperam-se parcialmente das perdas dos últimos dias, mas ameaça de Trump à China coloca em risco a continuidade desse movimento
Guerra comercial abre oportunidade para o Brasil — mas há chance de transformar Trump em cabo eleitoral improvável de Lula?
Impacto da guerra comercial de Trump sobre a economia pode reduzir pressão inflacionária e acelerar uma eventual queda dos juros mais adiante no Brasil (se não acabar em recessão)
O grosseiro erro de cálculo de Donald Trump
Analistas de think tank conservador dizem que cálculo de Trump está errado e que as tarifas não têm nada de recíprocas nem fazem sentido do ponto de vista econômico
Petrobras (PETR4) avança em processo para tirar ‘novo pré-sal’ do papel
Petrobras recebeu permissão para operar a Unidade de Atendimento e Reabilitação de Fauna. O centro é uma exigência do Ibama para liberar a busca de petróleo no litoral do Amapá
Com eleições de 2026 no radar, governo Lula melhora avaliação positiva, mas popularidade do presidente segue baixa
O governo vem investindo pesado para aumentar a popularidade. A aposta para virar o jogo está focada principalmente na área econômica, porém a gestão de Lula tem outra carta na manga: Donald Trump
Tarifas gerais de Trump começam a valer hoje e Brasil está na mira; veja como o governo quer reagir
Além do Brasil, Trump também impôs tarifa mínima de 10% a 126 outros países, como Argentina e Reino Unido
Um café e um pão na chapa na bolsa: Ibovespa tenta continuar escapando de Trump em dia de payroll e Powell
Mercados internacionais continuam reagindo negativamente a Trump; Ibovespa passou incólume ontem
Lula reclama e Milei “canta Queen”: as reações de Brasil e Argentina às tarifas de Trump
Os dois países foram alvo da alíquota mínima de 10% para as exportações aos EUA, mas as reações dos presidentes foram completamente diferentes; veja o que cada um deles disse
Eleições 2026: Lula tem empate técnico com Bolsonaro e vence todos os demais no 2º turno, segundo pesquisa Genial/Quaest
Ainda segundo a pesquisa, 62% dos brasileiros acham que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não deveria se candidatar à reeleição em 2026
Trump Day: Mesmo com Brasil ‘poupado’ na guerra comercial, Ibovespa fica a reboque em sangria das bolsas internacionais
Mercados internacionais reagem em forte queda ao tarifaço amplo, geral e irrestrito imposto por Trump aos parceiros comerciais dos EUA
A resposta de Lula às tarifas de Trump: Brasil pode pegar pesado e recorrer à OMC
O governo brasileiro estuda todas as opções para se defender das medidas do governo norte-americano e, embora prefira o diálogo, não descarta acionar os EUA na Organização Mundial do Comércio
Elon Musk fora da Casa Branca? Trump teria confirmado a saída do bilionário do governo nas próximas semanas, segundo site
Ações da Tesla sobem 5% após o Politico reportar que o presidente dos EUA afirmou a aliados sobre a mudança no alto escalão da Casa Branca
Genial/Quaest: Aprovação do governo Lula atinge pior nível desde janeiro de 2023 e cai inclusive no Nordeste e entre mulheres
As novas medidas anunciadas e o esforço de comunicação parecem não estar gerando os efeitos positivos esperados pelo governo
O Brasil pode ser atingido pelas tarifas de Trump? Veja os riscos que o País corre após o Dia da Libertação dos EUA
O presidente norte-americano deve anunciar nesta quarta-feira (2) as taxas contra parceiros comerciais; entenda os riscos que o Brasil corre com o tarifaço do republicano
Brasil não aguarda tarifas de Trump de braços cruzados: o último passo do Congresso antes do Dia da Libertação dos EUA
Enquanto o Ibovespa andou com as próprias pernas, o Congresso preparava um projeto de lei para se defender de tarifas recíprocas
Trump Media estreia na NYSE Texas, mas nova bolsa ainda deve enfrentar desafios para se consolidar no estado
Analistas da Bloomberg veem o movimento da empresa de mídia de Donald Trump mais como simbólico do que prático, já que ela vai seguir com sua listagem primária na Nasdaq
Família Trump entra no setor de mineração de bitcoin — American Bitcoin mira o topo da indústria
Donald Trump Jr. e Eric Trump ingressaram no setor de mineração de bitcoin e, em parceria com a Bitcoin Hut 8, buscam construir a maior empresa do ramo