Eleições municipais 2024: Bolsonarismo e centro-direita mostram força nas prefeituras e elegem sete dos dez vereadores mais votados do país
Líder na votação para vereador, Lucas Pavanato apoiou Marçal em São Paulo; Na disputa para a prefeitura, Boulos vira maior trunfo da esquerda

O primeiro turno das eleições municipais de 2024 chegou ao fim na noite do último domingo (6) e confirmou um segundo confronto entre os candidatos em 15 capitais pelo país. Naturalmente, com a celeridade da apuração, já é possível tirar algumas reflexões sobre o cenário que se desenha.
Isso porque as eleições mostraram uma presença cada vez maior de partidos e candidatos alinhados à direita do espectro político, enquanto o campo da chamada esquerda vem perdendo força — e isso vale tanto para vereadores quanto para prefeitos.
Por exemplo, na lista dos dez vereadores mais votados do país, apenas três são de partidos de esquerda (PT e PSOL), enquanto os demais são de siglas identificadas com a direita ou centro-direita (PL, Podemos, PP e União Brasil). Veja:
- Lucas Pavanato (PL) - São Paulo: 161.386 votos
- Carlos Bolsonaro (PL) - Rio de Janeiro: 130.480 votos
- Ana Carolina Oliveira (Podemos) - São Paulo: 129.563 votos
- Dr. Murillo Lima (PP) - São Paulo: 113.820 votos
- Sargento Nantes (PP) - São Paulo: 112.484 votos
- Amanda Paschoal (PSOL) - São Paulo: 108.654 votos
- Rubinho Nunes (União Brasil) - São Paulo: 101.549 votos
- Luna Zarattini (PT) - São Paulo: 100.921 votos
- Luana Alves (PSOL) - São Paulo: 83.262 votos
- Dra Sandra Tadeu (PL) - São Paulo: 74.511 votos
Vale lembrar que a cidade de São Paulo é o maior colégio eleitoral do país, o que explica diversos candidatos entre as maiores votações.
- Eleições municipais podem facilitar ou ser entrave para privatizações; e-book gratuito elenca outros 3 pontos de atenção para investidores
Eleições mostram força do bolsonarismo — com toques de Marçal
Lucas Pavanato (PL) foi o vereador mais votado da cidade de São Paulo e de todo o Brasil nas eleições do último domingo.
Aos 26 anos, ele assume o cargo pela primeira vez e afirmou que pretende propor projetos baseados nos valores conservadores que o elegeram e provocou, dizendo que a oposição terá que "aguentar" seu estilo de fazer política.
Leia Também
O agora vereador também apoiou a candidatura de Pablo Marçal (PRTB) à Prefeitura de São Paulo, fazendo diversas publicações em suas redes sociais em favor do ex-coach durante a campanha.
Próximo do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), a quem classifica como "grande amigo", Pavanato disse que planeja reproduzir o estilo do parlamentar mineiro em São Paulo, mobilizando o eleitorado de direita em torno de temas importantes para esse segmento.
Já no Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro (PL), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), foi o vereador mais votado da cidade. O filho "02" de 41 anos do ex-presidente segue para o sétimo mandato consecutivo na Câmara Municipal carioca. Desde 2000, Carlos emenda mandatos consecutivos no Legislativo municipal do Rio.
Desde a posse de Carlos, todos os filhos do ex-presidente com idade suficiente para disputar cargos eletivos adentraram na carreira política: Flávio, senador pelo Rio, Eduardo, deputado federal por SP, e Jair Renan, eleito ontem, vereador de Balneário Camboriú (SC).
Destaques à esquerda
A vereadora mais votada do campo da esquerda foi Amanda Paschoal pelo PSOL e é considerada uma herdeira política da deputada federal Erika Hilton, do mesmo partido.
Assim como Hilton, a vereadora psolista também é transsexual e recebeu o dobro de votos que Erika obteve na eleição de 2020. Aos 32 anos, Amanda Paschoal é ativista e educadora e compõe a bancada de seis vereadores do PSOL na Câmara de São Paulo.
Ainda na capital paulista, o PT se consolidou como a maior sigla com oito vereadores eleitos, mantendo o mesmo número de parlamentares da eleição de 2020. O PSOL também manteve sua presença elegendo o mesmo número de vereadores.
No Rio de Janeiro, PT e PSOL têm quatro vereadores cada, sendo as maiores siglas de esquerda da Câmara carioca.
Eleições municipais: prefeituras
Por fim, a esquerda também não está tão forte nas eleições para o executivo municipal. Há uma predominância de partidos de direita ou centro-direita disputando as eleições no segundo turno — e, quando a esquerda aparece, há poucas chances de levar a prefeitura.
Um dos casos mais emblemáticos é a eleição para Fortaleza (CE), onde o candidato do PT, Evandro Leitão, e o candidato do PL, André Fernandes, reeditam a disputa de legendas de Bolsonaro e Lula em 2022.
Outra votação que chamam a atenção é o da eleição de Porto Alegre (RS), em que o segundo turno acontecerá entre Sebastião Melo, do MDB, e Maria do Rosário, um dos quadros históricos do PT.
De acordo com a pesquisa Quaest, publicada no último sábado (5), um eventual segundo turno aponta para uma vitória de Sebastião Melo sobre a candidata do PT, com 55% dos votos contra 31%.
Entre aqueles que se elegeram no primeiro turno, há um destaque para João Campos (PSB), único de centro-esquerda que manteve seu mandato. Nas demais capitais onde não haverá segundo turno, os eleitos são de siglas de centro-direita ou direita.
Mas o saldo para a esquerda pode melhorar sensivelmente se Guilherme Boulos (PSOL) conseguir derrotar Ricardo Nunes (MDB) em São Paulo.
De todo modo, trata-se de uma missão complicada, já que as pesquisas feitas ainda no primeiro turno mostravam o atual prefeito como vitorioso em um eventual embate contra o deputado, que tem o apoio do presidente Lula.
Veja a seguir o resultado nas capitais:
Cidade (Estado) - Resultado |
Aracaju (Sergipe) - Emilia Correa (PL) X Luiz Roberto (PDT) |
Belém (Pará) - Bruno Engler (PL) X Fuad Noman (PSD) |
Belo Horizonte (Minas Gerais) - Igor (MDB) X Delegado Eder Mauro (PL) |
Boa Vista (Roraima) - Arthur Henrique Brandão (MDB) |
Campo Grande (Mato Grosso do Sul) - Adriane Lopes (PP) X Rose Modesto (União) |
Cuiabá (Mato Grosso) - Abilio (PL) X Lúdio (PT) |
Curitiba (Paraná) - Eduardo Pimentel (PSD) X Cristina Graeml (PMB) |
Florianópolis (Santa Catarina) - Topázio Neto (PSD) |
Fortaleza (Ceará) - André Fernandes (PL) X Evandro Leitão (PT) |
Goiânia (Goiás) - Fred Rodrigues (PL) X Mabel (União) |
João Pessoa (Paraíba) - Cicero Lucena (PP) X Marcelo Queiroga (PL) |
Macapá (Amapá) - Dr. Furlan (MDB) |
Maceió (Alagoas) - João Henrique Caldas (PL) |
Manaus (Amazonas) - David Almeida (Avante) X Capitão Alberto Neto (PL) |
Natal (Rio Grande do Norte) - Paulinho Freire (União) X Natália Bonavides (PT) |
Palmas (Tocantins) - Janad Valcari (PL) X Eduardo Siqueira (Podemos) |
Porto Alegre (Rio Grande do Sul) - Sebastião Melo (MDB) X Maria do Rosário (PT) |
Porto Velho (Rondônia) - Mariana Carvalho (União) X Léo (Podemos) |
Recife (Pernambuco) - João Campos (PSB) |
Rio Branco (Acre) - Tião Bocalom (PL) |
Rio de Janeiro (Rio de Janeiro) - Eduardo Paes (PSD) |
Salvador (Bahia) - Bruno Reis (União) |
São Luís (Maranhão) - Eduardo Braide (PSD) |
São Paulo (São Paulo) - Ricardo Nunes (MDB) X Guilherme Boulos (PSOL) |
Teresina (Piauí) - Silvio Mendes (União Brasil) |
Vitória (Espírito Santo) - Silvio Mendes (União Brasil) |
*Com informações do Estadão Conteúdo e TSE
Governador de MG, Romeu Zema, lança pré-candidatura à Presidência da República
Governador de Minas Gerais lança corrida ao Planalto, defendendo estado leve, saída dos Brics e combate ao lulismo
Ponto a ponto: Confira os próximos passos do julgamento de Jair Bolsonaro
Com todas as alegações finais apresentadas, caso contra Bolsonaro e seus aliados deve ser liberado para julgamento na Primeira Turma do STF ainda em setembro
“Meu time não tem medo de briga”, diz Lula. Confira as principais declarações do petista sobre a relação com Trump
O presidente discursou na cerimônia de assinatura da medida provisória, que ainda deve passar pela Câmara e pelo Senado, e que estabelece propostas para ajudar empresas a sobreviver ao tarifaço dos EUA
WhatsApp ‘do Lula’: o que se sabe sobre o aplicativo de mensagens que o governo quer criar
Abin já deu início aos testes de um aplicativo próprio de troca de mensagens, mas não é todo mundo que terá acesso ao ‘WhatsApp do Lula’
Trump coloca tarifaço contra o Brasil em prática, dobra sobretaxa à Índia e mantém Brics na mira; e agora?
Mercado aguarda detalhes do plano de contingência do governo Lula, mas, por pior que esteja o cenário no Brasil, outro país recebeu notícias ainda piores
O aviso de Haddad sobre o Pix e outro alerta sobre a pressão de Trump com as tarifas
Para o ministro, o sucesso do Pix está incomodando interesses internacionais e ganhando notoriedade global
Governo prepara pacote para socorrer exportadoras afetadas pelas tarifas dos EUA; confira as medidas possíveis
A ideia segue o modelo adotado durante a pandemia, quando o governo federal ajudou empresas a manter empregos formais por meio de subsídios
O que Bolsonaro fez para ser preso, afinal? E o que diz a defesa do ex-presidente
A notícia pegou de surpresa até mesmo críticos de Bolsonaro, e a primeira questão que surgiu foi: por que agora?
Moraes decreta prisão domiciliar de Bolsonaro; PF apreende o celular
O despacho justificou a decisão por descumprimento das medidas cautelares impostas pelo próprio ministro
As principais declarações de Lula no dia marcado por manifestações bolsonaristas
Enquanto apoiadores de Jair Bolsonaro protestavam pelas ruas do País, o presidente fazia um discurso em Brasília — e poucos temas escaparam do petista; confira
O recado de Lula para os EUA: “Temos tamanho, postura e interesse econômico e político para negociar” — e uma opinião polêmica sobre o dólar
Petista disse neste domingo (3) que o Brasil quer negociar em igualdade de condições com os Estados Unidos, e também diz o que acha do uso da moeda norte-americana nas negociações comerciais
Anistia para Bolsonaro: maioria dos brasileiros não vota em candidato que promete livrar ex-presidente de acusações, diz Datafolha
O domingo (3) está sendo marcado por manifestações bolsonaristas espalhadas por todo o País
Efeito da tarifa de Trump sobre a popularidade de Lula estanca e reprovação segue em 40%; confira a pesquisa Datafolha
Havia expectativa sobre os ganhos de imagem para o petista, mas houve manutenção da avaliação “ruim/péssimo”, enquanto a de “ótimo/bom” oscilou de 28% para 29%
Ataque de Trump a Alexandre de Moraes pode sair pela culatra, diz The Economist sobre o uso da Lei Magnitsky contra o ministro do STF
Para a publicação britânica centenária, Moraes se tornou o alvo das sanções de Trump enquanto seu ato mais notável é liderar o processo contra Jair Bolsonaro — mas os planos dos EUA podem não sair como o planejado
Trump vai ajudar Lula a se reeleger? Presidente volta a liderar a corrida eleitoral, enquanto Bolsonaro perde impulso em meio ao tarifaço, mostra pesquisa
O levantamento da Atlas em parceria com a Bloomberg indica uma reviravolta no cenário eleitoral para 2026, que vinha indicando um enfraquecimento da imagem de Lula
Zambelli é presa na Itália, e extradição pode levar até dois anos; veja o que acontece com o mandato da deputada
Mesmo condenada, parlamentar ainda depende de aval da Câmara para perder o cargo; processo não tem prazo para terminar
Moraes na mira de Trump: EUA anunciam sanção ao ministro por violação aos direitos humanos; entenda as penalidades da Lei Magnitsky
O deputado Eduardo Bolsonaro (PL) aproveitou o anúncio da sanção para pedir novamente que o Congresso Nacional aprove uma anistia
Missão de senadores brasileiros chega a Washington para tentar conter tarifaço dos EUA
Esforço político dos parlamentares brasileiros pecou no timing da visita, pois acontece às vésperas do recesso Congresso dos EUA.
General do Exército assume autoria do plano para matar Moraes, Lula e Alckmin; confira os detalhes do depoimento
O réu no processo sobre a tentativa de golpe de Estado também revelou que chegou a comparecer entre cinco e sete vezes nos acampamentos bolsonaristas em frente aos quartéis
Haddad diz que família Bolsonaro está dificultando comunicação com os EUA e pede: “Sai do caminho e deixa o governo negociar”
Em entrevista à rádio Itatiaia, o ministro da Fazenda afirmou que os Bolsonaros são “especialistas em lascar o povo”