Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
ELEIÇÕES MUNICIPAIS

Eleições 2024: Curitiba terá segundo turno com Eduardo Pimentel (PSD) e Cristina Graeml (PMB). Conheça a “azarona” bolsonarista

Aos “45 minutos do segundo tempo”, a candidata bolsonarista Cristina Graeml despontou nas eleições e garantiu vaga no 2º turno

Eleições 2024 em Curitiba terão segundo turno entre Cristina Graeml (PMB) e Eduardo Pimentel (PSD)
Eleições 2024 em Curitiba terão segundo turno entre Cristina Graeml (PMB) e Eduardo Pimentel (PSD) -

Em Curitiba, o atual vice-prefeito Eduardo Pimentel (PSD) liderava com vantagem a disputa pela Prefeitura, de acordo com as pesquisas. Mas na reta final das eleições de 2024, Cristina Graeml (PMB), a "azarona" da capital paranaense, garantiu vaga no segundo turno.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ex-prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSB) pavimentou seu caminho entre os principais adversários de Pimentel ao longo de toda a campanha. 

No entanto, aos “45 minutos do segundo tempo”, a candidata bolsonarista Cristina Graeml despontou nas pesquisas e acaba de conquistar posição como concorrente ao segundo turno na capital paranaense.

Com 100% das urnas apuradas, Pimentel acumulou 33,51% dos votos, enquanto Graeml somou 31,17%. Veja o resultado:

{{ eleitorado }} Eleitores
{{ urnasApuradasPercentual }}% De urnas apuradas
Abstenções {{ abstencao }} ({{ abstencaoPercentual }}%)
Comparecimento {{ comparecimento }} ({{ comparecimentoPercentual }}%)
última atualização em {{ dataAtualizacao }} às {{ horaAtualizacao }}
Atenção! O TSE declara que nenhum eleito foi atribuído com a seguinte justificativa: {{ ausenciaDeEleitoMotivos }}
Outros candidatos
Nenhum resultado encontrado para "{{ search }}".
Válidos
{{ votosValidos }} ({{ votosValidosPercentual }}%)
Brancos
{{ votosBrancos }} ({{ votosBrancosPercentual }}%)
Nulos
{{ votosNulos }} ({{ votosNulosPercentual }}%)
Anulados
{{ votosAnulados }} ({{ votosAnuladosPercentual }}%)
Pendentes
{{ votosPendentes }} ({{ votosPendentesPercentual }}%)
Carregando...

O candidato Ney Leprevost (União) era outro que chamava a atenção dos eleitores — apesar de ter acabado mais distante na fila de favoritos do que o trio. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Também disputaram as eleições o veterano Roberto Requião (Mobiliza), ex-senador e governador do Paraná e também ex-prefeito da cidade, além de Luizão Goulart (Solidariedade), Maria Victoria (Progressistas), Professora Andrea Caldas (PSOL), Samuel de Mattos (PSTU) e Felipe Bombardelli (PCO). 

Leia Também

OPERAÇÃO COMPLIANCE ZERO

De dossiê contra CEO do Itaú a influenciadores: os alvos de intimidação por Vorcaro e os pagamentos bilionários para promover o Banco Master

ELEIÇÕES DE 2026

Datafolha: Lula e Flávio Bolsonaro empatam em SP, mas rejeição acende alerta para o petista

Política tradicional tem forte presença nas eleições de Curitiba em 2024 

Apesar de Curitiba ser uma cidade marcada por ser o berço da Operação Lava Jato e apoio maciço a Bolsonaro, o PL — partido do ex-presidente — não lançou nenhum candidato próprio à Prefeitura. 

Desse modo, rostos conhecidos da política tradicional curitibana e paranaense são os protagonistas dessas eleições. 

Um deles é o de Eduardo Pimentel (PSD), neto do ex-governador Paulo Pimentel e vice-prefeito de Curitiba desde 2017. É ele quem carrega o apoio de Bolsonaro e do PL, com a indicação de Paulo Martins (PL) para vice-prefeito da chapa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pimentel também conta com o apoio do governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), e do atual prefeito, Rafael Greca (PSD). 

No entanto, às vésperas das eleições municipais de 2024, o futuro da disputa eleitoral ganhou novos desenhos por lá: a escalada da candidata Cristina Graeml (PMB) nas pesquisas de intenção de voto na última semana de campanha. 

A autointitulada “única candidata conservadora” da capital paranaense apareceu em segundo lugar no pódio de principais candidatos à prefeitura de Curitiba. 

Até 2024, a vivência política de Graeml era restrita às manchetes de jornais. Jornalista formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Cristina possui em seu currículo passagens por veículos como Gazeta do Povo e Jornal Nacional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após mais de duas décadas no jornalismo, neste ano, ela decidiu deixar a área da comunicação para focar na campanha política. Segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), trata-se da primeira eleição à qual a candidata concorre.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Senado durante sessão plenária semipresencial para votar o projeto de lei (PL 1.847/2024) que estabelece a reoneração gradual da folha de pagamento de 17 setores da economia. (Relator senador Jaques Wagner) 24 de junho de 2026 - 21:50
Candidatos às eleições presidenciais de 2026, Luiz Inácio Lula da Silva e Flávio Bolsonaro 15 de junho de 2026 - 9:41
Movimento VAT - Vida Além do Trabalho, que propõe o fim da escala 6x1 26 de maio de 2026 - 12:04
Fernando Haddad no podcast Market Makers 20 de maio de 2026 - 19:41
CNH bom motorista 18 de maio de 2026 - 15:36
Flávio Bolsonaro durante entrevista 15 de maio de 2026 - 18:05
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar