🔴 AÇÕES, FIIs, BDRs E CRIPTO – ONDE INVESTIR EM SETEMBRO? CONFIRA AQUI

Seu Dinheiro

Seu Dinheiro

No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.

ELEIÇÕES 2024

Com apoio de Lula, João Campos lidera intenções de voto no Recife; veja quem é o candidato de Bolsonaro na capital pernambucana

Além de Bolsonaro, Campos vai enfrentar candidatos apoiados pela governadora Raquel Lyra na disputa pela reeleição na prefeitura do Recife

O presidente Lula e João Campos, prefeito do Recife
O presidente Lula e João Campos, prefeito do Recife - Imagem: Ricardo Stuckert / PR

Faltando pouco mais de quatro meses para as eleições, o prefeito e candidato à reeleição João Campos (PSB) é apontado em todas as pesquisas como o grande favorito no Recife.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Somados, os outros cinco pré-candidatos que tentam desbancá-lo, hoje, não atingem o percentual do atual prefeito, que foi, no pior cenário até agora, de 57,3%, de acordo com pesquisa Atlas/CNN Brasil (PE-05351/2024), divulgada no dia 26 de abril.

Com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Campos vai enfrentar candidatos apoiados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e pela governadora Raquel Lyra (PSDB).

Em razão da vantagem, João Campos vem costurando os principais apoios partidários. O último foi o União Brasil, na última semana.

De acordo com a Coluna do Estadão, tal apoio deve gerar a adesão do PSB do vice-presidente Geraldo Alckmin na campanha de Elmar Nascimento à Presidência da Câmara dos Deputados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lula e João Campos

O principal apoio, naturalmente, porém, é do presidente Lula, aliado político antigo da família de Campos, com quem se realinhou recentemente.

Leia Também

João é filho de Eduardo Campos, ex-governador de Pernambuco (2007-2014) e ex-ministro da Ciência e Tecnologia no governo Lula 2, e bisneto de Miguel Arraes.

Mesmo com o presidente como cabo eleitoral, João Campos não deve ceder a vice na chapa para o PT. O prefeito já é apontado como um dos candidatos ao governo de Pernambuco em 2026.

Por isso, o mais provável é que haja a formação de uma chapa pura, com outro nome do PSB assumindo o governo se João Campos, eventualmente reeleito, precisar deixar o cargo para a próxima campanha.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A expectativa é que a decisão seja tomada ao final do prazo das convenções partidárias, que vai de 20 de julho a 5 de agosto.

O último petista à frente da Prefeitura do Recife foi o engenheiro João da Costa, que comandou a gestão municipal de 2009 a 2012.

Caso o PT consiga compor a chapa de João Campos, os nomes petistas mais cotados são os do deputado federal Carlos Veras (PT) e o do ex-vereador Mozart Sales (PT), atualmente assessor especial do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

Nem Veras nem Sales são recifenses, mas ambos receberam, no último mês de março e em novembro do ano passado, respectivamente, o Título de Cidadão do Recife.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atualmente, o PT não comanda nenhuma das 26 capitais e, nos pleitos deste ano, está sem nomes de peso que lideram pesquisas de intenção de voto.

O candidato de Bolsonaro

Outros cinco pré-candidatos participam da corrida pela preferência do voto dos mais de 1,2 milhão de eleitores recifenses contra João Campos.

Com 21,4% das intenções de voto na pesquisa Atlas, o segundo nome é o de Gilson Machado Neto (PL), que foi ministro do Turismo entre 2020 e 2022. A candidatura tem o apoio ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e ainda não tem vice definido.

Empresário, ele deixou a Esplanada em 2022 para ser candidato ao Senado, mas acabou perdendo disputa para Teresa Leitão (PT). Ele ficou em segundo lugar, com 29,55% (contra 46,12% da vencedora).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outros pré-candidatos contra João Campos

Dani Portela (PSOL) foi o nome escolhido pela Federação PSOL-Rede em Pernambuco para ocupar o lugar de João Campos. A deputada estadual é líder da oposição à gestão da governadora Raquel Lyra na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Após perder a disputa pelo governo do Estado em 2018, tendo apenas 4,97% dos votos, foi a vereadora mais votada do Recife em 2020 e única deputada do PSOL eleita para a Assembleia dois anos depois.

Na disputa atual, segundo a pesquisa Atlas, Dani tem 4,6% das intenções. Preterido pela federação e com 0,8% da preferência dos eleitores, o deputado federal Túlio Gadêlha (Rede Sustentabilidade), no entanto, publicou em seu Instagram que sua pré-candidatura está mantida.

Alice Gabino (Rede Sustentabilidade), dirigente estadual da Rede Sustentabilidade, e pré-candidata a vice-prefeita do Recife afirmou, em entrevista, que Gadêlha faz o movimento "individualmente".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, Túlio disse que a decisão não foi individual. Sua pré-candidatura teria sido aprovada no congresso nacional da federação, ainda em abril do ano passado.

E em caso de divergências como esta, onde a decisão estadual difere da nacional, caberá à presidência nacional do partido a resolução do caso. Gadêlha prevê que a situação perdure ainda por algumas semanas.

Quem a governadora vai apoiar

Daniel Coelho (PSD), atual secretário de Turismo de Pernambuco, tem 3% das intenções de voto. Em 2022, Daniel Coelho perdeu a disputa para deputado federal.

Mas pode crescer se a governadora Raquel Lyra apoiar sua candidatura quando houver o lançamento da chapa já que a sigla apoia a gestora estadual. Raquel esteve presente no evento de filiação de Coelho ao PSD, ocorrido em abril onde foi apresentado como pré-candidato à prefeitura do Recife.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na mesma pesquisa Atlas, o advogado Tecio Teles (Novo) tem 1,8% das intenções de voto. Ele é advogado e fracassou em suas duas tentativas de se eleger vereador, pelo Democratas em 2008 e pelo Novo em 2020.

Simone Fontana (PSTU) é professora de escolas públicas e já disputou oito eleições, sendo três para vereadora (2004, 2012 e 2020), duas para senadora (2010 e 2014), uma para prefeita (2016), uma para governadora (2018) e outra para deputada federal (2022). O nome dela não apareceu no cenário estimulado da pesquisa Atlas.

Confira a lista de pré-candidatos a Prefeitura do Recife em 2024 em ordem alfabética e incluindo o atual prefeito João Campos:

  • Dani Portela (PSOL), deputada estadual
  • Daniel Coelho (PSD), secretário de Turismo
  • Gilson Machado Neto (PL), ex-ministro do Turismo
  • João Campos (PSB), prefeito do Recife
  • Simone Fontana (PSTU), professora
  • Tecio Teles (Novo), advogado

*Com informações do Estadão Conteúdo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
DIRETO DO STF

Ao vivo: assista ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro

3 de setembro de 2025 - 8:38

Julgamento da trama golpista de 2022 prossegue nesta quarta-feira com sustentação oral dos advogados de Jair Bolsonaro e de mais três réus

PRIMEIRO DIA

Supremo Tribunal Federal inicia julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe; confira os principais pontos da sessão

2 de setembro de 2025 - 20:36

A sessão foi suspensa e será retomado nesta quarta-feira (3), com a expectativa da manifestação da defesa do ex-presidente

CENÁRIO ELEITORAL

Lula em xeque: gestora traduz em números a dificuldade de reeleição e vê Selic a 7% com vitória da centro-direita

26 de agosto de 2025 - 10:05

Com base nos dados de popularidade do presidente, a gestora carioca Mar Asset projeta um desempenho entre 38% e 45% dos votos para Lula

DE BRASÍLIA A WASHINGTON

Sem saída na diplomacia, governo Lula aposta em advogados americanos para reagir à Lei Magnitsky e às tarifas de 50%

25 de agosto de 2025 - 18:24

AGU se prepara para defender Brasil em tribunais dos EUA e diante da administração federal norte-americana

REFORMA DO IR

Isenção de IR até R$ 5 mil vem aí? Confira quais são os próximos passos do projeto de lei no Congresso

22 de agosto de 2025 - 12:25

Regime de urgência agiliza a tramitação, mas texto ainda deve passar pelo plenário da Câmara e do Senado

REPERCUSSÃO INTERNACIONAL

Bolsonaro na Argentina? Indiciamento do ex-presidente e possível fuga repercutem no exterior; veja o que os principais jornais disseram

21 de agosto de 2025 - 15:49

Na minuta endereçada ao presidente argentino, Bolsonaro afirma que é “um perseguido por motivos e por delitos essencialmente políticos”

QUARTO MANDATO?

Tarifaço de Trump pesa sobre Bolsonaro e coloca Lula na rota da reeleição; entenda como fica o cenário eleitoral de 2026

21 de agosto de 2025 - 12:05

Com a imagem da família prejudicada pela taxação dos EUA, cresce a pressão para que Jair Bolsonaro — que está inelegível — abra mão da tentativa de se candidatar no ano que vem

NOVAS DISPUTAS

CPMI do INSS é instalada com derrotas para o governo e líderes do Congresso; oposição comemora

20 de agosto de 2025 - 18:11

Eleição de Carlos Viana para a presidência e escolha de Alfredo Gaspar como relator contrariam indicações de Davi Alcolumbre e Hugo Motta

GENIAL QUAEST

Aprovação do governo Lula chega a 46%, o maior nível desde janeiro — avaliação sobre tarifaço também avança

20 de agosto de 2025 - 12:11

Popularidade do presidente cresce no Nordeste, entre homens e eleitores mais velhos, de acordo com o levantamento

QUARTOS RESERVADOS

Após polêmica com preços abusivos, ministro do Turismo diz que Belém terá “leitos para todos” na COP30

19 de agosto de 2025 - 17:03

Celso Sabino afirma que valores abusivos são exceção e garante acomodações entre US$ 100 e US$ 600 para lideranças globais

INVESTIGAÇÃO EM ANDAMENTO

Moraes manda recado para Trump: “Não há  possibilidade de recuar nem um milímetro”; confira tudo o que o ministro do STF disse

18 de agosto de 2025 - 15:08

Ele é alvo de punições pelos Estados Unidos com base na Lei Magnitsky — que penaliza estrangeiros acusados de corrupção ou violações graves de direitos humanos

PERCEPÇÃO DA POPULAÇÃO

Para 35% dos brasileiros, Lula é o culpado pelo tarifaço; 22% acusam Bolsonaro, diz Datafolha

16 de agosto de 2025 - 17:55

Pesquisa do Datafolha revela o impacto da crise tarifária nos brasileiros, dividindo as responsabilidades entre Lula, Bolsonaro e outros nomes políticos

LONGE DO IDEAL

Al Gore lamenta postura “esquizofrênica” dos EUA sobre crise climática

16 de agosto de 2025 - 15:41

País norte-americano tem alternado posição sobre Acordo de Paris nos últimos anos

Alckmin lamenta “trabalho contra o Brasil” após encontro de Eduardo Bolsonaro com secretário dos EUA

16 de agosto de 2025 - 15:05

Vice-presidente critica manobra de Bolsonaro nos EUA e reforça diálogo por tarifaço

ELEIÇÕES 2026

Governador de MG, Romeu Zema, lança pré-candidatura à Presidência da República

16 de agosto de 2025 - 14:10

Governador de Minas Gerais lança corrida ao Planalto, defendendo estado leve, saída dos Brics e combate ao lulismo

TRAMA GOLPISTA

Ponto a ponto: Confira os próximos passos do julgamento de Jair Bolsonaro

14 de agosto de 2025 - 12:53

Com todas as alegações finais apresentadas, caso contra Bolsonaro e seus aliados deve ser liberado para julgamento na Primeira Turma do STF ainda em setembro

MANDOU RECADO

“Meu time não tem medo de briga”, diz Lula. Confira as principais declarações do petista sobre a relação com Trump

13 de agosto de 2025 - 15:01

O presidente discursou na cerimônia de assinatura da medida provisória, que ainda deve passar pela Câmara e pelo Senado, e que estabelece propostas para ajudar empresas a sobreviver ao tarifaço dos EUA

À PROVA DE ESPIONAGEM?

WhatsApp ‘do Lula’: o que se sabe sobre o aplicativo de mensagens que o governo quer criar

12 de agosto de 2025 - 15:27

Abin já deu início aos testes de um aplicativo próprio de troca de mensagens, mas não é todo mundo que terá acesso ao ‘WhatsApp do Lula’

DIA D

Trump coloca tarifaço contra o Brasil em prática, dobra sobretaxa à Índia e mantém Brics na mira; e agora?

6 de agosto de 2025 - 14:51

Mercado aguarda detalhes do plano de contingência do governo Lula, mas, por pior que esteja o cenário no Brasil, outro país recebeu notícias ainda piores

VAI CEDER?

O aviso de Haddad sobre o Pix e outro alerta sobre a pressão de Trump com as tarifas

5 de agosto de 2025 - 18:02

Para o ministro, o sucesso do Pix está incomodando interesses internacionais e ganhando notoriedade global

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar