Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
ELEIÇÕES NOS EUA

Bezos não quer Trump e nem Kamala: a decisão de um dos maiores jornais dos EUA de não apoiar um candidato passou pelo bilionário?

É a primeira vez que o Washington Post não apoia um candidato em 36 anos; segundo colunistas, o fundador da Amazon teria impedido o veículo de manifestar predileção por Kamala Harris

Jeff Bezos, fundador da Amazon
Jeff Bezos, fundador da Amazon - Imagem: Divulgação

Enquanto o mundo discute se Kamala Harris ou Donald Trump ganhará a eleição presidencial nos Estados Unidos, o The Washington Post, um dos principais jornais americanos, anunciou que vai se manter neutro e não apoiará nenhum candidato este ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em um editorial publicado nesta sexta-feira (25) pelo CEO do Washington Post, William Lewis, o jornal anunciou que está “retornando às raízes” e não irá endossar nenhuma campanha presidencial em 2024, “nem em nenhuma eleição presidencial futura”. 

"Nosso trabalho no The Washington Post é fornecer, por meio da redação, notícias imparciais para todos os americanos, além de opiniões instigantes e relatadas por nossa equipe para ajudar nossos leitores a formarem suas próprias opiniões", afirma o editorial.

É a primeira vez que o jornal não apoia um candidato em eleições em 36 anos. O último posicionamento neutro do Post aconteceu em 1988 — na disputa entre George Bush e Michael Dukakis. Antes disso, o Washington Post vinha apoiando democratas desde 1976.

Bezos anulou apoio à Kamala, dizem colunistas

Apesar do posicionamento neutro, tudo indica que a publicação estava pronta para divulgar seu apoio à candidatura da democrata Kamala Harris, segundo colunistas do próprio jornal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em outro texto publicado nesta tarde, Manuel Roig-Franzia e Laura Wagner afirmaram que membros da redação haviam redigido um editorial apoiando Harris nas eleições de 5 de novembro. No entanto, o dono do jornal pediu para que o editorial não fosse publicado.

Leia Também

ENTENDA

O que o Corinthians tem a ver com as novas sanções dos EUA contra empresas brasileiras supostamente ligadas ao PCC?

SEM IMPOSTOS

Sede da Copa do Mundo Feminina de 2027, Brasil concede isenção de impostos a serviços relacionados ao torneio

Vale lembrar que, desde 2013, a divisão de jornais do Washington Post pertence ao bilionário Jeff Bezos, fundador da Amazon e um dos homens mais ricos do mundo. 

A falta de posicionamento do Washington Post foi criticada, inclusive por ex-editores do jornal. Marty Baron chamou a decisão de “covardia, com a democracia como vítima”.

‘Post’ não é o único

Além do ‘Post’, outro jornal de grande circulação nos Estados Unidos adotou decisão semelhante. O Los Angeles Times, da Califórnia, não anunciou nenhum apoio nestas eleições, diferente da tradição do veículo de apoiar candidatos democratas desde 2008. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesta semana, Mariel Garza, a chefe do conselho editorial do Los Angeles Times, renunciou depois que o proprietário, o bilionário Patrick Soon-Shiong, proibiu a publicação de declarar apoio a Kamala. Ele comprou o veículo em 2018 por US$ 500 milhões.

Outros jornais apoiam candidatos

Enquanto isso, outros veículos nos Estados Unidos decidiram declarar apoio a candidatos. O New York Times, um dos maiores jornais do país, anunciou predileção por Kamala Harris. 

Em editorial publicado no mês passado, o jornal disse que é “difícil imaginar um candidato que menos merece ser presidente dos Estados Unidos do que Donald Trump”. 

A revista The New Yorker também endossa a campanha da democrata. Segundo a publicação, Kamala demonstrou "os valores básicos e a habilidade política que a possibilitam encerrar de uma vez por todas a era venenosa" de Donald Trump.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesta sexta-feira (25), o jornal conservador The New York Post anunciou apoio à campanha do ex-presidente na eleição presidencial deste ano. 

No texto assinado pelo conselho editorial, o jornal disse que Trump é a melhor opção para presidir o país pelos próximos quatro anos, citando o desempenho da economia americana no primeiro mandato.

*Com informações da CNBC e g1

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Candidatos às eleições presidenciais de 2026, Luiz Inácio Lula da Silva e Flávio Bolsonaro 15 de junho de 2026 - 9:41
Movimento VAT - Vida Além do Trabalho, que propõe o fim da escala 6x1 26 de maio de 2026 - 12:04
Fernando Haddad no podcast Market Makers 20 de maio de 2026 - 19:41
CNH bom motorista 18 de maio de 2026 - 15:36
Flávio Bolsonaro durante entrevista 15 de maio de 2026 - 18:05
Imagem criada por inteligência artificial mostra o presidente dos EUA, Donald Trump, em primeiro plano. Ele usa terno preto, camisa branca e gravata azul clara. Ao fundo, Lula veste terno de mesma cor, com gravata escura. 4 de maio de 2026 - 14:04
Jorge Messias 29 de abril de 2026 - 19:49
Marcha Global dos Povos Indígenas (2025) 19 de abril de 2026 - 15:03
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar