🔴 +30 RECOMENDAÇÕES DE ONDE INVESTIR EM DEZEMBRO – VEJA AQUI

Juan Rey

Juan Rey

Jornalista pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Já trabalhou para o Money Times, Seu Dinheiro e Jornal da PUC, além de colaborar no UOL e Projeto #Colabora. Atualmente é Produtor de Conteúdo na Empiricus.

Eleições Americanas - O futuro em jogo

‘Putin prefere [a eleição de] Trump’ nos Estados Unidos, diz economista Roberto Dumas Damas; entenda

Dumas Damas vê Donald Trump menos propenso a ajudar na defesa da Ucrânia e de Taiwan; por outro lado, republicano pode “se meter” no confronto no Oriente Médio

Juan Rey
Juan Rey
17 de outubro de 2024
7:30 - atualizado às 15:06
Roberto Dumas Damas Trump Eleições EUA
Imagem: Market Makers -

Em janeiro deste ano, a empresa de consultoria Eurasia Group definiu que 2024 seria “o ano das três guerras”: o conflito entre Rússia e Ucrânia, Israel contra o Hamas e as tensões internas nos Estados Unidos, exacerbadas pelas eleições.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mais de 10 meses e muitos movimentos no tabuleiro depois, é possível afirmar que a geopolítica de fato tem ganhado cada vez mais espaço nas discussões econômicas e de investimentos.

Nesse contexto, as eleições nos Estados Unidos geram uma expectativa ainda maior, não apenas pelo que Kamala Harris ou Donald Trump poderão fazer internamente, mas também por suas posições no jogo geopolítico.

Esse foi um dos temas do segundo painel do evento Eleições Americanas: o futuro em jogo, promovido pelo Market Makers em parceria com o Seu Dinheiro, com a presença do professor do Insper e economista Roberto Dumas Damas (assista na íntegra aqui).

Como devem se posicionar os candidatos em relação aos conflitos na Ucrânia e no Oriente Médio?

No caso do conflito entre Rússia e Ucrânia, Dumas vê Trump menos empenhado em ajudar o país comandado por Volodymyr Zelensky. Ao menos é o que indica as declarações do próprio ex-presidente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Putin prefere [a eleição de] Trump. Em 2018, Trump já falava que não ajudaria um país pequeno como Montenegro, porque isso seria entrar em uma terceira guerra mundial. No ano passado, ele chegou a falar várias vezes que não ajudaria nenhum país da Otan e a Rússia poderia ‘fazer o que quiser’”, disse o professor.

Leia Também

Se por um lado Trump não deve tomar partido a favor da Ucrânia, por outro deve ser mais ativo no conflito que envolve o Oriente Médio

Dumas acredita que o republicano “sabe que não adianta ficar brigando com o Hamas” e que a questão deve ser resolvida diretamente com o Irã, que é de onde vem os recursos para atacar Israel. “O Hamas e o Hezbollah não têm dinheiro”, afirmou.

Trump tende a escalar o problema do Oriente Médio e tentar uma solução definitiva”, enquanto Kamala Harris, na visão do professor, tentaria uma solução mais diplomática

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

China prefere Harris ou Trump?

Já em relação à China, Dumas Damas vê uma preferência do país asiático pela eleição da democrata Kamala Harris “pelo lado comercial” e de Trump pelo “lado geopolítico”.

Isso porque Trump é um protecionista e pretende colocar uma tarifa média de 61% sobre a China, o que seria um obstáculo econômico para Xi Jinping. 

Sob a perspectiva geopolítica, o republicano se mostra menos preocupado do que Kamala Harris com uma possível invasão de Taiwan, território autônomo que Pequim reivindica como seu.

“Para a China, a melhor coisa pelo lado geopolítico seria Trump, porque provavelmente ele não se meteria em conquistas e ajudas militares e aquilo se transformaria em uma zona de influência completamente chinesa. O call do Trump é comércio”, avalia o professor que é mestre em economia chinesa pela Universidade de Fudai.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O economista lembra da visita da democrata Nancy Pelosi à Taiwan em 2022, que, na época, afirmou que os EUA “não abandonariam Taiwan”. A curta viagem da parceira política do atual presidente Joe Biden foi vista pelos chineses como uma provocação. 

“A China pode dominar mais a Ásia com Trump do que com Kamala. A Kamala pode ser mais assertiva em relação à Taiwan, vide o que aconteceu com Nancy Pelosi. Não vejo Trump visitando Taiwan. Você vê Trump visitando Putin, Kim Jong-Un, Xi Jinping, mas o presidente de Taiwan, não.”

Por outro lado, Kamala Harris e suas tarifas menos agressivas agradariam mais os chineses no que diz respeito ao comércio. 

Déficit público não será resolvido nos próximos anos – pelo contrário

No aspecto econômico, o economista lembra que os dois candidatos são expansionistas, embora tenham propostas diferentes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trump pretende cortar impostos para as empresas locais e continuar com o Tax Cuts and Jobs Act, programa de redução de impostos e geração de empregos assinado por ele em 2017, quando era presidente. “Deve botar mais do que US$ 3,5 trilhões na economia em 10 anos”, estima o professor.

A também expansionista Kamala Harris deve seguir pelo caminho de aumentar os gastos e os impostos, segundo Dumas. 

“Os dois são expansionistas em um déficit que é de mais ou menos 6,3% do PIB e uma dívida pública de 121%. Quem quer que ganhe vai aumentar essa dívida pública”, alerta.

Nesse sentido, ambos candidatos podem ser considerados “inflacionistas”. Portanto, os juros e a inflação deverão ficar “mais altos por mais tempo”. Essa, inclusive, deve ser uma tendência global: “[juros baixos] como era nos anos 2000, não vai ter mais. Nem com Trump, nem com Kamala, nem pelo lado geopolítico.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo ele, Trump pode ser ainda mais inflacionista por conta do protecionismo e das altas tarifas aplicadas à China, que podem voltar ao consumidor final norte-americano.

No campo da política monetária, Donald Trump tem atacado o atual presidente do Federal Reserve (banco central norte-americano), Jerome Powell, em entrevistas recentes. O candidato chamou Powell de “político” e disse que não o indicaria novamente para o cargo. 

Para Dumas, a postura “lulista” de Trump em relação à política monetária “suscita ruído”. Apesar de não acreditar que isso afetará a condução de Powell na autarquia, ele alerta: “ruído faz preço e mexe na curva de juros.”

Para conferir a conversa completa com o professor Roberto Dumas Damas, clique no player abaixo:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
BOLADA BILIONÁRIA

Mega da Virada é pouco? Loteria espanhola El Gordo distribui prêmio equivalente a R$ 17,6 bilhões no Natal

8 de dezembro de 2025 - 16:49

Criado em 1812, o concurso espanhol é tratado como patrimônio cultural, e milhões de pessoas adquirem bilhetes na expectativa de garantir uma fatia do montante total, que movimenta algo próximo de 2,7 bilhões de euros em prêmios

FONE, ENCOSTO DE PESCOÇO, ANÉIS...

Perdeu sua mala? Justiça de SP dá prazo para retirada de 17 mil objetos perdidos no aeroporto de Guarulhos; veja itens inusitados

7 de dezembro de 2025 - 19:31

Os objetos — que incluem bolsas, malas, mochilas, relógios, roupas e aparelhos eletrônicos — estão armazenados no galpão do Fundo Social do Município

USINAS PARALISARAM PRODUÇÃO

Ataque russo com drones e mísseis atinge setores de energia nuclear e de transporte da Ucrânia, diz Kiev

6 de dezembro de 2025 - 15:27

Não houve nenhum avanço nas conversações intermediadas pelos Estados Unidos nesta semana com o objetivo de encerrar o conflito.

MORTICÍNIO CAPRINO

Como um surto de varíola animal ameaça a produção (e o preço) de queijos feitos com leite de cabra e ovelha

6 de dezembro de 2025 - 11:44

A varíola animal já levou ao abate de milhares de cabras e ovelhas na Grécia, reduzindo a oferta de leite, pressionando o preço do queijo feta e levantando críticas à resposta do governo

DEMANDA ATENÇÃO

Bolsões de risco nos EUA: a expansão das finanças estruturadas esconde um perigo — e a Fitch diz onde ele está 

5 de dezembro de 2025 - 19:33

As finanças estruturadas fazem parte dos mercados de capitais que securitiza os setores imobiliários, entre outras atividades

DECISÃO DOS CONFRONTOS

Copa do Mundo 2026: onde assistir ao sorteio dos grupos e como funciona o regulamento

5 de dezembro de 2025 - 11:55

O sorteio da Copa do Mundo 2026 vai revelar os adversários da seleção brasileira e seguir regras específicas definidas pela Fifa para a formação dos grupos

PASSE VALORIZADO

Cidadania irlandesa: o que brasileiros precisam saber antes de iniciar o processo

5 de dezembro de 2025 - 8:16

Com acesso à União Europeia e ao Reino Unido, o passaporte irlandês ganhou importância no pós-Brexit; mas obter a cidadania exige documentação rigorosa, residência contínua e atenção a detalhes

NÃO FAÇA ISSO EM CASA

Como ganhar na loteria: a poucas semanas da Mega da Virada, série da Netflix traz a história real de uma fraude

4 de dezembro de 2025 - 15:31

Série mexicana recém-lançada traz uma história real de fraude, ganância e desespero em uma das loterias mais cobiçadas do país

VAZOU

Vazamento de GTA 6: os 19 segundos que viraram uma dor de cabeça para a Rockstar

4 de dezembro de 2025 - 11:57

Animações inacabadas viram munição em meio a demissões, críticas e instabilidade nos bastidores de GTA 6

JOIAS MILIONÁRIAS

Quanto custa o imponente anel de noivado de Miley Cyrus? O valor surpreende

4 de dezembro de 2025 - 10:01

A peça assinada por Jacquie Aiche combina exclusividade, tendência e um diamante de impressionar

POSSÍVEL SUCESSOR?

Sucessão na presidência do Fed: Kevin Hassett afirma que ficaria “feliz em servir” na posição se Trump o escolher

30 de novembro de 2025 - 17:09

O assessor econômico da Casa Branca fez a declaração neste domingo no programa “Fox and Friends”; a possibilidade de sua indicação já provocou reação nos mercados, que registraram alta nos EUA

CONFLITO E DIPLOMACIA

Delegação ucraniana vai aos EUA para negociações de paz; horas antes Kiev recebe ataques russos

29 de novembro de 2025 - 17:11

Enquanto a Ucrânia enfrenta bombardeios e apagões em Kiev, a delegação ucraniana busca avançar nas negociações com Washington para tentar encerrar a guerra com a Rússia

PAZ NO MUNDO?

Miss Universo: Como funciona o negócio milionário que já foi de Trump — e agora causa revolta entre as misses

26 de novembro de 2025 - 15:55

Entenda a engrenagem por trás do Miss Universo, concurso de beleza mais famoso do mundo que vem dando o que falar

2ª OBRA MAIS CARA DA HISTÓRIA

Roubado por nazistas e quase destruído em um incêndio: a incrível história por trás do quadro de mais de R$ 1 bilhão

25 de novembro de 2025 - 15:17

Tela de pintor austríaco Gustav Klimt se consagra como a segunda obra de arte mais cara já vendida em leilão; conheça a história por trás da tela

RUMO À GLÓRIA ETERNA

Montanhas e ruínas incas: o palco de Palmeiras x Flamengo na final da Copa Libertadores 2025

24 de novembro de 2025 - 12:12

Entre montanhas e ruínas incas, o Monumental U recebe Palmeiras x Flamengo na Final da Copa Libertadores 2025, em um dos cenários mais impressionantes da América do Sul

ORIENTE MÉDIO

Israel diz ter matado líder militar do Hezbollah em ataque a Beirute, no Líbano

23 de novembro de 2025 - 16:22

Este foi o primeiro ataque israelense ao território do Líbano desde junho; Hezbollah fala em “escalada de ataques”

CHANCE DE TÍTULO INÉDITO

Final da Copa Sul-Americana 2025: veja horário e onde assistir a Atlético-MG x Lanús

22 de novembro de 2025 - 12:37

Atlético-MG x Lanús decidem a Sul-Americana 2025 neste sábado, em Assunção; veja como chegam os finalistas e onde assistir

ESTADOS UNIDOS

Ata do Fed revela que muitos dirigentes queriam manter juros inalterados até o fim do ano e alerta para risco nas ações de tecnologia

19 de novembro de 2025 - 19:20

Dirigentes divergiram na última reunião sobre a necessidade de novos cortes nas taxas de juros, citando inflação elevada

NOVO RECORDE

O novo menor país da história a disputar uma Copa tem o tamanho de Curitiba e não tem nenhum jogador nascido em seu território

19 de novembro de 2025 - 15:06

Com apenas 158 mil habitantes e 444 km², Curaçao se torna o menor país a disputar uma Copa — e o primeiro a chegar ao Mundial sem nenhum jogador nativo

NOVO MONZA

O carro que definiu uma geração está de volta — e você não vai reconhecê-lo

19 de novembro de 2025 - 9:20

O carro que dominou o país na passagem dos anos 1980 para os 1990 volta repaginado e pronto para disputar um novo mercado

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar