O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Expectativa é por vitória esmagadora de Donald Trump pela indicação no Partido Republicano; Joe Biden concorre praticamente sem adversários do lado democrata
Somente uma surpresa nesta “Super Terça” terá o potencial de impedir um tira-teima entre Joe Biden e Donald Trump nas eleições presidenciais de novembro nos Estados Unidos.
Do lado democrata, nenhuma surpresa substancial é esperada. O presidente Joe Biden voa em céu de brigadeiro na busca pela indicação de seu partido para tentar a reeleição.
Se houver surpresa, ela se dará na disputa republicana. O ex-presidente Donald Trump é o franco favorito.
No entanto, sua ex-embaixadora na ONU e ex-governadora da Carolina do Sul Nikki Haley tem se mostrado um osso duro de roer. Mais pela persistência do que pelos resultados, é verdade.
No último fim de semana, Nikki Haley venceu Trump pela primeira vez desde o início das primárias, em 15 de janeiro.
Ela ganhou no Distrito de Colúmbia, onde fica Washington, a capital norte-americana.
Leia Também
A quebra da série invicta de Trump nas primárias republicanas ocorre às vésperas da Super Terça, nome pelo qual a mídia norte-americana se refere à concentração de primárias e convenções partidárias em uma única data.
A concentração de votações em uma mesma data tornou-se comum a partir da década de 1980 e costuma definir os rumos das primárias nos Estados Unidos.
Entretanto, embora surpresas pontuais aconteçam a cada eleição, é raro a Super Terça terminar com a vitória de um azarão, como aconteceu em 1992.
Na ocasião, Bill Clinton era apenas um ex-governador do Arkansas sem nenhuma relevância no cenário nacional até a Super Terça.
Foi quando ele obteve uma sucessão de vitórias em Estados do Sul e tomou impulso para uma inesperada indicação do Partido Democrata para a disputa da presidência dos EUA.
No fim, Clinton impediu a reeleição de George H. Bush, passou oito anos na Casa Branca e só não fez o sucessor por causa de um desfecho altamente suspeito do processo eleitoral na Flórida no ano 2000.
Nesse sentido, os republicanos parecem mais previsíveis — o que pesa ainda mais contra as pretensões de Nikki Haley.
Ainda assim, mesmo que Trump conquiste todos os 854 delegados republicanos em jogo nesta terça-feira, ainda haverá chances matemáticas de Nikki Haley alcançá-lo.
Até o momento, Trump conta com o compromisso de 244 delegados. Nikki Haley tem 43.
Para ser indicado pelo Partido Republicano, um candidato precisa assegurar 1.215 delegados.
O Partido Democrata promoverá nesta terça-feira primárias e convenções em 16 Estados e territórios norte-americanos.
Apesar das críticas de setores do partido, Biden concorre sem nenhum oponente competitivo e deve ficar mais próximo da indicação amanhã.
O máximo de turbulência que se espera na caminhada de Biden rumo à nomeação pelo Partido Democrata é um ou outro episódio de voto de protesto.
Já os republicanos realizarão primárias e convenções em 15 Estados e territórios do Maine até o Alasca.
Isso significa que as votações vão abranger quase todos os fusos-horários norte-americanos e se estender durante praticamente todo o dia.
Diante disso, o mais provável é que o resultado final seja conhecido somente na quarta-feira — embora projeções certamente serão divulgadas ainda na terça-feira.
A Super Terça é vista por analistas políticos norte-americanos como a última grande oportunidade para Nikki Haley mostrar-se competitiva.
Depois de impor a ela uma dura derrota em seu Estado natal, a Carolina do Sul, Trump chegou a sugerir publicamente que Haley desistisse da disputa.
Enquanto isso, a Suprema Corte dos EUA decidiu na segunda-feira (4) que o nome de Trump pode aparecer nas cédulas de votação do Colorado.
O parecer elimina mais um obstáculo jurídico à candidatura de Trump em meio a discussões sobre se ele poderia ser impedido de concorrer em meio a acusações de ter insuflado uma insurreição em 6 de janeiro de 2021.
Agora a pré-candidata acaba de conseguir sua primeira vitória sobre o ex-presidente.
Embora o Distrito de Colúmbia tenha pouca relevância em termos de delegados, Trump optou por desqualificar publicamente o resultado — bem como a adversária.
A reação de Trump pode ser vista como deselegância, ato falho, bullying ou excesso de zelo. Fica a critério do analista.
O fato é que as pesquisas de intenção de voto apontam para uma vitória esmagadora do ex-presidente na Super Terça.
É justamente isso que Nikki Haley precisa evitar para seguir na disputa.
No interior da China, um homem decidiu morar dentro de uma montanha ao escavá-la por completo, criando uma casa sustentável integrada à produção agrícola
Um levantamento da CBRE mostra a capital paulista no top 5 entre os maiores mercados do mundo em residências de luxo associadas a marcas
Cálculos do JP Morgan mostram que cerca de US$ 25 bilhões poderiam entrar na bolsa brasileira vindos lá de fora
Medida dos Estados Unidos barra novos vistos de imigrantes para o Brasil e outras 74 nações sob o argumento de evitar custos ao contribuinte americano
Número 1 do Brasil, João Fonseca estreia no Australian Open 2026 diante do norte-americano Eliot Spizzirri; partida acontece às 22h40, no horário de Brasília
A China domina o segmento dos minérios indispensáveis para fazer de smartphones até mísseis inteligentes, mas o Brasil ocupa o segundo lugar e pode se beneficiar com o “degelo” nas relações com os EUA
Após ameaça de tarifas de até 25% feita por Donald Trump, União Europeia avalia acionar instrumento de anticoerção econômica que pode atingir empresas e investimentos dos EUA
Relatório da Oxfam mostra que bilionários acumularam US$ 2,5 trilhões em um único ano, enquanto pobreza estagna e fome avança
Até então, o Inter operava nos EUA por meio da subsidiária Inter Payments e pela Inter US Holdings; BTG e Nubank também miraram o mercado norte-americano
Os estrategistas do BofA selecionaram quatro setores que podem se beneficiar da inteligência artificial sem a exposição direta às empresas de tecnologia
Declarações de Trump sobre a Groenlândia levantam dúvidas sobre os limites da defesa coletiva da OTAN quando a ameaça parte de um país-membro da própria aliança
O primeiro lugar do pódio com o maior potencial de retorno, segundo o banco, também é o primeiro no quesito volatilidade
Fundo projeta um crescimento de cerca de 4,5% para este ano e destaca desceleração expressiva da inflação em 2025; mas norte-americanos alertam para possibilidade de calote
Com sol escasso no inverno, dias intermináveis no verão e uma população menor que a de muitas cidades brasileiras, a Groenlândia saiu do isolamento e entrou no centro da geopolítica global
A dona da Bloomingdale’s deve ser uma das poucas a se beneficiar com a entrada na rival no Chapter 11 — e os números mostram que ela está pronta para essa oportunidade
Premiação que “celebra” os tropeços do cinema inclui nomes brasileiros na lista de indicados e mostra como sucesso e decepção caminham lado a lado
Suspensão de vistos atinge 75 países e inclui 23 seleções classificadas ou na repescagem da Copa do Mundo, que será disputada nos Estados Unidos, Canadá e México
Medida do governo Trump entra em vigor em 21 de janeiro, atinge 75 países e faz parte de uma revisão nos critérios de triagem e concessão de vistos pelos Estados Unidos
No total, Brasil e mais 74 países são alvo do endurecimento da política anti-imigração de Trump, que já revogou o recorde de mais de 100 mil vistos desde que voltou à Casa Branca, em janeiro do ano passado
Bairros populares de Basileia desafiam estereótipos ao combinar renda mais baixa, serviços públicos eficientes, alto IDH e qualidade de vida acima da média global