🔴 ONDE INVESTIR EM NOVEMBRO: AÇÕES, DIVIDENDOS, FIIS E CRIPTOMOEDAS – CONFIRA

Dani Alvarenga

Repórter de fundos imobiliários e finanças pessoais no Seu Dinheiro. Estudante de Jornalismo pela Universidade de São Paulo (ECA-USP).

SONHO AMERICANO?

Concessão de visto de trabalho a brasileiros bate recorde nos EUA – mas oportunidades podem chegar ao fim se Trump ganhar

Os vistos para trabalhadores brasileiros qualificados também registraram número recorde. Porém, com discurso mais inflamado de Trump, o cenário pode mudar; veja como conseguir o seu green card

Dani Alvarenga
17 de junho de 2024
19:30 - atualizado às 14:56
Greencard - Imagem: Shutterstock

Os brasileiros estão tendo mais facilidade em realizar o “Sonho Americano”. Em 2023, 28.050 cidadãos do Brasil conseguiram tirar o visto para morar nos EUA. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os dados são do levantamento do escritório de advocacia AG Immigration, especializado em leis de imigração nos Estados Unidos. Trata-se do maior número de emissões desde o início do acompanhamento, realizado há 23 anos. 

O número de emissões do chamado green card para os brasileiros teve alta de 16% em comparação com 2022, ano que registrava o maior nível até então. Com o novo recorde, o Brasil fica em 10º lugar no ranking dos países que mais recebem vistos dos EUA.

  • Se a sua fonte de renda está 100% em reais, você está errado – mas ainda dá tempo de começar a buscar ganhos em dólares de forma prática. Clique AQUI e saiba como.

O pódio das nações que mais conseguem o green card é liderado pelo México, com 179 mil emissões. O segundo lugar é ocupado por Cuba, com 74 mil, e a República Dominicana, que registrou 66 mil vistos para residência nos EUA.

Segundo o escritório de advocacia AG Immigration, os brasileiros geralmente conseguem o green card para morar nos Estados Unidos com base no parentesco – quando a pessoa possui um familiar que já reside nos EUA – ou através do visto de trabalho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Visto de trabalho para brasileiros nos EUA também dispara

A quantidade de trabalhadores brasileiros qualificados nos EUA também bateu recorde em 2023. De acordo com a pesquisa, 11.751 cidadãos conseguiram o green card EB-1 e EB-2, ambos destinados aos profissionais com habilidades acima da média.

Leia Também

“Enquanto o EB-1 é voltado para os 5% mais destacados de uma indústria, o EB-2 é para os 20%”, explica Leda Oliveira, CEO da AG Immigration.

O número de vistos para trabalhadores qualificados do Brasil representou uma alta de 58,4% em relação a 2022. De acordo com o levantamento, foram 3.951 emissões de EB-1 e 7.800 de EB-2 para brasileiros no ano passado. Para ambos os tipos, também foi o maior volume já registrado. 

Com o crescimento do volume dos green cards, o Brasil alcançou o terceiro lugar no ranking dos países que mais tiveram emissões dos green cards de EB-1 e EB-2 em 2023. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A lista é liderada pela China, com 20.905 emissões de vistos, seguida pela Índia, com 13.378.

Naturalização de brasileiros nos EUA cai em 2023

Os brasileiros naturalizados nos EUA não estão com a mesma facilidade do que os trabalhadores qualificados. O número de vistos emitidos do tipo para cidadãos do Brasil teve queda em 2023.

Segundo o levantamento, 13.203 brasileiros conseguiram a cidadania norte-americana em 2022, ano recorde no número de emissões. Já em 2023, o número caiu para 12.570.

Atualmente, o Brasil está na 16ª posição na lista dos países que mais conseguem o visto de cidadania dos EUA. O México ocupa o primeiro lugar no ranking, com 109 mil naturalizações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O ‘Sonho Americano’ vai acabar?

Os brasileiros que quiserem tirar o visto para residir nos Estados Unidos precisam se apressar. Isso porque as eleições norte-americanas vão ocorrer em novembro deste ano e, caso Donald Trump vença a disputa pela cadeira da Casa Branca, as facilidades para conseguir o green card podem acabar.

O candidato já sinaliza ter uma política contra imigração desde sua campanha eleitoral de 2016, quando venceu as eleições e ocupou a presidência dos Estados Unidos até o início de 2021. Contudo, o discurso de Trump sobre o tema está ainda mais inflamado nessas eleições.

Em março, o republicano afirmou, sem provas, que outros países estavam esvaziando suas prisões de jovens para enviá-los à fronteira. Mais adiante no discurso realizado na época, Trump se referiu aos imigrantes como “animais”.

Além disso, durante a campanha eleitoral em abril, Trump acusou os imigrantes de “envenenar o sangue do país”. Em seguida, prometeu lançar a maior operação de deportação doméstica da história dos EUA caso eleito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ele também alegou que os imigrantes custariam ao país trilhões de dólares em benefícios públicos e fariam com que a Seguridade Social e o Medicare “cedessem e entrassem em colapso”.

Vale ressaltar que o discurso de Trump não encontra respaldo nas estatísticas. Segundo uma reportagem do veículo norte-americano NPR, pesquisas da Universidade de Stanford mostram que imigrantes possuem taxa de criminalidade mais baixa do que pessoas nascidas nos EUA.

Como conseguir o green card?

Para os brasileiros que querem tirar o visto permanente para morar nos Estados Unidos, há mais de 100 categorias de green cards disponíveis. No entanto, o processo é composto por diversas etapas e pode ser complexo e demorado, o que torna necessário a contratação de uma assessoria especializada.

Após a definição da categoria do visto, o imigrante deve requerer uma petição em seu nome para conseguir o green card

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após a aprovação, é necessário realizar o preenchimento do formulário de solicitação. O principal documento a ser preenchido é o chamado Pedido de Registro de Residência Permanente. 

É neste momento que ocorre a coleta dos documentos, que incluem: passaporte, certidão de nascimento, certificados de emprego, registros financeiros, antecedentes criminais e entre outros.

As certidões devem ser enviadas ao  Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS). Além dos documentos, o imigrante também deverá pagar taxas de processamento, que variam de acordo com o visto pedido.

Por fim, o solicitante passará por uma entrevista com o USCIS e por exames biométricos, que serão marcados pelo próprio órgão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

*Com informações de O Globo e Nomad Digital

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
A VIRADA DE JARED

Este bilionário largou a escola com 15 anos, começou a empreender aos 16 e está prestes a liderar a Nasa

10 de novembro de 2025 - 14:45

Aliado de Elon Musk e no radar de Donald Trump, Jared Isaacman é empresário e foi o primeiro civil a realizar uma caminhada espacial

NO BOLSO DOS GRINGOS

Trump quer dar um presentinho de R$ 10,6 mil aos norte-americanos — e isso tem tudo a ver com o tarifaço

10 de novembro de 2025 - 9:10

O presidente norte-americano também aproveitou para criticar as pessoas que se opõem ao tarifação, chamando-as de “tolas”

ACHADO MILIONÁRIO

Ele foi cavar uma piscina e encontrou um tesouro no próprio jardim — e vai poder ficar com tudo

6 de novembro de 2025 - 18:05

Morador encontrou barras e moedas de ouro avaliadas em R$ 4,3 milhões enquanto construía uma piscina

FALHA DE SEGURANÇA

O que o assalto ao Museu do Louvre pode te ensinar sobre como (não) criar uma senha — e 5 dicas para proteger sua vida digital

5 de novembro de 2025 - 11:38

Auditorias revelaram o uso de senhas “fáceis” nos sistemas de segurança de um dos museus mais importantes do mundo

JÁ É RECORDE

Outra façanha de Trump: a maior paralisação da história dos EUA. Quais ações perdem e quais ganham com o shutdown?

5 de novembro de 2025 - 7:01

Além da bolsa, analistas ouvidos pelo Seu Dinheiro explicam os efeitos da paralisação do governo norte-americano no câmbio

MODELO DO CRESCIMENTO CHINÊS

Como uma vila de pescadores chegou a 18 milhões de habitantes em menos de 50 anos

2 de novembro de 2025 - 11:58

A sexta maior cidade da China é usada pelo país como exemplo de sua política de desenvolvimento econômico adotada no final da década de 1970

PRECISA FICAR DE OLHO

Crianças estão terceirizando pensamento crítico para IAs — e especialistas dão dicas para impedir que isso ocorra

1 de novembro de 2025 - 15:44

Chatbots como Gemini e ChatGPT podem ter efeitos problemáticos para os jovens; especialistas falam como protegê-los diante da popularização dos serviços de IA

OMCIA?

Quem vai controlar a inteligência artificial? A proposta de Xi Jinping para uma governança global sobre as IAs

1 de novembro de 2025 - 12:12

Xi Jinping quer posicionar a China como alternativa aos Estados Unidos na cooperação comercial e na regulamentação da inteligência artificial

BOTANDO A MOTOSSERA PARA TRABALHAR

Trabalhe enquanto eles dormem? Milei quer permitir jornada de trabalho de 12 horas na Argentina, após ‘virar o jogo’ nas eleições

31 de outubro de 2025 - 18:40

Regras sobre férias, horas extras, acordos salariais e até acordos trabalhistas também devem mudar, caso a proposta avance nas Casas Legislativas

A COROA CAIU

O cúmulo da incompetência? Ele nasceu príncipe e perdeu tudo que ganhou de mão beijada — até a majestade

31 de outubro de 2025 - 15:17

O príncipe Andrew perde seu título e residência oficial, enquanto novos detalhes sobre suas ligações com Epstein continuam a afetar a imagem da família real britânica

LA MANO DE DIOS?

Argentina lança moeda comemorativa de gol de Maradona na Copa de 1986 — e os ingleses não vão gostar nada disso

29 de outubro de 2025 - 18:47

Em meio à histórica rivalidade com a Inglaterra, o Banco Central da Argentina lança uma moeda comemorativa que celebra Diego Maradona na Copa de 1986

DECISÃO DO FED

Juros voltam a cair nos EUA à sombra da falta de dados; ganho nas bolsas dura pouco com declarações de Powell

29 de outubro de 2025 - 15:13

Enquanto o banco central norte-americano é iluminado pelo arrefecimento das tensões comerciais entre EUA e China, a escuridão provocada pelo shutdown deixa a autoridade monetária com poucas ferramentas para enxergar o caminho que a maior economia do mundo vai percorrer daqui para frente

6 VITÓRIAS COSECUTIVAS

João Fonseca no Masters 1000 de Paris: onde assistir e horário

29 de outubro de 2025 - 14:39

João Fonseca entra em quadra nesta quarta-feira (29) pela segunda rodada do Masters 1000 de Paris, na França

LUXO NAS ALTURAS

Cachoeira, cinema 24h e jacuzzi com vista: o melhor aeroporto do mundo vai muito além do embarque e do desembarque

29 de outubro de 2025 - 12:03

Da cachoeira mais alta do mundo a suítes com caviar e fragrâncias Bvlgari, o luxo aéreo vive um novo auge nos aeroportos da Ásia

NÃO É PELA QUÍMICA

Por que a emissão de vistos de turismo e negócios para brasileiros continua mesmo com o ‘shutdown’ nos EUA

29 de outubro de 2025 - 11:01

A Embaixada e os Consulados dos EUA no Brasil informam que os vistos de turismo e negócios seguem em processamento

VERSALHES OU LAS VEGAS?

A nova Casa Branca de Trump: uma reforma orçada em US$ 300 milhões divide os EUA

27 de outubro de 2025 - 16:32

Reforma bilionária da Casa Branca, liderada por Trump, mistura luxo, política e polêmica — projeto sem revisão pública independente levantou debate sobre memória histórica e conflito de interesses

MOTOSSERRA LIGADA

Mercado festeja vitória expressiva de Milei nas eleições: bolsa dispara e dólar despenca; saiba o que esperar da economia argentina agora

27 de outubro de 2025 - 12:19

Os eleitores votaram para que candidatos ocupem 127 posições na Câmara dos Deputados e 24 assentos no Senado, renovando o Congresso da Argentina, onde Milei não tinha maioria

A BOLADA QUE LEVOU PARA CASA

Garoto de ouro: João Fonseca já soma R$ 13 milhões em prêmios e entra para o top 30 da ATP aos 19 anos

27 de outubro de 2025 - 11:30

Aos 19 anos, João Fonseca conquista seu primeiro título de ATP 500, entra para o top 30 do ranking mundial e já soma R$ 13 milhões em prêmios na carreira

MÁQUINA DE GUERRA

Máquina de guerra flutuante: conheça o porta-aviões enviado pelos EUA à costa da Venezuela e que ameaça a estabilidade regional

27 de outubro de 2025 - 11:01

Movido por reatores nucleares e equipado com tecnologia inédita, o colosso de US$ 13 bilhões foi enviado ao Mar do Caribe em meio à escalada de tensões entre Estados Unidos e Venezuela

VITÓRIA SURPREENDENTE

A motosserra ronca mais alto: Javier Milei domina as urnas das eleições legislativas e ganha fôlego para acelerar reformas na Argentina

26 de outubro de 2025 - 22:20

Ao conseguir ampliar o número de cadeiras no Congresso, a vida do presidente argentino até o fim do mandato, em 2027, deve ficar mais fácil

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar