🔴 SAVE THE DATE: 22/07 – FERRAMENTA PARA GERAR RENDA COM 1 CLIQUE SERÁ LIBERADA – CONHEÇA

Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril.
IR 2024

Vai aproveitar o feriado para fazer a declaração de imposto de renda? Confira o guia rápido do IR 2024 para quem deixou para a última hora

Deixou para a última hora? Veja como agilizar o preenchimento da declaração para não perder o prazo e acabar pagando multa

Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
29 de maio de 2024
7:46 - atualizado às 16:47
Leão do imposto de renda 2024
Prazo para a entrega da declaração de imposto de renda 2024 termina em 31 de maio, sexta-feira. Imagem: Andrei Morais/Adobe Firefly

Termina às 23h59 desta sexta-feira, 31 de maio, o prazo para entregar a declaração do imposto de renda 2024. Na mesma data vence a primeira cota ou cota única para o pagamento do imposto por quem ainda tiver IR a pagar ao final do preenchimento da declaração.

Se você está no bonde dos desesperados que deixaram tudo para a última hora e pretende aproveitar o feriado de amanhã (30) para cumprir suas responsabilidades com o Leão, este é um guia rápido para você preencher a declaração e ainda entregá-la dentro do prazo.

Aproveite a declaração pré-preenchida do imposto de renda

A primeira coisa que você deve fazer se estiver atrasado e com pressa é acessar sua declaração pré-preenchida, uma facilidade que pode adiantar muito a vida do contribuinte, especialmente daquele que deixou para a última hora.

A modalidade vem com diversas informações já preenchidas – basicamente as informações de declarações anteriores, do Carnê-Leão e os dados de rendimentos e pagamentos que as instituições financeiras, empresas, planos de saúde, imobiliárias, hospitais, clínicas, instituições de ensino e profissionais liberais, como médicos e dentistas, já enviaram à Receita Federal. O contribuinte precisa apenas verificá-los, corrigindo eventuais distorções e complementando, se necessário.

A declaração pré-preenchida está disponível para todos os contribuintes que tiverem conta gov.br nível prata ou ouro. Para acessá-la, basta entrar com seu login gov.br no Programa Gerador da Declaração (PGD), no aplicativo Meu Imposto de Renda ou no serviço Meu Imposto de Renda do e-CAC.

Caso você ainda não tenha uma conta gov.br, veja como criá-la e transformá-la em nível prata ou ouro. Todo o procedimento é on-line.

Comece pelo essencial

O segredo é começar a conferência e o preenchimento pelas informações que afetam a base de cálculo do IR e, consequentemente, o modelo de formulário mais vantajoso para você, se o completo (por deduções legais) ou o simplificado, além de quanto de IR você terá a pagar ou a restituir.

Isso porque, caso não dê tempo de prestar todas as informações, você pode simplesmente enviar a declaração à Receita só com os dados mais importantes e depois retificar, ainda que o prazo já tenha terminado. Veja como enviar uma declaração retificadora.

Assim, você evita a multa cobrada de quem entrega a declaração depois do prazo, com valor mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% do imposto devido no ano passado. Veja nesta matéria todas as possíveis consequências de atrasar ou simplesmente deixar de entregar a declaração de IR.

Usar essa estratégia não vai te prejudicar nem aumentar seu risco de cair na malha fina, desde que você não demore a enviar a retificação. A declaração retificadora substitui integralmente a declaração original e pode ser enviada a qualquer momento, antes ou depois do término do prazo. O importante é entregar a original no prazo.

O problema é que, na retificadora enviada após o término do prazo, você não consegue mais mudar o modelo do formulário de completo para simplificado ou vice-versa. Assim, se você alterar ou acrescentar informações que deixem mais vantajoso um modelo diferente daquele que você havia escolhido, você terá de manter a versão desvantajosa.

Além disso, caso as informações alteradas ou acrescentadas na retificadora resultem em mais imposto a pagar, essa diferença deverá ser recolhida com multa e juros de mora, uma vez que será considerado um pagamento em atraso. Veja aqui como pagar o IR ao término da declaração e qual o valor dos encargos para quem o recolhe em atraso.

O que fazer primeiro: as informações mais importantes

E quais são as informações que não podem faltar na sua declaração original, a ser enviada antes do término do prazo?

São elas: os rendimentos tributáveis sujeitos ao ajuste anual (salários, aluguéis recebidos, aposentadorias, pro labore, rendimentos de trabalho autônomo, rendimentos do exterior ou qualquer outro rendimento informado nas fichas de Rendimentos Tributáveis Recebidos de PJ ou Rendimentos Tributáveis Recebidos de PF/Exterior) e os gastos dedutíveis (dependentes, saúde e educação com o titular ou dependentes, pensão alimentícia paga e contribuições para a Previdência Social ou Complementar com titular ou dependentes).

Bens e direitos, rendimentos isentos ou tributados na fonte, doações, dívidas e gastos que não sejam dedutíveis (como aluguéis pagos e pagamentos feitos a profissionais liberais que não sejam da área de saúde) podem ser deixados para depois, se for o caso.

Para declarar seus rendimentos recebidos de pessoas jurídicas, basta ter o informe de rendimentos em mãos e preencher a ficha de acordo com o documento.

Para as demais informações essenciais, essas reportagens publicadas anteriormente aqui no Seu Dinheiro podem te auxiliar:

Escolha do modelo mais vantajoso da declaração

Depois que você tiver informado os dados essenciais (rendimentos sujeitos ao ajuste anual e gastos dedutíveis), você já pode escolher o modelo mais vantajoso no seu caso, se o completo (por deduções legais) ou o simplificado.

O modelo mais vantajoso é aquele que resulta em mais IR a restituir ou menos IR a pagar. Nesta matéria, explicamos a diferença entre os dois tipos de formulário.

Pague o imposto de renda (se houver)

Caso você ainda tenha imposto a pagar após preencher a declaração com as informações essenciais, certifique-se de pagá-lo dentro do prazo. A primeira cota ou cota única deve ser recolhida até esta sexta, 31 de maio, dentro do horário bancário.

VEJA TAMBÉM: Os documentos que você precisa reunir para declarar o imposto de renda

Se der tempo, preencha o resto

Terminado o preenchimento das informações essenciais – que devem ser todas comprováveis mediante documentação idônea, como informes de rendimentos, notas fiscais e recibos –, você pode passar para a declaração das demais informações, se ainda houver tempo. Se não, envie a declaração e retifique o quanto antes para acrescentá-las.

As seguintes reportagens podem ajudar você a declarar as demais informações:

Caso deseje ter uma visão mais geral sobre como preencher a sua declaração de imposto de renda, esta reportagem traz um guia completo do IR 2024.

Compartilhe

informações compartilhadas

Open Finance, esse grande desconhecido dos brasileiros

17 de julho de 2024 - 19:03

Pesquisa mostra que mais da metade da população nunca ouviu falar do sistema criado pelo Banco Central que permite compartilhamento de dados financeiros

PROTEÇÃO AOS PROPRIETÁRIOS

Nova lei diminui riscos de comprador da casa própria perder imóvel por dívida que não é dele, mas ainda há uma ameaça; entenda

17 de julho de 2024 - 6:07

Especialista em direito imobiliário afirma que nova legislação aumenta segurança jurídica, mas ainda não elimina de vez os riscos

AUTOMÓVEIS

Pequena, média ou grande? Um guia completo das picapes à venda no Brasil

14 de julho de 2024 - 7:26

Seja para trabalhar, levar a família ou apenas desfilar, as picapes partem de R$ 100 mil — e tem chinesa a preço avassalador chegando por aí

NOME SUJO?

20 milhões de brasileiros estão no Serasa e não sabem; veja se você é um deles e limpe seu nome

13 de julho de 2024 - 13:57

Pesquisa do Serasa aponta ainda que 51 milhões de pessoas nunca consultaram a situação do próprio CPF

PONTO A PONTO

IVA, cashback, imposto do pecado, carne na cesta básica: entenda a reforma tributária em 11 pontos

12 de julho de 2024 - 10:12

Regulamentação da reforma tributária passou na Câmara e agora precisa ser aprovada pelo Senado antes de seguir para sanção presidencial

Faz um Pix

Mais um vazamento de dados do Pix; BC diz que, desta vez, informações são de clientes da 99Pay

10 de julho de 2024 - 11:33

Exposição de informações de clientes ocorre num momento em que o meio de pagamento registra recordes sucessivos de uso diário

A DINHEIRISTA

A pensão alimentícia que pago está indo inteira para a mãe do meu filho. Ele nem sequer mora mais no Brasil. Posso pedir reembolso?

8 de julho de 2024 - 11:38

Se fôssemos fazer um ranking de temas que mais recebemos dos leitores de A Dinheirista, pensão alimentícia certamente estaria no top 5. São dezenas de dúvidas na nossa caixa de e-mail, em especial depois de um vídeo sobre o assunto ter viralizado nas redes sociais.  A maioria tem um tópico em comum: é possível pedir […]

ONDE INVESTIR NO SEGUNDO SEMESTRE

Dólar: se você ainda não tem uma parte do patrimônio na moeda norte-americana, a hora de investir é agora

8 de julho de 2024 - 6:07

Seja para bancar uma viagem, quitar alguma dívida em moeda forte ou proteger uma parte do portfólio, especialistas avaliam que é hora de comprar

TRANSFERÊNCIA

Passo a passo: saiba como fazer a portabilidade da dívida do cartão de crédito

6 de julho de 2024 - 10:42

Especialistas e órgãos de defesa do consumidor orientam aos clientes para terem cuidado ao escolher a nova instituição para migrar a dívida do cartão de crédito

Grana no fundo da gaveta

Dinheiro esquecido: Banco Central alerta que ainda há bilhões esperando pelos seus donos; veja se você tem algo a receber

5 de julho de 2024 - 19:15

Após mais de dois anos da criação do sistema de identificação de valores a receber, apenas 32% dos correntistas buscaram seus recursos parados

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar