Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Seu Dinheiro

Seu Dinheiro

No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.

APÓS FALA DE CEO FRANCÊS

Frigoríficos interrompem fornecimento de carnes ao Carrefour (CRFB3), e setor de hotéis e restaurantes organiza boicote

Movimento é resposta à declaração do CEO do Carrefour, Alexandre Bompard, de veto às carnes do Mercosul nas lojas da rede na França

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
24 de novembro de 2024
13:29 - atualizado às 13:42
letreiro do carrefour
Carrefour nega desabastecimento de carnes nas suas lojas no Brasil. Imagem: Shutterstock

A declaração do CEO do Carrefour, Alexandre Bompard, de que a rede de supermercados francesa não mais compraria carnes do Mercosul, feita na última quarta-feira (20), levou políticos e empresas brasileiros a passarem a defender o boicote à varejista mesmo no Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E a polêmica já começou a render ações práticas. Embora o Carrefour Brasil (CRFB3) tenha defendido que a medida anunciada por Bompard só tivesse validade para as unidades francesas da rede, frigoríficos brasileiros já deixaram de fornecer carnes às lojas brasileiras da companhia, segundo apurações da imprensa especializada.

Além disso, a Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo (Fhoresp) convocou empresários de hotelaria e de alimentação fora do lar a se engajarem em um boicote ao Carrefour e às demais redes do grupo (Atacadão e Sam's Club), até que a empresa mude o seu posicionamento em relação às carnes do Mercosul.

A varejista, no entanto, nega que haja desabastecimento de carnes em sua rede no Brasil.

JBS (JBSS3), Marfrig (MRFG3) e Masterboi interrompem fornecimento

Segundo fontes ouvidas pelo Broadcast, serviço de notícias em tempo real do grupo Estado, a JBS (JBSS3), a Marfrig (MRFG3) e o Masterboi interromperam o fornecimento de carnes ao Grupo Carrefour no Brasil em razão da declaração de Alexandre Bompard.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Somente a Friboi, marca da JBS, responde por 80% do volume fornecido ao grupo, sendo que na rede de atacarejo Atacadão, o fornecimento da marca é de 100%.

Leia Também

De acordo com a agência de notícias, ontem à tarde a interrupção do fornecimento já atingia 150 lojas da rede no Brasil, e a estimativa do mercado é de que, em até três dias, haja desabastecimento total dos supermercados do grupo, já que se trata de mercadoria resfriada e/ou congelada.

Segundo as fontes do Broadcast, a decisão da indústria foi endossada pelo governo, que cobrou do setor uma "ação enérgica" contra o boicote da empresa às carnes do Mercosul.

A JBS, a Marfrig e a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) não se posicionaram oficialmente a respeito da interrupção do fornecimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, o Brazil Journal também apurou que os cinco principais frigoríficos que atendem o Carrefour no Brasil, incluindo JBS, Marfrig e Masterboi, pararam de atender todas as lojas da companhia no Brasil, e o Globo Rural confirmou com fontes da JBS que "caminhões do frigorífico que estavam no percurso para a entrega nas lojas ontem voltaram para trás".

Ainda segundo a apuração do Globo Rural, o Carrefour Brasil tenta, nos bastidores, achar uma solução para a crise e não descarta um pedido de desculpas por parte de Bompard.

Em nota à imprensa, obtida pelo Seu Dinheiro, a rede diz que é "improcedente a alegação de que hoje há desabastecimento de carne nas lojas do Grupo Carrefour Brasil", que "a comercialização do produto ocorre normalmente nas lojas" e que "nenhuma loja está desabastecida."

No entanto, a companhia não comentou sobre a interrupção das entregas pela indústria.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Representantes do agronegócio defenderam boicote ao Carrefour Brasil publicamente

O boicote do setor de proteínas ao Carrefour Brasil já havia sido defendido publicamente pelo deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), presidente da Frente Parlamentar de Agropecuária da Câmara (FPA), pelo governador do Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), e por entidades que representam empresas do agronegócio brasileiro.

“Se o CEO Global do Grupo Carrefour, Alexandre Bompard, entende que o Mercosul não é fornecedor à altura do mercado francês – que não é diferente do espanhol, belga, árabe, turco, italiano –, as entidades abaixo assinadas consideram que, se não serve para abastecer o Carrefour no mercado francês, não serve para abastecer o Carrefour em nenhum outro país”, diz a nota do setor publicada na última quinta-feira (21).

Quem também foi bastante vocal contra a declaração do CEO do Carrefour francês foi o ministro da agricultura, Carlos Fávaro, que falou em "ação orquestrada" e "pretexto" para a França não assinar o acordo entre União Europeia e Mercosul. O ministério também emitiu nota oficial sobre o tema, repudiando a declaração de Bompard.

Hotéis e restaurantes também convocaram boicote

A Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo (Fhoresp) também convocou empresários de hotelaria e de alimentação fora do lar a se engajarem em um boicote ao Carrefour, até que a rede mude oficialmente o posicionamento quanto à venda de carne proveniente do Mercosul em suas lojas na França. A medida se estende, ainda, às redes Atacadão e Sam's Club, que pertencem ao Grupo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Somos mais de 500 mil empresas, apenas no estado de São Paulo, que deixarão de comprar do Carrefour, enquanto insistir em desqualificar nossa carne, questionando uma qualidade comprovada globalmente. Solicitamos o engajamento e a adesão das empresas de Hotelaria e de Alimentação neste movimento, até que a varejista volte atrás deste posicionamento errôneo e desrespeitoso", diz a entidade.

Para a Federação, a decisão do Carrefour é "estritamente protecionista e desrespeitosa" quanto ao juízo de valor que está fazendo da qualidade das carnes provenientes do Brasil, bem como "prejudicial a toda a cadeia produtiva nacional".

A mobilização da Federação vai ao encontro do que também estão fazendo a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) e outras entidades do setor produtivo.

"O Carrefour, que se beneficia do mercado brasileiro, operando como a maior rede varejista do País, com mais de 500 lojas, deveria demonstrar mais respeito aos produtos que enriquecem seus acionistas. É inaceitável que uma empresa que prospera em solo brasileiro adote práticas que desconsideram a qualidade e o trabalho árduo dos nossos produtores", diz a Fhoresp.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

VEJA TAMBÉM: Investir na natureza dá retorno? Como as mudanças climáticas afetam a economia global

Fala de Bompard acena a agricultores franceses na tentativa de barrar acordo entre União Europeia e Mercosul

A origem de toda a polêmica foi uma carta divulgada por Bompard em suas redes sociais na última quarta-feira (20), na qual afirmava que o Carrefour na França se comprometia a não mais comercializar carnes produzidas nos países do Mercosul.

A declaração foi um aceno aos agricultores franceses, que vêm protestando contra o acordo comercial entre União Europeia e Mercosul, cujas negociações se arrastam há 20 anos.

Eles alegam que o agronegócio brasileiro não segue as mesmas normas ambientais da França e pedem ao presidente francês, Emmanuel Macron, que utilize o veto do país caso o projeto seja aprovado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que mais provocou atrito com os empresários e políticos brasileiros, no entanto, foi o argumento de Bompard de que o acordo entre União Europeia e Mercosul traria o "risco de a produção de carne que não cumpre com seus requisitos e padrões se espalhar pelo mercado francês", insinuando que a carne do bloco sul-americano não cumpriria padrões de qualidade.

O setor agropecuário e o Ministério da Agricultura brasileiros temem que tais declarações causem danos de imagem aos produtos fornecidos pelos frigoríficos brasileiros.

Em nota oficial publicada na última quinta-feira (21), o Carrefour França informou que a medida anunciada por Bompard se aplica apenas às lojas na França e que "em nenhum momento ela se refere à qualidade do produto do Mercosul, mas somente a uma demanda do setor agrícola francês, atualmente em um contexto de crise".

A nota diz ainda que "todos os outros países onde o Grupo Carrefour opera, incluindo Brasil e Argentina, continuam a operar sem qualquer alteração e podem continuar adquirindo carne do Mercosul. Nos outros países, onde há o modelo de franquia, também não há mudanças."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após a carta do CEO do Carrefour, a rede supermercadista francesa Les Mousquetaires também anunciou veto às carnes provenientes de países do Mercosul.

*Com informações de Broadcast, Estadão Conteúdo, Brazil Journal e Globo Rural.

Matéria atualizada às 13h42 para acrescentar o posicionamento do Carrefour sobre desabastecimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
VENCENDO A TURBULÊNCIA

Dividendos extraordinários da Vale (VALE3) baterão à porta do investidor em breve, segundo o BTG

25 de março de 2026 - 12:42

Banco vê espaço para revisões positivas de lucro, impulsionadas por minério mais caro, disciplina de capital e resiliência da demanda chinesa

ATUALIZAÇÃO

iOS 26.4 combina novos emojis, Apple Music mais esperto e verificação de idade em obediência à la Lei Felca

25 de março de 2026 - 11:54

Apple lança update com foco em segurança, entretenimento e acessibilidade, em sintonia com discussões como a Lei Felca

UM NOVO INTERESSADO

Acionista da Oncoclínicas (ONCO3) coloca R$ 500 milhões na mesa — mas, antes, quer derrubar todo o conselho

25 de março de 2026 - 9:06

Fundo minoritário propõe injetar capital novo na operação, mas exige antes reconfigurar a governança da companhia; entenda

AINDA MAIS ENDIVIDADAS

Raízen (RAIZ4), GPA (PCAR3)… pedidos de recuperação de empresas devem piorar em 2026, e corte da Selic não faz nem cócegas na dívida

25 de março de 2026 - 6:25

Empresas já estão renegociando dívidas com credores há muito tempo, mas, para algumas, o fôlego acabou. Guerra e juros altos podem levar a uma piora do cenário corporativo, segundo especialistas consultados por Seu Dinheiro

APOSTA ALTA

Recorde de R$ 57 bilhões: para onde vai o investimento do Mercado Livre (MELI34), que também promete criar de 10 mil empregos no Brasil

24 de março de 2026 - 19:23

Gigante do e-commerce vê espaço para crescer e acelera aportes em logística e serviços financeiros; confira os detalhes do plano

RAIO-X DO CONSUMO

Corrida do varejo no Brasil: quem ganha e quem fica para trás, segundo o BTG

24 de março de 2026 - 18:40

Com base no desempenho do quarto trimestre de 2025, banco destaca quais empresas conseguiram driblar os juros altos e o consumo fraco no final do ano passado

O QUE FAZER COM AS AÇÕES?

Casas Bahia (BHIA3) saiu do “modo sobrevivência” e agora busca virar a chave de vez: vai dar certo? BTG responde

24 de março de 2026 - 17:30

BTG vê avanço operacional e melhora financeira após Investor Day, mas mantém cautela com juros altos e estrutura de capital

“IMPOSTO DO PECADO”

Copa, eleições e imposto indefinido: o que afeta a Ambev (ABEV3) e outras fabricantes de cerveja, segundo o BTG

24 de março de 2026 - 16:04

Ainda não é possível saber qual o tamanho do impacto do Imposto Seletivo sobre cervejas, que ainda não foi regulamentado; efeito sobre a Ambev deve ser neutro 

REAÇÃO AO RESULTADO

Ações do Agibank caem em Wall Street após primeiro balanço desde o IPO. O que incomodou o mercado?

24 de março de 2026 - 14:48

Suspensão temporária no principal motor do negócio resulta em balanço “misto” no 4T25. Vale a pena manter o otimismo com as ações agora?

DESCONTOS DE ATÉ 30%

Depois da chegada de sua marca irmã mais barata, preços da Zara caem; qual o risco para C&A (CEAB3) e Lojas Renner (LREN3)?

24 de março de 2026 - 14:15

Nos últimos dias, diversos vídeos nas redes sociais mostram que a Zara reprecificou diversos produtos. A própria XP verificou, em levantamento, que os itens ficaram 15% mais baratos, com alguns cortes chegando a 30%

PRESSÃO REGULATÓRIA

Sanepar (SAPR11) cai até 7% após Agepar propor repasse de R$ 3,9 bilhões a usuários; entenda o que está em jogo

24 de março de 2026 - 12:37

Mudança de regra pode afetar diretamente as expectativas de retorno e geração de caixa da companhia de saneamento paranaense

REAÇÃO AO BALANÇO

Movida (MOVI3) muda o foco: lucro líquido sobe 64,5% e rentabilidade bate recorde no 4T25; é hora de comprar as ações?

24 de março de 2026 - 11:38

Lucro líquido chegou a R$ 102,3 milhões no período, em meio a estratégia mais focada em rentabilidade e menos dependente de crescimento de frota; veja os destaques do resultado

VEJA OS DETALHES

Um em cada cinco: auditoria ligada à Fictor Alimentos (FICT3) aparece em 113 fundos do entorno do Banco Master

24 de março de 2026 - 11:16

Levantamento com dados da CVM e da Anbima mostra forte presença da UHY em fundos ligados ao ecossistema do Banco Master, além de conexões com a Fictor, vínculos indiretos entre estruturas e indícios de investimentos cruzados entre os veículos

PROVENTOS À VISTA

Mais dinheiro na mesa: Vibra (VBBR3) anuncia R$ 393,5 milhões em juros sobre o capital próprio — ainda dá tempo de entrar?

24 de março de 2026 - 9:38

Data de corte se aproxima e ações devem virar “ex” nos próximos dias; veja o calendário dos proventos da Vibra

MERCADO IMOBILIÁRIO EM ALTA

XP mantém aposta nas construtoras de baixa renda e elege sua ação favorita; confira qual

23 de março de 2026 - 19:49

Mais dinheiro no setor, mudança no IR e ajustes no MCMV podem turbinar vendas; veja quem deve ganhar

IMPACTOS CONTÁBEIS DA RJ

Atraso acumulado: Oi (OIBR3) adia balanços dos dois últimos trimestres e não dá nova previsão para divulgar os números

23 de março de 2026 - 19:35

A operadora adiou a divulgação dos resultados do terceiro e do quarto trimestres de 2025, além das demonstrações financeiras anuais, e segue sem nova data para apresentação dos números ao mercado

RETORNO AO ACIONISTA

Rede D’Or (RDOR3) anuncia pagamento de R$ 350 milhões em JCP; veja quem tem direito — e o efeito nos dividendos

23 de março de 2026 - 19:17

Investidor precisa ficar atento à data de corte para não perder o direito ao provento

VEJA OS DETALHES

Entre dívidas ocultas e balanços questionáveis: o que laudo pericial revela sobre a crise da Fictor

23 de março de 2026 - 18:40

Laudo da Laspro libera avanço da recuperação, mas identifica números conflitantes, dependência de aportes internos e confusão patrimonial entre as empresas

SINAL DE ALERTA

Taesa (TAEE11) pode cair 15%, segundo esta corretora que recomenda venda para as ações

23 de março de 2026 - 18:21

Genial Investimentos revisa tese e aponta riscos que colocam em xeque a percepção de estabilidade da transmissora

TROCA DE LIDERANÇA

Santander Brasil (SANB11) sem Mario Leão: o que muda — e o que não muda — com a chegada do novo CEO?

23 de março de 2026 - 16:11

Em reunião com analistas, CEO diz que transição foi planejada e que modelo atual veio para ficar; veja o que esperar do bancão agora

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia