Agenda econômica: feriado nos EUA desacelera semana na quarta-feira, com destaque para Copom e crise no governo
Vale lembrar também que nesta semana acontece a decisão de juros no Brasil e o BC deve manter a Selic no atual patamar de 10,5% ao ano

A agenda dos próximos dias está recheada de importantes indicadores para os mercados internacionais. Mas as atenções dos investidores se voltam para a decisão sobre juros no Brasil, com um novo encontro do Copom marcado para a quarta-feira (19).
No último encontro do Copom, o Comitê colocou a Selic no patamar de 10,5% ao ano, com um corte de 0,25 ponto porcentual.
Contudo, o BC não contratou um novo corte, o que pode sinalizar uma manutenção dos juros no atual patamar — sabe-se lá por quanto tempo.
Além do Copom, as atenções do investidor local se voltam para o Boletim Focus após o Ibovespa terminar a semana no vermelho.
Isso porque essa será a primeira edição do relatório semanal do Banco Central depois de diversas caneladas do governo em torno das metas fiscais. O mercado digeriu mal as falas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o futuro das contas públicas.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a ministra do Planejamento, Simone Tebet, e o vice-presidente, Geraldo Alckmin, tentaram colocar panos quentes na situação, mas não foi suficiente.
Leia Também
Agora, será no Boletim Focus que o mercado mostrará sua percepção sobre qual o tamanho da deterioração das expectativas envolvendo os juros e a inflação para os próximos anos.
Além disso, o destaque internacional fica por conta do feriado de Juneteenth nos Estados Unidos na quarta-feira, que mantém os mercados fechados e reduz a liquidez das bolsas internacionais.
Agenda internacional começa de olho na China
A semana começa agitada na China, com a divulgação de diversos dados na noite de domingo: investimentos em ativos fixos, produção industrial, vendas no varejo e taxa de desemprego, todos referentes ao mês de maio.
Esses indicadores dão sinais para que os investidores entendam a saúde econômica da segunda maior economia do mundo.
Na terça-feira, as atenções se voltam para a Europa. A Alemanha e a Zona do Euro divulgam os índices de percepção econômica ZEW de junho, além do índice de preços ao consumidor (CPI) de maio na Zona do Euro.
Nos Estados Unidos, o dia é marcado pelas vendas no varejo e a produção industrial de maio, além de discursos de membros do Fomc, o Copom dos EUA, influenciando as expectativas sobre a política monetária.
Confira esses e outros eventos da próxima semana. Todos os horários são de Brasília:
Segunda-feira (17)
| Hora | País | Evento |
| (Domingo) 23h00 | China | Investimento em ativos fixos em maio |
| (Domingo) 23h01 | China | Produção industrial em maio |
| (Domingo) 23h02 | China | Vendas no varejo em maio |
| (Domingo) 23h03 | China | Taxa de Desemprego na China (Mai) |
| 07h00 | Zona do Euro | Encontro do Eurogrupo |
| 08h00 | Brasil | IGP-10 de junho |
| 08h25 | Brasil | Boletim Focus semanal |
| 14h00 | Estados Unidos | Discurso de Patrick T. Harker, membro do Fomc, o Copom norte-americano |
| 21h30 | Estados Unidos | Discurso de Lisa D. Cook, governadora do Federal Reserve |
Terça-feira (18)
| Hora | País | Evento |
| 06h00 | Alemanha | Índice de percepção econômica Zew em junho |
| 06h00 | Zona do Euro | Índice de preços ao consumidor (CPI, em inglês) de maio |
| 06h00 | Zona do Euro | Índice de percepção econômica Zew em junho |
| 07h00 | Zona do Euro | Encontro do Eurogrupo |
| 09h30 | Estados Unidos | Vendas no varejo em maio |
| 10h15 | Estados Unidos | Produção industrial em maio |
| 11h00 | Estados Unidos | Discurso de Thomas Barkin, membro do Fomc, o Copom norte-americano |
| 17h30 | Estados Unidos | Estoques de petróleo bruto semanal da API |
| 20h50 | Japão | Ata da mais recente reunião de política monetária |
| 20h50 | Japão | Balança comercial de maio |
Quarta-feira (19)
| Hora | País | Evento |
| O dia todo | Estados Unidos | Feriado do Juneteenth mantém os mercados fechados |
| 03h00 | Reino Unido | Índice de preços ao consumidor (CPI, em inglês) de maio |
| 03h00 | Reino Unido | Índice de preços ao produtor (PPI, em inglês) de maio |
| 04h00 | Zona do Euro | Reunião de política não monetária do Banco Central Europeu (BCE) |
| 16h00 | Argentina | Balanço Comercial de maio |
| 16h00 | Argentina | Taxa de desemprego no primeiro semestre |
| 18h00 | Brasil | Decisão sobre juros do Copom |
| 22h15 | China | Taxa preferencial de empréstimo do BPC em junho |
Quinta-feira (20)
| Hora | País | Evento |
| O dia todo | Argentina | Feriado da morte do general D. Manuel Belgrano |
| 03h00 | Alemanha | Índice de preços ao produtor (PPI, em inglês) de maio |
| 05h00 | Zona do Euro | Relatório Mensal do BCE |
| 07h00 | Zona do Euro | Encontro do Eurogrupo |
| 08h00 | Reino Unido | Decisão sobre juros em junho |
| 09h30 | Estados Unidos | Pedidos Contínuos por Seguro-Desemprego |
| 17h00 | Estados Unidos | Discurso de Thomas Barkin, membro do Fomc, o Copom norte-americano |
| 20h30 | Japão | Índice de preços ao consumidor (CPI, em inglês) de maio |
| 21h30 | Japão | PMI industrial e de serviços em junho |
Sexta-feira (21)
| Hora | País | Evento |
| 03h00 | Reino Unido | Vendas no varejo em maio |
| 04h30 | Alemanha | PMI composto, industrial e de serviços em junho |
| 05h00 | Zona do Euro | PMI composto, industrial e de serviços em junho |
| 05h30 | Reino Unido | PMI composto, industrial e de serviços em junho |
| 07h00 | Zona do Euro | Encontro do Eurogrupo |
| 10h30 | Brasil | Receita Tributária Federal |
| 10h45 | Estados Unidos | PMI composto, industrial e de serviços em junho |
*Este texto contou com o auxílio de ferramentas de inteligência artificial.
CHEGOU A HORA
Assista ao vivo ao sorteio da Lotofácil da Independência 2026
15 de setembro de 2026 - 20:01B3 WEEK 2026
Copom amanhã: quanto você pagaria para apostar na decisão? Mercado de previsões entra no radar do investidor brasileiro; entenda como funciona
15 de setembro de 2026 - 19:14B3 WEEK 2026
“Recolocar o Brasil nos trilhos não é tão difícil assim”, diz economista-chefe do Bradesco. O que precisa acontecer para a bolsa brasileira finalmente decolar?
15 de setembro de 2026 - 18:22PREJUÍZO NO RADAR
Greve da Caixa Econômica pode afetar o seu bolso: entenda como se proteger dos riscos se você vai comprar um imóvel
15 de setembro de 2026 - 15:36NOVAS REGRAS
Motoristas ganham prazo extra para dirigir com a CNH vencida; entenda a nova regra
15 de setembro de 2026 - 13:13SEGURANÇA E ESTABILIDADE
Casa própria vale mais para a qualidade de vida do que viagens e lazer, mas exige cuidado para não virar pesadelo
15 de setembro de 2026 - 11:59MADAME SATÃ É FICHINHA
Oligarca ligado a Putin pagou parte da festa de casamento de filho de Trump nas Bahamas
15 de setembro de 2026 - 11:13SEM DAR PITI
Quem causar confusão em voos poderá pagar multa de até R$ 17 mil e ser proibido de voar; confira as novas regras da Anac
15 de setembro de 2026 - 10:41BENEFÍCIO OU PESADELO?
Divisão de 25% do lucro e escala 5×2: como uma rede de supermercados usa benefícios para atacar o maior desafio do setor
15 de setembro de 2026 - 10:20OLHO NO RELÓGIO
Caixa adia sorteio da Lotofácil da Independência, mas ele ainda ocorre hoje; prazo para apostas também muda
15 de setembro de 2026 - 6:57LCIs e LCAs
A crítica de André Esteves aos títulos isentos: ‘sou detentor, emito esses títulos, mas está simplesmente errado’
14 de setembro de 2026 - 19:15ALERTA DE PROMOÇÃO!
Leilão da Casas Bahia promete eletrodomésticos com até 75% de desconto; veja como participar
14 de setembro de 2026 - 14:55MUDANÇAS CLIMÁTICAS
Oceano Atlântico bate recorde negativo em temporada de furacões — e a culpa é do El Niño
14 de setembro de 2026 - 14:06QUASE LÁ!
Prazo para disputar os R$ 300 milhões da Lotofácil da Independência se aproxima do fim; veja até que horas é possível apostar e quando será o sorteio
14 de setembro de 2026 - 9:09Conteúdo Market Makers
Pesquisa mostra Flávio Bolsonaro e Augusto Cury numericamente à frente de Lula no segundo turno; como investir neste cenário?
14 de setembro de 2026 - 9:00DESALECERAÇÃO DA IA
Dona do ChatGPT descarta IPO neste ano e executivos fazem alerta sobre IA: haverá um freio na tecnologia?
13 de setembro de 2026 - 18:03DEIXOU DE SER EXCLUSIVO
Venda de apartamentos de luxo despenca 53% em São Paulo. Quais os planos das incorporadoras para os super-ricos?
13 de setembro de 2026 - 14:35MAIS LIDAS DO SD
Palpites da IA para a Lotofácil da Independência, risco de calote no Tesouro Direto e loja de luxo da JHSF: o que bombou nesta semana
13 de setembro de 2026 - 11:32É BOM SABER