🔴TRÊS ROBÔS CRIADOS A PARTIR DE IA “TRABALHANDO” EM BUSCA DE GANHOS DIÁRIOS – ENTENDA AQUI

Enquanto você se preocupa com a Oi (OIBR3), esta empresa da B3 virou a campeã de qualidade no serviço de internet – e ainda está barata na bolsa

Para se diferenciar, essa companhia construiu uma infraestrutura de qualidade, que tem proporcionado prêmios de internet fixa mais rápida do Estado de São Paulo, à frente das gigantes de telecom

12 de abril de 2024
6:07 - atualizado às 10:22
Montagem com logo da Oi (OIBR3)
Imagem: Adobe Stock/Montagem: Giovanna Figueredo

Desligo o despertador e logo dou uma olhada na tela do celular para ver se tem alguma mensagem importante.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Enquanto tomo meu café, ligo a TV em algum canal de notícias no Youtube para ver como está o trânsito, se vou precisar levar uma blusa e se não tem alguma notícia corporativa relevante que possa ter alterado os planos do dia.

No caminho para o trabalho, me atualizo sobre as tarefas do dia e até adianto algumas delas, ainda dentro do Uber, para tentar não voltar para casa muito tarde.

Já no escritório, passo mais de 8 horas na frente do computador lendo notícias, analisando empresas na bolsa e escrevendo relatórios.

O que quase todas essas tarefas têm em comum? Tirando o meu café, que ainda faço no fogão à gás tradicional, nenhuma delas eu conseguiria executar sem a ajuda da internet.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para empresas que vendem pacotes de internet, essa dependência cada vez maior é ótima por um lado, mas tem um problema: como ter a preferência do cliente vendendo um serviço que muitas vezes não tem diferença.

Leia Também

Como descomoditizar a commodity

Como superar concorrentes se o que você vende é uma commodity?

Essa é uma pergunta que faço todos os dias quando analiso empresas que se encaixam nessa categoria. Antigamente, quando falávamos em commodities, logo vinha na cabeça empresas de petróleo, mineração, aço, celulose, etc.

Mas outros "produtos" têm se aproximado dessa categoria. Atualmente, a internet é praticamente uma commodity, um serviço que muitas vezes não tem quase nenhuma diferenciação entre os concorrentes, e que gera um problema para as empresas que atuam no ramo: como superar a concorrência?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A resposta mais óbvia para essa pergunta normalmente é "vender o produto mais barato", ainda que ele não seja o de melhor qualidade.

Certamente essa é uma das alternativas para as empresas, mas só funciona para as gigantes, que possuem capacidade de diluição de custos e de investir somas brutais em marketing para continuar captando clientes mesmo que vários insatisfeitos fiquem pelo caminho.

No caso de internet banda larga, esse normalmente é o caso das três gigantes da bolsa, com seus 20 milhões de assinantes.

Fonte: Anatel

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas para as pequenas provedoras de internet (ISPs) essa estratégia é mais difícil. Para vencer, elas precisam se diferenciar de outras maneiras, principalmente em termos de qualidade do serviço (velocidade e atendimento).

A Desktop (DESK3) sabe muito bem disso, e para se diferenciar construiu uma infraestrutura de qualidade, que tem proporcionado à companhia prêmios de internet fixa mais rápida do Estado de São Paulo, à frente das grandes empresas de telecom.

Fonte: Melhor Escolha

Além disso, ao analisar a qualidade do atendimento através das avaliações do Reclame Aqui, fica clara a diferença dela e das outras ISPs para as grandes operadoras.

Fonte: Reclame Aqui -12 meses encerrados em 31/12/2022, Anatel

Existem diversos benefícios nessa abordagem. O primeiro é óbvio: deixar o cliente satisfeito, evitar cancelamentos e ajudar a manter receitas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outro aspecto importante está relacionado à menor capacidade de investimento em marketing dessas companhias menores, ao contrário de Vivo, Claro e Tim, que podem colocar suas campanhas na final da Copa do Mundo sem grandes sacrifícios.

As nanicas dependem muito mais de indicação do que as grandes, como mostra o gráfico abaixo, e clientes satisfeitos são mais do que uma fonte de receita recorrente, eles ajudam no crescimento.

Como os clientes conheceram a Desktop/Fonte: Desktop

Buscando diferenciação além da bolsa

Nesta semana, a Desktop deixou ainda mais claro que seguirá nesta estratégia de aumentar a qualidade dos seus serviços. A companhia anunciou o lançamento do plano premium Giga Black.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além de 1 Gbps de velocidade (o que bastante elevado para os padrões nacionais), o plano contará com um roteador com tecnologia Wi-Fi 6, com conexão 4x mais rápida, algumas assinaturas de streaming e uma linha de atendimento exclusiva, que também ajuda na retenção e satisfação de clientes, especialmente quando comparamos com o atendimento normalmente bastante ruim prestado pelas grandes empresas do setor.

Com pacotes que serão vendidos a partir de R$ 200, a estratégia deve ajudar a aumentar também a receita média por usuário (ARPU), que hoje ronda os R$ 100 por mês e tem mostrado recuperação depois de um início difícil para o setor no ano passado.

Fonte: Companhia

Em nossa visão, mesmo em um setor bastante competitivo e com a constante ameaça das gigantes, a Desktop possui diferenciais relevantes capazes de proteger seus resultados e ainda proporcionar crescimento.

Por esses motivos e um valuation bastante convidativo em nossa visão (menos de 5x Valor da Firma/Ebitda), DESK3 é uma das ações da série Microcap Alert, que conta com outras companhias em bolsa com diferenciais competitivos bastante importantes. Se quiser conferir, deixo aqui o convite.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um grande abraço e até a semana que vem!
Ruy

  • A bolsa está cheia de ações ‘a preço de banana’ capazes de colocar um bom dinheiro no seu bolso. Ruy recomendou uma delas, a Desktop (DESK3) – mas você pode conferir outras 10 recomendações da Empiricus Research sem pagar nada. Clique aqui para receber a lista no seu e-mail.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Aquele fatídico 9 de julho que mudou os rumos da bolsa brasileira, e o que esperar dos mercados hoje

20 de agosto de 2025 - 8:16

Tarifa de 50% dos EUA sobre o Brasil vem impactando a bolsa por aqui desde seu anúncio; no cenário global, investidores aguardam negociações sobre guerra na Ucrânia

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O salvador da pátria para a Raízen, e o que esperar dos mercados hoje

19 de agosto de 2025 - 8:11

Em dia de agenda esvaziada, mercados aguardam negociações para a paz na Ucrânia

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Um conto de duas cidades

18 de agosto de 2025 - 20:00

Na pujança da indústria de inteligência artificial e de seu entorno, raramente encontraremos na História uma excepcionalidade tão grande

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Investidores na encruzilhada: Ibovespa repercute balanço do Banco do Brasil antes de cúpula Trump-Putin

15 de agosto de 2025 - 8:26

Além da temporada de balanços, o mercado monitora dados de emprego e reunião de diretores do BC com economistas

SEXTOU COM O RUY

A Petrobras (PETR4) despencou — oportunidade ou armadilha?

15 de agosto de 2025 - 6:01

A forte queda das ações tem menos relação com resultados e dividendos do segundo trimestre, e mais a ver com perspectivas de entrada em segmentos menos rentáveis no futuro, além de possíveis interferências políticas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Tamanho não é documento na bolsa: Ibovespa digere pacote enquanto aguarda balanço do Banco do Brasil

14 de agosto de 2025 - 8:27

Além do balanço do Banco do Brasil, investidores também estão de olho no resultado do Nubank

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Só um momento, por favor

13 de agosto de 2025 - 20:00

Qualquer aposta que fizermos na direção de um trade eleitoral deverá ser permeada e contida pela indefinição em relação ao futuro

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Cada um tem seu momento: Ibovespa tenta manter o bom momento em dia de pacote de Lula contra o tarifaço

13 de agosto de 2025 - 8:52

Expectativa de corte de juros nos Estados Unidos mantém aberto o apetite por risco nos mercados financeiros internacionais

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

De olho nos preços: Ibovespa aguarda dados de inflação nos Brasil e nos EUA com impasse comercial como pano de fundo

12 de agosto de 2025 - 8:13

Projeções indicam que IPCA de julho deve acelerar em relação a junho e perder força no acumulado em 12 meses

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

As projeções para a inflação caem há 11 semanas; o que ainda segura o Banco Central de cortar juros?

12 de agosto de 2025 - 6:18

Dados de inflação no Brasil e nos EUA podem redefinir apostas em cortes de juros, caso o impacto tarifário seja limitado e os preços continuem cedendo

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Parada súbita ou razões para uma Selic bem mais baixa à frente

11 de agosto de 2025 - 19:58

Uma Selic abaixo de 12% ainda seria bastante alta, mas já muito diferente dos níveis atuais. Estamos amortecidos, anestesiados pelas doses homeopáticas de sofrimento e pelo barulho da polarização política, intensificada com o tarifaço

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Ninguém segura: Ibovespa tenta manter bom momento em semana de balanços e dados de inflação, mas tarifaço segue no radar

11 de agosto de 2025 - 8:08

Enquanto Brasil trabalha em plano de contingência para o tarifaço, trégua entre EUA e China se aproxima do fim

VISÃO 360

O que Donald Trump e o tarifaço nos ensinam sobre negociação com pessoas difíceis?

10 de agosto de 2025 - 8:00

Somos todos negociadores. Você negocia com seu filho, com seu chefe, com o vendedor ambulante. A diferença é que alguns negociam sem preparo, enquanto outros usam estratégias. 

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Efeito Trumpoleta: Ibovespa repercute balanços em dia de agenda fraca; resultado da Petrobras (PETR4) é destaque

8 de agosto de 2025 - 8:22

Investidores reagem a balanços enquanto monitoram possível reunião entre Donald Trump e Vladimir Putin

SEXTOU COM O RUY

Ainda dá tempo de investir na Eletrobras (ELET3)? A resposta é sim — mas não demore muito

8 de agosto de 2025 - 7:01

Pelo histórico mais curto (como empresa privada) e um dividendo até pouco tempo escasso, a Eletrobras ainda negocia com um múltiplo de cinco vezes, mas o potencial de crescimento é significativo

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

De olho no fluxo: Ibovespa reage a balanços em dia de alívio momentâneo com a guerra comercial e expectativa com Petrobras

7 de agosto de 2025 - 8:21

Ibovespa vem de três altas seguidas; decisão brasileira de não retaliar os EUA desfaz parte da tensão no mercado

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Como lucrar com o pegapacapá entre Hume e Descartes?

6 de agosto de 2025 - 19:59

A ocasião faz o ladrão, e também faz o filósofo. Há momentos convidativos para adotarmos uma ou outra visão de mundo e de mercado.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Complicar para depois descomplicar: Ibovespa repercute balanços e início do tarifaço enquanto monitora Brasília

6 de agosto de 2025 - 8:22

Ibovespa vem de duas leves altas consecutivas; balança comercial de julho é destaque entre indicadores

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Anjos e demônios na bolsa: Ibovespa reage a balanços, ata do Copom e possível impacto de prisão de Bolsonaro sobre tarifaço de Trump

5 de agosto de 2025 - 8:31

Investidores estão em compasso de espera quanto à reação da Trump à prisão domiciliar de Bolsonaro

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

O Brasil entre o impulso de confrontar e a necessidade de negociar com Trump

5 de agosto de 2025 - 6:27

Guerra comercial com os EUA se mistura com cenário pré-eleitoral no Brasil e não deixa espaço para o tédio até a disputa pelo Planalto no ano que vem

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar