Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Larissa Vitória

Larissa Vitória

É repórter do Seu Dinheiro. Formada em jornalismo na Universidade de São Paulo (ECA-USP), já passou pelo portal SpaceMoney e pelo departamento de imprensa do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

FIIs HOJE

Fundo imobiliário TRBL11 chega a cair mais de 6% na B3 e liderar perdas do IFIX com interdição parcial de imóvel locado para os Correios

A estatal loca um centro logístico do FII localizado em Contagem (MG) e suspendeu integralmente as atividades no imóvel neste mês

Larissa Vitória
Larissa Vitória
24 de outubro de 2024
17:23 - atualizado às 18:41
Correios privatização
Correios - Imagem: Divulgação/Correios

Desde que anúnciou a interdição parcial de um de seus imóveis na semana passada, o Tellus Rio Bravo Renda Logística (TRBL11) tem sofrido na bolsa. E as cotas do fundo imobiliário voltaram a cair forte nesta quinta-feira (24), dia em que saiu um novo comunicado a respeito do tema.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O FII chegou a recuar mais de 6% no mercado secundário mais cedo e liderar o ranking de maiores quedas do IFIX — índice que reúne os principais fundos imobiliários da B3 —, mas reduziu as perdas ao longo do pregão e fechou o dia com perdas de 0,8%. Com isso, o TRBL11 acumula um recuo de cerca de 7,8% nos últimos cinco dias.

O fundo anunciou em 15 de outubro que os Correios, locatário de um centro logístico do FII localizado em Contagem, Minas Gerais, avisou ter interrompido temporariamente as atividades em uma pequena parte do imóvel. Segundo a estatal, a interrupção se devia ao recalque de uma placa de vedação lateral do ativo.

"Diante da comunicação recebida, os gestores do TRBL11 e a equipe técnica contratada realizaram vistoria no imóvel, momento em que foram informados sobre a interrupção temporária da atividade do locatário na integralidade do imóvel", dizia o fato relevante.

Ainda no comunicado enviado ao mercado, o FII afirmou que locatário não apresentou nenhum relatório técnico que justificasse a paralisação. Além disso, disse ter relatórios de engenharia que atestavam a regularidade do imóvel.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesta semana, porém, começaram a circular em fóruns de investidores de FIIs imagens de um suposto laudo encomendado pelo FII e datado de março deste ano que apontava problemas no ativo. O documento citava portas corta-fogo danificadas, fissuras em partes do piso e da alvaneria e anomalias no pavimento, entre outros itens.

Leia Também

Procurada para confirmar a veracidade do suposto laudo, a Rio Bravo Investimentos, uma gestoras do FII, afirmou, em nota enviada ao Seu Dinheiro, que foi iniciado um monitoramento do ativo há cerca de um ano.

De acordo com a Rio Bravo, o trabalho incluía "medições topográficas e verificações visuais da estrutura, onde, a todo momento, foi confirmada a estabilidade do imóvel".

A extensão dos danos

O fundo imobiliário também publicou mais cedo um novo fato relevante assinado pela Rio Bravo e pela Tellus, que também gere o FII, para tratar de perguntas e respostas sobre o ativo de Contagem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A publicação detalha a extensão dos danos sofridos, citando que identificou o adensamento de parte do aterro do empreendimento. Esse fenômeno levou ao surgimento de patologias em parte da estrutura, tais como as trincas na alvenaria de vedação e piso e abertura das juntas de dilatação. Confira a íntegra do comunicado.

Ainda de acordo com o fato relevante de hoje, o locatário é contratualmente responsável pelas manutenções preventivas, corretivas e preditivas do imóvel.

Mas, segundo a gestão, não realizava as manutenções necessárias e o fundo precisou assumir algumas atividades "em prol da habitabilidade e segurança" do ativo.

Procurados para comentar a afirmação, os Correios afirmaram estar estabelecido em contrato que "a responsabilidade por reparos estruturais é do locador e não dos Correios, a quem cabe apenas manutenção".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A companhia diz que realizou, em abril de 2023, uma reunião com o locador do imóvel para informar sobre os problemas e pedir providências. A solicitação foi formalizada em junho daquele ano e reforçada em janeiro e março de 2024.

"Em abril, houve mais uma reunião e, em junho, os Correios informaram formalmente a abertura de processo administrativo para aplicação de penalidade ao locador. Após todas essas reiterações sem que o locador adotasse providências, os Correios, de maneira preventiva, desocuparam o prédio no último dia 11 devido ao aumento das chuvas na região", diz a nota enviada pela estatal ao SD e disponível na íntegra ao final do texto.

Já o fundo diz que estava com um projeto de intervenção na área de influência do aterro já em aprovação na prefeitura do município, cujo protocolo foi realizado em agosto de 2024.

O comunicado diz ainda ainda que o dano está concentrado em edificações de suporte à operação do galpão correspondentes a cerca de 1% da área locável e sem impacto direto na operação logística do inquilino.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Assim que a gestão tomou conhecimento do ocorrido, os times da Rio Bravo e da Tellus, junto com o time de engenharia técnica, foram mobilizados para acompanhamento in loco. Reforçamos que a gestão também já vinha fazendo reparos e monitoramentos no imóvel há meses."

Anita Scal, sócia da Rio Bravo, acrescenta, na nota enviada ao SD, que, por se tratar uma obra emergencial, os custos serão inicialmente arcados pelo fundo para da celeridade ao processo e evitar maiores prejuízos ao empreendimento e investidores.

Gestoras do fundo imobiliário esperam liberação do imóvel em até 60 dias

As gestoras destacam que estão em contato com os órgãos competentes para liberar a área e iniciar imediatamente os serviços de apoio às obras emergenciais, incluindo mobilização de construtora, escoramentos e eventuais demolições.

"Nossa expectativa é apresentar um plano de ação detalhado na próxima semana, inclusive com reunião já agendada com a Defesa Civil na semana que vem", citam a Rio Bravo e a Tellus, que esperam a liberação total do empreendimento em até 60 dias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale relembrar que a Defesa Civil determinou a interdição parcial do imóvel e o monitoramento contínuo do centro logístico em 17 de outubro.

“Essa interdição parcial não afeta a funcionalidade do galpão, pois aproximadamente 70% do imóvel está sobre uma rocha e pode seguir operando normalmente, garantindo o cumprimento de todas as atividades logísticas previstas”, destaca Anita Scal.

O que diz a Rio Bravo

Confira o posicionamento da Rio Bravo na íntegra abaixo.

"O Tellus Rio Bravo Renda Logística (TRBL11), fundo de investimento da Rio Bravo, voltado para empreendimentos imobiliários de longo prazo no segmento logístico e industrial, informa que a Defesa Civil concluiu uma avaliação técnica de um de seus imóveis correspondentes, que cerca de 1% da área locável foi detectada com problema pela Defesa Civil, resultando na interdição de apenas 6% da área total, o que é considerada uma margem de segurança. A inspeção confirmou que a grande maioria do prédio permanece em condições seguras, permitindo a continuidade plena das operações do terreno.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 “Essa interdição parcial não afeta a funcionalidade do galpão, pois aproximadamente 70% do imóvel está sobre uma rocha e pode seguir operando normalmente, garantindo o cumprimento de todas as atividades logísticas previstas”, afirma Anita Scal, sócia  da Rio Bravo Investimentos. A gestão do fundo da Rio Bravo está atenta às medidas possíveis para garantir a integridade do imóvel e a segurança dos ocupantes, bem como para promover os ajustes que se fizerem necessários.

Foi iniciado um monitoramento, há cerca de um ano, com medições topográficas e verificações visuais da estrutura, onde, a todo momento, foi confirmada a estabilidade do imóvel. No decorrer do período, houve o aprofundamento nas análises, por meio de sondagens, sempre resultando na mesma conclusão pela estabilidade do empreendimento. O Fundo estava com um projeto de intervenção na área de influência do aterro já em aprovação na prefeitura do município, cujo protocolo foi realizado em agosto de 2024.

Os Correios, atual locatário, é contratualmente responsável pelas manutenções preventivas, corretivas e preditivas do imóvel. No entanto, o locatário não realizava as manutenções necessárias e o Fundo foi obrigado a assumir algumas atividades em prol da habitabilidade e segurança do imóvel, realizando os diagnósticos adequados, e propondo as soluções com embasamento, e definindo o melhor plano de ação, tendo em vista a urgência de prestar satisfação aos cotistas. “Por se tratar de obra emergencial, os custos serão inicialmente arcados pelo Fundo, com o intuito de dar celeridade e evitar maiores prejuízos ao empreendimento e seus investidores.”, complementa Anita Scal.

O Tellus Rio Bravo Renda Logística (TRBL11) tem como objetivo a aquisição e gestão de empreendimentos logísticos e industriais, priorizando galpões localizados nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, de forma a atender às necessidades dos locatários com infraestrutura de qualidade e segurança."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que dizem os Correios

Os Correios também enviaram uma nota ao portal. Confira a íntegra abaixo.

"Em abril de 2023, os Correios realizaram reunião com o locador do imóvel que abriga o Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas da estatal em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG), para informar sobre os problemas e pedir providências. Em junho de 2023, a solicitação foi formalizada, com reiteração da cobrança por providências.

Em janeiro e março de 2024, os Correios, mais uma vez, formalizaram reclamação ao locador. Em abril, houve mais uma reunião e, em junho, os Correios informaram formalmente a abertura de processo administrativo para aplicação de penalidade ao locador.

Após todas essas reiterações sem que o locador adotasse providências, os Correios, de maneira preventiva, desocuparam o prédio no último dia 11 devido ao aumento das chuvas na região.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Defesa Civil do município, também acionada pelos Correios, esteve no local no dia 15 de outubro e apresentou laudo técnico, orientando a interdição temporária do imóvel.

Vale destacar que o prédio foi contratado pela gestão anterior dos Correios e que a diretoria atual está tomando todas as providências para garantir a segurança dos profissionais que trabalham no local, mantendo também a qualidade das atividades desenvolvidas na unidade.

Em contrato, está estabelecido que a responsabilidade por reparos estruturais é do locador e não dos Correios, a quem cabe apenas manutenção."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
ENTENDA

Tombo de quase 80%: Fictor Alimentos (FICT3) vira ação de centavos e recebe alerta da B3

3 de abril de 2026 - 17:41

A Fictor Alimentos recebeu correspondência da B3 por negociar suas ações abaixo de R$ 1, condição conhecida como penny stock. A empresa busca solucionar o caso com um grupamento

O QUE FAZER COM OS PAPÉIS?

Maior alta do Ibovespa na semana: Natura (NATU3) salta 12% com “selo” de gigante global. Vem mais por aí?

3 de abril de 2026 - 14:30

Os papéis da companhia encerraram a semana a R$ 10,35 após o anúncio da Advent International sobre a compra de papéis da Natura; veja o que mais mexeu com as ações e o que esperar

HORA DE COMPRAR?

Ação da Embraer (EMBJ3) tem sinal verde de compra? Empresa aumenta entregas de aviões em 47% e analistas dão veredito

3 de abril de 2026 - 12:52

A Embraer acumula queda na bolsa brasileira em 2026 e analistas dizem se a performance é sinal de risco ou oportunidade de compra

FOCO EM RENDA EXTRA

Não é Auren (AURE3) nem Engie (EGIE3): a elétrica favorita do Santander pode pagar dividendos de até 24%

3 de abril de 2026 - 11:04

Os analistas destacam que a ação preferida no setor elétrico do banco tem um caixa robusto, que pode se traduzir em dividendos extras para os acionistas

ONDE INVESTIR

Onde investir em abril? Os ativos para se proteger do risco geopolítico e ainda ganhar dinheiro; Petrobras (PETR4) se destaca com dividendos no radar

3 de abril de 2026 - 7:01

Confira as recomendações da Empiricus Research em abril para ações, dividendos, fundos imobiliários, ações internacionais e criptomoedas

MERCADOS HOJE

Trump promete força total na guerra contra o Irã e espalha medo, mas Ibovespa consegue se segurar, enquanto petróleo dispara

2 de abril de 2026 - 10:56

Em discurso à nação na ultima quarta-feira (1), Trump prometeu “levar o Irã de volta a Idade da Pedra”. Com isso, os futuros do Brent dispararam, mas bolsas ao redor do mundo conseguiram conter as quedas. Ibovespa encerrou o dia com leve alta de 0,05%, a 188.052,02 pontos

AÇÃO DO MÊS

Axia Energia (AXIA6) segue nos holofotes com dividendos no radar — mas não é a única; confira as favoritas dos analistas para investir em abril

2 de abril de 2026 - 6:04

A Axia Energia teve que abrir espaço para uma outra empresa do setor, além de dividir o pódio com duas companhias do setor bancário e de aluguel de carros

PORTFÓLIO INTERNACIONAL

Tchau, Ozempic? Empiricus corta Novo Nordisk e outras gigantes de carteira para abril — e reforça aposta em IA, streaming e petróleo

1 de abril de 2026 - 18:33

Revisão da carteira internacional mostra uma guinada estratégica para capturar novas oportunidades no mercado global; veja quem saiu e quem entrou no portfólio

VEJA O CASO A CASO

Guerra no bolso: BofA rebaixa Azzas 2154 (AZZA3) e corta projeções de Magazine Luiza (MGLU3), GPA (PCAR3) e mais — veja quem sofre e quem escapa no varejo

1 de abril de 2026 - 17:28

O banco cortou a recomendação da dona da Hering de compra para neutra, enquanto revisou estimativas para uma série de outras empresas brasileiras diante da guerra e juros elevados

QUEM VAI SE DAR MELHOR

Sai Prio (PRIO3), entra Petrobras (PETR4): dividendo com o fim da guerra é o alvo do BTG para abril

1 de abril de 2026 - 15:51

Banco vê estatal mais protegida em um possível cenário de petróleo mais barato e traz Embraer de volta à carteira do mês

RENDA EXTRA NÃO VALE A PENA?

Cyrela (CYRE3) pode ativar ‘gatilho’ que pagaria até R$ 1,9 bilhão em dividendos extraordinários — mas o lucro não deve chegar ao bolso do acionista; por quê?

1 de abril de 2026 - 15:15

JP Morgan calcula que a venda de subsidiárias poderia gerar renda extra para os acionistas da Cyrela, mas a operação não seria tão benéfica; entenda

LOCATÁRIOS DE PESO

Alianza Trust Renda (ALZR11) traz Fleury (FLRY3) para o portfólio de inquilinos com compra de imóvel — e Shopee pode ser a próxima

1 de abril de 2026 - 13:59

As operações reforçam a estratégia do ALZR11 de ampliar a exposição a contratos com inquilinos de grande porte

AÇÕES SOBEM FORTE

Braskem: Citi muda de ideia sobre BRKM5 e eleva recomendação logo antes de notícia sobre possível proteção contra credores

1 de abril de 2026 - 11:50

Banco vê alívio com alta dos spreads petroquímicos em meio à guerra no Oriente Médio e eleva preço-alvo para R$ 10, mas incertezas sobre dívida e possível proteção contra credores seguem no radar. Segundo a Bloomberg, falência não está descartada

ESPAÇO E IA

SpaceX, de Elon Musk, reúne 21 bancos para o maior IPO da história, diz Reuters; um deles é brasileiro

1 de abril de 2026 - 10:24

A empresa é controlada pelo fundador e presidente-executivo Musk, que já é o mais rico do planeta com US$ 817 bilhões no bolso, e a captação de ainda mais valor no mercado pode fazer esse valor explodir.

O INIMIGO AGORA É O MESMO

‘Taxa das blusinhas’ pode cair e acende alerta no varejo: Lojas Renner (LREN3), C&A (CEAB3) e Riachuelo (RIAA3) estão preparadas?

31 de março de 2026 - 18:35

Para o BTG Pactual, revisão das tarifas pode reacender a pressão competitiva de plataformas estrangeiras, colocando varejistas brasileiros sob novo teste em meio a juros altos e consumo enfraquecido

OPORTUNIDADE SEGUE NA MESA

Vale (VALE3) tropeça e ação cai 6,8% em março, mas mineradora está longe do fim da linha com dividendos extraodinários à frente

31 de março de 2026 - 18:14

Na leitura do mercado, o movimento de queda dos papéis nos últimos 30 dias tem menos a ver com as tensões geopolíticas e mais com fatores específicos

CHEGOU A HORA DE BRILHAR?

Bresco Logística (BRCO11) recua abaixo do valor patrimonial, e analistas veem oportunidade; entenda o que esperar do ativo e do mercado de FIIs daqui para frente

31 de março de 2026 - 16:31

Com os principais segmentos dos FIIs já em ciclo de recuperação, há agora uma fase de expansão potencial, e o BRCO11 é o preferido para brilhar

VISÃO DE ESPECIALISTA

Elétricas, petróleo e construtoras: onde se escondem as oportunidades na bolsa, segundo gestores

31 de março de 2026 - 15:32

Apesar das incertezas sobre a demanda no longo prazo, gestor avalia que o risco de preços muito baixos da commodity diminuiu e que setor do petróleo tem potencial de alta

O QUE FAZER COM AS AÇÕES

Maior alta do Ibovespa: Natura (NATU3) salta mais de 10% com “selo” de gigante global e outro acordo de acionistas. Hora de comprar?

31 de março de 2026 - 14:31

Ações da Natura (NATU3) lideram os ganhos do Ibovespa após anúncio de nova estrutura de governança e sinalização de investimento relevante da Advent, que pode redefinir o valuation e sustentar o interesse pelo papel.

ALÉM DOS GRINGOS

Virada de jogo? Brasil se destaca entre emergentes e investidor local volta à B3, diz Itaú BBA

30 de março de 2026 - 18:04

Segundo o banco de investimentos, o cenário macro mais favorável coloca o Brasil em evidência

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia