IR 2023: tudo o que você precisa saber para não errar na sua declaração ESTÁ AQUI

Cotações por TradingView
2023-02-15T23:46:22-03:00
Ricardo Gozzi
CEO CONFERENCE BTG

Música para os ouvidos do mercado? Haddad fala a investidores que pretende antecipar proposta de âncora fiscal

Segundo o plano revelado por Haddad, proposta de nova âncora fiscal deve vir à tona bem antes do prazo estipulado pelo Congresso

Ricardo Gozzi
15 de fevereiro de 2023
12:19 - atualizado às 23:46
Fernando Haddad, ministro da Fazenda de Lula em 2023
Haddad participou hoje da CEO Conference. - Imagem: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Em meio aos ruídos com o mercado financeiro, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva tocou uma melodia com potencial de soar como música para os ouvidos dos investidores. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, manifestou na manhã desta quinta-feira (15) a intenção de antecipar o lançamento de sua proposta para uma âncora fiscal.

Segundo ele, o anúncio de uma regra fiscal capaz de suceder o estilhaçado teto de gastos deve ocorrer já em março. A fala veio à tona durante a participação do ministro no CEO Conference 2023, promovido pelo banco BTG Pactual.

Haddad vinha pontuando em ocasiões anteriores que a visão do governo para uma nova âncora fiscal seria revelada em abril.

No entanto, ela deve ser antecipada graças a contribuições da ministra do Planejamento, Simone Tebet, e do vice-presidente Geraldo Alckmin, que acumula o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço.

"A Simone ponderou, e com razão, Geraldo Alckmin também, que, em vez de mandar para o Congresso junto com a LDO, seria melhor ter um período de discussão", explicou.

  • Por que estamos no momento ideal parapoder ganhar dinheiro com dividendos? O Seu Dinheiro preparou 3 aulas exclusivas para te ensinar como buscar renda extra com as melhores ações pagadoras da Bolsa. [ACESSE AQUI GRATUITAMENTE]

De qualquer modo, será uma antecipação em relação ao prazo estabelecido pelo Congresso para que o governo apresente uma nova âncora fiscal. A saber, agosto.

Haddad revisita a crise com o Banco Central

O fato é que o Ibovespa acelerou a alta depois do comentário de Haddad sobre o arcabouço fiscal. Leia aqui a cobertura completa de mercados do Seu Dinheiro.

Haddad e sua equipe já vinham conversando com representantes do mercado, mas a presença no CEO Conference foi uma de sua primeiras aparições para o público da Faria Lima.

A participação do ministro no evento foi conduzida por Mansueto de Almeida, economista-chefe do banco BTG Pactual.

E, se pretende antecipar a âncora fiscal, Haddad não deixou de revisitar a recente crise entre o Palácio do Planalto e o Banco Central.

“Com juro real de 8% é difícil navegar”, disse ele, referindo-se ao diferencial entre a taxa Selic e a inflação oficial.

“É melhor chamar a atenção pra isso do que pra meta” de inflação, prosseguiu. “Está todo mundo com meta de 3% sabendo que não vai atingir”, disse Haddad.

De acordo com o ministro, nenhum país com meta de inflação conseguiu cumpri-la em 2022. “O que chegou mais perto fomos nós, porque socamos a taxa de juro lá pra cima, mas a um custo enorme e diante de uma enorme irresponsabilidade, de tentar reverter a situação com PEC.”

Seja como for, Haddad assegurou que o Ministério da Fazenda e o Banco Central mantêm contato diário. "Essa comunicação nunca deixou de existir, nem deixará. Não há como governar sem isso", afirmou.

Como identificar um estadista, segundo Haddad

Numa menção ao painel anterior, quando Luis Stuhlberger, CEO da Verde Asset, manifestou o desejo de ver no Brasil presidentes e ministros estadistas, que pensem o país no longo prazo, Haddad expôs sua visão de como reconhecer se um político é um estadista. Ou não.

“Quando ele perde uma eleição, o que ele faz? É como você reconhece a pessoa que todos nós estamos procurando. A pessoa que sabe perder uma eleição, que faz com dignidade uma transição, deseja sorte ao adversário, faz oposição de maneira adequada.”

Numa indireta nem tão indireta assim, prosseguiu: “É muito fácil pensar nas grandes personalidades do Brasil e identificar quem faz isso e quem não faz”.

Compartilhe

DIA 86

Lula fora de combate: com petista de molho, ministros mandam recado e não poupam ninguém

27 de março de 2023 - 20:04

A ministra do Planejamento, Simone Tebet; o ministro da Secretaria das Relações Institucionais, Alexandre Padilha; o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira; e o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo, falaram de temas caros ao presidente

DIAS 84 E 85

Repouso forçado: Como o adiamento da ida de Lula à China pode reacelerar a âncora fiscal

27 de março de 2023 - 9:27

Haddad também permaneceu no Brasil e deve se empenhar ao lado de Lula na finalização da regra fiscal que sucederá o teto de gastos

PRESIDENTE EM REPOUSO

Mesmo sem Lula, Dilma viaja à China e assume cargo de presidente do banco dos Brics, que tem carteira de investimentos de US$ 33 bilhões

26 de março de 2023 - 16:16

A ex-presidente começará a despachar da sede do banco e vai se mudar para Xangai, mas a cerimônia de posse, antes prevista para o dia 30 de março, foi cancelada

SEM VIAGEM!

Ficou para depois: Lula adia viagem à China mais uma vez; nova data não foi confirmada ainda

25 de março de 2023 - 12:58

Embarque da comitiva brasileira liderada por Lula à China foi adiado de por causa de um diagnóstico de pneumonia leve

DIA 83

Lula ou Bolsonaro? Saiba qual dos dois têm mais pedidos de impeachment antes dos 100 dias de governo

24 de março de 2023 - 20:20

No total, Bolsonaro acumulou 158 pedidos para se retirar do cargo durante o mandato, que se encerrou em 31 de dezembro do ano passado

CONTAGEM REGRESSIVA

Bolsonaro está chegando: ex-presidente marca dia e hora para voltar ao Brasil — confira os detalhes desse retorno

24 de março de 2023 - 16:42

Com a polêmica das joias sauditas, a especulação de que Bolsonaro não voltaria tão cedo ao país aumentou, mas ele sinaliza que isso não será empecilho

VÃO-SE OS ANÉIS…

Com dor no coração: Bolsonaro entrega joias sauditas, mas revela que não queria devolver outro presente

24 de março de 2023 - 15:45

Ex-presidente diz que também foi obrigado pelo TCU a entregar um “mimo” recebido do governo dos Emirados Árabes Unidos

DIREITO OU MANOBRA?

Suplicy tenta usar Estatuto do Idoso para emplacar CPI e provoca confusão; assista ao vídeo

24 de março de 2023 - 13:49

Parlamentares da base do governo acusaram a oposição de tentar furar a fila com Suplicy e gritaram que “não vai ter golpe”

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies