Em evento do Credit Suisse, Faria Lima ‘elege’ Tarcísio de Freitas presidente da República em 2026
No evento do Credit Suisse, faltou cadeira para os interessados em ouvir o que o governador de SP tinha a dizer

Assim que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), entrou na sala onde seria entrevistado num evento do Credit Suisse nesta quarta-feira (1), logo foi interrompido antes de subir ao palco: um homem pediu para tirar uma selfie.
No espaço lotado, faltou cadeira para quem queria ouvir o que Tarcísio tinha a dizer. A recepção contou com salva de palmas, que interromperam o painel mais algumas vezes durante os 35 minutos em que o governador esteve no ambiente.
Uma das pausas para aplausos aconteceu quando a economista-chefe do Credit Suisse para o Brasil, Solange Srour, fez a seguinte pergunta:
“O que vai vir em 2026? Todo mundo quer saber, governador.”
Tarcísio procurou ser evasivo na resposta. Não negou, nem confirmou que pretende se candidatar a presidente em 2026 — disse que não pensa no futuro e resolveu, então, relatar brevemente como se deu sua eleição para governador de São Paulo, por meio do apadrinhamento político do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
De acordo com Tarcísio, foi durante o leilão da Cedae, em 2021, que o ex-presidente lhe disse, pela primeira vez, que queria seu então ministro da Infraestrutura no comando do maior estado do Brasil.
Leia Também
“E aconteceu exatamente como ele falou que ia acontecer”, disse o governador.
Mas ele se disse focado em trabalhar por São Paulo e, como se ainda estivesse em campanha, listou uma série de promessas para atender aos interesses do Estado: resolver a Cracolândia, melhorar a educação e acabar com a fila de cirurgias eletivas, entre outras.
“Se a gente chegar ao final desses quatro anos com isso, a missão está cumprida”, afirmou, arrancando novos aplausos. No que depender da Faria Lima em fevereiro de 2023, Tarcísio já sai com vantagem para a próxima corrida presidencial do Brasil.
Leia mais:
- Privatização da Sabesp (SBSP3) seguirá modelo parecido com a da Eletrobras (ELET3), diz Tarcísio
- Cercado por jornalistas, representante do comitê das Americanas fala pouco e revela menos ainda sobre investigação de rombo
Tarcísio pode ser novo Doria?
Mas vale lembrar que o mercado financeiro tem mudado de ideia com alguma frequência nos últimos processos eleitorais.
Uma figura que recebeu amplo apoio quando se lançou à política foi João Doria, que se vendeu como gestor, e não como político, e levou a prefeitura de São Paulo em 2016.
Mesmo prometendo que não se candidataria ao governo do Estado e abandonaria o posto de zelador da maior cidade do País, Doria fez exatamente isso em 2018. E se elegeu novamente, dessa vez fazendo conchavo com o então candidato à Presidência Bolsonaro, o que resultou, inclusive, no termo “BolsoDoria”.
Mas a carreira meteórica de Doria no setor público terminou da mesma forma abrupta. Depois de romper com Bolsonaro em meio a discordâncias no tratamento da pandemia de covid-19 e arrumar briga dentro do próprio partido, Doria desistiu da pré-candidatura à Presidência em 2022 e abandonou a vida pública.
Assim como Tarcísio, Doria também era ovacionado nos eventos do mercado financeiro e recebia palmas entusiasmadas de empresários. Resta saber se Tarcísio terá brilho próprio para se tornar um rival ao petismo nas próximas eleições ou se cairá no ostracismo sem o apoio de Bolsonaro.
Assista também: Os cinco nomes que surgiram na oposição a Lula após as eleições presidenciais
Conteúdo Market Makers
Seus investimentos e patrimônio estão preparados para as Eleições 2026?
6 de setembro de 2026 - 9:00ELEIÇÕES 2026
Lula ironiza ingerência de Trump, Flávio acena a Tarcísio para 2030 e Caiado defende reforma no STF; confira o dia dos candidatos
4 de setembro de 2026 - 19:48ELEIÇÕES 2026
Datafolha: Lula lidera 1º turno e vence cenários de 2º turno, mas vê vantagem sobre Flávio Bolsonaro encurtar
3 de setembro de 2026 - 19:38O DIA NA POLÍTICA
Caso Master-Moraes segue reverberando nas eleições, a cautela de Lula e a batalha pelo voto feminino
3 de setembro de 2026 - 19:03ELEIÇÕES 2026
Ruído no STF traz volatilidade, mas UBS BB vê corrida presidencial aberta e polarização intacta
3 de setembro de 2026 - 13:41ELEIÇÕES 2026
Caso Master segue assombrando corrida eleitoral; acompanhe o dia dos presidenciáveis
2 de setembro de 2026 - 19:46ELEIÇÕES 2026
O dia na política: caso Moraes-Vorcaro incendeia a corrida eleitoral; TSE libera campanha de Renan Santos
1 de setembro de 2026 - 19:41BTG PACTUAL MACRO DAY 2026
Chega de aumentar impostos? Ministro da Fazenda conta os próximos passos do governo Lula para apertar o cinto dos gastos e frear juros
31 de agosto de 2026 - 13:00DISPUTA PRESIDENCIAL
Lula e Flávio Bolsonaro lideram nas eleições, mas Augusto Cury ganha terreno e chega ao 3º lugar, mostra pesquisa BTG Pactual/Nexus
31 de agosto de 2026 - 8:49DECISÕES EM BRASÍLIA
‘Taxa das blusinhas’ e escala 6×1 serão decididas nesta semana, a tempo de entrar na campanha eleitoral
30 de agosto de 2026 - 17:55ELEIÇÕES 2026
Cada vez mais acirrado: Lula e Flávio empatam no segundo turno, mas ainda são os candidatos à presidência mais rejeitados, mostra BTG/Nexus
24 de agosto de 2026 - 9:36ELEIÇÕES 2026
Primeiro Datafolha após início da campanha mostra empate técnico entre Lula e Flávio Bolsonaro; confira os números
21 de agosto de 2026 - 19:05PERGUNTAS E RESPOSTAS
Eleições 2026: tudo o que você precisa saber sobre a votação, os candidatos e as pesquisas
20 de agosto de 2026 - 12:51DISPUTA PRESIDENCIAL
De olho nas eleições: maioria dos eleitores se considera mais ou menos antenada e deve acompanhar debates, mostra BTG/Nexus
17 de agosto de 2026 - 10:01GUIA DO ELEITOR
A campanha eleitoral começou: veja as regras, o que esperar até as eleições e a estreia dos candidatos nas ruas
16 de agosto de 2026 - 13:59Conteúdo Empiricus
Eleições 2026: disputa pode abrir espaço para buscar ganhos de até 586%; entenda
13 de agosto de 2026 - 14:00ELEIÇÕES 2026
Visão sobre economia piora, Lula descola de Flávio, mas empate ainda ronda disputa eleitoral, mostra BTG Pactual/Nexus
10 de agosto de 2026 - 9:16ELEIÇÕES NO RADAR
Flávio Bolsonaro promete regra fiscal para cortar despesas e rebate críticas sobre tarifaço de Trump
3 de agosto de 2026 - 12:31ELEIÇÕES 2026
Lula vs. Flávio Bolsonaro: percepção sobre a economia melhora, mas a maior dor de cabeça para os candidatos é outra, mostra pesquisa BTG/Nexus
3 de agosto de 2026 - 9:58SEM ATRASO