🔴TRÊS ROBÔS CRIADOS A PARTIR DE IA “TRABALHANDO” EM BUSCA DE GANHOS DIÁRIOS – ENTENDA AQUI

Carolina Gama

Formada em jornalismo pela Cásper Líbero, já trabalhou em redações de economia de jornais como DCI e em agências de tempo real como a CMA. Já passou por rádios populares e ganhou prêmio em Portugal.

QUEM ESTÁ BLEFANDO

Vai pagar pra ver? Mercado banca aposta de corte de juros após payroll e espera a próxima cartada do Fed

Especialistas dizem o que Powell vai ter que fazer na semana que vem para vencer a partida contra os investidores globais que precificam o afrouxamento monetário no início de 2024

Carolina Gama
8 de dezembro de 2023
13:31 - atualizado às 14:45
Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, guiando os mercados

O blefe tem o objetivo de fazer com que os outros jogadores desistam da rodada, permitindo que o blefador vença sem precisar mostrar suas cartas. Nesta sexta-feira (8), o mercado bancou a aposta no corte de juros no início de 2024 depois do principal dado de emprego dos EUA — terá o Federal Reserve (Fed) uma mão forte para liquidar essa partida?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quem cortou o baralho hoje foi a economia norte-americana, que criou 199 mil vagas em novembro, um pouco acima da previsão de 190 mil da Dow Jones e bem acima da abertura de outubro, que foi mantida em 150 mil após a revisão. 

A taxa de desemprego caiu para 3,7% ante estimativa de 3,9% ao passo que a força de trabalho subiu para 62,8%. 

O ganho médio por hora, um importante indicador da inflação, subiu 0,4% no mês e 4% em relação ao ano anterior. — o aumento mensal ficou ligeiramente acima da estimativa de 0,3%, mas a taxa anual ficou em linha.

Observando as cartas que recebeu, os mercados tiveram uma reação inicial mista ao payroll, com os futuros em Nova York no negativo, enquanto os yields (rendimento) dos Treasuries subiram. A abertura em Wall Street deu sequência a essas perdas. Acompanhe a nossa cobertura dos mercados ao vivo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A carta na manga do mercado

Tudo indicava que as bolsas norte-americanas andariam de lado pelo resto do dia, enquanto os investidores digeriam os demais dados do payroll — mas o mercado recebeu uma mão boa pouco mais de 1 hora depois da divulgação do relatório de emprego. 

Leia Também

A pesquisa sobre a confiança do consumidor da Universidade de Michigan mostrou que os receios dos consumidores norte-americanos relativamente à inflação diminuíram em dezembro, em um contexto de queda dos preços da energia e à medida que o impacto dos aumentos da taxa de juros aparece. 

De acordo com o levantamento, a perspectiva de um ano para a inflação caiu para 3,1%, uma baixa acentuada em relação aos 4,5% de novembro. A perspectiva de cinco anos também diminuiu, de 3,2% no mês anterior para 2,8% agora. 

Mercado banca a aposta

Com os dados de emprego e inflação na mão, o mercado bancou a aposta no corte de juros no início de 2024.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A ferramenta FedWatch, do CME Group, mostra agora uma probabilidade de 50,3% de os juros serem cortados em março do próximo ano. Para maio, as chances de uma redução dos juros é de 81,3%. 

Na quinta-feira (7), a probabilidade de afrouxamento monetário em março era de 61,8% e em maio, de 88,5%. 

ONDE INVESTIR EM DEZEMBRO: VEJA RECOMENDAÇÕES GRATUITAS EM AÇÕES, FIIS, BDRs E CRIPTOMOEDAS

A mão forte do Fed

Jerome Powell, o presidente do Fed, vem colocando suas cartas sobre a mesa para quem quiser ver. 

Sem esconder o jogo, o chefão do banco central norte-americano já disse inúmeras vezes que não está convencido de que a inflação está em uma trajetória sustentável de queda rumo à meta de 2%. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O último recado de Powell nesse sentido veio no início do mês, quando eles descartou completamente a possibilidade de cortar os juros agora.  

“Seria prematuro concluir com confiança que atingimos uma posição suficientemente restritiva, ou especular sobre quando a política poderá relaxar”, disse Powell na ocasião, completando: “Estamos preparados para apertar ainda mais a política se for apropriado fazê-lo”. 

O que pensam os especialistas

Do mesmo jeito que o mercado e o Fed não compartilham da mesma visão sobre o futuro da política monetária, os especialistas também divergem. 

“Os futuros da CME mostram atualmente que os investidores precificam 125 pontos base de redução nos juros até o final de 2024, com o primeiro corte ocorrendo em março. Consideramos isto prematuro, especialmente levando em conta que as brasas da inflação ainda estão acesas e poderão facilmente ser reacendidas por pressões salariais ainda elevadas”, disse o diretor e economista-sênior da TD Economics, Thomas Feltmate. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para James Knightley, economista-chefe internacional do ING, o Fed deve adotar uma abordagem mais dovish (favorável ao afrouxamento monetário) agora, mas isso não deve mudar o que pode acontecer antes do final do primeiro trimestre de 2024. 

“Os membros do Fed terão que ver provas mais convincentes de que o mercado de trabalho está em um caminho sustentado no sentido do reequilíbrio antes de avançarem com quaisquer cortes nos juros. É improvável que isso aconteça antes do segundo semestre do próximo ano”, diz Knightley. 

O JP Morgan, por sua vez, acha que Powell jogará um novo balde de água fria nas expectativas do mercado sobre os cortes de juros no início de 2024 quando conceder a coletiva de imprensa na semana que vem.

O comitê de política monetária se reúne na terça e quarta-feira da próxima semana e o mercado já precificou a manutenção dos juros na faixa atual de 5,25% a 5,50% ao ano. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
A ORELHA FICOU VERMELHA

Alô, Macron? O que Lula falou por quase uma hora com o presidente francês — e que pode tirar Trump do sério

20 de agosto de 2025 - 12:48

A ligação do petista para o presidente francês faz parte de uma iniciativa para mostrar que o Brasil não está isolado em meio às tensões com os EUA

SE BRILHA, TARIFA

De peças automotivas a assentos infantis: mais de 400 itens entram na lista de tarifas de 50% sobre aço e alumínio de Trump

19 de agosto de 2025 - 18:28

Com critérios de seleção pouco transparentes, itens como plásticos, partes de móveis, motocicletas e utensílios de mesa estão passam a ser tarifados pelos EUA

A GUERRA VAI ACABAR?

Bolsas na Europa celebram chance de encontro entre Putin e Zelensky, mas há muito em jogo — inclusive para Trump

19 de agosto de 2025 - 14:46

Os principais mercados europeus fecharam esta terça-feira (19) com ganhos — a exceção do setor de defesa, que recuou — mas pode ser cedo demais para comemorar qualquer avanço na direção do fim do conflito entre Rússia e Ucrânia

SE CORRER O BICHO PEGA...

Decisão de Flavio Dino, do STF, deixa os bancos em “situação inédita, complexa, sensível e insolúvel”; entenda

19 de agosto de 2025 - 14:45

Representantes de grandes instituições financeiras do país relataram um impasse entre a determinação do governo dos Estados Unidos e a da Suprema Corte brasileira 

WORKCATION

Esta cidade brasileira é o segundo destino preferido dos nômades digitais para conjugar trabalho e lazer

18 de agosto de 2025 - 12:09

Tóquio liderou o terceiro ranking anual de destinos preferidos dos nômades digitais para o chamado workcation

TEMPO DE NEGOCIAÇÃO

Zelensky admite pela primeira vez que Ucrânia pode trocar territórios em acordo de paz com a Rússia

17 de agosto de 2025 - 14:10

Mudança de postura marca semana decisiva para um acordo, com líderes europeus reforçando apoio à Ucrânia em Washington

AMÉRICA LATINA

Eleições na Bolívia testam resistência de 20 anos de hegemonia política

17 de agosto de 2025 - 13:25

Crise econômica, racha no MAS e ausência de Evo Morales transformam a eleição deste domingo em uma disputa aberta e histórica

ESG EM RISCO

Efeito Trump sobre investimento verde deve ser temporário, mas há receios de retração

17 de agosto de 2025 - 10:34

A Net-Zero Banking Alliance sofreu sucessivas baixas logo no começo de 2025 e ainda há o receio de possíveis mudanças das agendas de instituições multilaterais, como o Banco Mundial

MADE IN USA

Agenda de tarifas do Trump: próximas semanas reservam novas taxas sobre chips e aço que podem chegar a 300%

16 de agosto de 2025 - 9:40

Presidente dos EUA fala em taxações que podem começar mais baixas e subir depois, mirando semicondutores e metais em setores estratégicos da economia

DIPLOMACIA EM CENA

Trump e Putin não selam acordo sobre guerra na Ucrânia; Zelensky entrará nas negociações

16 de agosto de 2025 - 8:50

Enquanto Trump tenta mostrar força como negociador e Putin busca legitimar seus ganhos de guerra, Zelensky chega a Washington para não perder espaço na mesa de conversas

ORÁCULO DE OMAHA

Nem Apple, nem UnitedHealth: a maior posição da Berkshire Hathaway, de Warren Buffett, é outra

15 de agosto de 2025 - 12:30

Documento regulatório divulgado na quinta-feira (14) mostrou as atualizações de carteira do megainvestidor e deu indícios sobre suas apostas

DE OLHO NA ILHA

Cidadania australiana para brasileiros: caminhos, desafios e as novas regras para viver legalmente no país

15 de agosto de 2025 - 8:16

Com taxas mais altas e regras mais duras, brasileiros precisam de estratégia para conquistar cidadania na Austrália

SEM TRÉGUA À VISTA

Trump volta a criticar Brasil e diz que país “tem sido um parceiro comercial horrível” para os EUA

14 de agosto de 2025 - 17:37

Presidente norte-americano também classificou o processo contra Jair Bolsonaro como “execução política” e defendeu tarifa de 50% sobre produtos brasileiros

MEMO DO HOWARD MARKS

‘Guru’ de Warren Buffett vê sinais preocupantes no S&P 500 e volta a questionar: há uma bolha na bolsa americana?

14 de agosto de 2025 - 16:31

Cofundador da Oaktree Capital analisa o otimismo em relação ao mercado de ações dos EUA e destaca porque é preciso ter cautela

GUERRA FRIA RELOADED

Poderia ser irônico se não fosse verdade: encontro entre Trump e Putin chama atenção pelo local

13 de agosto de 2025 - 19:35

Os dois líderes devem se reunir na sexta-feira (15) em uma tentativa de estabelecer um cessar-fogo na Ucrânia que leve ao fim da guerra, mas europeus não estão confiantes nos propósitos do presidente norte-americano

CORTOU NA RAIZ

Vitória de Milei: inflação da Argentina cai para o menor nível desde 2020 e se mantém abaixo de 2% pelo terceiro mês seguido

13 de agosto de 2025 - 18:37

Dado reflete a busca do governo argentino por estabilidade em meio a reformas profundas e acordo com o FMI

NO ALVO

Lula e Moraes na mira: governo Trump acusa Brasil de censura e deterioração dos direitos humanos

12 de agosto de 2025 - 19:09

Documento do Departamento de Estado dos EUA critica atuação do STF, menciona o presidente brasileiro e amplia pressão sobre Brasília em meio a mudanças na política externa norte-americana

VAI RESOLVER NA JUSTIÇA

Powell vai parar nos tribunais? Se depender de Trump, sim. Aqui está o motivo

12 de agosto de 2025 - 13:35

O republicano disse nesta terça-feira (12) que está considerando permitir um grande processo contra o chefe do banco central norte-americano

PAREM A GUERRA!

Relógio de Trump faz “tic-taco” e China ganha mais tempo para negociar as tarifas com os EUA

11 de agosto de 2025 - 17:25

O decreto foi assinado pelo republicano poucas horas antes da meia-noite, quando a pausa nas tarifas deveria expirar

INTERNACIONAL

Quem era Miguel Uribe, o pré-candidato de oposição ao governo da Colômbia morto após ser baleado em comício

11 de agosto de 2025 - 10:37

Filho de uma família influente na política colombiana, Miguel Uribe buscava a indicação de seu partido para concorrer à presidência no ano que vem

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar