🔴 ONDE INVESTIR 2026: ESTRATÉGIAS DE ALOCAÇÃO, AÇÕES, DIVIDENDOS, RENDA FIXA, FIIS e CRIPTO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

Ricardo Gozzi

É jornalista e escritor. Passou quase 20 anos na editoria internacional da Agência Estado antes de se aventurar por outras paragens. Escreveu junto com Sócrates o livro 'Democracia Corintiana: a utopia em jogo'. Também é coautor da biografia de Kid Vinil.

CAPITÓLIO TUPINIQUIM

Bolsonaro vai ser extraditado? Presença do ex-presidente acende sinal de alerta no governo dos EUA; veja o que pode acontecer

Governo dos Estados Unidos tem a última palavra sobre a presença de Bolsonaro no país, esteja ele em situação migratória regular ou não

Ricardo Gozzi
9 de janeiro de 2023
12:55 - atualizado às 6:50
Presidente dos EUA, Joe Biden, e o ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro
Futuro de Bolsonaro nos EUA pode estar nas mãos de Biden. - Imagem: Flickr/Gage Skidmore/Carolina Antunes/PR/Montagem Seu Dinheiro

Os atos golpistas do último domingo em Brasília colocam em risco a permanência do ex-presidente Jair Bolsonaro nos Estados Unidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na tarde de 30 de dezembro de 2022, apenas dois dias antes da posse de Luiz Inácio Lula da Silva, Bolsonaro embarcou em um avião da Força Aérea com destino à Flórida.

O primeiro efeito prático da partida de Bolsonaro foi o de estar ausente na cerimônia de transmissão do cargo para Lula.

Entretanto, o fato de não ter passado a faixa presidencial para Lula parece ser o menor dos problemas em uma partida envolta em uma série de críticas contra o ex-presidente.

A começar pelo fato de ter usado um avião da FAB para uma viagem de férias ao exterior, sem agenda oficial. Juristas afirmam que o caso poderia ser enquadrado como malversação de recursos públicos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Marco Aurélio Carvalho, coordenador do Grupo Prerrogativas, qualificou a viagem de Bolsonaro como “mais uma atitude criminosa de um presidente que cometeu diversas ao longo do mandato".

Leia Também

Presença de Bolsonaro nos EUA acende alerta entre democratas

Mas os críticos do ex-presidente vão muito além das fronteiras brasileiras.

Nos Estados Unidos, o presidente Joe Biden não tem motivo para mostrar apreço por Bolsonaro.

Depois de ter declarado apoio à reeleição de Trump nas eleições de 2020, algo inédito na história das relações bilaterais entre Brasil e EUA, Bolsonaro foi um dos últimos - se não o último - chefe de Estado ou governo a parabenizar Biden pela vitória nas urnas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Agora os acontecimentos de domingo em Brasília somados à presença de Bolsonaro nos EUA acenderam o alerta de políticos norte-americanos.

Antes de Bolsonaro deixar o Brasil, especulou-se que ele ficaria hospedado em Mar-A-Lago, o luxuoso complexo imobiliário onde vive o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

O ex-presidente acabou ficando na casa de um ex-lutador da MMA em Orlando, mas a proximidade com Trump não passou despercebida.

No decorrer das últimas horas, influentes deputados democratas passaram a defender a expulsão de Bolsonaro pelo governo dos EUA.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Eles enxergam o ex-presidente brasileiro como um agente desestabilizador adicional ao próprio Trump, visto como o mentor da invasão do Capitólio em janeiro de 2021.

“Quase 2 anos depois de o Capitólio dos EUA ter sido atacado por fascistas, vemos movimentos fascistas no exterior tentando fazer o mesmo no Brasil. Devemos nos solidarizar com o governo democraticamente eleito de @LulaOficial. Os EUA devem parar de conceder refúgio a Bolsonaro na Flórida”, escreveu a deputada Alexandria Ocasio-Cortez no Twitter.

“Terroristas domésticos e fascistas não podem usar a cartilha de Trump para minar a democracia. Bolsonaro não deve se refugiar na Flórida, onde se esconde da responsabilidade por seus crimes”, escreveu por sua vez o deputado norte-americano Joaquin Castro no Twitter.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Não bastasse a pressão de políticos norte-americanos, é possível que Bolsonaro esteja em situação de limbo legal nos Estados Unidos.

O mais provável é que Bolsonaro tenha entrado nos EUA com o passaporte de quando ainda era presidente.

Caso ele tenha entrado no país com o visto A-1, ao qual têm direito autoridades estrangeiras em viagens oficiais aos Estados Unidos, a autorização perderia automaticamente a validade em 1º de janeiro, data da posse de Lula.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Existe a possibilidade de o oficial de imigração que recebeu Bolsonaro ter autorizado sua presença nos EUA por um prazo maior, mas não superior a 90 dias.

De qualquer modo, o visto em questão é restrito a viagens oficiais e não permite que a autoridade estrangeira permaneça em território norte-americano na condição de turista, o que parece ser exatamente o caso da presença de Bolsonaro na Flórida.

Bolsonaro teria ainda a possibilidade de requisitar a conversão do visto A-1 para o visto de turista. Para tanto, seria necessário que ele saísse do país e voltasse para passar novamente pelo serviço de imigração.

Consultado, o Departamento de Estado dos EUA informa que “os registros de vistos são confidenciais sob a lei dos Estados Unidos, então não podemos discutir os detalhes de casos de vistos individuais".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Portanto, só será possível saber se isso ocorreu se o próprio ex-presidente eventualmente esclarecer publicamente sua situação migratória no país. E esta é uma expectativa nada realista.

O futuro de Bolsonaro nas mãos de Joe Biden

Esteja Bolsonaro com o visto válido ou não, sua permanência nos EUA pode estar simplesmente nas mãos de Joe Biden.

Afinal, o governo norte-americano poderia simplesmente revogar o visto concedido a Bolsonaro, o que o obrigaria a deixar o país.

"Os Estados Unidos - ou qualquer nação soberana - podem expulsar um estrangeiro, mesmo aquele que entrou legalmente com visto, por qualquer motivo", disse o diplomata norte-americano John Feeley, ex-embaixador dos EUA no Panamá, em entrevista à Reuters.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Trata-se de uma decisão puramente soberana para a qual nenhuma justificativa legal é necessária", esclareceu.

E a decisão recai sobre um governo que não nutre a menor simpatia por Bolsonaro.

Ordem internacional de prisão?

A invasão da Praça dos Três Poderes por bolsonaristas radicais no domingo abre uma outra possibilidade.

Juristas afirmam que Bolsonaro poderia se transformar em alvo das investigações que buscam identificar os líderes dos atos golpistas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No caso de Bolsonaro ser responsabilizado - ele nega envolvimento -, um mandado de prisão poderia ser expedido contra ele.

Se isso ocorrer e Bolsonaro não voltar voluntariamente dos EUA, a justiça brasileira teria a possibilidade de emitir uma ordem internacional de prisão, que em solo norte-americano seria cumprida pelo FBI.

Seria então necessário que o governo brasileiro requisitasse formalmente a Washington a extradição de Bolsonaro, que teria a opção de recorrer à justiça norte-americana ou pedir asilo.

Quem viveu essa situação foi o ex-presidente panamenho Ricardo Martinelli. E ele acabou extraditado dos Estados Unidos para o Panamá em 2018, três anos depois de a Suprema Corte panamenha ter expedido contra ele um mandado de prisão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
MACRONZINHO TOP GUN

Efeito Macron: o estiloso par de óculos escuros que atraiu todos os olhares para o presidente francês

23 de janeiro de 2026 - 16:03

Um detalhe de estilo do presidente francês viralizou no Fórum Econômico Mundial e adicionou milhões de dólares ao valor de mercado de uma fabricante de óculos 

NO TOPO DO PÓDIO

Os temas vencedores de 2026 para quem quer investir em ações na gringa, segundo o Morgan Stanley 

23 de janeiro de 2026 - 15:01

Para o banco norte-americano, embora o otimismo já esteja parcialmente refletido nos preços, ainda existem oportunidades valiosas em setores que alimentam a revolução tecnológica

ONDE INVESTIR 2026

Dólar, bolsa, juros, IA: o passo a passo para quem quer investir no exterior em busca de bons retornos em moeda forte 

23 de janeiro de 2026 - 6:00

No evento Onde Investir 2026, especialistas traçam as melhores teses para quem quer ter exposição a investimentos internacionais e ir além dos Estados Unidos

QUEM LEVA ESSA?

Novo líder do Fed: conheça os nomes que podem assumir o comando do banco central dos EUA

22 de janeiro de 2026 - 16:49

Jerome Powell deixa a presidência do Fed em maio e Trump se aproxima da escolha de seu sucessor; confira os principais nomes cotados para liderar a instituição

GUERRA DE CAPITAIS À VISTA

Ray Dalio alerta sobre fuga dos ativos dos EUA; Ibovespa se aproxima de 178 mil pontos e faz história. O que está por trás desse movimento?

22 de janeiro de 2026 - 15:03

Desvalorização do dólar, disparada do ouro, da prata e da platina, venda de títulos do Tesouro norte-americano — tudo isso tem um só gatilho, que pode favorecer os mercados emergentes, entre eles, o Brasil

APOSTA FRUSTRADA

O grande erro de Warren Buffett: novo CEO da Berkshire Hathaway pode desistir do “sonho grande” do Oráculo de Omaha

22 de janeiro de 2026 - 11:37

Após anos de perdas e baixa contábil, a saída do “sonho grande” volta à mesa com a chegada do novo CEO Greg Abel; entenda

SEM LASTRO NEM RASTRO

Governo apreende R$ 64 milhões da ‘rainha cripto’ — e ela continua desaparecida, ninguém sabe se viva ou morta

22 de janeiro de 2026 - 10:37

Pequena parte do dinheiro reaparece quase dez anos depois, mas a mulher por trás do maior golpe de cripto continua desaparecida 

SUSTENTABILIDADE

Casa na montanha? Este homem escavou uma para morar dentro dela

22 de janeiro de 2026 - 10:15

No interior da China, um homem decidiu morar dentro de uma montanha ao escavá-la por completo, criando uma casa sustentável integrada à produção agrícola

TOP 5

São Paulo sobe em ranking global do mercado imobiliário de luxo; confira a nova posição da capital paulista

22 de janeiro de 2026 - 9:09

Um levantamento da CBRE mostra a capital paulista no top 5 entre os maiores mercados do mundo em residências de luxo associadas a marcas 

SAI HOT-DOG, ENTRA COXINHA

A bolsa brasileira vai continuar atraindo o estrangeiro em 2026; saiba quais foram as ações preferidas dos gringos em 2025 

21 de janeiro de 2026 - 19:53

Cálculos do JP Morgan mostram que cerca de US$ 25 bilhões poderiam entrar na bolsa brasileira vindos lá de fora

SEM MAIS GREEN CARD?

Fim do sonho americano? A partir de hoje, brasileiros estão proibidos de mudar para os Estados Unidos

21 de janeiro de 2026 - 9:54

Medida dos Estados Unidos barra novos vistos de imigrantes para o Brasil e outras 74 nações sob o argumento de evitar custos ao contribuinte americano

ESTREIA EM GRANDE ESTILO

João Fonseca estreia no Australian Open 2026 nesta sexta (19); veja horário e onde assistir

19 de janeiro de 2026 - 20:29

Número 1 do Brasil, João Fonseca estreia no Australian Open 2026 diante do norte-americano Eliot Spizzirri; partida acontece às 22h40, no horário de Brasília

TESOURO ENTERRADO

O trunfo do Brasil que está no radar de Trump — e as 3 ações para monitorar antes do ‘boom’ das terras raras 

19 de janeiro de 2026 - 19:51

A China domina o segmento dos minérios indispensáveis para fazer de smartphones até mísseis inteligentes, mas o Brasil ocupa o segundo lugar e pode se beneficiar com o “degelo” nas relações com os EUA

TRUMP NA MIRA

Bazuca comercial: o que é a ‘arma’ que a Europa pretende usar contra Donald Trump na disputa pela Groenlândia

19 de janeiro de 2026 - 11:46

Após ameaça de tarifas de até 25% feita por Donald Trump, União Europeia avalia acionar instrumento de anticoerção econômica que pode atingir empresas e investimentos dos EUA

CONCENTRAÇÃO DE RENDA

Super-ricos cada vez mais ricos — e o mundo nunca foi tão desigual, segundo a Oxfam

19 de janeiro de 2026 - 11:04

Relatório da Oxfam mostra que bilionários acumularam US$ 2,5 trilhões em um único ano, enquanto pobreza estagna e fome avança

TENDÊNCIA NO SETOR BANCÁRIO

Inter (INBR32) recebe a bênção do Fed para ter uma filial em Miami; entenda como a autorização mexe com os negócios do banco 

16 de janeiro de 2026 - 19:45

Até então, o Inter operava nos EUA por meio da subsidiária Inter Payments e pela Inter US Holdings; BTG e Nubank também miraram o mercado norte-americano

ESCUDO PARA OS INVESTIMENTOS

A “proteção perfeita” para quem tem medo de a bolha da IA estourar um dia, segundo o Bank of America 

16 de janeiro de 2026 - 19:31

Os estrategistas do BofA selecionaram quatro setores que podem se beneficiar da inteligência artificial sem a exposição direta às empresas de tecnologia

INTERNACIONAL

O que acontece se Donald Trump invadir a Groenlândia? Otan prevê defesa contra inimigos externos, não internos

16 de janeiro de 2026 - 12:31

Declarações de Trump sobre a Groenlândia levantam dúvidas sobre os limites da defesa coletiva da OTAN quando a ameaça parte de um país-membro da própria aliança

QUEM ESTÁ NO PÓDIO?

A melhor oportunidade de investimento no exterior em 5 anos não está nos EUA. O Goldman Sachs revela a “mina de ouro”

15 de janeiro de 2026 - 19:47

O primeiro lugar do pódio com o maior potencial de retorno, segundo o banco, também é o primeiro no quesito volatilidade

BEM, PERO NO MUCHO

Fim do sufoco? Argentina ganha elogios do FMI, mas dívida segue no radar dos EUA

15 de janeiro de 2026 - 18:38

Fundo projeta um crescimento de cerca de 4,5% para este ano e destaca desceleração expressiva da inflação em 2025; mas norte-americanos alertam para possibilidade de calote

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar