🔴 [EVENTO GRATUITO] MACRO SUMMIT 2024 – FAÇA A SUA INSCRIÇÃO

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.
EMPREENDEDORISMO

São Paulo lidera lista das melhores cidades para empreender no Brasil — mas não em todos os quesitos

O levantamento é realizado anualmente pela Escola Nacional de Administração Pública e conta com a avaliação dos municípios mais populosos do país

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
28 de março de 2023
17:45 - atualizado às 17:16
Prédios em São Paulo
Imagem: Shutterstock

A cidade de São Paulo, além de ser o maior centro financeiro e a região mais rica do país, conquistou uma nova liderança: a melhor localidade para abrir um negócio no Brasil, segundo o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), divulgado nesta semana.

O levantamento é realizado anualmente pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) do governo, com apoio da Endeavor, a partir de sete fatores — como educação e salários — e conta com a avaliação dos 101 municípios mais populosos do país desde 2014. Neste ano, além de São Paulo, o pódio é ocupado pelas cidades de Florianópolis (SC) e Joinville (SC).

Brasília (DF), Niterói (RJ), Boa Vista (RR), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Macapá (AP) e Goiânia (GO) também estão entre as melhores cidades para empreender no país.

Mas, quando o quesito é o capital humano — ou seja, qualidade da mão de obra —, a capital paulista cai mais de 50 posições (52º lugar), mas não é a única — entre as melhores cidades, apenas Florianópolis (SC) mantém-se no top 10 do levantamento.

Além de capital humano, o ICE avalia as condições de ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso a capital, inovação e cultura empreendedora. A cidade de São Paulo tem boas colocações no ambiente regulatório (7º), Infraestrutura (7º); acesso a capital (1º) e inovação (5º).

  • Não dê dinheiro à Receita Federal à toa: você pode estar deixando de receber uma boa restituição do Imposto de Renda por algum equívoco na hora da declaração. Clique aqui e baixe GRATUITAMENTE um guia completo para não errar em nada na hora de acertar as contas com o Leão.

Quesito humano: por que São Paulo está fora da liderança?

O capital humano é um dos sete fatores analisados pela pesquisa para fazer o ranking geral. Segundo Arnaldo Mauerberg Junior, um dos pesquisadores que elaboraram o ICE, trata-se de uma forma de mensurar a qualidade da mão de obra numa cidade, a partir de indicadores na área de educação básica e fundamental, superior e níveis de mercado de trabalho.

Entre esses indicadores, estão:

  • Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb);
  • Notas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem);
  • Proporção de adultos que concluíram o ensino médio;
  • Taxa de adultos que terminaram o curso superior;
  • Proporção de cursos com nota 5 no Enade (ferramenta de avaliação dos cursos superiores) e;
  • Custo médio dos salários dos dirigentes.

Segundo o pesquisador, o último indicador tem um efeito inverso no ICE, porque, quanto maior o salário dos dirigentes, menor é o incentivo para a pessoa empreender no município — sendo este um dos motivos que penalizam a cidade de São Paulo no quesito de capital humano.

"Um dos grandes avanços que a análise econômica passou nas últimas décadas foi o reconhecimento da importância do capital humano para o desenvolvimento econômico", destacou Luciano Rossini, consultor que também participou da organização da pesquisa. Nesse aspecto, Florianópolis (SC), Vitória (ES) e Santa Maria (RS) são diferenciadas, tanto pelo acesso de qualidade à mão de obra básica quanto especializada.

LEIA TAMBÉM

Impactos do capital humano no empreendedorismo

De acordo com o ICE de 2023, os estudos mostram que a maior abundância de capital humano nas cidades pode impactar positivamente o empreendedorismo, de três formas:

1) aumentando a chance de êxito nas empresas, pois é mais provável que o empreendedor seja mais capacitado na gestão do negócio;

2) alocando recursos e coordenando atividades de forma mais eficiente;

3) ampliando as redes de relações sociais que se organizam no desenvolvimento do empreendedorismo.

O maior nível de educação formal nas cidades e a presença de escolas de negócios estão positivamente atrelados à criação de empreendimentos de maior crescimento. As cidades que conseguem ter maior porcentual de adultos com curso superior apresentam maiores taxas de empreendimentos inovadores.

LEIA TAMBÉM

Os três lugares para empreender que avançaram no ranking

Brasília (DF), Boa Vista (RR) e Aparecida de Goiânia (GO) foram as que mais subiram posições no ranking das melhores cidades para empreender. Brasília saiu de 69º para 4º lugar; Boa Vista, de 47º para 6º; e Aparecida de Goiânia, de 65º para 35º em 2023.

No caso de Brasília, a subida no ranking geral se deve, principalmente, às melhorias no ambiente regulatório, como a redução da alíquota interna do ICMS, e à simplificação burocrática (redução de tempo gasto com processos).

Aparecida de Goiânia (GO) foi a cidade do interior com maior ascensão no ICE de 2023. A cidade registrou redução no tempo de tramitação de processos e na taxa de congestionamento em tribunais, ampliação da simplicidade tributária e maior interesse da população no empreendedorismo.

*Com informações de Estadão Conteúdo

Compartilhe

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies