O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Dentro do tema das expectativas, Campos Neto disse que a possibilidade de alteração na meta de inflação ainda precisa ser resolvida
A aprovação do arcabouço fiscal na Câmara dos Deputados já começou a surtir alguns efeitos nas expectativas de inflação. Nesta quinta-feira (25), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou a desaceleração dos preços em maio — o que aliviou a pressão sobre os juros futuros.
Em entrevista à GloboNews, o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou que o resultado do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - 15 (IPCA-15) veio de fato melhor, com uma grande surpresa em vestuário e núcleos um pouco melhores.
O IPCA-15 caiu de 0,57% em abril para 0,51% em maio. O resultado veio aquém do esperado pelo mercado, que previa alta de 0,65%, de acordo com a mediana do Projeções Broadcast.
"A inflação tem melhorado em um ritmo lento", disse Campos Neto. O presidente da autarquia afirmou, porém, que apesar da desinflação mais lenta há sinais positivos à frente.
Campos Neto afirmou que a votação do arcabouço fiscal na Câmara dos Deputados foi "estrondosa" e destacou que ao longo do "processo" os juros longos já caíram "bastante".
Isso porque, em linhas gerais, a percepção de que as contas públicas se manterão relativamente equilibradas nos próximos anos reduziu as apostas dos investidores de que a taxa básica de juros — a Selic — precisará ficar muito elevada.
Leia Também
Mas, questionado sobre se a queda da taxa Selic era uma questão de quando, o presidente do BC desconversou e repetiu que é apenas um voto de nove no colegiado.
Campos Neto reforçou que a autarquia toma decisões observando a inflação corrente, a capacidade da economia crescer sem inflação e as expectativas inflacionárias.
Ele disse que não existe relação mecânica entre a apresentação do arcabouço e a política monetária. Contudo, Campos Neto afirmou que a nova regra fiscal tem poder de influenciar a expectativa de inflação futura — o que elimina o temor ao risco da inflação sair de controle.
"O arcabouço deixa claro que esse medo não existe mais, eliminou os riscos de cauda e o mercado já está reconhecendo isso, as taxas de juros longas estão caindo", disse. "Qualquer tipo de reforma ajuda."
Na sequência, Campos Neto declarou que o Congresso — em sua análise, super mobilizado e reformista — está passando a mensagem correta no sentido de ajudar o trabalho do BC.
Ele, porém, reiterou que a autarquia tem um timing e precisa esperar para ver como o arcabouço vai se transformar em melhora de expectativa.
O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou que acredita que o tema da meta de inflação será endereçado em breve.
Em entrevista à GloboNews, Campos Neto afirmou que não tem como adiantar quando os juros vão começar a cair, porque essa é uma decisão de colegiado. "Sou um voto de nove", disse em referência ao Comitê de Política Monetária (Copom).
O presidente do BC reiterou que a autarquia acompanha três vetores para a decisão: inflação no curto prazo, a capacidade do País crescer sem gerar inflação e a expectativa de inflação.
Campos Neto ainda citou uma conversa que teve com o ex-presidente do Banco Central da Argentina, Federico Sturzenegger, sobre a mudança de meta que ocorreu no país — que tinha o objetivo era gerar flexibilidade, mas "saiu tudo do controle".
"O período é de incerteza. O ideal seria não fazer nenhuma modificação em meta", afirmou. O presidente do BC também disse que a autarquia fez algum tempo sobre a possibilidade de meta contínua, que mostrava a alguma ineficiência no sistema de ano-calendário.
*Com informações de Estadão Conteúdo
Lotofácil foi a única loteria a fazer novos milionários na rodada de quinta-feira. Ganhador recorreu à chamada “teimosinha”.
Apesar de não ser feriado nacional, o Carnaval impacta o funcionamento do mercado financeiro, dos bancos, dos Correios e do transporte público
Partido conservador promove referendo para limitar a população da Suíça que polariza eleitores e traz preocupações para empresários
Indian Creek, uma ilha artificial em Miami, atrai cada vez mais bilionários para chamarem o local de lar
Pré-carnaval em São Paulo teve superlotação e foliões precisaram de ajuda médica; veja como evitar a situação
O ganhador ou a ganhadora do concurso 3611 da Lotofácil pode dizer que viveu na pele uma história que só acontecia no cinema — até agora; demais loterias (11) sorteadas ontem acumularam.
Pagamentos começam hoje e seguem até o fim do mês, conforme o final do NIS; benefício mínimo é de R$ 600
Eleições perderam peso nos preços dos ativos, e investidores estrangeiros seguem otimistas com o país
Para o presidente do conselho de administração do BTG Pactual, o país está com a economia no lugar e o cenário ideal para acelerar
“Por que as taxas de juros são tão altas no Brasil? Por conta da nossa dificuldade de convergência com a meta de inflação”, resumiu o presidente do BC
Veja o que esperar da nova linha Galaxy S com informações vazadas de insiders da Samsung
Lotofácil não foi a única loteria a pagar prêmio de sete dígitos na terça-feira. Dia de Sorte pagou o maior valor da noite. Estimativa de prêmio da Mega-Sena sobe para R$ 55 milhões.
Economistas enxergam ambiente mais favorável para cortes no Brasil do que nos EUA, mas com limites impostos pelos altos gastos públicos
Apesar de não ser tão extravagante quanto a residência principal do bilionário, o imóvel tem várias características de luxo
O deputado acrescentou que, sob sua presidência, a Câmara não colocará em votação nenhuma proposta que altere o modelo atual de independência do BC
Na CEO Conference 2026, do BTG Pactual, o ministro avaliou sua gestão na Fazenda, rebateu o ceticismo de investidores, defendeu a autonomia do BC e comentou o caso Master, exaltando Gabriel Galípolo
Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores no primeiro sorteio da semana. Mesmo com bola dividida, sortudos estão mais próximos do primeiro milhão.
Mesmo com sinais de arrefecimento da inflação, Gabriel Galípolo afirma que mercado de trabalho forte e salários em alta exigem cuidado extra com cortes na taxa básica
A proposta é antecipar as contribuições ordinárias dos associados do FGC, de 2026 a 2028, além de exigir uma contribuição extraordinária, segundo o jornal O Globo.
Como a Mega-Sena só corre amanhã, a Quina é a loteria da Caixa com o maior prêmio em jogo na noite desta segunda-feira (9); confira os valores.