O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Expectativas de inflação ainda não estão completamente ancoradas e devem demorar a voltar ao centro da meta
A política monetária ganhou um batalhão de especialistas de primeira viagem ao longo do primeiro semestre de 2023. O motivo principal foi a ampla publicidade dada à queda de braço entre o Palácio do Planalto e o Banco Central em relação a qual deveria ser a trajetória da taxa básica de juros.
Enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva liderava a pressão pela redução da taxa Selic, o chefão do BC, Roberto Campos Neto, defendia a necessidade de “ancoragem das expectativas” para o IPCA, índice de inflação oficial medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).
Ou seja, ainda que os preços estivessem comportados, o mercado ainda projetava um IPCA acima da meta para os anos seguintes. E as expectativas desancoradas acabam prejudicando o trabalho de conter a inflação, de acordo com Campos Neto.
Ao longo do ano, porém, a inflação perdeu mais força do que se imaginava inicialmente e, com ela, caíram também as projeções para o IPCA nos meses e anos futuros.
Tudo isso permitiu ao Comitê de Política Monetária (Copom) do BC enfim dar início ao ciclo de corte da taxa básica de juros, com uma redução de 13,75% para 13,25% ao ano.
O Copom anunciará sua próxima decisão de juros nesta quarta-feira (20), depois do fechamento de mercado, e a ampla expectativa é de um novo corte de 50 pontos-base nos juros, a 12,75% ao ano.
Leia Também
Mas há algo no radar que ainda pode ser um empecilho para reduções mais ousadas da Selic no futuro. Sim, a culpa novamente recai sobre as expectativas de inflação, que seguem desancoradas.
Quem chamou a atenção para o fato foi Alberto Ramos, economista do banco norte-americano Goldman Sachs.
A expectativa do mercado é de que o IPCA feche 2023 em 4,86%, 2024 em 3,86% e 2025 em 3,50%, de acordo com o boletim Focus desta segunda-feira (18). Ou seja, as projeções seguem acima do centro das metas de inflação, que são de 3,25% para este ano e de 3,00% para 2024 e 2025.
Na avaliação do economista do Goldman Sachs, as medianas registradas na Focus refletem “a expectativa de que o governo terá dificuldade em cumprir as metas fiscais anunciadas e está inclinado a acomodar a inflação acima da meta”.
É preciso considerar que somente a expectativa para o IPCA de 2023 encontra-se totalmente fora da meta, que dispõe de uma banda de oscilação que vai de 1,75% a 4,75%.
Para 2024 e 2025, embora permaneçam acima do centro da meta, as expectativas estão dentro da banda (de 1,5% a 4,5%).
Participantes do mercado consideram improvável que o Copom anuncie na quarta-feira outra decisão que não um corte de 50 pontos-base na taxa Selic.
No entanto, as expectativas ainda tiram o sono de Roberto Campos Neto e dos demais diretores do BC. Prova disso encontra-se na ata da reunião de agosto do Copom.
Nela, os dirigentes da autoridade monetária afirmam que as expectativas de inflação apresentaram ancoragem apenas parcial até agora.
Um dos motivos, na avaliação dos próprios diretores do BC, é o temor de que a autoridade monetária poderia, com o passar do tempo, tornar-se mais leniente no combate à inflação.
Não parece ser o caso. De qualquer modo, é improvável que o BC opte por cortes mais acentuados na taxa de juros antes de uma completa ancoragem das expectativas.
Investigações do caso Master continuam e brasileiros suspeitam dos Três Poderes, indica pesquisa; confira os números
O IPCA-15 de março, o relatório trimestral do BC e o conflito no Oriente Médio dão sinais aos investidores sobre o que esperar na próxima reunião do Copom; confira
Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na quarta-feira (25). Todas as demais modalidades sorteadas ontem acumularam. Em contrapartida, os prêmios em jogo em cada uma delas aumentaram.
Escalada no Oriente Médio pressiona insumos, eleva custos do agro e pode marcar início de novo ciclo de commodities, que abre oportunidade de ganhos para quem quer se expor ao segmento
Proposta eleva o limite de peso dos automóveis conduzidos por motoristas habilitados na categoria B da CNH
Banco Central (BC) esclarece em nota enviada à redação do Seu Dinheiro que, desde que a plataforma entrou no ar em 2020, o pix nunca foi suspenso
Martin Iglesias, líder em recomendação de investimentos no Itaú, conta no novo episódio do Touros e Ursos sobre como o banco ajustou sua estratégia de alocação diante das incertezas atuais
Nova etapa do Plano Brasil Soberano tem um impacto potencial sobre indústria e pequenas e médias empresas (PMEs)
Investigação aponta uso de empresas de fachada, funcionários de bancos e conversão em criptoativos para ocultar recursos
A refinaria foi privatizada durante o governo de Jair Bolsonaro. Desde a troca de comando da Petrobras, em 2023, a estatal manifesta o desejo de recomprar o ativo
Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na rodada de terça-feira (24). Além da Mega-Sena, a Quina, a Dia de Sorte e a Timemania também acumularam. +Milionária pode pagar R$ 32 milhões hoje.
A guerra no Oriente Médio é a principal pedra no caminho de uma política monetária mais flexível daqui para a frente
Consumidor poderá comprar medicamentos no supermercado, desde que os remédios estejam dentro de farmácias estruturadas no estabelecimento
Agora, o BC incluiu uma nova variável na análise da conjuntura: além de acompanhar as decisões de outros Bancos Centrais, o comitê avalia os desdobramentos do conflito do Oriente Médio, algo que influencia no preço do barril do petróleo e, consequentemente, da inflação
O pré-candidato citou o aumento de reclamações por qualidade do serviço e também afirmou ter verificado que houve reestatização desses serviços em outros países
Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na segunda-feira (23). Todas as demais modalidades sorteadas ontem acumularam. Em contrapartida, os prêmios em jogo em cada uma delas aumentaram.
Enquanto importadores pressionam por reajuste, fontes da Reuters dizem que estatal não pretende mexer nos preços agora
As inscrições para o Programa Jovem Aprendiz 2026 da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos são gratuitas; confira os detalhes
Mega-Sena pode não pagar o maior prêmio da semana, mas valor em jogo não é desprezível. Dupla de Páscoa ainda demora para acontecer. Lotofácil e Quina têm sorteios diários.
Veja os resultados da Mega-Sena, Quina, Lotofácil, Timemania e Dia de Sorte neste fim de semana