O número que ainda tira o sono de Campos Neto e pode inibir o alcance do corte de juros
Expectativas de inflação ainda não estão completamente ancoradas e devem demorar a voltar ao centro da meta

A política monetária ganhou um batalhão de especialistas de primeira viagem ao longo do primeiro semestre de 2023. O motivo principal foi a ampla publicidade dada à queda de braço entre o Palácio do Planalto e o Banco Central em relação a qual deveria ser a trajetória da taxa básica de juros.
Enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva liderava a pressão pela redução da taxa Selic, o chefão do BC, Roberto Campos Neto, defendia a necessidade de “ancoragem das expectativas” para o IPCA, índice de inflação oficial medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).
Ou seja, ainda que os preços estivessem comportados, o mercado ainda projetava um IPCA acima da meta para os anos seguintes. E as expectativas desancoradas acabam prejudicando o trabalho de conter a inflação, de acordo com Campos Neto.
Ao longo do ano, porém, a inflação perdeu mais força do que se imaginava inicialmente e, com ela, caíram também as projeções para o IPCA nos meses e anos futuros.
Tudo isso permitiu ao Comitê de Política Monetária (Copom) do BC enfim dar início ao ciclo de corte da taxa básica de juros, com uma redução de 13,75% para 13,25% ao ano.
Expectativas de inflação seguem desancoradas
O Copom anunciará sua próxima decisão de juros nesta quarta-feira (20), depois do fechamento de mercado, e a ampla expectativa é de um novo corte de 50 pontos-base nos juros, a 12,75% ao ano.
Leia Também
Tem dinheiro esquecido nas bets? Faltam poucas horas para sacar antes do fechamento das plataformas
Mas há algo no radar que ainda pode ser um empecilho para reduções mais ousadas da Selic no futuro. Sim, a culpa novamente recai sobre as expectativas de inflação, que seguem desancoradas.
Quem chamou a atenção para o fato foi Alberto Ramos, economista do banco norte-americano Goldman Sachs.
A expectativa do mercado é de que o IPCA feche 2023 em 4,86%, 2024 em 3,86% e 2025 em 3,50%, de acordo com o boletim Focus desta segunda-feira (18). Ou seja, as projeções seguem acima do centro das metas de inflação, que são de 3,25% para este ano e de 3,00% para 2024 e 2025.
Na avaliação do economista do Goldman Sachs, as medianas registradas na Focus refletem “a expectativa de que o governo terá dificuldade em cumprir as metas fiscais anunciadas e está inclinado a acomodar a inflação acima da meta”.
É preciso considerar que somente a expectativa para o IPCA de 2023 encontra-se totalmente fora da meta, que dispõe de uma banda de oscilação que vai de 1,75% a 4,75%.
Para 2024 e 2025, embora permaneçam acima do centro da meta, as expectativas estão dentro da banda (de 1,5% a 4,5%).
A DINHEIRISTA - Ajudei minha namorada a abrir um negócio e ela me deixou! Quero a grana de volta, o que fazer?
Copom vê inflação ancorada apenas parcialmente
Participantes do mercado consideram improvável que o Copom anuncie na quarta-feira outra decisão que não um corte de 50 pontos-base na taxa Selic.
No entanto, as expectativas ainda tiram o sono de Roberto Campos Neto e dos demais diretores do BC. Prova disso encontra-se na ata da reunião de agosto do Copom.
Nela, os dirigentes da autoridade monetária afirmam que as expectativas de inflação apresentaram ancoragem apenas parcial até agora.
Um dos motivos, na avaliação dos próprios diretores do BC, é o temor de que a autoridade monetária poderia, com o passar do tempo, tornar-se mais leniente no combate à inflação.
Não parece ser o caso. De qualquer modo, é improvável que o BC opte por cortes mais acentuados na taxa de juros antes de uma completa ancoragem das expectativas.
O QUE BOMBOU
Chinelo-mule polêmico da Havaianas, o que falta para a Hapvida se recuperar e o fim da greve da Caixa: veja as mais lidas da semana
3 de outubro de 2026 - 17:24VEJA COMO VOTAR
Seu Dinheiro é finalista do Prêmio +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças 2026; veja como votar
3 de outubro de 2026 - 10:00PARA OS ESTUDANTES
Pé-de-Meia outubro 2026: veja quem recebe a sétima parcela e as datas de depósito
3 de outubro de 2026 - 5:08MOMENTO PROMISSOR
Recuperação do setor de shoppings anima BB Investimentos; veja por que Allos (ALOS3) e Multiplan (MULT3) tiveram preços-alvo elevados
2 de outubro de 2026 - 19:00INDECISÃO?
Já não basta bater recorde para a Embraer (EMBJ3)? Entregas do terceiro trimestre dividem JP Morgan e Santander
2 de outubro de 2026 - 16:30DEPOIS DA QUEDA
A mulher por trás da farsa da Theranos quebra o silêncio: o que esperar do documentário que revela sua versão da história?
2 de outubro de 2026 - 14:07BOLA DIVIDIDA
Lotofácil 3794 posiciona 3 ganhadores a meio caminho do primeiro milhão de reais; Mega-Sena 3065 acumula e prêmio aumenta para R$ 82 milhões
2 de outubro de 2026 - 6:28OLHO NO CALENDÁRIO
INSS e BPC/LOAS outubro 2026: veja quando os benefícios serão depositados
2 de outubro de 2026 - 5:07O FUTURO DA BOLSA
Eleições 2026: o que pode levar o Ibovespa aos 248 mil pontos — ou derrubá-lo a 165 mil, segundo a XP
1 de outubro de 2026 - 19:50AÇÃO NO EXTERIOR
Esta fabricante de chips já subiu 476% no ano, e ainda está barata em meio à corrida da IA; veja o que dizem Empiricus e XP sobre a empresa
1 de outubro de 2026 - 16:40O DESAFIO DO PRESIDENTE
Lula ou Flávio? Para Kinea, ambos terão o mesmo desafio e precisarão correr contra o tempo para evitar uma crise
1 de outubro de 2026 - 15:01SEM TETO
Pix por aproximação muda hoje: a nova regra que todo usuário precisa conhecer
1 de outubro de 2026 - 11:01SÓ MUDA O MÉTODO
Entre a simplicidade e a teimosia, Lotofácil 3793 fecha setembro com 2 meio-milionários; +Milionária acumula e prêmio chega a R$ 100 milhões
1 de outubro de 2026 - 7:05A VISÃO DO DONO
Inquilino não paga o aluguel? Veja o que você pode ou não fazer e como evitar que a dívida se torne problema seu
1 de outubro de 2026 - 6:34OS ENDIVIDADOS
Não conseguiu pagar o aluguel? Entenda os riscos que você corre e como não deixar a dívida virar uma bola de neve
1 de outubro de 2026 - 6:02BENEFÍCIO NA CONTA
Bolsa Família será maior em outubro de 2026: veja quando reajuste começa a ser pago e quem poderá se beneficiar
1 de outubro de 2026 - 5:06DESTAQUES DA BOLSA
Tenda (TEND3) vai na contramão do Ibovespa e fecha em queda, mas Itaú BBA ainda tem motivos para considerar a ação atrativa
30 de setembro de 2026 - 18:45COMEÇOU A TRANSIÇÃO
‘Pense em um mundo sem imposto’: o recado de Bernard Appy para as empresas na reta final da reforma tributária
30 de setembro de 2026 - 13:50OLHO NO PIX
IRPF 2026: dinheiro de lote de restituição da malha fina do imposto de renda cai hoje na conta
30 de setembro de 2026 - 8:42SEM DESCONTO