🔴 ORIENTE MÉDIO EM ALERTA E JUROS NOS EUA: QUAIS OS IMPACTOS NA BOLSA E DÓLAR? VEJA AQUI

Liliane de Lima
É repórter do Seu Dinheiro. Jornalista formada pela PUC-SP, já passou pelo portal DCI e setor de análise política da XP Investimentos.
FALA, GATES

Que conselhos Bill Gates gostaria de receber? Confira 5 dicas do bilionário para quem está entrando no mercado de trabalho

O dono da Microsoft cursou apenas três semestres da Universidade Harvard, mas isso não o afastou do ambiente universitário

Liliane de Lima
2 de junho de 2023
17:11 - atualizado às 17:19
Imagem de Bill Gates
Bill Gates, fundador da Microsoft - Imagem: Shutterstock

Terminar a graduação é um grande passo para o início da vida profissional, mas saber o caminho a seguir pode ser um “mar de incertezas” para os recém-formados — inclusive para as pessoas de sucesso como Bill Gates. 

O bilionário cursou apenas três semestres da Universidade Harvard e abandonou a graduação para fundar a Microsoft com o amigo de infância Paul Allen, em 1975. Mas isso não o afastou do ambiente universitário. 

Gates inclusive é chamado com frequência para dar palestras em cerimônias de formatura. A mais recente aconteceu em maio deste ano, na Universidade do Norte do Arizona. 

O tema dessa última fala aos estudantes, aliás, foi bem oportuno: “as cinco coisas que gostaria de ter ouvido na formatura”. Gates agora publicou o conteúdo da palestra no seu blog Gates Notes. Confira as dicas do bilionário:

1 -  Sua vida não é uma peça de um único ato

Em seu primeiro conselho aos graduados, Bill Gates afirma que a trajetória profissional nem sempre sai como o planejado, em primeiro momento. 

“Você provavelmente sente muita pressão agora para tomar as decisões certas sobre sua carreira. Pode parecer que essas decisões são permanentes. Eles não são. O que você fizer amanhã — ou nos próximos dez anos — não precisa ser o que você fará para sempre.”

A exemplo dele mesmo, o dono da Microsoft pensou, ao fundar a companhia, que trabalharia com desenvolvimento de software o resto da vida. 

Contudo, a filantropia se tornou o seu trabalho nos últimos anos, ocupando-o em tempo integral com inovações que combatam as mudanças climáticas e reduzam as desigualdades do mundo. 

E, não à toa, o bilionário já planeja destinar parte de sua fortuna para a Fundação Bill e Melinda Gates, fundada por ele e a ex-esposa em 2000. 

2 - Você nunca é inteligente demais para ficar confuso 

A importância da continuidade do aprendizado ao longo da vida é a segunda coisa que Bill Gates gostaria de ter ouvido quando abandonou a faculdade para fundar a Microsoft. 

“Mas o primeiro passo para aprender algo novo é abraçar o que você não sabe, em vez de focar no que você sabe.

Em algum momento de sua carreira, você se deparará com um problema que não pode resolver sozinho. Quando isso acontecer, não entre em pânico. Respire. Force-se a pensar nas coisas. E então encontre pessoas inteligentes para aprender.”

Ainda segundo Gates, “a chave é não ter medo de perguntar”. 

3 - Tenha um trabalho que resolva um problema importante 

Estar atento às novas tendências do mercado de trabalho e também da própria sociedade é um caminho importante para quem deseja encontrar “um senso de propósito" em uma profissão, segundo Bill Gates.   

“Novos setores e empresas estão surgindo todos os dias, o que permitirá que você ganhe a vida e faça a diferença, e os avanços na ciência e na tecnologia tornaram mais fácil do que nunca causar um grande impacto.”

Para o bilionário, os dias que uma pessoa passa resolvendo um “grande problemas” obriga o profissional, pelo menos, a ser mais criativo. 

4 - Não subestime o poder da amizade

O quarto conselho que Bill Gates gostaria de ser ouvido está relacionado com a sua trajetória profissional. 

Isso porque, quando criança, ele se tornou amigo de Paul Allen — que se interessava por assuntos em comum, como informática, e anos depois fundaram juntos a Microsoft. 

“Lembre-se de que as pessoas com quem você se sentou em palestras, esquiou no Snowbowl e competiu na noite de Wingo não são apenas seus colegas de classe. Eles são a sua rede. Seus futuros cofundadores e colegas. Uma grande futura fonte de apoio, informações e conselhos.  

A única coisa mais valiosa do que aquilo com que você sai do palco hoje é com quem você entra no palco.”

VEJA TAMBÉM — Socorro, Dinheirista! Inter saiu da Bolsa Brasileira e eu perdi 50% do meu patrimônio: e agora? Veja detalhes do caso real abaixo:

5 - Você não é um preguiçoso se der uma folga para si 

Assim como a produtividade é importante, o descanso também é, segundo Bill Gates. 

“[...] À medida que envelheci - e especialmente depois que me tornei pai - percebi que a vida é mais do que trabalho.

Não espere tanto quanto eu para aprender esta lição. Reserve um tempo para nutrir seus relacionamentos, comemorar seus sucessos e se recuperar de suas perdas.

Faça uma pausa quando precisar. Pegue leve com as pessoas ao seu redor quando elas precisarem também.”

Compartilhe

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar