Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Renan Sousa

Renan Sousa

É repórter do Seu Dinheiro. Formado em jornalismo na Universidade de São Paulo (ECA-USP) e já passou pela Editora Globo e SpaceMoney.

ANOTE NO CALENDÁRIO

Agenda econômica: Inflação nos Estados Unidos, balanços das big techs e temporada de resultados no Brasil são destaque nos próximos dias

O primeiro “bancão” brasileiro a divulgar seu resultado do primeiro trimestre de 2023 é o Santander, na terça-feira (25)

Renan Sousa
Renan Sousa
22 de abril de 2023
9:32 - atualizado às 7:46
Agenda econômica: confira os destaques da semana
Agenda econômica: confira os destaques da semana -

A volta da semana de cinco dias pode despertar a preguiça de muitos, mas não para o mercado financeiro. Isso porque a agenda econômica desta semana conta com indicadores importantes para o mercado, além da divulgação de resultados de empresas de peso, tanto aqui quanto no exterior.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Portanto, municie-se de um bom café e vamos aos destaques dos próximos dias. 

Na segunda-feira (24), acontece a divulgação do Boletim Focus, a publicação do Banco Central que traz a visão do mercado para indicadores macroeconômicos aqui do Brasil. 

A expectativa é de que o mercado passe a enxergar um horizonte para redução dos juros locais, dada a desaceleração da inflação e a entrega do arcabouço fiscal ao Congresso.

O debate sobre cortes na Selic tomou conta do mercado nos últimos meses e ganhou reforço do Poder Legislativo, representado na figura do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco — em evento, o parlamentar cobrou uma “redução imediata dos juros”. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda nos próximos dias, a prévia da inflação oficial do mês de abril deve registrar um avanço mais moderado por mais um mês seguido. A expectativa é de que o IPCA-15 de abril suba 0,65%, e que a sua divulgação ocorra na quarta-feira (26).

Leia Também

Na última leitura do IPCA cheio de março, a inflação já veio abaixo do piso das projeções. Apesar disso, o índice acumulado em 12 meses, de 4,65%, segue acima do centro da meta da inflação para o ano, de 3,25% — o teto é de 4,75%.

Tudo isso será pincelado pela temporada de balanços, que ganha tração na próxima semana. Na terça-feira (25), o Santander Brasil (SANB11) dá a largada na divulgação do resultado dos grandes bancos brasileiros.

Além dele, uma das queridinhas dos investidores — sim, estamos falando da WEG (WEGE3) — também deve divulgar seus dados relativos ao primeiro trimestre do ano. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já de olho lá fora, é a semana dos resultados das big techs, as grandes empresas de tecnologia. Alphabet (Google), Meta (Facebook), Microsoft, Intel e Amazon compõem o tal grupo.

Esses são os primeiros resultados do ano sob os efeitos da crescente taxa de juros nos Estados Unidos. No último encontro, o Federal Reserve (Fed, o Banco Central americano) elevou os juros básicos da economia para banda entre 4,75% e 5,00% ao ano, o que é considerado alto para os padrões norte-americanos. 

Isso porque a inflação por lá segue avançando a passos mais largos do que o esperado. 

Aliás, o índice de preços e gastos com consumo, o chamado PCE, na sigla em inglês, também será divulgado nesta semana. Esse dado é o preferido do Federal Reserve para decidir sobre o futuro dos juros por lá, o que aumenta sua importância para os investidores

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ufa, que semana! E não é nem segunda-feira ainda. 

Confira a agenda completa dos próximos dias. Todos os horários são de Brasília. 

  • Já sabe como declarar seus investimentos no Imposto de Renda 2023? O Seu Dinheiro elaborou um guia exclusivo onde você confere as particularidades de cada ativo para não errar em nada na hora de se acertar com a Receita. Clique aqui para baixar o material gratuito.

Segunda-feira (24)

HorárioPaís / RegiãoEvento
8h30BrasilBoletim Focus 
9h30BrasilInvestimentos estrangeiros diretos no país em março
9h30Estados UnidosÍndice de Atividade Econômica do Fed Chicago em março
Fonte: Investing.com

*Balanço do exterior: Coca-cola (antes da abertura)

Terça-feira (25)

HorárioPaís / RegiãoEvento
8hBrasilConfiança do consumidor em abril 
9hBrasilVendas no varejo em fevereiro
11hEstados UnidosConfiança do consumidor em abril
11hEstados UnidosVenda de casas novas em março
Fonte: Investing.com

*Balanços no Brasil: Santander Brasil (antes da abertura); Movida e Neoenergia (depois do fechamento)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

*Balanço do exterior: GE, Nestlé, PepsiCo e UBS Group (antes da abertura); Alphabet/Google (após o fechamento)

Quarta-feira (26)

HorárioPaís / RegiãoEvento
9hBrasilIPCA-15 em abril
9h30Estados UnidosEncomenda de bens duráveis em março
9h30Estados UnidosBalança de bens comerciais em março
11h30Estados UnidosEstoques de petróleo bruto na semana
13hReino UnidoProdutividade da mão de obra no 4T22
14hBrasilÍndice de evolução de emprego do CAGED
22h30ChinaLucro das indústrias em março
Fonte: Investing.com

*Balanços no Brasil: Gol e WEG (antes da abertura); 3R Petroleum, Grupo Vamos, Kepler Weber, LOG Properties, Oi (resultado do 4T22) e Vale (depois do fechamento)

*Balanço do exterior: Boeing (antes da abertura); Meta/Facebook (depois do fechamento); Qualcomm (sem horário definido)

Quinta-feira (27)

HorárioPaís / RegiãoEvento
6hZona do EuroConfiança do consumidor em abril
8hBrasilIGP-M em abril
9hBrasilVolume de serviços em fevereiro
9h30Estados UnidosPIB do primeiro trimestre
9h30Estados UnidosNovos pedidos de auxílio-desemprego na semana
11hEstados UnidosVendas pendentes de moradias em março
Fonte: Investing.com

*Balanços no Brasil: Cielo, JSL, Multiplan, Nexa Resources, Hypera e Suzano (depois do fechamento)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

*Balanço do exterior: Amazon, Intel e Microsoft (depois do fechamento)

Sexta-feira (28)

HorárioPaís / RegiãoEvento
6hZona do EuroPIB do primeiro trimestre
9hBrasilIBC-Br
9hBrasilTaxa de desemprego
9h30Estados UnidosInflação (PCE) em março
Fonte: Investing.com

*Balanços no Brasil: Irani Papel e Embalagem (antes da abertura) e Cambuci (depois do fechamento)

*Balanço do exterior: Exxon Mobil e Chevron (antes da abertura)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
RENDA EXTRA PARA COMPRAS

Iguatemi (IGTI11) prevê investimentos e dividendos milionários para 2026; confira o anúncio da operadora de shopping centers

30 de abril de 2026 - 11:01

A Iguatemi publica seu balanço do primeiro trimestre de 2026 (1T26) em 5 de maio e pode apresentar, de acordo com o Itaú BBA, crescimento de 9,6% na receita líquida

PRESSÃO TOTAL

O dia em que o otimismo evaporou da bolsa, fez o Ibovespa fechar no pior nível em um mês e Nova York sucumbir

29 de abril de 2026 - 17:53

No câmbio, o dólar à vista fechou em alta, voltando a ficar acima dos R$ 5,00; confira o que mexeu com os mercados nesta quarta-feira (29)

JOIA RARA

Bradsaúde (ODPV3) faz olhos do Itaú BBA brilharem, que eleva a recomendação para compra; mas entenda qual é o risco

29 de abril de 2026 - 15:45

O Itaú BBA acredita que é uma uma operadora líder geradora de caixa, investimentos hospitalares de alto retorno e um perfil atrativo de dividendos

TOUROS E URSOS #268

O dólar está ‘no limite’? Por que este gestor especialista em câmbio não vê muito mais espaço para queda

29 de abril de 2026 - 14:30

Alfredo Menezes, CEO e CIO da Armor Capital, participou da edição desta semana do podcast Touros e Ursos. Para ele, a moeda norte-americana já se aproxima de um piso e tende a encontrar resistência para cair muito além dos níveis atuais

AUMENTOU A VACÂNCIA

Fundo imobiliário perde inquilina que responde por 16% da receita; confira os impactos no bolso dos cotistas

29 de abril de 2026 - 10:46

Os espaços que serão devolvidos pela inquilina representam, aproximadamente, 11,7% da área bruta locável (ABL) do portfólio do HOFC11

LOGÍSTICA DAY

Nova casa do Mercado Livre: FII do BTG Pactual entrega maior galpão built-to-suit da América Latina; confira os detalhes do novo espaço

28 de abril de 2026 - 18:02

O imóvel é o primeiro ativo de desenvolvimento (greenfield) realizado pela plataforma logística do BTG Pactual

O DÓLAR VAI DERRETER?

Nem Lula, nem Flávio Bolsonaro: o vencedor nas pesquisas eleitorais é o real — e Citi monta estratégia para lucrar com o câmbio

28 de abril de 2026 - 17:08

Enquanto o mercado teme a urna, o banco norte-americano vê oportunidade; entenda a estratégia para apostar na valorização do real diante do cenário eleitoral acirrado no Brasil

VEJA DETALHES

IPO de até R$ 5 bilhões: Compass confirma oferta de ações que ‘sairão do bolso’ dos acionistas, incluindo a Cosan (CSAN3)

28 de abril de 2026 - 9:02

Operação será 100% secundária, o que significa que o dinheiro não entrará no caixa da empresa e, sim, no bolso dos acionistas vendedores, e pode envolver inicialmente 89,28 milhões de ações, com possibilidade de ampliação conforme a demanda

A GEOPOLÍTICA DO DINHEIRO

O dólar mais baixo veio para ficar? Inter corta projeção para 2026 e recalibra cenário de juros e inflação

27 de abril de 2026 - 20:09

Moeda norte-americana perde força globalmente, enquanto petróleo elevado e tensões no Oriente Médio pressionam inflação e limitam cortes de juros; confira as projeções do banco

CONTRATO DE EVENTO

B3 estreia 6 novos contratos de eventos: saiba como funcionam os “derivativos simplificados” de Ibovespa, dólar e bitcoin

27 de abril de 2026 - 19:15

O Seu Dinheiro explica de forma simples como funciona essa forma de operar derivativos com risco limitado

ALUGUEL DE AÇÕES EM DISPARADA

Às vésperas de eleição decisiva na Hapvida (HAPV3), controladores ‘mostram os dentes’ para defender o poder na empresa

27 de abril de 2026 - 18:45

Com aluguel de ações disparando, o movimento que normalmente indicaria pressão vendedora revela, na verdade, uma disputa silenciosa por poder, em que papéis são utilizados como instrumento para ampliar influência na assembleia que decidirá o futuro do conselho

OFERTA PÚBLICA DE AQUISIÇÃO

Sabesp (SBSP3) quer a Emae só para si: com oferta na mesa, EMAE4 dispara até 20% fora do Ibovespa

27 de abril de 2026 - 12:25

As ações da Emae saltam após a confirmação de que a Sabesp, acionista controladora, quer adquirir a totalidade das ações por R$ 61,83 por papel

RESUMO SEMANAL

Estrangeiros de saída do Ibovespa? Bolsa cai 2,8% na semana, mas Hapvida (HAPV3) brilha e dispara 15%

25 de abril de 2026 - 11:32

Nos últimos sete pregões, o saldo do investidor estrangeiro foi de saída líquida de cerca de R$ 3 bilhões

EXPANSÃO DO PORTFÓLIO

BTG Pactual Logística (BTLG11) quer surfar a onda dos galpões logísticos e anuncia oferta de até R$ 2 bilhões; confira os detalhes da operação

24 de abril de 2026 - 15:28

Embora a captação seja de cerca de R$ 1,6 bilhão, o BTLG11, que é um dos fundos mais populares entre os investidores pessoas físicas, também informou que poderá emitir um lote adicional de até 3.902.439 de cotas

RENDA EXTRA NA CONTA

Copel (CPLE3) define data para pagar dividendos de R$ 1,35 bilhão. Quem tem direito ao pagamento?

24 de abril de 2026 - 14:30

O setor elétrico é conhecido pelo pagamento de proventos atrativos. O BTG Pactual e o Safra, por exemplo, veem a ação com bons olhos para quem busca renda extra com dividendos.

TEMPORADA DE BALANÇOS

Lucro da Usiminas (USIM5) mais que dobra e ação salta 7%; dólar fraco e ‘mix premium’ turbinam os números do 1T26

24 de abril de 2026 - 13:14

Com preços mais altos, custos menores e mix voltado ao setor automotivo, siderurgia puxa Ebitda para R$ 653 milhões, enquanto mineração segue pressionada por volumes menores

CICLOS POSITIVOS

Vacância em lajes corporativas volta ao nível pré-pandemia em São Paulo, diz BTG Pactual — mas outro setor bate recordes e rouba a cena

24 de abril de 2026 - 12:01

Apesar das projeções otimistas, o banco identifica que regiões como a Vila Olímpia devem ser impactadas pela devolução de imóveis em breve

ONDA DE AQUISIÇÕES?

A corrida pelo “ouro do século 21”: acordo bilionário de terras raras da Serra Verde pode ser apenas o começo, prevê BTG  

23 de abril de 2026 - 19:11

Para os analistas, a Serra Verde acaba de inaugurar o que deve ser uma “onda de aquisições” em solo brasileiro

ENFERRUJOU?

Itaú BBA corta preços-alvo de CSN (CSNA3) e CSN Mineração (CMIN3); entenda o principal motivo para a decisão

23 de abril de 2026 - 17:06

Para o BBA, as preocupações com a alavancagem têm pressionado o desempenho da CSN. No ano, a CMIN3 caiu 7%, enquanto a Vale (VALE3) subiu 20%

NEM PAPEL, NEM TIJOLO

FoFs roubam a cena entre FIIs e lideram retornos no último ano, mostra índice da Rio Bravo; confira o desempenho dos setores

23 de abril de 2026 - 13:21

Por contarem com ativos de crédito e de tijolo na carteira, os Fundos de Fundos tendem a ter portfólios mais defensivos em momentos de instabilidade, segundo gestora

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia