Bateu arrependimento? Lula abocanha 18% das intenções de voto de eleitores de Bolsonaro nas eleições de 2018, diz PoderData
Apesar de terem retido mais eleitores, os petistas também perderam 23% das intenções, com o presidente Jair Bolsonaro agora detendo 8% dos eleitores de Haddad há quatro anos

Quanto tempo é suficiente para se arrepender de algo? Para os 39% dos eleitores que votaram no presidente Jair Bolsonaro (hoje no PL) em 2018, quatro anos foi o bastante. De acordo com a pesquisa PoderData, pelo menos 18% das pessoas que votaram em Bolsonaro no segundo turno das últimas eleições agora votarão em Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Segundo o levantamento feito entre 8 e 10 de maio, a fatia dos bolsonaristas do segundo turno que querem repetir sua opção de voto em Jair Bolsonaro é de 61%.
Outros eleitores que elegeram o atual presidente há quatro anos dividiram seus votos em Ciro Gomes (PDT) e João Doria (PSDB), com 4% das intenções cada um, e Simone Tebet (MDB) e André Janones (Avante), ambos com 2%.
Petistas e o Lula
No caso do ex-presidente, o percentual de arrependidos é menor. Em torno de 77% dos eleitores que votaram em Fernando Haddad (PT) há quatro anos pretendem eleger Lula nas eleições de outubro.
Ou seja, 23% dos que escolheram Haddad em 2018 não devem votar em Lula neste ano. A maior fatia dos remanejados, de 8%, pretende votar no atual presidente Jair Bolsonaro.
O restante das intenções passou para os pré-candidatos André Janones, com 4%, para Ciro Gomes, com 3%, João Dória e Leonardo Péricles (UP), cada um com 1% dos votos.
Leia Também
Bolsonaro e Lula no primeiro turno das eleições
Caso as eleições fossem feitas hoje, o ex-presidente Lula estaria com uma vantagem considerável frente a Jair Bolsonaro.
Segundo o PoderData, o petista renovou a liderança das intenções de voto para o primeiro turno, com 42%. O número representa um avanço de dois pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, uma oscilação dentro da margem de erro.
Enquanto isso, o atual presidente do país permaneceu estável contra a última leitura, com 35% das intenções.
Na retaguarda, vem Ciro Gomes, com 5%, seguido por João Doria (4%), André Janones, (3%) e Simone Tebet (2%).
E no segundo turno das eleições?
A diferença entre Bolsonaro e Lula no primeiro turno é de 7 pontos percentuais, mas, na hipótese de um segundo turno entre os pré-candidatos, essa diferença aumenta ainda mais.
Se a disputa em segundo turno pelo cargo de chefe do Executivo fosse hoje, o ex-presidente sairia na frente com 49% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro contaria com 38% das intenções de voto.
O restante está dividido entre nulo ou branco, com 9% das intenções, e eleitores que ainda não definiram para quem irá seu voto, com 4%.
A margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.
Conteúdo Empiricus
Com Lula e Flávio Bolsonaro empatados, Bolsa Família pode decidir a eleição? Entenda os impactos para os seus investimentos
20 de setembro de 2026 - 11:00ELEIÇÕES 2026
Lula e Flávio Bolsonaro seguem empatados no 2º turno com distância de 2 pontos, segundo Datafolha
17 de setembro de 2026 - 19:49ELEIÇÕES 2026
Ressaca do STF: como os presidenciáveis reagiram ao dia seguinte da sessão turbulenta
16 de setembro de 2026 - 19:45UM DIA (QUASE) HISTÓRICO
Alexandre Moraes e Banco Master: um resumo sobre como acabou o julgamento do STF
15 de setembro de 2026 - 19:57ELEIÇÕES 2026
Lula amplia vantagem e volta a ficar numericamente à frente de Flávio Bolsonaro, mostra pesquisa BTG Pactual/Nexus
14 de setembro de 2026 - 9:20DE CABEÇA PARA BAIXO?
Brasil no centro e sul no topo: novos mapas-múndi lançados pelo IBGE desafiam convenções cartográficas
12 de setembro de 2026 - 14:00Conteúdo Market Makers
Eleições 2026: Rali do Ibovespa ‘voltou à mesa’ com crescimento de Bolsonaro e Cury, avalia analista
12 de setembro de 2026 - 9:00ELEIÇÕES 2026
Com vantagem menor no 1º turno, Lula vê empate técnico com Flávio Bolsonaro persistir no 2º turno, diz Datafolha
11 de setembro de 2026 - 19:32TENSÃO ESQUENTOU
Crise no STF: com julgamento de Moraes na porta, Mendonça derruba sigilo do caso Master a pedido de Fachin
11 de setembro de 2026 - 9:04ELEIÇÕES 2026
Dia quente na política: empate nas pesquisas, decisões do TSE, internação de candidato e as revelações de Augusto Cury
10 de setembro de 2026 - 19:52O DIA NA POLÍTICA
Fachin intervém para conter crise no STF e tira Moraes do inquérito das fake news
9 de setembro de 2026 - 18:36ELEIÇÕES 2026
Afastamento na PF, silêncio de Lula e reação dos presidenciáveis: o resumo político do dia
8 de setembro de 2026 - 19:50ELEIÇÕES 2026
Após crise no STF: Flávio Bolsonaro e Augusto Cury passam numericamente o presidente pela primeira vez, mostra pesquisa BTG Pactual/Nexus
8 de setembro de 2026 - 10:33ELEIÇÕES 2026
Primeira pesquisa Quaest após crise no STF mostra Lula com 36% e Flávio com 29% no 1º turno; disputa segue acirrada no 2º turno
7 de setembro de 2026 - 18:51SÍMBOLOS NACIONAIS
Dia da Independência do Brasil: a introdução desconhecida do Hino Nacional e a canção composta por D. Pedro I
7 de setembro de 2026 - 17:00Conteúdo Market Makers
Seus investimentos e patrimônio estão preparados para as Eleições 2026?
6 de setembro de 2026 - 9:00ELEIÇÕES 2026
Lula ironiza ingerência de Trump, Flávio acena a Tarcísio para 2030 e Caiado defende reforma no STF; confira o dia dos candidatos
4 de setembro de 2026 - 19:48ELEIÇÕES 2026
Datafolha: Lula lidera 1º turno e vence cenários de 2º turno, mas vê vantagem sobre Flávio Bolsonaro encurtar
3 de setembro de 2026 - 19:38O DIA NA POLÍTICA
Caso Master-Moraes segue reverberando nas eleições, a cautela de Lula e a batalha pelo voto feminino
3 de setembro de 2026 - 19:03ELEIÇÕES 2026