O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Acompanhe a cobertura ao vivo das eleições 2022 com as principais notícias sobre os principais candidatos à Presidência e nos Estados
RESUMO DO DIA: Depois de ver sua vantagem sobre Jair Bolsonaro (PL) diminuir na semana passada, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) respira um pouco na pesquisa BTG/FSB divulgada hoje.
Em busca da reeleição, o governador de Rodrigo Garcia (PSDB) prometeu nesta segunda-feira (05) dobrar a oferta de crédito a empreendedores, por meio do Banco do Povo, e juro zero ao microempreendedor individual.
“Hoje, o Banco do Povo empresta cerca de R$ 21 mil para os empreendedores do estado, vamos dobrar essa capacidade de crédito para R$ 42 mil. Também queremos dar juro zero para o MEI, desde que faça um curso de qualificação e pague suas prestações em dia”, afirmou.
Garcia participou hoje do “Seminário para Agentes e Gestores de Crédito do Banco do Povo”, realizado no Memorial da América Latina, em São Paulo.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deu hoje (5) prazo de cinco dias para partidos, coligações e o Ministério Público contestarem a candidatura de Padre Kelmon à Presidência da República.

Kelmon foi indicado pelo PTB no sábado (3) para substituir o ex-deputado Roberto Jefferson, que teve a candidatura barrada pelo tribunal. Antes da decisão, Kelmon tinha sido indicado como candidato a vice-presidente.
O prazo de contestação é uma medida de praxe da Justiça Eleitoral para dar publicidade ao novo registro e permitir que alguma causa de inelegibilidade seja comunicada ao TSE.
A candidatura de Jefferson foi impugnada pelo Ministério Público Eleitoral, que apontou a inelegibilidade dele em razão de sua condenação a sete anos de prisão, no Supremo Tribunal Federal (STF), pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, no caso do mensalão, em 2013.
O caso o enquadra na Lei da Ficha Limpa, argumentou o vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet.
A defesa de Jefferson sustentou em plenário que ele foi beneficiado por indulto presidencial em dezembro de 2015, o que teria extinguido todos os efeitos da condenação, incluindo efeitos secundários como a inelegibilidade.
O TSE entendeu que o indulto presidencial “não apaga o crime” e acrescentou haver “jurisprudência tranquila e uníssona” no sentido de que o perdão não atinge os efeitos secundários da condenação. (Agência Brasil)
As próximas pesquisas para presidente não devem indicar mudanças significativas no cenário eleitoral, que mantém o desenho da polarização entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), apesar de oscilações da distância entre ambos.
Neste momento, o que vale é observar o que as sondagens sugerem sobre a necessidade ou não de um segundo turno, afirmam os especialistas. Uma nova rodada da pesquisa Ipec deve ser divulgada na noite desta segunda-feira (05).
Marco Antônio Carvalho Teixeira, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), afirma que oscilações para cima ou para baixo do índice de intenções de voto de Lula e Bolsonaro são esperadas, mas não devem ser expressivas. É a movimentação dos outros candidatos que, segundo ele, darão pistas sobre os rumos da eleição.
“A confirmação da tendência de subida de Simone Tebet (MDB), que, ao que tudo indica, em algumas rodadas pode deixar Ciro Gomes (PDT) para trás, é uma das principais novidades que as pesquisas devem trazer nas próximas semanas”, diz.
Especialistas avaliam que o crescimento de candidatos menores pode levar a eleição para o segundo turno, mesmo que seus índices de intenção de voto continuem pequenos na comparação com os dois principais nomes da disputa.
“As pesquisas vão confirmando a forte tendência de segundo turno entre Lula e Bolsonaro”, avalia Teixeira. (Estadão Conteúdo)
Cumprindo agenda em São Paulo, o candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT) disse nesta segunda-feira (05) que, se eleito, irá enfrentar o “cartel dos bancos”.
Em entrevista coletiva numa padaria no Jabaquara, na zona sul da capital paulista, Ciro culpou os principais bancos do país pelos juros altos e disse que irá colocar a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil para “competir com os bancos privados”, barateando juros e tarifas.
“Esse é o primeiro movimento. O segundo movimento é diminuir o peso do Estado brasileiro sob a demanda de dinheiro, porque dinheiro funciona igual pão: se você tiver muita gente querendo e podendo comprar pão na mesma hora, o preço do pão tende a subir”, afirmou o candidato do PDT.
O candidato à presidência, Ciro Gomes (PDT), descartou nesta segunda-feira (05) apoiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em um eventual segundo turno com o presidente Jair Bolsonaro (PL).
“Eu passo uma campanha inteira dizendo que o PT virou uma organização criminosa, eles me insultam, me agridem e depois esperam que eu apoie ele [Lula] no segundo turno, sabe como é? Nunca mais, Juvenal”, disse Ciro em entrevista à Jovem Pan.
Lula, no entanto, acreditava no apoio do pedetista. No debate do dia 28 de agosto, na Band, ele sinalizou disposição em conversar com Ciro Gomes sobre o assunto.
“Então, é o seguinte, eu espero que o Ciro nessas eleições não vá para Paris. Eu espero que o Ciro fique aqui no Brasil, que a gente sente para conversar e possa construir a verdadeira aliança política que ele sabe que vai ser construída”, disse Lula na ocasião.
No segundo turno das eleições de 2018, o pedetista teria viajado para Paris para não votar em Fernando Haddad (PT).
Na entrevista de hoje para a Jovem Pan, Ciro não poupou os líderes das pesquisas de intenção de voto.
“Lula tinha filho ladrão, Bolsonaro tem filho respondendo por causa de corrupção”, afirmou.
Segundo ele, com esses escândalos, o Executivo fica na mão do Judiciário, o que causou uma “disfuncionalidade institucional”.
A candidata do MDB à presidência, Simone Tebet, comemorou o avanço nas pesquisas de intenção de voto e disse que os eleitores que não querem a reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL) têm a terceira via como opção.
“O voto útil somos nós. Aqueles que não querem a reeleição do presidente Bolsonaro já podem apostar na terceira via, porque as pesquisas já mostram que todos nós ganhamos, no segundo turno, do atual presidente da república”, afirmou ela durante visita à uma cooperativa de reciclagem de materiais, em São Paulo.
O presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, comemorou o avanço da senadora Simone Tebet (MDB) na pesquisa do Instituto FSB, encomendada pelo BTG Pactual, e falou que quanto mais ela ficar conhecida, mais ela avançará nas intenções de voto.
Utilizando a hashtag “SimoneTaSubindo”, Rossi publicou uma mensagem no Twitter falando da competitividade de Simone Tebet.
#SimoneTaSubindo @simonetebetbr foi a única candidata competitiva que ganhou votos na última pesquisa FSB/BTG.
Quanto mais ela for conhecida, mais irá crescer, pois é a melhor opção. https://t.co/JKR5z63HLg
— Baleia Rossi (@Baleia_Rossi) September 5, 2022
O levantamento divulgado nesta segunda-feira (05) aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança com 42% das intenções de voto, seguido pelo atual chefe do Palácio do Planalto,, Jair Bolsonaro (PL), com 34%.
Já Ciro Gomes foi a 8%, 1 ponto a menos que os 9% da pesquisa da semana passada, e Tebet registrou 6%, 2 pontos a mais do que os 4% na amostra anterior.
O crescimento da candidata, que empata tecnicamente com Ciro Gomes no limite de margem de erro ocorre na semana seguinte ao debate presidencial organizado pela Band, no qual ela foi considerada por especialistas a grande vencedora.
A Executiva Nacional do PTB anunciou hoje que seu atual candidato a vice-presidente, Padre Kelmon Luís, irá substituir Roberto Jefferson na posição de candidato à Presidência da República pelo partido. Para compor a chapa, o Pastor Luiz Cláudio Gamonal será o vice-presidente.
A decisão foi tomada depois de o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ter barrado a candidatura do ex-deputado Roberto Jefferson (PTB).
O motivo da impugnação é a inelegibilidade do candidato até dezembro de 2023, uma vez que foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por corrupção passiva e lavagem de dinheiro em 2013, no caso do mensalão.
Em nota, o PTB caracteriza o Padre Kelmon como um “homem cristão, conservador e de direita, que sempre se dedicou à igreja e ao combate da esquerda” no País, além de ter ajudado a criar o Movimento Cristão Conservador.
Somente um candidato à Presidência da República tem motivos para comemorar o resultado da mais recente edição da pesquisa do Instituto FSB, encomendada pelo banco BTG Pactual.
Estamos falando de Simone Tebet (MDB). Enquanto seus adversários oscilaram negativamente, ela foi a única candidata a crescer nas intenções de voto em primeiro turno.
Nos cenários de segundo turno explorados no levantamento, a emedebista viu diminuir a desvantagem para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ultrapassou Jair Bolsonaro, construindo sobre ele uma dianteira fora da margem de erro.
Ainda assim, é preciso ir devagar com o andor.
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manteve a vantagem de 13 pontos sobre Jair Bolsonaro (PL) em um eventual segundo turno, de acordo com a rodada mais recente da pesquisa BTG/FSB.
O petista subiu 1 ponto percentual, com 53% das intenções de voto no segundo. O presidente também oscilou 1 ponto para cima e agora tem 40%.
Lula também vence os cenários de um segundo turno contra Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB), mas agora com uma diferença menor, de acordo com a pesquisa. Já Bolsonaro perde para ambos os postulantes da chamada “terceira via” em um eventual segundo turno, ainda segundo o levantamento.
A rodada mais recente da pesquisa BTG/FSB mostrou uma interrupção na tendência da redução da diferença entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL).
Ambos os candidatos oscilaram dentro da margem de erro de 2 pontos percentuais, mas tiveram queda nas intenções de voto. Lula caiu de 43% para 42%, enquanto que Bolsonaro passou de 36% para 34%. Desta forma, a diferença entre os dois subiu 1 ponto na comparação com o levantamento anterior.
A pesquisa mostrou ainda uma nas intenções de voto de Simone Tebet (MDB), que agora está tecnicamente empatada com Ciro Gomes (PDT). Veja os números abaixo:

Confira a agenda dos candidatos à Presidência da República nesta segunda-feira, 5 de setembro.
Jair Bolsonaro (PL), José Maria Eymael (DC), Léo Péricles (UP) e Sofia Manzano (PCB) não divulgaram agenda pública para hoje.
Depois de ver sua vantagem sobre Jair Bolsonaro (PL) diminuir na semana passada, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) respira um pouco na pesquisa BTG/FSB divulgada hoje.
No mesmo levantamento, Simone Tebet (MDB) voltou a crescer e aproximou-se de Ciro Gomes (PDT) na disputa pelo terceiro lugar.
Confira a seguir os números da edição mais recente da BTG/FSB:
Decisão correspondeu às expectativas do mercado e surpreendeu com sinalização direta sobre o início dos cortes
Enquanto a Legacy defende corte imediato de 0,25 ponto nos juros, Genoa alerta para o risco de o Banco Central repetir erros do passado
Cidade brasileira aparece entre os destinos mais reservados para 2026, atrás apenas de Paris e Bangkok, segundo levantamento da eDreams ODIGEO
Na Ilha de Itamaracá, duas mulheres recolheram cerca de 8 mil garrafas de vidro abandonadas nas praias e a transformaram em lar
Levantamento mostra que os imóveis comerciais lideraram as taxas de inadimplência, com média de 4,84%
Mega-Sena não sai desde a Mega da Virada. Lotofácil acumula pela primeira vez na semana. +Milionária promete o maior prêmio desta quarta-feira (28).
O ex-diretor do Copom espera que um primeiro corte venha em março ou abril, quando a expectativa de inflação futura chegar, enfim, aos 3%
Para Bruno Serra e Rodrigo Azevedo, o país entrou na fase decisiva em que promessas já não bastam: o ajuste fiscal precisará acontecer, de um jeito ou de outro
Dólar, juros e eleição entram no radar do gestor do lendário fundo Verde para proteger a carteira
A grande maioria dos agentes financeiros espera a manutenção dos 15% nesta semana, mas há grandes nomes que esperam um primeiro ajuste nesta quarta-feira
Enquanto o Banco Master caminhava para o colapso, Daniel Vorcaro manteve uma rotina de luxo que incluiu jatos particulares e uma festa de R$ 15 milhões para sua filha de 15 anos
Depois de a Lotofácil e a Dupla Sena terem feitos novos milionários, a Mega Sena tem prêmio estimado em R$ 92 milhões hoje
As empresas começam a divulgar os resultados na próxima semana e, como “esquenta”, a Vale (VALE3) publica hoje seu relatório de produção e vendas
Empresas de laticínios estão recolhendo lotes de fórmulas infantis à medida que cresce a preocupação de contaminação por toxina
Calendário de fevereiro 2026 mostra que o Carnaval não é feriado nacional, mas estados e municípios podem decretar folga para trabalhadores
Primeiro hotel de alto padrão da capital federal, o Torre Palace nasceu como símbolo de sofisticação, mas afundou em disputa familiares
Em 2026, com apenas três semanas, o ouro já acumula valorização de 17%
Medida vale para Lima e Callao e prevê multas, pontos na carteira e até apreensão do veículo em meio ao estado de emergência no país
Executivos do Master e do BRB, empresários e ex-dirigentes prestam depoimento à Polícia Federal nesta semana. O que está em jogo?
A estimativa da prefeitura de Congonhas, cidade vizinha também afetada pelo vazamento, é que foram derramados 200 mil m³ de água e lama; incidente ocorreu no aniversário de sete anos do rompimento de barragem em Brumadinho
Avanço da inteligência artificial eleva investimentos e pressiona debate sobre governança, riscos sistêmicos e atuação do Banco Central
Fundo imobiliário negocia com 15% de desconto e pode se beneficiar da retomada dos FIIs de tijolo