🔴 COPOM À VISTA: RECEBA EM PRIMEIRA MÃO 3 TÍTULOS PARA INVESTIR APÓS A DECISÃO – ACESSE GRATUITAMENTE

Seu Dinheiro

Seu Dinheiro

No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.

ELEIÇÕES 2022

Empate técnico? Lula e Bolsonaro aparecem no limite da margem de erro na pesquisa Datafolha — entenda o que fez o presidente avançar

Levantamento foi realizado depois do debate de domingo (16) na Band, o primeiro confronto televisionado do segundo turno, e também após declarações polêmicas do atual chefe do Executivo sobre as meninas venezuelanas

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
19 de outubro de 2022
19:06 - atualizado às 19:12
Luiz Inácio Lula da Silva veste terno cinza escuro e camisa azul jeans. Ele encara Bolsonaro, que veste terno e grata cinza em montagem.
O ex-presidente Jair Bolsonaro e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Imagem: Ricardo Stuckert-Flickr Lula Oficial / Alan Santos-PR / Montagem Brenda Silva

No futebol, dependendo da situação, o empate pode ser uma vitória. Na política, o mesmo paralelo pode ser feito. Se considerarmos que o presidente Jair Bolsonaro (PL) tinha chance de perder a corrida ao Palácio do Planalto logo no primeiro turno, o resultado da pesquisa Datafolha desta quarta-feira (19) pode ser considerado uma recuperação na reta final do campeonato. 

O levantamento mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda lidera a disputa, com 49% das intenções de voto contra 45% do rival. Mas, considerando o limite da margem de erro, os dois aparecem agora tecnicamente empatados. 

A amostra indica ainda que ambos têm pouca margem de manobra com os indecisos, que somam 1% — deixando como a principal opção a virada de votos. Os brancos e nulos totalizaram 4%. 

Na comparação com o levantamento anterior, do dia 14 de outubro, Lula manteve os mesmos 49%, enquanto Bolsonaro avançou um ponto. 

Na contagem dos votos válidos — tirando da conta os brancos, nulos e indecisos — o petista aparece com 52% contra 48% do atual chefe do Executivo. 

No primeiro turno, Lula obteve 57,2 milhões de votos válidos, ou 48,43% do contabilizado pela Justiça Eleitoral. Bolsonaro ecebeu 51 milhões de votos, ou 43,20% do total.

Leia Também

O Datafolha ouviu 2.912 pessoas em 181 municípios de segunda-feira (17) até quarta-feira (18). A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos.

O que explica a oscilação de Bolsonaro? 

A oscilação para cima, dentro da margem de erro, de Bolsonaro se mostra mais acentuada no Sudeste, a região mais populosa e com 43% do eleitorado.

Nela, o presidente oscilou de 48% na semana passada para 50% agora, enquanto o petista oscilou de 44% para 43%. 

Não à toa as duas campanhas têm focado nos três maiores colégios eleitorais do país: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, respectivamente.

Já na sua fortaleza regional, o Nordeste, Lula manteve a ampla vantagem sobre o rival, passando de 68% para 67%, enquanto o presidente foi de 27% para 29%. 

A região é a segunda mais populosa do país, com 27% do eleitorado.

Debate e polêmicas

A pesquisa do Datafolha ocorreu após o debate entre Lula e Bolsonaro realizado na Band no domingo (16).

O confronto foi marcado pela troca de acusações que pauta a campanha do segundo turno, embora em tom relativamente comedido na comparação com o que se vê nas redes sociais e na propaganda de rádio e TV.

Outro episódio marcante desta etapa foi a sequência de falas de Bolsonaro sobre meninas venezuelanas que ele abordou no entorno de Brasília.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acabou por proibir Lula de usar o episódio na campanha, mas o petista ecoou nas redes sociais e disse em entrevista que o presidente "se comporta como um pedófilo".

Até aqui, no entanto, Bolsonaro tem passado ileso, de acordo com as pesquisas — e não é à toa. 

O  presidente lançou uma ofensiva adicional para tentar cooptar o eleitorado que ganha até 2 salários mínimos, no qual Lula reina, ofertando um adiantamento de recursos do FGTS ainda não recebidos pelo trabalhador para uso em casa própria.

Outros recortes da pesquisa

Bolsonaro segue liderando o índice de rejeição, com metade (50%) dos brasileiros dizendo que não votam no presidente de jeito nenhum, enquanto 46% dizem o mesmo sobre o petista. 

Já a reprovação do governo é de 39% enquanto 38% aprovam a gestão. Outros 22% dos entrevistados dizem que Bolsonaro faz uma condução regular.

O número de pessoas certas do voto oscilou positivamente um ponto e chega aos 94%. Apenas 6% dizem que a decisão ainda pode mudar. Outros 94% dizem que irão votar em Lula, enquanto 95% selaram a escolha por Bolsonaro.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
AGORA É PRA VALER

Mudança nos concursos públicos: Lula sanciona lei que amplia cotas; entenda como as novas regras funcionam

4 de junho de 2025 - 17:50

Novo percentual incidirá sobre total de vagas dos processos seletivos para cargos efetivos e temporários da administração pública federal

FORAGIDA

Alexandre de Moraes manda prender Carla Zambelli após saída da deputada do Brasil; entenda o caso

4 de junho de 2025 - 15:44

Procuradoria-Geral da República pediu a prisão preventiva na noite de terça-feira (3)

CIDADÃ ITALIANA

Carla Zambelli sai do Brasil dias após STF condenar a deputada à prisão por dez anos; entenda o caso 

3 de junho de 2025 - 15:55

Zambelli foi para a Europa, onde diz ter cidadania, e afirmou que pedirá licença do mandato de deputada federal

NOVA ROTA

Haddad fala em ‘sugestão estrutural’ como alternativa ao aumento do IOF após negociações com o Congresso

2 de junho de 2025 - 14:44

Alternativas ao aumento do IOF incluem a revisão de benefícios fiscais e a parceria com legislativo para fortalecer a arrecadação

ELEIÇÕES NO HORIZONTE

Desaprovação ao governo Lula atinge o maior nível da série e coloca em risco reeleição do presidente, segundo pesquisa do AtlasIntel

30 de maio de 2025 - 16:48

O levantamento é o primeiro do instituto após as fraudes do INSS e do aumento do IOF

EMBATES POLÍTICOS

Plano alternativo ao IOF deve “evitar gambiarras” e Lula precisa entrar na negociação, diz Hugo Motta

29 de maio de 2025 - 18:30

Presidente da Câmara afirmou que o Brasil está cansado de tantos impostos e que se a equipe econômica não resolver, o Congresso irá

CONTANDO OS DIAS

Há ‘fortes indícios’ de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura

23 de maio de 2025 - 18:52

Brasil já entrou no período de vazio sanitário, em que contabiliza 28 dias sem novos casos para voltar ao status de “livre de gripe aviária”

AGROFORUM 2025

“Se fizer o dever de casa e sinalizar um ajuste fiscal, imediatamente a economia melhora”, diz Mansueto Almeida

22 de maio de 2025 - 17:46

Economista-chefe do BTG Pactual acredita que com sinais claros de responsabilidade fiscal e controle de gastos, juros e inflação no país teriam espaço para cair rapidamente

RESSARCIMENTO

Fraude no INSS: descontos indevidos já comunicados somam R$ 1 bilhão em devoluções; governo amplia atendimento com os Correios

22 de maio de 2025 - 16:26

Em entrevista coletiva, presidente do INSS falou sobre os ressarcimentos e confirmou parceria com os Correios para atendimento presencial a partir do dia 30

SETOR DE ENERGIA

Lula assina MP que deixa conta de luz mais cara para a classe média e amplia isenção para baixa renda; veja como vai ficar

21 de maio de 2025 - 19:09

Texto, que ainda pode sofrer mudanças no Congresso, também amplia o mercado livre de energia e reduz subsídios para fontes renováveis

MUDANÇA À VISTA

Comissão do Senado aprova fim da reeleição para cargos do Executivo e aumenta mandatos para 5 anos

21 de maio de 2025 - 14:28

Agora, o texto segue para análise do plenário do Senado

PROGRAMAS SOCIAIS

Conta de luz deve ficar mais cara, mas não para todos — projeto do governo prevê isenção para baixa renda e aumento para classe média, diz jornal 

20 de maio de 2025 - 18:46

Reforma do setor elétrico tem como objetivo ampliar os beneficiados pela tarifa social, mas custo excedente recairá sobre demais clientes residenciais e pequenos comerciantes

ÔNUS DA PROVA

Fraude do INSS: ação pede fim de regra que transfere ‘prova diabólica’ a aposentados

20 de maio de 2025 - 14:49

Segundo o documento, a Instrução Normativa PRES/INSS nº 186/2025 fragiliza aposentados e pensionistas ao inverter o ônus da prova, transferindo aos beneficiários a responsabilidade de comprovar os descontos indevidos

GRIPE AVIÁRIA

Exportações de frango na berlinda: Brasil mira retomar exportações em 28 dias

19 de maio de 2025 - 13:56

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, destacou que, mesmo com a retomada do status de livre de gripe aviária, a normalização das exportações de carne de frango será gradual
Agência Brasil

CALENDÁRIO DE RESSARCIMENTO

INSS vai devolver R$ 292,6 milhões entre maio e junho; veja datas de pagamento

13 de maio de 2025 - 16:58

O valor a ser restituído corresponde às mensalidades de associações e sindicatos descontadas indevidamente em abril; a consulta pode ser feita pelo app Meu INSS ou pelo telefone 135

HABLOU MESMO

Dedo na cara: a nova crítica de Lula a Trump após viagem à Rússia e encontro com Putin

10 de maio de 2025 - 14:01

O presidente brasileiro deixou Moscou neste sábado (10) rumo a outro destino que deve desagravar bastante o republicano: a China

QUEM VAI PAGAR A CONTA?

Governo vai usar dinheiro da União para ressarcir os aposentados que sofreram com golpe no INSS? Haddad responde quem vai pagar a conta

9 de maio de 2025 - 11:09

Em evento na B3, o ministro da Fazenda disse que o governo federal já tomou as primeiras medidas para captar recursos para ressarcir os aposentados

FECHANDO O ROMBO

Como vai funcionar o ressarcimento após a fraude do INSS: governo detalha plano enquanto tenta preservar a imagem de Lula

8 de maio de 2025 - 17:06

O presidente do INSS, Gilberto Waller, informou que o órgão deve notificar prejudicados na próxima terça-feira (13), mas a data de início dos pagamentos ainda segue pendente

POLÊMICA À VISTA

Governo pode usar recursos do Tesouro para bancar fraude do INSS? Veja o que já se sabe até agora

7 de maio de 2025 - 16:09

A estimativa é que cerca de 4,1 milhões de beneficiários do INSS tenham sido atingidos por descontos indevidos, com prejuízo de até R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024

8 DE JANEIRO

Entenda por que Bolsonaro pode se beneficiar se ação penal de Ramagem for suspensa no caso da tentativa de golpe de Estado

1 de maio de 2025 - 9:46

Câmara analisa pedido de sustação da ação contra o deputado Alexandre Ramagem; PL, partido de Bolsonaro, querem anulação de todo o processo

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar