Depois de entregar um balanço que não atendeu às expectativas do mercado e gerou fortes quedas nas ações, a Yduqs (YDUQ3) anunciou nesta segunda-feira (21) a aprovação de um novo programa de recompra.
Serão recompradas até 20,5 milhões de ações ordinárias da companhia, o que equivale a aproximadamente 6,63% do total de ações já emitidas pela empresa e a 10% dos papéis que estarão em circulação pelo mercado depois da aquisição, de 301.002.230 ativos.
O programa teve início nesta segunda-feira (21) e poderá ser estendido por 18 meses, até 21 de setembro de 2023.
Para que serve a recompra de ações?
Existem diversos motivos que levam uma empresa como a Yduqs a aprovar um programa de recompras como esse. Entre eles, estão:
- A empresa acredita que suas ações estão baratas ou mal avaliadas pelo mercado;
- A companhia precisa distribuir ações aos executivos como bônus e não quer emitir novos papéis;
- Ela quer gerar valor ao acionista que continua em sua base, apesar da instabilidade do mercado.
Para onde vão as ações recompradas?
Quando uma companhia recompra suas ações em programas como esse, os papéis deixam de circular na bolsa de valores e passam a ser mantidos em tesouraria.
A empresa informou que o objetivo da compra é a permanência em tesouraria, cancelamento ou eventual alienação dos ativos no mercado. Hoje, a Yduqs possui 6.968.060 ações em tesouraria.
Além disso, o novo programa pode destinar os papéis para executivos em planos de incentivos.
- IMPORTANTE: liberamos um guia gratuito com tudo que você precisa para declarar o Imposto de Renda 2022; acesse pelo link da bio do nosso Instagram e aproveite para nos seguir. Basta clicar aqui
Retorno ao acionista da Yduqs
A Yduqs informou que quer maximizar a geração de valor para os seus acionistas, e a recompra é uma das maneiras que uma empresa pode escolher para dar retorno para o seu investidor.
É diferente da distribuição de proventos, por exemplo, que proporciona retorno por meio do pagamento de dividendos e juros sobre capital próprio ao invés da valorização das ações, como na recompra.
Vale lembrar que, por outro lado, a recompra de ações faz com que os papéis percam liquidez na bolsa, uma vez que menos ações são negociadas.
Yduqs (YDUQ3) na B3
Após duas quedas consecutivas na bolsa, as ações da Yduqs tiveram um salto no último pregão da semana passada e dispararam mais de 11%, cotadas a R$ 17,57 no final da sessão.
Apesar do desempenho positivo na sexta-feira (18), considerado um dia de correção para os papéis, YDUQ3 ainda registra perdas superiores a 14% no acumulado de 2022. Em 12 meses, a desvalorização chega a 36,64%.