Quem acompanha o mercado de criptomoedas sabe que a experiência é parecida com andar de montanha-russa. Para aguentar os “sobes e desces” das moedas, é preciso ter um estômago forte, já que as cotações podem disparar ou derreter em segundos pela influência de pequenas coisas — como, por exemplo, por certos tweets.
Claro que falar em tweet certamente já te lembra de Elon Musk, o excêntrico bilionário entusiasta do mercado cripto que já provou diversas vezes sua capacidade de mexer com o desempenho dos ativos digitais.
E, como uma boa celebridade cheia de dinheiro e excentricidades, seu meio de comunicação favorito não são entrevistas ou documentos oficiais, mas sim o Twitter.
Em seu mais recente exemplo de influência sobre criptomoedas, a Dogecoin (DOGE) foi a escolhida da vez pelo bilionário para brincar.
Certamente não é de hoje o interesse de Musk pela ‘memecoin’ — não sei se você lembra, mas o CEO da Tesla até mesmo se autointitulou “DogeFather”, que literalmente significa “pai da Doge”.
Novo tweet sobre a dogecoin
No último domingo, a escritora Johnna Crider, que diz acreditar na “missão da Tesla”, sugeriu no Twitter que as lojas da SpaceX e Starlink começassem a aceitar a Dogecoin como forma de pagamento.
O homem mais rico do mundo não demorou para responder o tweet — sem nem utilizar palavras, apenas comentando um emoji piscando —, o que levantou as especulações do mercado.
Pouco tempo depois, o cofundador da criptomoeda, Billy Markus, twittou um print da conversa entre Johnna e Musk, com a legenda "Eu quero comprar um modelo de foguete com dinheiro de cachorro”.
Reação da criptomoeda-meme
Musk sabe bem da influência que exerce sobre o mercado de criptomoedas, que reage a cada um se seus tweets. Depois de sua resposta à Johnna, a Dogecoin teve fortes quedas.
Vale lembrar que o desempenho negativo da memecoin não se deve só aos comentários do bilionário. Hoje, as principais criptomoedas operam no vermelho, com Bitcoin (BTC), Ethereum (ETH), Solana (SOL) e Cardano (ADA) recuando.
Por volta das 13h04, a Dogecoin caía 1,51%, cotada a US$ 0,1472. Já o volume de negociação teve quedas drásticas, com baixa de quase 22% em 24 horas.
- GUIA PARA BUSCAR DINHEIRO: baixe agora o guia gratuito com 51 investimentos promissores para 2022 e ganhe de brinde acesso vitalício à comunidade de investidores Seu Dinheiro
Musk e Doge, um relacionamento de longa data
Os comentários de Elon Musk sobre a maior moeda meme acontecem há bastante tempo, com indícios de que a sua montadora Tesla passaria a aceitar DOGE como forma de pagamento.
No começo do ano, o mercado começou a especular a aceitação da criptomoeda, que foi confirmada pelo fundador da Tesla através de um tweet em meados de janeiro. Na época, o presidente da fabricante de veículos elétricos escreveu “Produtos Tesla podem ser comprados com Dogecoin”.
Mas você não pode, por exemplo, comprar um carro elétrico com a moeda. Até agora, a forma de pagamento é aceita somente para alguns produtos da companhia, como:
- O Cyberquad, quadriciclo elétrico para crianças;
- Uma fivela de cinto à moda texana da Tesla;
- Um “ciberapito” da Tesla;
- Uma caneca da Tesla, mas apenas para o público do Reino Unido.