🔴 JÁ SE IMAGINOU FAZENDO 35 OPERAÇÕES POR MÊS NA BOLSA, EM MÉDIA? CONHEÇA O QUICK TRADE – CLIQUE AQUI

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

NOVO ACIONISTA

Itaú (ITUB4) investe R$ 4,1 bilhões na Cosan Nove, dona de 39% do capital da Raízen (RAIZ4)

O Itaú será dono de 27% da Cosan Nove e, com isso, passará a deter, de maneira indireta, pouco mais de 10% do capital da Raízen (RAIZ4)

Caminhão da Raízen
Caminhão da Raízen. - Imagem: Divulgação

A Raízen (RAIZ4) tem um novo acionista de peso: o Itaú (ITUB4). O banco acertou um aporte de R$ 4,1 bilhões na Cosan Nove — uma subsidiária da Cosan (CSAN3) que concentra 39% do capital da empresa sucroalcooleira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A operação faz parte das inúmeras movimentações corporativas e societárias relacionadas a uma das aquisições mais impactantes do mercado brasileiro em 2022: a compra de 4,9% da Vale (VALE3) pela Cosan, em outubro. E um dos passos na arquitetura dessa transição era a criação de um veículo que passasse a concentrar parte das ações da Raízen.

Pois bem, o capital detido pela Cosan foi dividido em duas partes: 5% continuam sendo detidos diretamente pelo conglomerado, enquanto outros 39% ficaram com a subsidiária. O Itaú, por sua vez, comprou 27% da Cosan Nove, e, com isso, passará a ser dono, de maneira indireta, de pouco mais de 10% da Raízen. Veja o esquema abaixo:

Shell e Cosan Nove são as principais acionistas da Raízen (RAIZ4); 12% das ações estão em livre circulação no mercado

Raízen (RAIZ4): como fica a estrutura?

A Shell, outra acionista de referência da Raízen, não teve sua participação alterada, permanecendo com 44% do capital da companhia; outros 12% continuam em livre negociação no mercado.

Itaú e Cosan firmaram um acordo de acionistas para estabelecer as regras de governança aplicáveis à subsidiária; em nota, o conglomerado informa que a operação não interfere em seus direitos políticos como co-controladora da Raízen — os termos pré-determinados com a Shell, assim, seguem inalterados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Agência do Banco Bradesco (BBDC4) | Dividendos 22 de outubro de 2026 - 18:07
22 de outubro de 2026 - 17:58
weg ação wege3 22 de outubro de 2026 - 17:18
Prédio da JBS (JBSS3) 22 de outubro de 2026 - 14:22
Fachada da sede da Bradsaúde (SAUD3), na Avenida Paulista, em São Paulo. 22 de outubro de 2026 - 13:03
B3, bolsa de valores, ações, mercados. 21 de outubro de 2026 - 16:23
weg wege3 ações balanço 21 de outubro de 2026 - 14:19
Fachada da sede da Bradsaúde (SAUD3), na Avenida Paulista, em São Paulo. 21 de outubro de 2026 - 11:13
Fachada da unidade Vamos Seminovos, com estrutura moderna em vermelho e cinza, dedicada à venda de caminhões e máquinas usadas do Grupo Vamos, sob céu azul e dia ensolarado. 20 de outubro de 2026 - 18:45
Fachada do Banco Inter. 20 de outubro de 2026 - 16:25
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar