O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
O Itaú será dono de 27% da Cosan Nove e, com isso, passará a deter, de maneira indireta, pouco mais de 10% do capital da Raízen (RAIZ4)

A Raízen (RAIZ4) tem um novo acionista de peso: o Itaú (ITUB4). O banco acertou um aporte de R$ 4,1 bilhões na Cosan Nove — uma subsidiária da Cosan (CSAN3) que concentra 39% do capital da empresa sucroalcooleira.
A operação faz parte das inúmeras movimentações corporativas e societárias relacionadas a uma das aquisições mais impactantes do mercado brasileiro em 2022: a compra de 4,9% da Vale (VALE3) pela Cosan, em outubro. E um dos passos na arquitetura dessa transição era a criação de um veículo que passasse a concentrar parte das ações da Raízen.
Pois bem, o capital detido pela Cosan foi dividido em duas partes: 5% continuam sendo detidos diretamente pelo conglomerado, enquanto outros 39% ficaram com a subsidiária. O Itaú, por sua vez, comprou 27% da Cosan Nove, e, com isso, passará a ser dono, de maneira indireta, de pouco mais de 10% da Raízen. Veja o esquema abaixo:

A Shell, outra acionista de referência da Raízen, não teve sua participação alterada, permanecendo com 44% do capital da companhia; outros 12% continuam em livre negociação no mercado.
Itaú e Cosan firmaram um acordo de acionistas para estabelecer as regras de governança aplicáveis à subsidiária; em nota, o conglomerado informa que a operação não interfere em seus direitos políticos como co-controladora da Raízen — os termos pré-determinados com a Shell, assim, seguem inalterados.
O QUE PREOCUPA?
MERCADO IMOBILIÁRIO
TÁBUA DE SALVAÇÃO CARA
HORA DE FUGIR?
ALERTA
COMENDO PELAS BEIRADAS?
COMBUSTÍVEIS
LUXO NA CARTEIRA
VIRADA DE CHAVE
DE VOLTA AO JOGO
INTERESSADAS
DINHEIRO PARA O ACIONISTA
QUEM LEVA A MELHOR?
QUEM AGUENTA O TRANCO?
MENOR E MAIS EFICIENTE
A ‘JOIA’ DA COSAN
FATIOU A EMPRESA
TRANSFORMANDO TERRA EM CAIXA
NOVO REVÉS
REESTRUTURAÇÃO