🔴 ÚLTIMO DIA: FAÇA PARTE DA PRIMEIRA TURMA DA ESPECIALIZAÇÃO EXECUTIVA EM IA –  QUERO PARTICIPAR

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

Queda de braço

Petrobras (PETR4) é intimada em processo que tenta anular nomeação de Caio Paes de Andrade à presidência da estatal

Processo que tenta anular decisão do conselho da Petrobras que elegeu Paes de Andrade é de autoria da Anapetro e do senador Jean Paul Prates

Caio Paes de Andrade, indicado a presidência da Petrobras (PETR3;PETR4)
Caio Mário Paes de Andrade, presidente da Petrobras - Imagem: Montagem / Divulgação

A Petrobras (PETR4) comunicou nesta segunda-feira (22) que foi intimada a se defender numa ação movida por representantes de acionistas minoritários contra a nomeação de Caio Paes de Andrade para a presidência da estatal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com a Petrobras, o juízo determinou a intimação da empresa no dia 11 de agosto para que ela ofereça sua defesa prévia antes de apreciar o pedido de liminar.

O processo é de autoria de Mário Dal Zot, presidente da Anapetro (Associação Nacional dos Petroleiros Acionistas Minoritários da Petrobras) e do senador Jean Paul Prates, do PT-RN.

Leia também: Putin dá xeque-mate na Europa e faz Reino Unido atuar com urgência — a terra da Rainha pede ‘socorro’ do outro lado do mundo; descubra o que está em jogo

Na semana passada, a Anapetro havia tentado suspender a assembleia geral extraordinária que aprovaria os novos membros do conselho de administração da Petrobras, mas teve o pedido negado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, a assembleia aconteceu na última sexta-feira (19) e culminou com a eleição, inclusive, dos dois nomes indicados pela União que haviam sido rejeitados pelo Comitê de Elegibilidade (Celeg) da companhia por conflito de interesses.

Leia Também

RENDA PASSIVA

Quem mais pagou dividendos em 2026? Veja o ranking das 10 maiores pagadoras no 2º trimestre

ESTRATÉGIA DO GESTOR

Nem Tesouro IPCA+, nem crédito: aposta de Stuhlberger agora está na bolsa

FUP também deve mover ação contra Petrobras

Além da Anapetro, a Federação Única dos Petroleiros (FUP) já havia informado na semana passada que recorrerá à Justiça e à CVM para tentar anular o resultado da assembleia.

"O desrespeito à Lei das Estatais, o descaso com a governança corporativa e o abuso de direito do acionista majoritário ficaram escancarados na Assembleia Geral Extraordinária (AGE) da Petrobras realizada nesta sexta-feira", disse a FUP em nota.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
3 de setembro de 2026 - 16:48
Ações do mês | ação JBS JBSS3 3 de setembro de 2026 - 6:02
Armazém de varejo cheio de prateleiras com caixas de papelão e pacotes. 2 de setembro de 2026 - 14:41
Unidade da Ambipar (AMBP3) 1 de setembro de 2026 - 10:15
Gráfico de ações e bandeira do Brasil para representar a bolsa brasileira 1 de setembro de 2026 - 7:08
31 de agosto de 2026 - 17:45
B3, bolsa de valores, ações, mercados. 31 de agosto de 2026 - 16:42
28 de agosto de 2026 - 19:20
Imagem com a bandeira do Brasil ao fundo e um gráfico vermelho com números e uma seta apontando para baixo representando a queda do ibovespa 27 de agosto de 2026 - 17:01
Luiz Inácio Lula da Silva e Flávio Bolsonaro eleições 27 de agosto de 2026 - 15:31
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar