O melhor time de jornalistas e analistas do Telegram! Inscreva-se agora e libere a sua vaga

2022-04-29T10:39:16-03:00
Liliane de Lima
É repórter do Seu Dinheiro. Jornalista formada pela PUC-SP.
MAL ENTROU E JÁ SAIU

McPicanha fora do cardápio: McDonald’s decide tirar linha de sanduíches dos restaurantes brasileiros

O McDonald’s anunciou a retirada dos sanduíches após repercussão negativa pela ausência de picanha no McPicanha

29 de abril de 2022
10:39
propaganda enganosa do McDonald's sobre o McPicanha; mcdonalds
Apresentação dos novos sanduíches em peça publicitária - Imagem: Reprodução/McDonald's

Enquanto ninguém sabia que o McPicanha não continha picanha, tudo ia muito bem. Bastou vir à tona a denúncia de que o lanche não contém o corte preferido dos churrasqueiros de fim de semana e o McDonald’s apressou-se em retirar o item do cardápio.

Ontem, a história do McPicanha sem picanha ganhou espaço no noticiário depois da denúncia de possível propaganda enganosa por uma página de resenhas gastronômicas no Instagram.

Hoje, depois de admitir que o McPicanha não leva nada além de um molho com o sabor do corte bovino, o McDonald’s anunciou a retirada da nova linha de sanduíches de suas lojas no Brasil.

Diante da repercussão negativa, o McDonald’s também interrompeu a veiculação das peças publicitárias sobre a nova linha de lanches dos meios de comunicação e das redes sociais.

Veja a íntegra da nota do McDonald’s

A partir desta sexta-feira (29), estamos retirando do cardápio os dois sanduíches da linha “Novos McPicanha”, em todos os restaurantes no país. Esclarecemos que a plataforma recém-lançada denominada “Novos McPicanha” teve esse nome justamente para proporcionar uma nova experiência ao consumidor com o exclusivo molho sabor picanha, uma nova apresentação e um hambúrguer diferente em composição e em tamanho (100% carne bovina, produzida com um blend de cortes selecionados e no maior tamanho oferecido pela rede atualmente). Pedimos desculpas se o nome escolhido gerou dúvidas e informamos que estamos avaliando os próximos passos.

Em comunicado anterior, a rede já havia lamentado a respeito da “falha de comunicação” dos novos produtos, por ter gerado dúvidas ao consumidor.

Ainda ontem, o Procon do Distrito Federal proibiu a venda o McPicanha nas lojas, após denúncia de um consumidor.

O órgão brasiliense afirmou, em nota, que “na publicidade não há informação clara de que o hambúrguer contém qualquer porcentagem de corte bovino picanha”, o que induz ao entendimento de um produto composto por picanha.

McDonald’s deve prestar esclarecimentos sobre o ‘McPicanha’

Os órgãos de regulação e defesa do consumidor se manifestaram sobre o caso do McDonald’s ainda ontem (28). 

A rede de restaurantes recebeu notificações do Procon-SP e do Ministério da Justiça para esclarecimentos sobre a ausência da carne prometida nos sanduíches. Ao órgão de defesa do consumidor paulista, o McDonald’s deve se manifestar até 2 de maio.

Além disso, o Conar (Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária) também abriu  processo para verificar a veracidade da propaganda do McPicanha. 

Leia também

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

DE VOLTA DAS CINZAS

Nova esperança da Terra (LUNA)? Criador do projeto tenta salvar criptomoeda que desapareceu com proposta de atualização; é o suficiente?

O relançamento da Terra inclui distribuição gratuita de novas criptomoedas para alguns investidores; saiba se você pode receber

concorrência no varejo

Magalu ameaçada? Dona da rival Shopee tem salto na receita e lidera aplicativos baixados no Brasil

Papéis da controladora da Shopee subiram 14% na bolsa de Nova York (Nyse) ontem (18) e fecharam o pregão valendo US$ 80,14

EM TEMPO REAL

TCU retoma julgamento da privatização da Eletrobras (ELET3) hoje; acompanhe ao vivo

O governo está otimista com a perspectiva de que o processo seja aprovado pelo tribunal

DE ROUPA NOVA

Com foco em criptomoedas e NFTs, Zuckerberg muda o nome do Facebook Pay para Meta Pay; entenda as alterações

Novo passo em direção ao metaverso inclui na plataforma de pagamentos e negociações usada no WhatsApp as funções de empréstimos e investimentos em ativos digitais

NA SAÚDE E NA DOENÇA

Parceria bilionária entre Dasa (DASA3) e Inspirali, da Ânima (ANIM3), sai do papel com foco em formação médica; confira detalhes do projeto

Iniciativa deve beneficiar os mais de 10 mil estudantes de Medicina da Inspirali assim como os médicos que fazem parte das mais de 900 unidades de medicina diagnóstica e hospitais da Dasa

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies