🔴 EVENTO GRATUITO: COMPRAR OU VENDER VALE3? INSCREVA-SE

Camille Lima
Camille Lima
Repórter no Seu Dinheiro. Estudante de Jornalismo na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Já passou pela redação do TradeMap.
REINADO DO TERROR?

Elon Musk deve demitir metade do Twitter em menos de 24 horas; entenda os planos do ‘Chief Twit’

Segundo informações da Bloomberg, a equipe do Twitter está esperando por uma redução de 50% na força de trabalho, equivalente a 3,7 mil pessoas desempregadas

Camille Lima
Camille Lima
3 de novembro de 2022
10:13 - atualizado às 19:46
O bilionário Elon Musk comprou o Twitter faz pouco mais de uma semana e já bagunçou todo o coreto da rede social
O bilionário Elon Musk - Imagem: Montagem / Divulgação

Elon Musk pode até ter afirmado que as demissões no Twitter não chegariam a 75% do quadro de funcionários, mas uma coisa é certa: por mais que o percentual seja menor, os cortes serão duros e intensos na plataforma de mídia social.

Segundo informações da Bloomberg, a equipe do Twitter está esperando por uma redução de 50% na força de trabalho depois que o CEO da Tesla assumiu a chefia da rede social na semana passada.

Se os temores dos funcionários estiverem corretos, estaremos falando de algo próximo de 3,7 mil pessoas na rua.

Um tempo antes de apanhar o pássaro azul, Elon Musk já havia informado que pretendia cortar qualquer funcionário que não estivesse entregando o desempenho esperado quando assumisse a chefia da rede social.

De acordo com fontes familiarizadas com o assunto afirmaram à agência de notícias, o novo “Chief Twit” já escolheu a dedo quem irá perder o emprego.

A equipe afetada foi determinada após os vice-presidentes dos departamentos do Twitter enviarem ao novo CEO uma espécie de “avaliação de desempenho” de seus funcionários.

Segundo o site Insider, as listas incluíam os nomes de todos os empregados do setor e as indicações de quem deveria ser mantido na empresa e quem poderia ser demitido.

E, como Musk não perde tempo, a metade dos funcionários da rede social que faz parte da “lista negra” do bilionário deve ser informada sobre suas demissões já nesta sexta-feira, por volta das 9 horas.

Elon Musk e as demissões no Twitter

Em entrevista ao jornal The New York Times, o novo dono do Twitter negou os rumores de que pretendia iniciar os cortes em 1º de novembro. E não era mentira.

Menos de 24 horas depois da conclusão do negócio, fechado na última quinta-feira (27), Elon Musk já assumiu efetivamente a direção do Twitter e deu início ao agressivo plano de reformas na empresa de mídia social, que começou pelas demissões.

As primeiras "vítimas" dos cortes promovidos por Elon Musk foram o CEO Parag Agrawal e o diretor financeiro Ned Segal, segundo fontes citadas pela CNBC e pelo MarketWatch.

O conselheiro geral da empresa, Sean Edgett, e Vijaya Gadde, que dirigia o Departamento Jurídico do Twitter, também foram demitidos, de acordo com informações da Bloomberg e do jornal Washington Post.

Agora, Musk se define como “único diretor” do Twitter. Entre os diversos planos do bilionário, está a proposta de pagar pelo símbolo azul de verificado na rede social uma taxa em torno de US$ 8.

Fim do home office no Twitter

Não bastassem as demissões, a Bloomberg também informou que Musk pretende voltar atrás com a política de trabalho da empresa de mídia social, de “qualquer-lugar-office”, que concedia maior liberdade aos empregados para trabalhar de qualquer lugar do planeta.

A partir de então, o bilionário exigirá que os funcionários trabalhem no escritório, ainda que exceções possam ser feitas em algumas situações.

Na Tesla, a postura “anti-home-office” de Elon Musk foi adotada há meses. Em junho, o empresário enviou um e-mail à equipe da fabricante de carros elétricos com o assunto “O trabalho remoto não é mais aceitável”.

O CEO da montadora de automóveis deu um ultimato, exigindo o retorno presencial dos funcionários, caso contrário, pediu que deixassem a empresa.

“Qualquer pessoa que deseje fazer trabalho remoto deve estar no escritório por um mínimo (e reforço, no mínimo) de 40 horas por semana ou sair da Tesla”, disse Musk.

Vale destacar ainda que, desde que Elon Musk assumiu o controle do Twitter, os funcionários da rede social agora vivenciam cargas horárias excessivas.

De acordo com mensagens dos trabalhadores acessadas pelo Insider, o bilionário estaria exigindo que os funcionários trabalhassem "literalmente 24 horas por dia, 7 dias por semana" para atender às demandas em curtos prazos.

Sob o reinado de Musk, cada funcionário passaria a “entregar o trabalho” em turnos de 12 horas em todo o mundo.

Para acompanhar as novas demandas de Elon Musk, algumas pessoas passaram a dormir no escritório.

"Quando sua equipe está se esforçando o tempo todo para cumprir prazos, às vezes você #DormeOndeVocêTrabalha", disse Esther Crawford, diretora de gerenciamento de produtos da plataforma, em um tuíte.

*Com informações de Bloomberg, CNBC e Business Insider

Compartilhe

BALANÇO DO 1T24

O vilão da Vale (VALE3): o que fez o lucro da mineradora cair 9% no primeiro trimestre; provisões bilionárias de 2024 são atualizadas

24 de abril de 2024 - 20:26

A divulgação dos dados de produção na semana passada foi um alento para a Vale, que enfrenta um ano terrível na B3

NÃO AGRADOU

O que deu errado para Zuckerberg? Ação da dona do Instagram cai mais de 18% mesmo com lucro acima da meta

24 de abril de 2024 - 18:20

A Meta aumentou as expectativas dos investidores devido justamente ao desempenho financeiro mais robusto dos últimos trimestres, deixando pouco espaço para erros

TURBULÊNCIA NO RESULTADO

Balanço da Boeing: Queima de caixa e queda de receita são destaque no primeiro trimestre, em meio à crise de produção

24 de abril de 2024 - 18:01

A queima de caixa da gigante aeroespacial disparou quase 400% em relação ao ano passado — e existem dois “culpados”, segundo a empresa

NO MORE TRENDS

Sem dancinhas: Biden sanciona lei que proíbe o TikTok nos Estados Unidos apesar do lobby chinês milionário

24 de abril de 2024 - 14:22

Agora, os organizadores da plataforma terão 270 dias — ou nove meses — para vender a operação nos EUA para uma empresa de confiança dos norte-americanos

TRABALHO SÁBADO OU DOMINGO?

Samsung entra em “modo emergência” e instaura semana de seis dias para executivos

24 de abril de 2024 - 13:43

Semana de seis dias é implementada para “gerar senso de crise”, após Samsung apresentar resultados abaixo do esperado em 2023

PRÉVIA OPERACIONAL

“Fraco, mas melhor que o esperado”: os números do Carrefour que fazem esses bancões recomendarem a compra das ações CRFB3

24 de abril de 2024 - 12:58

Com melhora da inflação por aqui, a rede de supermercados e hipermercados somou R$ 27,8 bilhões em vendas brutas totais no período

TROCOU 6 POR…

Após três anos de ‘Ponto :>’, Grupo Casas Bahia (BHIA3) volta a chamar as lojas de Ponto Frio

24 de abril de 2024 - 12:02

Em 2021, a Via Varejo também alterou seu nome para apenas Via e, em seguida, para Grupo Casas Bahia

MAIS UMA TENTATIVA

PetroReconcavo (RECV3) e Eneva (ENEV3) estudam fusão, diz jornal; ações sobem na B3 

24 de abril de 2024 - 11:36

As companhias retomam conversas para a combinação de negócios após tentativas frustradas com outras companhias ‘junior oils’

PRÉVIAS DO BALANÇO

A Vale (VALE3) vai surpreender de novo? O que esperar do balanço da mineradora no 1T24 após produção e vendas que agradaram o mercado

24 de abril de 2024 - 6:01

A companhia divulga nesta quarta-feira (24), após o fechamento do mercado, os primeiros resultados financeiros referentes a 2024; o Seu Dinheiro antecipa o que deve vir por aí

AGORA VAI?

Sabesp (SBSP3): Câmara de São Paulo retoma debate da privatização, mas vereador contrário à proposta defende plebiscito

23 de abril de 2024 - 19:47

O projeto de lei que possibilita a privatização foi aprovado em primeira votação no dia 17 deste mês, mas não há data prevista para a segunda votação, que será definitiva

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar