O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Aplicativo criado por Jack Dorsey permite trocar mensagens via Bluetooth ou Wi-Fi local; projeto mira privacidade, descentralização e resistência à censura

Você está sem internet. Mas se o Bluetooth do celular estiver ligado, ainda dá para mandar aquela mensagem.
Parece mágica, mas já existe. É o BitChat, novo aplicativo de mensagens desenvolvido pela equipe da TBD, divisão da Block. A empresa é liderada por Jack Dorsey, fundador do Twitter (atualmente chamado de X), e é voltada à construção de tecnologias descentralizadas.
Segundo informações do site norte-americano Engadget, diferente dos mensageiros tradicionais — como o Whatsapp —, o BitChat não depende de rede móvel, internet nem Wi-Fi convencional. O app permite a troca de mensagens entre dispositivos próximos por meio de Bluetooth mesh, uma tecnologia que cria uma rede ponto a ponto entre celulares e dispensa servidores, roteadores ou operadoras.
Essa arquitetura permite que a mensagem "salte" entre dispositivos conectados até chegar ao destino, mesmo que o aparelho do destinatário esteja fora de alcance no momento. Essa solução é conhecida como store-and-forward.
Além disso, toda a comunicação é criptografada de ponta a ponta, e as mensagens são armazenadas de forma temporária nos aparelhos, o que reforça o apelo do BitChat para quem busca privacidade e resistência à vigilância.
O BitChat ainda está em fase experimental e tem limitações claras: só funciona entre aparelhos Android próximos fisicamente e com o Bluetooth ativado. No entanto, o suporte a Wi-Fi Direct está previsto para versões futuras e deve ampliar o alcance da ferramenta.
Leia Também
Apesar das restrições, o projeto mira em cenários específicos, como quedas de energia, áreas remotas ou ambientes com censura digital.
Isso porque, como destaca o site Quartz, o app não exige número de telefone, conta ou conexão com a nuvem, e pode ser usado de forma anônima mesmo sob vigilância ou bloqueios governamentais.
A expectativa, segundo a TBD, é que redes descentralizadas como essa ganhem escala com o tempo, conectando usuários em malha até cobrir regiões maiores. E tudo isso sem depender de infraestrutura tradicional.
O novo aplicativo faz parte de uma estratégia mais ampla de Jack Dorsey para fomentar tecnologias abertas e resistentes à censura. Desde que deixou o comando do Twitter, em 2021, o executivo tem concentrado seus esforços na Block (antiga Square) e em iniciativas voltadas à autonomia digital.
Entre os projetos da empresa estão:
Todos compartilham a mesma missão. A ideia é tirar o controle das mãos das big techs e colocá-lo nas mãos do usuário, seja para conversar, transacionar ou simplesmente existir online sem monitoramento ou dependência de grandes servidores.
Por enquanto, o BitChat está disponível apenas em versão de testes. Usuários com dispositivos Android podem baixar o app por meio da plataforma para desenvolvedores GitHub, o que reforça o compromisso com o código aberto e a participação da comunidade de desenvolvedores.
Ainda não há versão para iOS nem previsão de lançamento nas lojas oficiais. Porém, a Block acredita que, com ajuda de programadores independentes, o BitChat possa evoluir e se tornar uma alternativa sólida aos mensageiros convencionais.
O que podemos concluir com mais esse capítulo da história de Jack Dorsey? Ele não quer apenas lançar mais um aplicativo.
Seu foco parece ser garantir que a comunicação continue existindo mesmo quando a internet falha ou quando alguém tenta desligá-la.
Se o BitChat vai virar tendência, ainda não dá para saber.
Mas, num mundo onde tudo é rastreável e cada clique passa por filtros invisíveis, a proposta do app soa como um sopro de liberdade - e um lembrete de que é possível se conectar sem ser observado o tempo todo.
EM DIREÇÃO À FALÊNCIA?
NÚMEROS MISTOS
POUSO EM NY
HORA DE COMPRAR
PETROQUÍMICA
RENÚNCIA OU BLINDAGEM?
NEGOCIAÇÕES EM ANDAMENTO
VIRAR A PÁGINA
AINDA TEM UM BOM CAMINHO PELA FRENTE
REPORTAGEM ESPECIAL
MINERADORA SOB PRESSÃO
COMMODITIES MISTAS
Conteúdo Empiricus
ANTES DO BALANÇO
FOGUETE NÃO TEM RÉ
FLASHBACKS
PETROLEIRAS
TARIFAÇO DE TRUMP
DISPUTA NA MINERADORA
SEM ANTENAS?