Insights de investimento, análises de mercado e muito mais! Siga o Seu Dinheiro no Instagram

2022-01-17T10:19:35-03:00
Ricardo Gozzi
TRÉGUA CLIMÁTICA

Depois da Usiminas, Vale anuncia retomada gradual das atividades após chuvas devastadoras em MG

Retorno parcial das operações coincide com trégua nos temporais que deixaram dezenas de mortos e milhares de desabrigados no Estado

17 de janeiro de 2022
10:19
área inundada por fortes chuvas em Minas Gerais
Área inundada por fortes chuvas em Minas Gerais - Imagem: Divulgação/Fotos Públicas

Uma trégua nas fortes chuvas que assolaram Minas Gerais nas últimas semanas permite a retomada paulatina das operações de grandes mineradoras listadas no Estado.

Depois de a Usiminas (USIM5) ter anunciado no fim de semana a volta gradual de suas atividades de mineração, hoje a Vale (VALE3) confirmou o retorno parcial de suas operações em MG.

De acordo com a Vale, a retomada gradual das operações ocorre depois do restabelecimento das condições adequadas de segurança ao término do período de chuvas intensas na região.

Semana deve ter calor intenso e menos chuvas no Sudeste

O mais recente boletim da agência Climatempo aponta para uma semana de forte calor e redução das chuvas na região Sudeste neste início de quinzena.

EFVM volta a operar

“A circulação de trens na Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) foi retomada no trecho Rio Piracicaba-João Monlevade, permitindo, portanto, a expedição gradual da produção de Brucutu e Mariana, não havendo mais produção da Vale paralisada nesse sistema em decorrência das chuvas”, informa a empresa.

Entretanto, o ramal de Belo Horizonte, responsável pelo transporte de carga geral, continua paralisado. A Vale estuda alternativas logísticas para o retorno definitivo do ramal.

Enquanto isso, a Vale voltou a operar parcialmente as usinas de Abóboras, Vargem Grande, Fábrica e Viga, que representam cerca de metade da capacidade atual do chamado Sistema Sul. “As demais usinas deverão ser retomadas nos próximos dias”, diz a mineradora.

Estimativa de impacto

O impacto das paralisações é estimado pela Vale em aproximadamente 1,5 Mt na produção e compra de minério de ferro. Apesar disso, a empresa mantém o guidance de produção de 320 Mt a 335Mt de minério de ferro para 2022.

A Vale também elevou o protocolo de emergência na barragem Área IX para nível 2 devido a alterações em uma das ombreiras da estrutura. No dique Elefante, a mineradora implementou protocolo de emergência em nível 1 após erosão na ombreira direita da estrutura.

Em ambos os casos, porém, não haveria necessidade de ordem de retirada devido à ausência de ocupações permanentes nas proximidades.

Usiminas retoma operações em Musa

No fim de semana, a Usiminas anunciou a retomada gradual das atividades do seu negócio de mineração (Musa). No entanto, segundo o grupo, problemas ainda afetam empresas responsáveis pela cadeia de escoamento de minério.

Além da Vale e da Usiminas, as fortes chuvas em MG paralisaram atividades também da Companhia Siderúrgica Nacional (CSNA3), da CSN Mineração (CMIN3) e da Vallourec.

Uma tragédia em grande escala

As fortes chuvas que assolaram Minas Gerais entre o fim de 2021 e o início de 2022 deflagraram uma tragédia em grande escala no Estado.

Pelo menos 25 pessoas morreram em deslizamentos e desabamentos provocados pelos temporais. O mais grave incidente ocorreu em Capitólio, onde o desabamento de uma rocha sobre lanchas turísticas matou ao menos dez pessoas.

Dezenas de milhares de mineiros perderam suas casas e mais da metade e quase 400 municípios do Estado declararam situação de emergência.

Comentários
Leia também
DINHEIRO QUE PINGA NA SUA CONTA

Uma renda fixa pra chamar de sua

Dá para ter acesso a produtos melhores do que encontro no meu banco? (Spoiler: sim).

A PARTIR DE JUNHO

Quer um pedacinho da Eletrobras (ELET3)? O trabalhador poderá usar recursos do FGTS para comprar ações

O trabalhador deverá fazer reserva de aquisições entre 3 e 9 de junho. O governo liberou o uso de até 50% do FGTS para compra de ações da Eletrobras

DESINVESTIMENTO

Em meio à turbulências, Petrobras (PETR4) assina mais um contrato de venda de refinaria

A operação ainda deve passar pelo crivo do Cade. A venda da refinaria Lubnor por US$ 34 milhões faz parte do plano de desinvestimento

DIPLOMACIA RUSSA

Bandeira branca? Putin diz que vai viabilizar comércio de grãos ucranianos e fertilizantes

Em conversa com o presidente da França e o chanceler da Alemanha, Putin afirmou que vai aumentar a oferta de grãos e fertilizantes

NÃO VINGOU

Terra 2.0 derrete mais de 60% no dia do lançamento; saiba por quê

A Terra 2.0 já acumula perdas; o renascimento da criptomoeda sofre com a perda de credibilidade, após falhas no protocolo da antiga moeda

NOVA CRIPTO NA ÁREA

Lançamento da Terra 2.0: vale a pena investir em um projeto criado pelos mesmos desenvolvedores da extinta Terra (LUNA)? Especialistas falam sobre nova criptomoeda

A resposta foi quase unânime: os analistas deixaram de acompanhar a Terra (LUNA) e não acreditam mais no projeto

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies