🔴 OURO DISPARA 55% EM 2025: AINDA DÁ PARA INVESTIR? – SAIBA COMO SE EXPOR AO METAL

Ana Carolina Neira

Ana Carolina Neira

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero com especialização em Macroeconomia e Finanças (FGV) e pós-graduação em Mercado Financeiro e de Capitais (PUC-Minas). Com passagens pelo portal R7, revista IstoÉ e os jornais DCI, Agora SP (Grupo Folha), Estadão e Valor Econômico, também trabalhou na comunicação estratégica de gestoras do mercado financeiro.

Flavia Alemi

Flavia Alemi

Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e com MBA em Informações Econômico-Financeiras e Mercado de Capitais pela FIA. Trabalhou na Agência Estado/Broadcast e na S&P Global Platts.

Jasmine Olga

Jasmine Olga

É repórter do Seu Dinheiro. Formada em jornalismo pela Universidade de São Paulo (ECA-USP), já passou pelo Centro de Cidadania Fiscal (CCiF) e o setor de comunicação da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Expert XP 2022

Clima de eleições embala grande reencontro do mercado financeiro na Expert XP – e traz um dilema sobre o governo Bolsonaro

Com ingressos esgotados, a Expert XP 2022 não pôde fugir do debate entre Lula e Bolsonaro, mas esqueceu-se da terceira via

Seu Dinheiro
Ana Carolina Neira, Flavia Alemi, Jasmine Olga
5 de agosto de 2022
13:08 - atualizado às 15:59
expert xp
Imagem: Divulgação

Quem perambulou pelos corredores da Expert XP, o primeiro grande evento presencial do mercado financeiro neste ano, não conseguiu escapar do assunto "eleições". 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A organização do evento parece até ter se esforçado para não imprimir um tom polêmico às sessões, que tiveram pouco espaço para o contraditório. Nenhuma palestra foi aberta ao público para perguntas.

Com corredores lotados por estandes de grandes gestoras e escritórios de assessores de investimentos, a Faria Lima predominantemente masculina e branca festejou com cerveja e drinques a volta presencial do maior evento da indústria. 

A sensação de muitos presentes, porém, foi de que o investidor pessoa física passou longe da Expert XP, que teve os ingressos esgotados.

Os únicos momentos em que as avenidas do São Paulo Expo ficaram mais transitáveis foi nos momentos em que a plenária recebia alguns dos tubarões do mercado, como Howard Marks, da Oaktree, Luis Stuhlberger, da Verde, João Landau, da Vista, entre outros. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já nos painéis espalhados pela feira, chegou a faltar equipamento para quem quisesse ouvir as palavras de Henrique Bredda, da Alaska Asset Management, e Rafael Bevilacqua, da Levante.

Leia Também

Os espaços dedicados aos influenciadores do mundo das finanças, os “finfluencers”, também atraíram grande público, com filas para tirar fotos com Thiago Nigro, o “Primo Rico”, e Pablo Spyer, o “Tourinho”. Um sinal de que pelo menos uma parte daquele público que descobriu a bolsa nos anos de juros baixos mantém o interesse por investimentos. 

Os painéis voltados ao empreendedorismo e ESG, por sua vez, chamaram a atenção pela falta de interesse e ficaram praticamente vazios. 

A aparição de Paulo Guedes

O ministro Paulo Guedes foi entrevistado por Rafael Furlanetti, Junia Gama e Caio Megale, da XP

A presença do ministro da Economia, Paulo Guedes, no primeiro dia do evento foi um momento de catarse — ele foi interrompido pelo menos nove vezes para ter suas falas celebradas pela plateia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Grande aposta do candidato Jair Bolsonaro desde as eleições 2018, o ministro perdeu espaço como o “Posto Ipiranga” em meio ao desgaste da imagem do governo e da crise econômica. 

E, na percepção de alguns gestores, Guedes praticamente atuou como um animador de torcida ao seguir o roteiro elaborado desde sua chegada ao governo.

Mas, como as recorrentes salvas de palmas indicaram, a Faria Lima ainda é um lugar seguro para Guedes, onde ele, de fato, é exaltado.

No entanto, alguns gestores, mais céticos, deixaram a plenária com o desejo de querer morar no Brasil descrito pelo ministro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Terceira via? Ninguém sabe, ninguém viu

Nos corredores, a temática das conversas pulava de Paulo Guedes para a crise no Brasil e no mundo e, claro, as eleições de outubro. Só que ninguém lembrou que ainda existe uma tentativa de terceira via. 

Se no passado boa parte do mercado financeiro abraçou Guedes de corpo e alma e declarou voto em Bolsonaro sem pestanejar, hoje esse retrato ganhou contornos mais difusos, principalmente por causa do presidente.

“O problema não é o governo em si, é o presidente lunático”, disse um gestor.

Ao mesmo tempo, basta a primeira ponderação de que Bolsonaro não executou o melhor dos governos para vir um comentário óbvio: "Mas o Lula também não dá!".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dentre os gestores mais pragmáticos, existe pouca diferença entre os dois candidatos líderes das pesquisas. 

Como disse João Landau, da Vista Capital, o Brasil tem um governo liberal que não é tão liberal e uma esquerda que também não é tão esquerda

Nesses momentos é possível ver que o mercado deve enfrentar um dilema de fato no segundo turno das eleições.

A terceira via torna-se cada dia mais improvável, ainda que seja o sonho dourado de quem não quer ter a obrigação de fazer essa escolha.

Leia mais sobre a Expert XP:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
PREÇO DO BOI

Após fim da tarifa de 40% sobre carne bovina, Minerva (BEEF3) e MBRF (MBRF3) sobem na bolsa; o que pode acontecer com o preço da carne no mundo?

21 de novembro de 2025 - 11:41

Preço futuro da arroba do boi estava em queda, após medidas mais restritivas da China. Retirada das tarifas dos EUA deve reduzir a pressão de baixa

APREENDIDO

Falcon 7X: como é o jato de R$ 200 milhões no qual dono do Banco Master teria tentado fugir do Brasil

21 de novembro de 2025 - 10:01

Fabricado pela francesa Dassault Aviation, o Falcon 7X combina autonomia intercontinental, tecnologia derivada da aviação militar e configurações de luxo

A QUÍMICA RENDEU

Adeus, tarifas: governo Trump retira sobretaxa de 40% sobre importações brasileiras de mais de 200 produtos

21 de novembro de 2025 - 9:12

EUA retiram a tarifa adicional de 40% sobre carne, café, suco de laranja, petróleo e peças de aeronaves vindos do Brasil

NA PISTA

Vai precisar de CNH para andar de bicicleta? Se for ela motorizada, a resposta está aqui

21 de novembro de 2025 - 8:54

Contran atualiza as regras para bicicletas elétricas, ciclomotores e equipamentos motorizados; entenda quando será obrigatório ter CNH, placa e licenciamento.

PROGRAMA SOCIAL

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS final 5

21 de novembro de 2025 - 5:49

A ordem de pagamento do benefício para famílias de baixa renda é definida pelo último número do NIS

ATUAL ADVOGADO-GERAL DA UNIÃO

Terceira indicação de Lula ao STF neste mandato: conheça Jorge Messias, o nome escolhido pelo presidente para a vaga de Barroso

20 de novembro de 2025 - 15:40

Formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Messias ocupa o cargo de advogado-geral da União desde de janeiro de 2023

FOGO NA COP30

Grande incêndio na COP30: chamas se alastram e levam autoridades a evacuar área; veja vídeo

20 de novembro de 2025 - 14:50

Chamas atingiram a BlueZone, área que reúne pavilhões de países; segurança evacuou o local e autoridades afirmam que o incêndio já foi controlado

REVERBERAÇÕES DO CASO 'MASTER'

Conselho do BRB elege novo presidente após afastar o antigo em meio à liquidação do Banco Master e prisão de Daniel Vorcaro

20 de novembro de 2025 - 10:30

O Banco de Brasília (BSLI4) indicou Nelson Antônio de Souza como presidente da instituição bancária e destituiu, com efeito imediato, Paulo Henrique Costa do cargo de presidente

UM GÁS A MAIS

Botijão grátis? Confira se você tem direito ao vale-recarga do novo Programa Gás do Povo

20 de novembro de 2025 - 9:47

Gás do Povo chega para substituir o Auxílio Gás; meta do governo é atender mais de 50 milhões de pessoas até março de 2026

AUTOSSUFICIÊNCIA

Fome na colônia, fartura no Quilombo: Como era a economia de Palmares, da qual o líder Zumbi inspirou o Dia da Consciência Negra?

20 de novembro de 2025 - 6:39

O Quilombo dos Palmares resistiu por quase um século graças à autossuficiência econômica da comunidade; entenda como funcionava a organização

EMPREENDEDORISMO

Mais dinheiro e menos trabalho: as ilusões do empreendedorismo no Brasil

20 de novembro de 2025 - 6:00

Milhões de brasileiros sonham em abrir um negócio, mas especialistas alertam que a realidade envolve insegurança financeira, mais trabalho e falta de planejamento

NÃO CAIA EM GOLPES

Golpistas surfam no caos do Banco Master; confira passo a passo para não cair nas armadilhas

19 de novembro de 2025 - 18:31

Investidores do Banco Master agora têm direito ao FGC; saiba como evitar golpes e proteger o bolso

BATALHA DE GIGANTES

Black Friday: Apple chega a 70% OFF, Samsung bate 60%; quem entrega os melhores descontos? 

19 de novembro de 2025 - 18:06

A Apple entra com 70% OFF, pagamento dividido e entrega rápida; a Samsung equilibra o duelo com 60% OFF, mais categorias e descontos progressivos

APOSENTADORIA EM RISCO

Do Rio de Janeiro ao Amapá, ninguém escapou do Banco Master: fundos de pensão se veem com prejuízo de R$ 1,86 bilhão, sem garantia do FGC

19 de novembro de 2025 - 17:05

Decisão do Banco Central afeta 18 fundos de previdência de estados e municípios; aplicações feitas não têm cobertura do FGC

É RARO, MAS ACONTECE

Lotofácil vacila e Dia de Sorte faz o único milionário da noite; Mega-Sena encalha e volta só no sábado

19 de novembro de 2025 - 7:03

Lotofácil acumula pelo terceira vez nos últimos cinco concursos e vai para último sorteio antes de pausa para o feriado com R$ 5 milhões em jogo

FERIADO DÁ AS CARAS

A B3 também vai ‘feriadar’? Confira o que abre e o que fecha no Dia da Consciência Negra

19 de novembro de 2025 - 6:10

Bolsa, bancos, Correios, rodízio em São Paulo… desvendamos o que funciona e o que não funciona no dia 20

AUXÍLIO DO GOVERNO

Caixa paga Bolsa Família nesta quarta (19) para NIS final 4; veja quem recebe

19 de novembro de 2025 - 5:32

A ordem de pagamento do benefício para famílias de baixa renda é definida pelo último número do NIS

LIQUIDAÇÃO DO MASTER

CDBs do Will Bank e do Banco Master de Investimento também serão pagos pelo FGC?

18 de novembro de 2025 - 14:48

Ambas são subsidiárias do Banco Master S.A., porém somente o braço de investimentos também foi liquidado. Will Bank segue operando

LIQUIDAÇÃO EXTRAJUDICIAL

Qual o tamanho da conta do Banco Master que o FGC terá que pagar

18 de novembro de 2025 - 13:14

Fundo Garantidor de Créditos pode se deparar com o maior ressarcimento da sua história ao ter que restituir os investidores dos CDBs do Banco Master

ANIVERSÁRIO SEM FESTA

Liquidação do Banco Master é ‘presente de grego’ nos 30 anos do FGC; veja o histórico do fundo garantidor

18 de novembro de 2025 - 12:19

Diante da liquidação extrajudicial do Banco Master, FGC fará sua 41ª intervenção em três décadas de existência

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar