O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Analistas veem objeção da Turquia ao ingresso de suecos e finlandeses na aliança militar como uma tentativa de obter concessões
A invasão da Ucrânia pela Rússia está prestes a completar três meses sem sinais de que uma solução para o conflito esteja minimamente próxima. Hoje, em meio à rendição de centenas de combatentes ucranianos entrincheirados em uma siderúrgica na cidade litorânea de Mariupol, a Turquia reiterou sua contrariedade ao ingresso da Suécia e da Finlândia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
Em Mariupol, cerca de 260 integrantes das forças ucranianas foram detidos e levados para áreas sob controle da Rússia.
Não ficou claro se todos os combatentes ucranianos entrincheirados nas ruínas da siderúrgica já foram retirados do local.
Antes da rendição, a instalação figurava como um dos últimos bastiões mantidos por forças da Ucrânia na região. A expectativa agora é de que a Rússia amplie ainda mais a área costeira sob seu controle.
No campo da diplomacia - ou da falta de -, a Rússia minimizou os potenciais impactos de uma possível adesão da Finlândia e da Suécia à Otan depois de a Turquia ter antecipado que não aprovaria a entrada dos dois pleiteantes nórdicos.
O pedido sueco foi formalizado hoje; o finlandês está prestes a sair do forno. Estocolmo e Helsinque também anunciaram planos de enviar delegações a Ancara na tentativa de convencer o governo turco a aprovar o acesso de ambos.
Leia Também
Entretanto, o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, sugeriu a suecos e finlandeses que não percam tempo nem gastem dinheiro com isso.
Como o ingresso na Otan depende da anuência de todos os membros da aliança militar, o posicionamento da Turquia desfaz, ao menos temporariamente, um foco de tensão fundamental para o conflito na Europa.
Se William Shakespeare fosse analisar o momento geopolítico atual da Europa, talvez dissesse que há mais motivações por trás da posição da Turquia do que nossa vã filosofia é capaz de imaginar.
Não se trata apenas de alianças. A Turquia integra a Otan desde 1952. Ao mesmo tempo, Erdogan é conhecido por manter um bom relacionamento com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. A Turquia chegou, inclusive, a abrigar negociações de paz entre russos e ucranianos.
Entretanto, as relações entre a Turquia e a União Europeia (UE) são tensas por natureza. Quem hoje pede a bênção aos turcos no passado fechou as portas à ambição de Ancara de integrar a UE.
Além disso, Suécia e Finlândia figuram entre os países que concederam asilo político a membros do Partido dos Trabalhadores do Curdistão.
Conhecido pelas iniciais PKK, o Partido dos Trabalhadores do Curdistão é um grupo separatista armado classificado como organização terrorista pela Turquia.
Agora que a Suécia e a Finlândia buscam o acesso à Otan depois de décadas de neutralidade, a Turquia tem a faca e o queijo na mão para retaliar dois países que nos últimos anos lhe negaram, entre outras coisas, a venda de armamentos.
"Não diremos 'sim' a quem aplica sanções à Turquia”, disse Erdogan ao ser questionado sobre a posição turca a respeito das pretensões suecas e finlandesas.
Sobre a intenção da Suécia e da Finlândia de enviarem delegações à Turquia na tentativa de persuadi-lo, Erdogan rebateu: “Eles virão nos persuadir? Desculpe-nos, mas eles não deveriam perder tempo com isso".
Ainda segundo Erdogan, a adesão da Suécia e da Finlândia transformaria a Otan num “lugar onde os representantes de organizações terroristas estão concentrados”, numa referência ao asilo concedido a membros do PKK.
Observadores experientes mostram-se céticos quanto à retórica de Erdogan.
“Apesar de suas objeções, Ancara não bloqueará a entrada dos países na Otan”, escreveram analistas da consultoria de risco político Eurasia Group em nota a clientes.
Na avaliação dos analistas do Eurasia, Erdogan está em busca de concessões.
“Isso pode abranger a flexibilização do embargo de armas à Turquia. Também pode incluir o reconhecimento do PKK como organização terrorista a fim de limitar suas atividades de arrecadação de dinheiro e recrutamento de militantes”, afirmam eles.
No último fim de semana, Ibrahim Kalin, considerado o principal conselheiro de política externa de Erdogan, tranquilizou os aliados de Ancara.
“Não estamos fechando a porta. Mas estamos basicamente levantando esse tema como uma questão de segurança nacional para a Turquia”, comentou ele em entrevista à Reuters.
*Com informações da CNBC e da Reuters.
Powell está sob pressão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para cortar os juros no país. A mais recente investida é uma intimação com ameaça de acusação criminal, emitida pelo Departamento de Justiça (DoJ)
Quase R$ 3 bilhões já foram devolvidos e prazo para contestação de descontos vai até dia 14 de fevereiro, segundo o INSS
Brasil vende commodities agrícolas como milho, soja e açúcar para o país no Oriente Médio, mas participação do Irã na balança comercial não é grande
Fiat Strada lidera o ranking como carro mais vendido pelo quinto ano seguido; volume em 2025 supera a população da maioria dos municípios brasileiros
Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores no primeiro sorteio da semana. Mesmo com bola dividida, sortudos estão mais próximos do primeiro milhão.
A regra é voltada à tributação sobre consumo e altera a forma como bens e serviços são taxados no Brasil
Gigante da Vila Industrial, estádio do Primavera, ganhou novo gramado Tahoma 31, utilizado em competições internacionais e previsto para a Copa do Mundo de 2026
Com as obras na sede da instituição ultrapassando o orçamento previsto, Trump encontrou um novo motivo para fazer investidas contra Powell
Segundo a Caixa, o próximo sorteio acontece na terça-feira, dia 13 de janeiro, e quem vencer pode levar essa bolada para casa
Com Mega-Sena, Lotofácil e Quina acumuladas, loterias colocam R$ 23 milhões em jogo neste sábado (10)
Após décadas de negociação, acordo Mercosul–UE é destrinchado em 13 pontos-chave que detalham cortes de tarifas, regras ambientais, cotas agrícolas e os próximos passos até a entrada em vigor
Dados do FipeZap mostram que Vitória lidera entre as capitais em preço médio de venda; história, geografia limitada e qualidade de vida ajudam a explicar o fenômeno
Pequenas e médias empresas ganham acesso ao mercado europeu, mas também precisarão lidar com maior concorrência em solo nacional
Medida assinada pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, dispensa exames, taxas e ida ao Detran para condutores sem infrações
Apesar de o índice ter fechado o ano dentro do intervalo de tolerância da meta do Banco Central, bancos e corretoras descartam o relaxamento dos juros agora; saiba o que esperar da inflação em 2026
As empresas que forem classificadas como devedoras contumazes estarão sujeitas a uma série de penalizações
Fundos de maior risco continuaram a sofrer resgates, enquanto os fundos de crédito privado, muitos dos quais incentivados, foram as grandes estrelas de captação do ano
Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na faixa principal na quinta-feira. Os dois sortudos são da região Sudeste.
Pico de publicações e abordagem a criadores de conteúdo levantam alertas sobre pressão digital após a liquidação do Banco Master
Negociação com PGFN permite parcelar débitos inscritos na dívida ativa da União com descontos conforme a capacidade financeira do empreendedor