Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

A Turquia mandou avisar: Suécia e Finlândia podem implorar, mas não vão entrar na Otan; entenda por quê

Analistas veem objeção da Turquia ao ingresso de suecos e finlandeses na aliança militar como uma tentativa de obter concessões

Recep Tayyip Erdogan
O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, é contra a entrada da Suécia e da Finlândia na Otan. Imagem: Otan/Flickr

A invasão da Ucrânia pela Rússia está prestes a completar três meses sem sinais de que uma solução para o conflito esteja minimamente próxima. Hoje, em meio à rendição de centenas de combatentes ucranianos entrincheirados em uma siderúrgica na cidade litorânea de Mariupol, a Turquia reiterou sua contrariedade ao ingresso da Suécia e da Finlândia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Soldados ucranianos rendem-se em Mariupol

Em Mariupol, cerca de 260 integrantes das forças ucranianas foram detidos e levados para áreas sob controle da Rússia.

Não ficou claro se todos os combatentes ucranianos entrincheirados nas ruínas da siderúrgica já foram retirados do local.

Antes da rendição, a instalação figurava como um dos últimos bastiões mantidos por forças da Ucrânia na região. A expectativa agora é de que a Rússia amplie ainda mais a área costeira sob seu controle.

Turquia avisa que não vai aceitar Suécia e Finlândia na Otan

No campo da diplomacia - ou da falta de -, a Rússia minimizou os potenciais impactos de uma possível adesão da Finlândia e da Suécia à Otan depois de a Turquia ter antecipado que não aprovaria a entrada dos dois pleiteantes nórdicos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O pedido sueco foi formalizado hoje; o finlandês está prestes a sair do forno. Estocolmo e Helsinque também anunciaram planos de enviar delegações a Ancara na tentativa de convencer o governo turco a aprovar o acesso de ambos.

Leia Também

CRAQUE ALÉM DAS 4 LINHAS?

Cristiano Ronaldo dá passe açucarado para internacionalização da CazéTV com compra de ações da LiveModeTV às vésperas da Copa do Mundo

MUITO ALÉM DO CASO YPÊ

Investigada pela morte de 200 animais, fabricante de ração sofre novo revés na Justiça

Entretanto, o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, sugeriu a suecos e finlandeses que não percam tempo nem gastem dinheiro com isso.

Um foco de tensão a menos?

Como o ingresso na Otan depende da anuência de todos os membros da aliança militar, o posicionamento da Turquia desfaz, ao menos temporariamente, um foco de tensão fundamental para o conflito na Europa.

Afinal, uma das justificativas apresentadas pela Rússia para invadir a Ucrânia foi o avanço da Otan até sua fronteira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas por que a Turquia se opõe à expansão da Otan?

Se William Shakespeare fosse analisar o momento geopolítico atual da Europa, talvez dissesse que há mais motivações por trás da posição da Turquia do que nossa vã filosofia é capaz de imaginar.

Não se trata apenas de alianças. A Turquia integra a Otan desde 1952. Ao mesmo tempo, Erdogan é conhecido por manter um bom relacionamento com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. A Turquia chegou, inclusive, a abrigar negociações de paz entre russos e ucranianos.

Entretanto, as relações entre a Turquia e a União Europeia (UE) são tensas por natureza. Quem hoje pede a bênção aos turcos no passado fechou as portas à ambição de Ancara de integrar a UE.

Além disso, Suécia e Finlândia figuram entre os países que concederam asilo político a membros do Partido dos Trabalhadores do Curdistão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conhecido pelas iniciais PKK, o Partido dos Trabalhadores do Curdistão é um grupo separatista armado classificado como organização terrorista pela Turquia.

Erdogan com a faca e o queijo na mão

Agora que a Suécia e a Finlândia buscam o acesso à Otan depois de décadas de neutralidade, a Turquia tem a faca e o queijo na mão para retaliar dois países que nos últimos anos lhe negaram, entre outras coisas, a venda de armamentos.

"Não diremos 'sim' a quem aplica sanções à Turquia”, disse Erdogan ao ser questionado sobre a posição turca a respeito das pretensões suecas e finlandesas.

Sobre a intenção da Suécia e da Finlândia de enviarem delegações à Turquia na tentativa de persuadi-lo, Erdogan rebateu: “Eles virão nos persuadir? Desculpe-nos, mas eles não deveriam perder tempo com isso".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda segundo Erdogan, a adesão da Suécia e da Finlândia transformaria a Otan num “lugar onde os representantes de organizações terroristas estão concentrados”, numa referência ao asilo concedido a membros do PKK.

Será apenas retórica?

Observadores experientes mostram-se céticos quanto à retórica de Erdogan.

“Apesar de suas objeções, Ancara não bloqueará a entrada dos países na Otan”, escreveram analistas da consultoria de risco político Eurasia Group em nota a clientes.

Na avaliação dos analistas do Eurasia, Erdogan está em busca de concessões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Isso pode abranger a flexibilização do embargo de armas à Turquia. Também pode incluir o reconhecimento do PKK como organização terrorista a fim de limitar suas atividades de arrecadação de dinheiro e recrutamento de militantes”, afirmam eles.

No último fim de semana, Ibrahim Kalin, considerado o principal conselheiro de política externa de Erdogan, tranquilizou os aliados de Ancara.

“Não estamos fechando a porta. Mas estamos basicamente levantando esse tema como uma questão de segurança nacional para a Turquia”, comentou ele em entrevista à Reuters.

*Com informações da CNBC e da Reuters.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
shein shopee aliexpress varejistas taxa das blusinhas renner lren3 13 de maio de 2026 - 18:57
Imagem mostra uma peça de carne ao ponto, cortada sobre uma tábua de madeira, com temperos ao redor 13 de maio de 2026 - 10:45

FIM DO CHURRASCO EUROPEU

UE proibirá compra de carnes do Brasil; entenda qual foi a justificativa

13 de maio de 2026 - 10:45
Gabriel Galípolo, Banco Central 12 de maio de 2026 - 12:15
diabo veste prada 2 11 de maio de 2026 - 15:13

O DIABO VESTE PRADA, GUCCI, CHANEL...

‘O Diabo Veste Prada 2’ precisa de apenas 10 dias para superar bilheteria do primeiro filme

11 de maio de 2026 - 15:13
airbnb stj ID da foto:1124285654 11 de maio de 2026 - 14:20
11 de maio de 2026 - 11:55

FIM DO "SABOR CHOCOLATE"?

Nova lei define percentual mínimo de cacau nos chocolates

11 de maio de 2026 - 11:55
dinheiro impostos tributo simples nacional pme empresas 10 de maio de 2026 - 15:32
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia